Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres

53

Estamos participando de uma blogagem coletiva cujo tema são os Patrimônios Mundiais da UNESCO em vários lugares do mundo. Selecionamos os patrimônios da UNESCO em Londres, a cidade em que moramos atualmente. No final do post, você pode conferir outras dicas dos amigos blogueiros e escolher seu próximo destino de viagem!

O QUE SÃO PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO

Um Patrimônio Mundial é um lugar (edifício, cidade, complexo, deserto, floresta, ilha, lago, monumento, ou montanha) que está listado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como sendo de especial significado cultural ou físico. Atualmente, 192 países fazem parte da Convenção para Proteção do Patrimônio Cultural e Natural do Mundo, que avalia, sob certas condições, os lugares que podem obter recursos do Fundo do Patrimônio Mundial. Dados de julho de 2016 mostram que estão listados como Patrimônios Mundiais:

  • 814 bens culturais
  • 203 bens naturais
  • 25 bens mistos

A Itália é o país com mais Patrimônios Mundiais (51), seguida pela China (50), Espanha (45), França (42), Alemanha (41), Índia (35), México (34) e Reino Unido (30). O Brasil, recheado de belezas, possui 20 Patrimônios Mundiais da UNESCO listados.

PATRIMÔNIOS MUNDIAIS DA UNESCO EM LONDRES

Dos 30 Patrimônios Mundiais localizados no Reino Unido, 4 deles estão na cidade de Londres e é sobre eles que falaremos agora. Abaixo, incluímos um mapa com a localização de todas essas atrações:

1. TORRE DE LONDRES

Somos suspeitos para falar porque a Torre de Londres é a nossa atração favorita na cidade. É um daqueles lugares imperdíveis que precisam ser visitados por quem desembarca em Londres. Trata-se de um castelo histórico fundado em 1066, que já serviu de residência real e foi sendo modificado em ampliado ao longo dos séculos. Atualmente, a Torre de Londres guarda as Joias da Coroa Britânica, que incluem uma coleção de coroas e reais em ouro e pedras preciosas reluzentes e impressionantes.

Leia mais: Inglaterra: Torre de Londres e Joias da Coroa Britânica

A imponente Torre de Londres
A imponente Torre de Londres

2. PALÁCIO DE WESTMINSTER, ABADIA DE WESTMINSTER & IGREJA DE ST. MARGARET

Este Patrimônio listado pela UNESCO é na verdade um combo incrível de 3 edifícios. Estão inclusos:

  • Palácio de Westminster: O famoso edifício que é um dos cartões postais mais importantes de Londres é sede do Parlamento do Reino Unido, e também abriga a Elizabeth Tower, a torre onde fica o sino Big Ben. O local está aberto a visitação pública em dias selecionados.
  • Abadia de Westminster: Fundada no ano 960, trata-se de uma imponente e histórica igreja onde ocorrem as cerimônias de coroação de um novo monarca e local em que foi celebrado o casamento do Príncipe William e Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge em 2011.
  • Igreja de St. Margaret: Situada exatamente ao lado da Abadia de Westminster, a Igreja de Santa Margarida muitas vezes passa desapercebida pelos viajantes. Ela foi fundada por monges beneditinos no século XII. Nela foi celebrado o casamento do ex-primeiro-ministro britânico Sir Winston Churchill.

Leia mais: 

Palácio de Westminster
Palácio de Westminster

3. MARITIME GREENWICH

Maritime Greenwich é um conjunto de edifícios em Greenwich que são um símbolo arquitetônico inglês, demonstrando todo esforço institucional de caráter artístico e científico entre os séculos XVII e XIX. O complexo inclui:

  • Greenwich ParkConsiderado o mais histórico de todos os Parques Reais, Greenwich Park remonta ao tempo dos romanos e foi fechado em 1427. A partir da estátua do General Wolfe o parque oferece vistas belíssimas de Londres. As áreas verdes são amplas e o local sempre abriga diversos tipos de atividades culturais e de lazer.
  • Old Royal Naval CollegeOs edifícios, projetados por Christopher Wren, foram originalmente construídos entre os anos de 1696 e 1712 para servirem como Hospital Real para marinheiros na região de Greenwich. Em 1869, as atividades do hospital foram encerradas. Entre 1873 e 1998, o local abrigou o Colégio Naval Real de Greenwich. Entre os destaques do local estão o Painted Hall, um salão com pinturas belíssimas e uma charmosa capela. Entrada gratuita.
  • Museus Reais
    • Royal Greenwich Observatory: O Observatorio Real Greenwich, é o famoso observatório pelo qual passa o Meridiano de Greenwich, que marca a longitude 0º, dividindo o mundo em Ocidente e Oriente.
    • National Maritime Museum: O Museu Marítimo Nacional é a maior museu marítimo do mundo, contando com 10 galerias e uma vasta coleção que abrange trabalhos de arte, mapas e gráficos, recordações e milhares de outros objetos. A entrada é gratuita.
    • Queen’s HouseEste é o museu mais tradicional dos quatro museus reais, em que é possível apreciar a arte, a arquitetura e a herança real através deste esplêndido edifício do século XVII que foi o primeiro edifício clássico na Inglaterra, projetado pelo renomado arquiteto Inigo Jones. O museu é famoso por sua coleção de arte extraordinária incluindo obras de grandes mestres como Gainsborough, Hogarth e van de Veldes.
    • Cutty SarkEste veleiro lendário do século XIX foi de suma importância na história inglesa, principalmente para o transporte de chá. Ele foi levantado a mais de 3 metros através de uma estrutura, permitindo-lhe a experiência incrível de andar diretamente por debaixo dele.
Vista a partir do Observatório Greenwich: Greenwich Park, Museu Marítimo, Queen's House e, ao fundo, Royal Naval College
Vista a partir do Observatório Greenwich: Greenwich Park, Museu Marítimo, Queen’s House e, ao fundo, Royal Naval College

4. KEW GARDENS (JARDINS BOTÂNICOS REAIS)

Com 121 hectares, este é um daqueles lugares de cair o queixo de tão maravilhoso! Kew Gardens são os Jardins Botânicos mais bonitos que já vimos até hoje. Fundado em 1840, a partir do jardim exótico em Kew Park, no bairro londrino de Richmond upon Thames, as suas coleções vivas incluem mais de 30 mil diferentes tipos de plantas, enquanto o herbário, que é um dos maiores do mundo, tem mais 7 milhões de espécimes de plantas preservadas. A biblioteca contém mais de 750 mil  volumes, e a coleção de ilustrações contém mais de 175 mil cópias e desenhos de plantas. A beleza do lugar impressiona pela diversidade, cores e beleza. Há até mesmo um palácio dentro dos jardins, chamado Kew Palace.

Leia mais: Kew Gardens: Jardins Botânicos Reais em Londres

Os incríveis Jardins Botânicos Reais são um show de cores e diversidade
Os incríveis Jardins Botânicos Reais são um show de cores e diversidade

Confira outros posts da Blogagem Coletiva #PatrimôniosUnesco com dicas de amigos blogueiros de viagem!

13892341_645324688952996_3976755340685052355_n


Leia mais sobre o Reino Unido:

53 COMENTÁRIOS

    • Super obrigada pelo comentário, Cristina e Renato!
      A Torre de Londres é realmente incrível, não é mesmo? Muita gente visita a cidade e não dá uma passadinha por lá. Um pecado, né?
      Abraços 🙂

    • Oi Nivia, pode sim! A visitação das joias é aberta ao público, com um reforçado esquema de segurança. No entanto, é proibido tirar fotos lá dentro.
      Abraços 🙂

  1. Gente,adorei o post de vocês,super bem explicado. Amo Londres. Já visitei 2 vezes e pretendo voltar.Não conheci Kew Gardens mas na próxima vez não quero perder.Meu blog não está entrando aqui,vou ver o que houve.

  2. Já fui a Londres, mas conheci só dois desses quatro (A Torre e o Palácio/Abadia/Igreja). Fiquei encantada com as fotos do Kew Gardens, deu vontade de voltar e conhecer.

  3. Londres tem cada lugar incrível, né? Esses são mais que merecidos Patrimônios UNESCO. No meu caso, acho que Greenwich é o meu preferido! 🙂

    Ótimas dicas!

  4. Isso é o que dá ter feito um bate volta em Londres saindo de Paris, não vi nada disto! E foi muito boa a introdução sobre a definição de patrimônio. E dos que você alistou o que mais chamou minha atenção foi os Jardins, mais de 7 milhões de espécies, meu Deus!!!
    Amei o post!

    • Olá Vaneza! Obrigada pelo comentário!
      Londres merece pelo menos uns 5 dias de visita! Tem muita coisa legal para conhecer! Os Jardins Kew são simplesmente fantásticos e enormes!
      Abraços 🙂

  5. Muito bonitos os 4 patrimônios mundiais de Londres. Ainda não conheço a cidade, mas está na wishlist.
    Abraço

Deixe seu comentário