Itália: O que conhecer em Pisa – Roteiro de meio dia

12
Itália: Uma tarde em Pisa

A cidade de Pisa está localizada na Toscana, famosa região dos vinhos da Itália. Com menos de 90 mil habitantes, Pisa é uma cidade graciosa e charmosa que ficou muito famosa devido à sua torre pendente, a Torre de Pisa. Mas no local há muito mais do que somente a Torre e tivemos a oportunidade de saber um pouco mais sobre a região.

Itália: Uma tarde em Pisa
Rua de Pisa
Itália: Uma tarde em Pisa
Parando para fazer um boquinha
Itália: Uma tarde em Pisa
Paulo devorando um verdadeiro panini italiano

UMA TARDE EM PISA

Por sorte nossa, o dia que visitamos a cidade estava maravilhoso com um céu azul incrível e muito sol. Chegando na região em que fica a torre, você precisa encontrar um estacionamento e seguir a pé até o local que é todo murado e não tem acesso a nenhum tipo de veículo. Logo na entrada, você já encontra um mapa do que encontrar no local:

Itália: Uma tarde em Pisa
Mapa mostrando a disposição de cada monumento na Piazza dei Miracoli
Itália: Uma tarde em Pisa
Muralha que fica ao redor do complexo

O nome do complexo é Piazza dei Miracoli, que se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1987.

Itália: Uma tarde em Pisa
Placa da UNESCO

Para entrar nesta área aberta não é preciso gastar nada. Você pode entrar, bater uma famosa foto segurando a torre e ir embora sem desembolsar nenhum euro. No entanto, se quiser conhecer melhor as atrações terá que comprar o ticket no local ou pela internet. É possível comprar o ticket só para subir na Torre ou combiná-lo para visitar os museus, o batistério e cemitério. A entrada para a catedral já está inclusa a partir do momento que você adquire algum ticket. O preço só para visitar a Torre custa 18 euros. Se escolher incluir essas outras atrações terá que desembolsar até 8 euros a mais.

Itália: Uma tarde em Pisa
Nós com a Catedral e a Torre ao fundo

Já que estávamos em Pisa, além da Torre, vistamos a Catedral, o Batistério e Camposanto (cemitério). Uma dica é tentar comprar o ingresso para subir na Torre no final da tarde. Nós fizemos isso e fomos agraciados por um belíssimo pôr-do-sol bem em cima da Torre. Show!

1. A CATEDRAL DE PISA

A Catedral de Pisa é dedicada à Virgem Maria e é a sede da Arquidiocese de Pisa, sendo o maior exemplo de arte românica na Toscana. A construção teve início no século XI, terminando no século seguinte. Durante a Segunda Guerra Mundial, toda a região em que fica a Catedral e a Torre foi bombardeada. Internamente ela é ricamente decorada com mármore, detalhes em ouro e muitas esculturas e pinturas.

Itália: Uma tarde em Pisa
Paulo em frente à Catedral
Itália: Uma tarde em Pisa
Vista ao entrar na Catedral. Detalhe para o teto dourado e para os arcos laterais.
Itália: Uma tarde em Pisa
Detalhe para o altar, com influência bizantina
Itália: Uma tarde em Pisa
Uma das laterais da Catedral
Itália: Uma tarde em Pisa
Detalhe para as pinturas e para o órgão
Itália: Uma tarde em Pisa
Riqueza do trabalho em mármore dentro da Catedral

2. O BATISTÉRIO

O Batistério de Pisa é dedicado a São João Batista. Sua construção foi iniciada no século XII sobre outra construção já existente. Sua cúpula possui 54,86 metros de altura e 107,24 metros de circunferência, sendo a maior do tipo na Itália. Em estilo românico, possui um portal todo decorado em relevo, mas, no entanto, o interior praticamente não é decorado. Quando estivemos lá, havia algumas pessoas cantando. O local é conhecido por sua acústica diferente, que auxilia na propagação do eco.

Itália: Uma tarde em Pisa
Ana em frente ao Batistério
Itália: Uma tarde em Pisa
Detalhes da parte exterior do Batistério, todo revestido de mármore
Itália: Uma tarde em Pisa
Parte interior, poucos ornamentos
Itália: Uma tarde em Pisa
Vista da cúpula do batistério, sem uma decoração que chame a atenção
Itália: Uma tarde em Pisa
Detalhes internos do Batistério

4. O CAMPOSANTO (Cemitério)

Camposanto Monumentale (Cemitério Monumental) ou Camposanto Vecchio (Cemitério Velho) é o local em que está o cemitério de Pisa. Existe uma lenda que acredita que os corpos trazidos ali apodreciam em menos de 24 horas. Ele foi construído em cima do antigo Batistério. O local foi o último a ser construído no complexo, já no século XIII. No cemitério existem 3 capelas e o local abriga vários sarcófagos romanos.

Itália: Uma tarde em Pisa
Entrada para o Camposanto
Itália: Uma tarde em Pisa
Dentro do Camposanto. No chão, estão os túmulos. Nas paredes, belos afrescos.
Itália: Uma tarde em Pisa
Arcos românicos que decoram o local

Durante a Segunda Guerra Mundial, um estilhaço de bomba iniciou um incêndio, destruindo grande parte do local, inclusive a maior parte dos afrescos. É possível assistir a um video no Camposanto que retrata o que aconteceu na época. Visitando o local vimos que a restauração iniciada após a guerra ainda não terminou. Ainda existem muitas paredes destruídas que não foram inteiramente restauradas.

Itália: Uma tarde em Pisa
Área aberta dentro do Camposanto
Itália: Uma tarde em Pisa
Detalhe para a escultura em mármore em um sarcófago

4. A TORRE

A Torre de Pisa começou a ser construída após a Catedral e o Batistério, ainda no século XII e durou cerca de 177 anos. Ela é um campanário, estrutura muito comum em igrejas italianas construídas na época. Devido à uma fundação mal feita e um solo que não colaborava para a sua estrutura, começou a inclinar pouco tempo depois de ser construída. A altura do solo ao topo da torre é de 55,86 metros no lado mais baixo e de 56,70 metros na parte mais alta. O peso estimado da torre é de quase 15 mil toneladas, possui 296 degraus e é toda recoberta de mármore branco.

Itália: Uma tarde em Pisa
Ela é torta, mas é linda!
Itália: Uma tarde em Pisa
Nós 3!
Itália: Uma tarde em Pisa
Não nos cansávamos de tirar fotos da Torre
Itália: Uma tarde em Pisa
Deixando a criatividade rolar

Nosso horário para subir na Torre era 19h30. Já era 19h10 e como não havia ninguém na fila resolvemos tentar entrar…e nos deixaram! A primeira sensação ao entrar na Torre é bem estranha! Parece que você está ficando zonzo…é bem estranho! O cérebro demora alguns minutos para identificar o que está acontecendo, porque você está fora de prumo! As escadas apresentam os degraus já resgatados e, em alguns, trechos estão bem lisos, dando a impressão de que vamos cair. É uma sensação incomum.

Itália: Uma tarde em Pisa
Em frente à entrada da Torre
Itália: Uma tarde em Pisa
Começando a subir as escadas

Mas a vista lá em cima compensa muito!

Itália: Uma tarde em Pisa
Vista incrível da cidade
Itália: Uma tarde em Pisa
Apreciando as belezas de Pisa
Itália: Uma tarde em Pisa
Isso que é pôr-do-sol
Itália: Uma tarde em Pisa
Vista maravilhosa e inesquecível!
Itália: Uma tarde em Pisa
Hora de ir embora…descendo as escadas

Ainda deu tempo de tirar mais uma foto com a Catedral e a Torre iluminadas!

Itália: Uma tarde em Pisa
Catedral e Torre iluminadas, já no início da noite

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

INGRESSOS, TOURS E EXCURSÕES EM PISA

PARTINDO DE FLORENÇA PARA PISA E OUTRAS CIDADES DA TOSCANA
PARTINDO DE ROMA
TRASLADOS DE/PARA PISA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Piazza dei Miracoli

  • Endereço: Piazza del Duomo, 56010 Pisa PI, Itália
  • Horários: variam de acordo com os meses do ano (janeiro e fevereiro de 10h às 17h; março de 9h às 18h; abril a setembro de 8h às 20h; outubro de 9h às 19h; novembro e dezembro de 10h às 17h)
  • Entrada: a entrada na praça e na catedral são gratuitas e há combinações de tickets para subir na torre e conhecer as outras atrações. A subida na torre, exclusivamente, custa $18 euros. 
  • Ingressos: Comprar ingressos neste site

Guarde estas dicas no Pinterest!

Itália: Uma tarde em Pisa - Viajonários

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui