Piccadilly Circus: a praça mais iluminada de Londres

0

Piccadilly Circus é um ponto de encontro super badalado em Londres e sempre lotado de turistas. Para se ter uma ideia, este é um dos lugares mais fotografados da cidade! Mas o que essa praça tem de especial? Neste post contamos muitas histórias sobre a Piccadilly Circus e o que encontrar por lá. Vem com a gente?

PICCADILLY CIRCUS: A PRAÇA MAIS ILUMINADA DE LONDRES

Quem vai a Londres mais cedo ou mais tarde vai acabar passando pela Piccadilly Circus, bem no centro da cidade. Todo mundo adora registrar a ocasião tirando uma foto na praça. Ao redor da Piccadilly Circus ficam dezenas de lojas e estabelecimentos comerciais super famosos. Além disso, é muito fácil localizar o local devido à quantidade de painéis publicitários, telões, letreiros luminosos que iluminam as noites londrinas. Antes de mais nada, não vá esperando encontrar uma Times Square, de Nova York, porque a quantidade de telões é muito muito menor. Mas não deixa de ter o seu charme, não é mesmo?

Panorâmica da região da Piccadilly Circus
Panorâmica da região da Piccadilly Circus

A Piccadillly Circus fica no encontro de várias ruas: Regent St, Piccadilly St, Shaftesbure Ave, e Haymarket St. A sua localização privilegiada faz dela um local de circulação muito acessado. Ela é cercada por vários edifícios notáveis, incluindo London Pavillion e Criterion Theatre. A partir dela é muito fácil acessar outras regiões famosas de Londres como Leicester Square (uma pracinha com uma estátua do Shakespeare, onde fica um quiosque da TKTS para comprar tickets para peças de teatro e musicais com desconto, a Trafalgar Square (uma praça imensa que está sempre lotada de turistas e artistas de rua e fica em frente à fabulosa National Gallery) e o Soho (um bairro super famoso por seus deliciosos restaurantes de diversos tipos de culinárias). Estima-se que, aproximadamente, 35 milhões de pessoas caminhem pela Piccadilly Circus todos os anos!

Muitos teatros ficam na região que circunda a Piccadilly Circus
Muitos teatros ficam na região que circunda a Piccadilly Circus

A HISTÓRIA DA PICCADILLY CIRCUS

A Piccadilly Circus foi construída em 1819 com o objetivo de ligar as ruas Regent St e Picadilly St. E desde sua inauguração, a área é bem movimentada, uma vez que se situa no centro da área de teatros de Londres. A estação de metrô localizada na praça e que leva o mesmo nome foi construída em 1906. Em 1908, ela recebeu seu primeiro painel publicitário em um prédio da região.

Piccadilly Circus durante à noite
Piccadilly Circus durante à noite

A partir daí, muitos anúncios com lâmpadas incandescentes (posteriormente, neon) foram surgindo em torno da praça. No início da década de 1960, foi determinado que o local precisava de ser redesenhado para permitir um maior fluxo de tráfego. A expansão da praça fez com que o comércio se intensificasse na área e o local passou a ser um ponto de encontro turístico. A partir de 1998, projetores digitais foram usados para um painel da Coca-Cola, o primeiro a ser informatizado. Na década de 2000, houve um movimento gradual para displays de LED, os quais substituíram completamente as lâmpadas de neon em 2011. As luzes da Piccadilly se apagaram em algumas ocasiões importantes como durante a morte do antigo primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1965) e da morte da princesa Diana (1997).

O DESTAQUE DA PICCADILLY CIRCUS: A ESTÁTUA

Após a Segunda Guerra Mundial, mudou-se para o lado sudoeste da Piccadilly Circus o Memorial Fountain Shaftesbury, a estátua construída entre os anos de 1892 e 1893 para comemorar os trabalhos de Lord Shaftesbury, um político vitoriano, filantropo e reformador social. O memorial é uma coluna alta que abriga uma estátua na ponta. A estátua foi feita toda de bronze e alumínio e mede 1097 cm x 518 cm.

Destaque para a estátua de Anteros na Piccadilly Circus
Destaque para a estátua na Piccadilly Circus

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que se trata da estátua de Eros, o deus grego do amor, da união e da afinidade. E esse equívoco é explicado devido à semelhança física com o seu irmão, Anteros, o deus retratado na estátua que está na Piccadilly Circus. O escultor Alfred Gilbert descrevia Anteros como o deus do amor reflexivo, maduro, ao contrário de Eros. Curioso, não é mesmo?

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de acessar a Piccadilly Circus é de metrô! A estação Piccadilly Circus desemboca na praça e pode ser acessada através das linhas Piccadilly (marinho) e Bakerloo (marrom).

Estação Piccadilly Circus fica exatamente na praça
Estação Piccadilly Circus fica exatamente na praça

Leia mais sobre o Reino Unido:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário