Bélgica: Como visitar o Parlamento Europeu em Bruxelas

0

Você sabia que é possível visitar o Parlamento Europeu me Bruxelas? Neste post, contamos tudo o que você pode ver e fazer neste local tão importante para a política e comércio mundial.

A UNIÃO EUROPEIA E O PARLAMENTO EUROPEU

O Parlamento Europeu é a instituição parlamentar da União Europeia, um bloco de 28 países que possuem 24 idiomas diferentes, com objetivos de união comercial, econômica e política. A UE instituiu um mercado comum através de um sistema padronizado de leis aplicáveis a todos os Estados-membros.

Parlamento Europeu escrito nos 24 idiomas

É no Parlamento Europeu que são feitos debates e votações importantes que regem as decisões da Europa. Existem 3 complexos do Parlamento Europeu: na cidade de Luxemburgo; em Estrasburgo, na França; e em Bruxelas, na Bélgica. Este último também é conhecido como Espace Léopold. Atualmente, escritórios administrativos estão alocados em Luxemburgo, enquanto a maioria dos trabalhos do Parlamento e reuniões do comitê são feita em Bruxelas. No entanto, Estrasburgo é a sede oficial do bloco.

Parte do Muro de Berlim que se encontra ao lado do Parlamento

VISITA AO PARLAMENTO EUROPEU EM BRUXELAS

O Parlamento Europeu em Bruxelas é composto de vários prédios. Confira no mapa abaixo como se localizar para conhecê-los. Repare que há diversas entradas para o Parlamento e você precisa entrar pelo local correto dependendo do que pretende conhecer. Os horários de funcionamento estão no final do post.

Mapa dos edifícios do Parlamento Europeu em Bruxelas. Figura: site oficial

ESPLANADA SOLIDARNOŚĆ 1980

A Esplanada Solidarność 1980 (com a Ágora Simone Veil no seu centro) é a área que concentra os prédios do Parlamento Europeu em Bruxelas ao seu redor. Para quem gosta de arquitetura moderna, aqui é um prato cheio. No centro desta praça há um painel muito bonito com fotos de pessoas de diversos países da União Europeia que colaboraram para sua construção. O local abriga alguns eventos públicos organizados pela União Europeia e outras instituições.

Vista da Esplanada

PARLMAMENTARIUM

Este é o moderno Centro de Visitantes do Parlamento Europeu em Bruxelas. Logo na entrada, à esquerda fica um lugar em que é possível escolher a nacionalidade e tirar uma foto em algum lugar do parlamento. Para entrar no centro de visitantes propriamente dito, é preciso passar pela segurança (raio-x, detector de metais). Pegue um dos guias multimídias interativos e siga em frente!

Olha aí uma das fotos que você pode criar no Parlamentarium!

A exposição é muito rica e explica a diversidade dos povos e culturas que compõem a União Europeia e como todos os países membros se uniram para estabelecer este bloco de interesse mútuo, como funciona o Parlamento Europeu, entre outras informações interessantes para o entendimento dos relacionamentos entre os países. A exposição é muito dinâmica e interativa e pode ser explorada em qualquer uma das 24 línguas dos países que compõem o bloco. Nós que amamos história, achamos a exposição incrível! É uma imersão na história europeia (e mundial) mostrando as questões de conflitos que levaram às Guerras Mundiais ou guerras localizadas. O objetivo é destacar a importância não só econômica e comercial desta união, mas também política.

Exposição interativa conta a história da Europa nos séculos XX e XXI
Exposição mostra como é composto o Parlamento Europeu

Um dos destaques está no final da visita, em uma sala de cinema 360º que simula o Hemiciclo (já falaremos dele), oferecendo um ponto de vista único sobre o seu funcionamento e sobre a elaboração da legislação europeia.

Cinema simula o Hemiciclo
Área interativa com um grande mapa da Europa

HEMICICLO

O Hemiciclo do parlamento europeu é o coração da democracia europeia. Trata-se de uma sala com capacidade para até 751 deputados do Parlamento Europeu. O local é utilizado para sessões para debates e votações históricas. O local, diferente do Parlamentarium, só pode ser visitado através de tours guiados com no máximo 10 pessoas. O tour dura cerca de 30 minutos e também pode ser acompanhado com um audio guide em 24 idiomas diferentes. Não é necessário reservar com antecedência (porém depende da disponibilidade de vagas) e é obrigatório apresentar um documento de identificação. É possível também assistir às sessões do parlamento, mas a entrada tem um número restrito de lugares disponíveis.

Entrada para o Hemiciclo fica em outro prédio
Vista incrível do local onde são feitas as reuniões que decidem o futuro da União Europeia

CASA DA HISTÓRIA EUROPEIA

Exibe uma exposição permanente que dá uma visão global sobre a história europeia com foco nos acontecimentos do século XX, procurando compreender o que levou o continente à enfrentar guerras de proporções inimagináveis. O contraponto é mostrar que essas guerras levaram à busca de uma Europa cada vez mais unida. Os visitantes são levados a refletir sobre a Europa de hoje, a importância da União Europeia e o futuro deste bloco.

COMO CHEGAR

  • TREM: A forma mais indicada de chegar ao Parlamento Europeu em Bruxelas é desembarcando na estação de trem Bruxelles-Luxembourg. Você já estará na Esplanada Solidarność 1980.
  • METRÔ: As estações mais próximas são Maelbeek e Schuman, nas linhas 1 e 5, e Trône, nas linhas 2 e 6. Após descer em uma delas, ainda é preciso fazer uma caminhada de 10 a 15 minutos.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Endereços
    • Parlamentarium / Hemiciclo: Rue Wiertz 60, 1047 Bruxelas, Bélgica
    • Casa da História Europeia: Rue Belliard 135, 1000 Bruxelas, Bélgica
  • Horários:
    • Parlamentarium: segunda de 13h às 18h / de terça a sexta de 9h às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h
    • Hemiciclo: de segunda a quinta de 9h às 12h e de 14h às 16h / sexta de 9h às 12h / não há visitas aos fins de semana e durante sessões plenárias
    • Sessões Plenárias no Hemiciclo: dirija-se até a área de visitantes no seguintes dias/horários: quarta de 15h às 17h30 / quinta de 9h às 12h
    • Casa da História Europeia: segunda de 13h às 18h / de terça a sexta de 9h às 18h / sábado e domingo de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita
  • Idioma: audio guide disponível nas 24 línguas que compõem a União Europeia


Leia mais sobre Bruxelas:

Deixe seu comentário