Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth

1

As Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres acabaram faz tempo, mas uma coisa bacana foi o legado deixado pelos Jogos. O Parque Olímpico Rainha Elizabeth continua sendo usado como uma área de entretenimento e esportes para a população ou quem desejar utilizar as áreas. Algumas instalações estão sendo utilizadas pelos times locais e é possível a assistir a partidas ou conferir eventos super bacanas. Confira como aproveitar sua visita ao local.

O PARQUE OLÍMPICO RAINHA ELIZABETH

O Queen Elizabeth Olympic Park (Parque Olímpico Rainha Elizabeth, em português) foi o espaço construído na região de Stratford para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2012. A construção mobilizou mais de 80 mil operários e, mesmo depois do final dos Jogos, muito do que foi feito serviu como legado esportivo para a população londrina. A área de Stratford onde o parque foi construído também tem se desenvolvido muito desde o início das obras. Há um grande shopping e muitas áreas habitacionais estão sendo construídas nas áreas próximas. O local é muito arborizado, decorado com esculturas variadas e com áreas com brinquedos para ser frequentado por pessoas de todas as idades. Por volta de todo o Parque estão gravados os nomes dos vencedores em todos os esportes olímpicos.

O Parque Olímpico é bastante arborizado
Paulo se divertindo no parque
Parque arborizado e com livre circulação para bicicletas
Olha só o que encontramos: o ouro da Sarah Menezes no judô!

O QUE CONHECER NO PARQUE OLÍMPICO

No mapa abaixo você vai encontrar os locais que selecionamos para conhecer, estações de transporte público e alguns lugares para se alimentar. Em seguida, falaremos mais sobre eles. Para conferir o mapa interativo oficial, acesse este link.

1. INSTALAÇÕES ESPORTIVAS OLÍMPICAS

  • Estádio Olímpico de LondresO Estádio Olímpico de Londres foi construído para as Olimpíadas de 2012 e foi palco da festa de abertura, encerramento e disputas de provas do atletismo. Desde agosto de 2016, é possível fazer um tour completo pelas arquibancadas, gramado e vestiários. Após o calendário olímpico, o estádio já sediou o Mundial de Rúgbi em 2015 e sediará o Mundial de Atletismo de 2017 (4 a 13 de agosto), que marcará a despedida definitiva de Usain Bolt. Desde 2016, o estádio é palco dos jogos do clube de futebol West Ham United F.C., que disputa a Premier League, a principal liga de futebol do Reino Unido. Além de eventos esportivos, o Estádio Olímpico de Londres também recebe outros eventos, como concertos musicais.

Leia mais: Inglaterra: Tour no Estádio Olímpico de Londres

Estádio Olímpico
  • Centro Aquático de LondresAqui foram disputadas as provas de natação e saltos ornamentais. O edifício é incrível, com uma arquitetura que simula uma onda. Na parte interna, o local é amplo e muito bonito e está aberto para uso. Para quem não quiser usar as piscinas é possível apenas entrar para conhecer pagando uma taxa de £1. Confira os preços para uso das piscinas neste link e os horários de abertura aqui.
Arquitetura do Centro Aquático
Área interna do Centro Aquático
  • Copper Box ArenaEsta é a instalação utilizada nas Olimpíadas para sediar os jogos de basquete, handebol, badminton entre outros. Atualmente, o local sedia os jogos do time de basquete London Lions. É possível usar as quadras para praticar esportes também. Confira os preços neste link e os horários de funcionamento aqui.
  • Lee Valley VeloPark: Este belo edifício foi utilizado como Velódromo dos Jogos Olímpicos de 2012. O local está aberto diariamente de 9h às 22h e diferentes eventos acontecem ao longo do ano (confira o calendário aqui).
Velódromo
  • Lee Valley Hockey & Tennis Centre: Nestas instalações, que eram conhecidas como Eton Manor, foram disputadas as partidas de hockey e de tênis durante as Olimpíadas. O local continua com a mesma estrutura anterior e pode ser utilizado pelo público em geral. O horário de funcionamento é de segunda a sexta de 8h30 às 22h30, e sábado e domingo de 8h às 20h.

2. ARCELORMITTAL ORBIT

O ArcelorMittal Orbit é a maior escultura de metal de Londres, com 114.5 metros de altura. É a maior peça de arte pública da Grã-Bretanha e se tornou um legado importante das Olimpíadas de 2012. Lá de cima é possível ver todo o Parque Olímpico Rainha Elizabeth a partir de duas plataformas de observação. A estrutura foi projetada pelos artistas Sir Anish Kapoor e Cecil Balmond. O ArcelorMitall Orbit representou um avanço radical no campo arquitetônico com a combinação de escultura com engenharia estrutural, combinando estabilidade e instabilidade em um trabalho que os visitantes podem se envolver e experimentar através de uma passarela em espiral incorporada. A estrutura incorpora o mais alto e mais longo (178 metros) túnel do mundo, projetado por Carsten Höller. Para os corajosos, é possível descer pelo túnel como em um escorregador gigante.

  • Endereço: Queen Elizabeth Olympic Park, 3 Thornton St, London E20 2AD, UK
  • Horários: de segunda a sexta de 11h às 17h / sábado e domingo de 10h às 16h
  • Entrada: £11.50 online / £16.50 na bilheteria

3. ANÉIS OLÍMPICOS E OS AGITOS PARALÍMPICOS

Os símbolos que representam as Olimpíadas (Anéis Olímpicos) e Paralimpíadas (Agitos) são esculturas construídas para os Jogos que ainda permanecem no local, rendendo ótimas fotos. Os Agitos são mais fáceis de fotografar, mas o Anéis exigem que você ande mais até o final do Parque Olímpico e suba em uma pequena colina, pertinho do Velódromo.

Os “Agitos”

4. OUTROS EVENTOS

É legal ficar de olho no calendário de eventos do Parque Olímpico. Existe a possibilidade de fazer passeios de barco ou pedalinho pelo canal, assistir a partidas de eventos esportivos ou conferir de pertinho um show musical no estádio Olímpico. Confira a agenda de eventos no complexo neste link.

Barcos prontos para transportar os visitantes pelo canal
É possível também alugar pedalinhos em formato de cisnes

ONDE COMER E COMPRAR

Shopping Center:

  • Westfield Stratford City: grande shopping center com muitas lojas e restaurantes (Olympic Park East London, Montfichet Rd, London E20 1EJ, UK)
  • Jamie’s Italian: fica na área externa do shopping Westfield – confira nossa experiência neste post (Westfield Stratford City, 158 The Street, London E20 1EN, UK)

Dentro do Parque Olímpico:

Cafés dentro das  Arenas:

Restaurantes nas áreas próximas:

Pratos saborosos do restaurante Jamie’s Italian

COMO CHEGAR

  • Metrô: Estação Stratford atendida pela Jubilee Line (cinza) e Central Line (vermelha)
  • Overground: Estação Hackney Wick
  • DLR (trem leve de superfície): Estações Stratford e Pudding Mill Lane

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Queen Elizabeth Olympic Park

  • Endereço: Londres E20 2ST

Confira mais atrações esportivas em Londres:

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário