Palácio Christiansborg: Sede dos três poderes da Dinamarca

0

Um dos palácios mais imponentes e encantadores da capital da Dinamarca é o Palácio Christiansborg. Ele conta com salas belíssimas, estábulos reais, antigas ruínas e muitas áreas super interessantes para serem visitadas. Além disso, ainda é muito usado pelo governo dinamarquês até os dias de hoje. Confira como explorar este belo palácio.

PALÁCIO CHRISTIANSBORG

O Palácio Christiansborg tem uma importância enorme para a Dinamarca. Desde o início do século XV, os vários edifícios do palácio serviram de base da administração central da Dinamarca. Até 1794 o palácio foi usado como a residência principal dos reis dinamarqueses e depois de 1849 como a sede do parlamento. O palácio possui três eras da arquitetura dinamarquesa (barroca, neoclássica e neo-barroca), como resultado de dois incêndios graves. O primeiro incêndio ocorreu em 1794 e o segundo em 1884.

O imponente Palácio Christiansborg

Atualmente, é nele que está localizada a sede do Parlamento dinamarquês, do Gabinete do Primeiro Ministro dinamarquês e do Supremo Tribunal da Dinamarca. Desta forma, o Palácio é o lar dos três poderes supremos: o poder executivo, o poder legislativo e o poder judiciário, sendo o único edifício no mundo que abriga todos os três poderes de um país.

Biblioteca da Rainha

O Grande Salão do Palácio

O QUE VISITAR NO PALÁCIO CHRISTIANSBORG

O complexo Palácio Christiansborg é enorme e muitas áreas estão abertas à visitação pública. Para ver o mapa dos edifícios, acesse este link. Em seguida, falaremos dos locais que podem ser visitados.

1. Salões Reais de Recepção

Sem dúvida, os Salões Reais são o ponto alto da visita ao Palácio Christiansborg. Há salas belíssimas, que chamam a atenção pela riqueza da decoração, ornamentos, tapeçarias e arquitetura. O Grande Hall (o maior salão do Palácio, utilizado para bailes e eventos de gala) tem paredes decoradas por coloridíssimas tapeçarias que contam mais de mil anos da história dinamarquesa. Tours nos Salões Reais são realizados diariamente às 15h. Outras salas de destaque são: a Sala do Trono, o Salão de Veludo, a Biblioteca da Rainha e o Salão Fredensborg. Antes de entrar nos Salões Reais é preciso colocar um saquinho plástico protetor nos pés para preservar o piso do palácio.

Subindo a escadaria para visitar os Salões Reais

Sala finamente decorada com lustres belíssimos e muita arte decorativa

Biblioteca da Rainha

Sala de Jantar

Grande Hall, onde banquetes são oferecidos

Sala de Veludo

Salão Fredensborg

A bela Sala do Trono

2. Cozinha Real

Esta imensa cozinha localizada no Palácio Christiansborg dá a dimensão dos preparativos para banquetes reais. Ela possui uma das maiores coleções de artigos de cobre da Europa. Para quem quer ter mais detalhes sobre este cômodo, há tours guiados (em inglês) aos sábado às 16h.

A bela cozinha real. Foto: reprodução site oficial

3. Ruínas

O Palácio ainda preserva ruínas das antigas construções que foram destruídas por incêndios no passado, sendo possível assistir a um video que exibe como o fogo destruiu o palácio. Vale lembrar que a existência de construções no local começou há mais de 800 anos! As fundações da lendária Torre Azul, a maior torre do antigo castelo, formam uma grande ruína sob o castelo. Prisioneiros políticos e outros criminosos foram presos na Torre Azul. O prisioneiro mais famoso foi a filha favorita de Christian IV, Leonora Christina. Ela foi presa na torre por quase 22 anos para pagar pelos crimes de seu marido, Corfitz Ulfeldt, que foi condenado por traição. Há tours guiados (em inglês) aos sábado às 12h.

Área das ruínas do antigo palácio

4. Torre

A Torre do Palácio é um dos locais mais disputados do palácio, e é possível que você tenha que enfrentar uma fila para subir, uma vez que apenas 50 pessoas por vez são autorizadas a subir. A plataforma de observação da torre possui 44 metros de altura é a mais alta da cidade e foi aberta em 2014. O interior da torre foi todo remodelado e, atualmente, existe um restaurante no lugar onde antigamente havia uma sala de armazenamento. O acesso a torre é gratuito, precisando somente passar pela segurança.

Torre do Palácio

5. Capela do Palácio

A Capela do Palácio, que data de 1826, é usada para eventos reais, como casamentos, batizados e aniversários. Ela foi inspirada no Panteão de Roma e na Igreja Sant’Andrea na Via Flamina. O primeiro grande evento real da capela foi o casamento de Frederick VII e da princesa Vilhelmine, em 1828. A capela é cercada por bandeiras, brasões e leões de prata de Rosenborg. A frente do edifício se assemelha à entrada de um templo grego com quatro pilares que suportam a fachada. O interior tem uma atmosfera mais leve, com paredes finamente decoradas em mármore.

Capela do Palácio Christiansborg. Foto: reprodução site oficial

6. Museu do Teatro

O Museu do Teatro existe desde 1912 e está situado em um antigo teatro. Os visitantes podem se mover por todo o auditório,  palco, camarotes, etc. O local é é o centro de um amplo espectro de atividades e e eventos culturais. Há uma variedade de exposições sobre temas históricos com uma perspectiva atual ou exposições em temas atuais abordados com uma perspectiva histórica.

Museu do Teatro. Foto: site oficial

7. Estábulos Reais

Os estábulos reais estão em funcionamento desde 1740. A melhor carruagem do estábulo é o Golden State Coach, que foi construída em 1840 e é revestida com folha de ouro de 24 quilates. Há tours guiados (em inglês) aos sábado às 14h.

Carruagem toda dourada nos Estábulos Reais

8. Parlamento

É possível assistir a sessões do parlamento (Folketinget, em dinamarquês) nas galerias públicas ou fazer um tour guiado gratuito pelas dependências do parlamento em horários específicos.

Salão onde são realizadas as sessões do Parlamento. Foto: Heje

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Palácio Christiansborg

  • Endereço: Prins Jørgens Gård 1, 1218 Copenhagen, Dinamarca
  • Horários: 
    • Salões de Recepção: de maio a setembro diariamente de 9h às 17h / de outubro a abril de terça a domingo de 10h às 17h
    • Cozinhas Reais / Ruínas: de maio a setembro diariamente de 10h às 17h / de outubro a abril de terça a domingo de 10h às 17h
    • Estábulos Reais: de maio a junho e agosto a setembro diariamente de 13h30 às 16h / julho diariamente de 10h às 17h / de outubro a abril de terça a domingo de 13h30 às 16h
    • Museu do Teatro: terças, quartas e quintas de 11h às 15h / sábados e domingos de 13h às 16h
    • Torre: de terça a domingo de 11h às 21h
    • Parlamento: confira as datas disponíveis neste link / agende um tour neste link
  • Entrada: 
    • Ticket combinado com todos os acessos:  DKK 150
    • Salões Reais de Recepção: DKK 90
    • Cozinhas Reais ou Ruínas ou Estábulos : DKK 50
    • Capela Real: gratuita
    • Teatro Real: DKK 40
    • Parlamento: Entrada gratuita para as galerias públicas quando o parlamento estiver em sessão. / Entrada gratuita para tours guiados no Parlamento.

Leia mais sobre a Dinamarca:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário