Budapeste: Tour guiado no Parlamento Húngaro

0

Desde a primeira vez que vi uma foto do Parlamento Húngaro em Budapeste, pensei: “Preciso conhecer essa cidade!”. Muitos anos se passaram desde então e, tenho que confessar, que toda a expectativa valeu a pena. O local só pode ser visitado através de tours guiados com hora marcada. Por este motivo, organizar-se antecipadamente é imprescindível. Neste post, você terá o passo-a-passo para efetuar o agendamento no tour guiado do Parlamento Húngaro, um passeio imperdível.

O PARLAMENTO HÚNGARO

O Parlamento Húngaro, ou Országház, que no idioma húngaro significa algo como “A Casa da Nação”, abriga a Assembléia Nacional da Hungria. O edifício é uma das atrações turísticas mais importantes de Budapeste e sempre é utilizado como cartão postal da cidade. Em estilo arquitetônico neogótico, o edifício começou a ser construído em 1885 e foi inaugurado no milésimo aniversário do país, em 1896. As obras foram completamente finalizadas somente em 1904.

Vista do Parlamento a partir de Buda, do outro lado do Rio Danúbio

O Parlamento tem 268 metros de comprimento, 123 metros de largura e 96 metros de altura. Seu interior inclui 10 pátios, 13 elevadores, 27 portões, 29 escadarias e 691 quartos (incluindo mais de 200 escritórios). A soma total de esculturas (contando tanto as que estão fora do prédio como as de dentro) chega a 242.

Ponte das Correntes e o Parlamento, à esquerda, visto do Castelo de Buda

COMO AGENDAR O TOUR GUIADO

Antes de mais nada vale dizer que mesmo que você compre o cartão de atrações de Budapeste, o Budapest Card (que é ótimo, por sinal!), a visita ao parlamento não está inclusa. Dá para deixar para comprar na hora? Então, dá, mas eu não aconselho. Eu vi várias pessoas comprando o bilhete na hora, mas você tem que ter em mente que há tours disponíveis em vários idiomas e se você quiser um idioma que é mais concorrido, como inglês, correrá o risco de não encontrar mais ingressos no dia desejado. Para não encarar um tour em húngaro ou russo, é melhor reservar com antecedência!

A primeira coisa é entrar na página Jegymester.hu para comprar os tickets. Role a página até embaixo para ver um calendário do mês vigente (e dos outros meses usando a setinha para avançar). Clique no dia desejado. Irão aparecer todos os tours disponíveis naquele dia, em todos os idiomas oferecidos. Nesse exemplo, eu escolhi o dia 12 de julho. Repare que os tours em inglês para às 10h já estão esgotados (3 meses antes da data).

Tela para escolha de ingressos no site. Figura: reprodução

Você deve selecionar o horário que deseja. No nosso exemplo, vamos escolher o tour em inglês às 15h para exemplificar. São vendidos para o mesmo horário, no máximo, 50 ingressos. Na próxima tela, você terá que escolher os tipos de ingresso que quer comprar:

  1. Ingresso com desconto para visitantes europeus (caso você tenha dupla cidadania, pode selecionar esse ticket) – HUF 2.200
  2. Ingresso com desconto para estudantes europeus entre 6 e 24 anos – HUF 1.100
  3. Ingresso gratuito para visitantes com menos de 6 anos (independente de ser europeu ou não)
  4. Ingresso para visitantes não europeus – HUF 5800
  5. Ingresso para estudantes não europeus entre 6 e 24 anos – HUF 2900
Escolha o tipo de ingresso e a quantidade. Figura: reprodução

Nós compramos um ingresso para cidadão europeu, porque o Paulo também é italiano e um para não europeus porque a Ana é brasileira. Espera-se que você aja de boa fé e compre o ticket correto, porque os funcionários não costumam verificar nenhum documento na hora do tour.

COMO É O TOUR NO PARLAMENTO HÚNGARO

Fomos para o parlamento em torno de meia hora antes do nosso tour. O prédio é imenso e só para chegar do lado que é a entrada, foi uma boa caminhada, extremamente agradável, por sinal, pois o dia estava lindo! Para quem está na praça com vista para o edifício, o Centro de Visitantes fica à direita.

Lado esquerdo do parlamento com uma estátua equina
Parlamento visto da praça localizada em frente
Frente do Parlamento (a entrada do Centro de Visitantes é do outro lado, à direita)

Desça as escada, passe pela porta-giratória e já estará no local. À direita, estará o balcão para compras de ingressos na hora. Há também banheiros e um café. À esquerda, acontecem a saída dos tours. Há um letreiro indicando qual será o próximo tour (idioma e horário). Dirija-se para lá quando chegar o seu horário.

Local para compra de tickets
Café do Centro de Visitantes

Para entrar no tour, é preciso passar pela segurança (raio-x e detector de metais). Logo que entramos, pegamos um fone de ouvido para que escutássemos melhor  que a guia do passeio iria falar durante o tour. Ela já começa a dar informações importantes sobre o edifício, sua construção e o fato de ser o terceiro maior edifício de parlamento do mundo (atrás do parlamento de Bucareste, na Romênia, e da Argentina, em Buenos Aires). Subimos alguns lances de escadas belíssimas até chegar à área do hall principal.

Subindo escadarias no começo do tour – Reparem na quantidade de ouro na decoração
Teto todo decorado em uma das escadarias

A vista é incrível! Neste local dá para reparar muito bem na decoração dourada do edifício, os vitrais coloridos e diversas estátuas. Segundo a nossa guia, foram usados 40kg de ouro para ornamentar tetos, esculturas e outros detalhes do edifício.

O hall é visto logo no começo do tour e é incrível
Detalhes do teto do hall
Diversas estátuas e vitrais coloridos decoram o ambiente
Detalhe da decoração

Em seguida, nos dirigimos até o local onde fica a cúpula do parlamento. Neste local magnífico, com vitrais coloridos e muitas estátuas de figuras importantes para a história húngara não é permitido tirar fotos. E o motivo é que, desde o ano 2000, ali ficam a coroa sagrada da Hungria e outros objetos reais. Ela está bem guardada por oficiais munidos de espadas. Sem dúvida, o grande destaque são os vitrais e mosaicos de vidro feitos por Miksa Róth. Esse foi o local que passamos mais tempo durante todo o tour porque nossa guia explicou cada uma das estátuas presentes e nos deu informações sobre toda a história do país.

Coroa Húngara. Foto: Qorilla Schopenhauer – Wikimedia

Depois de uma verdadeira aula de história húngara, seguimos para mais um salão muito bonito com quadros nas paredes e uma belíssima decoração. Lustres belíssimos iluminavam o local.

Corredor do Parlamento
Estátua decorativa

Um dos últimos lugares de destaque que vimos no tour foi a imponente sala onde acontecem as reuniões dos parlamentares, a “Casa dos Magnatas”. A nossa guia explicou de que forma a câmara trabalha. Desde a Segunda Guerra Mundial, a legislatura tornou-se unicameral e, atualmente, o governo usa apenas uma pequena porção do edifício do parlamento.

Local de reuniões legislativas
O teto do local é belíssimo
Vista do Rio Danúbio a partir do Parlamento

EXPOSIÇÃO: A HISTÓRIA DO PARLAMENTO

Terminado o tour, fomos direcionados à uma exposição que conta um pouco da história do parlamento. É uma exposição pequena, porém bastante ilustrativa para ter mais detalhes sobre alguns episódios importantes da história do local. Há videos, alguns itens em exposição e uma maquete do prédio.

Exposição sobre o Parlamento
Maquete do Parlamento

CURIOSIDADE: A OUTRA BANDEIRA

Uma curiosidade é que em frente ao Parlamento Húngaro ficam duas bandeiras: a oficial da Hungria (3 faixas horizontais nas cores vermelha, branca e verde) e uma outra na cor azul clara com uma faixa amarela-mostarda, uma estrela de oito pontas amarela-mostarda e uma meia lua branca. Essa outra bandeira representa Székely, uma região histórica da Transilvânia desde o século VIII. No passado, Székely pertencia à Hungria, mas, atualmente, faz parte da Romênia, mesmo tendo herança e etnia húngaras.

A bandeira de Székely

O TOUR VALE A PENA?

Sem nenhuma dúvida. Desde que estávamos planejando a viagem para Budapeste, essa era a atração que mais queríamos conhecer. Por isso, as expectativas eram bem altas! Acabamos sendo surpreendidos por um edifício que não é só lindo por fora, mas possui um interior luxuoso e um local que é repleto de muita história. Recomendamos muito!

Vale a pena se programar com antecedência para fazer o tour pelo Parlamento Húngaro

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Tour no Parlamento Húngaro

  • Endereço: Budapest, Kossuth Lajos tér 1-3, 1055 Hungria
  • Horários: 
    • Centro de Visitantes: diariamente de 8h às 16h
    • Museu do Parlamento: diariamente de 9h às 17h
  • Tours:
    • Horários: tours a partir de 9h15 até 16h (confira o idioma antes de reservar)
    • Idiomas disponíveis: húngaro, inglês, espanhol, italiano, francês, russo e alemão
  • Entrada: HUF 2200 para cidadãos europeus / HUF 5800 para não cidadãos europeus

Leia mais sobre Budapeste:

Deixe seu comentário