Países em que brasileiros não precisam de visto

Atualizado em 25/02/2016

Você sabia que o passaporte brasileiro é um dos melhores do mundo? Sim, é verdade, nós brasileiros não precisamos de visto para entrar em vários países do mundo! Como o Brasil é um país pacífico, que não tem problemas que envolvem guerras e outros assuntos importantes de caráter internacional, somos muito bem vindos em vários cantos do mundo. Se você está na dúvida se aquele lugar em quem você está pensando em viajar precisa ou não de visto ou então está iniciando o planejamento das próximas férias e gostaria de optar por lugares em que não vai precisar gastar tempo e dinheiro correndo atrás de uma autorização de viagem, este post é perfeito para ajudá-lo a se planejar.

Em linhas gerais, o Brasil participa de um acordo com os países da América do Sul, havendo casos em que não é necessário sequer passaporte para poder entrar, uma vez que basta apresentar o documento de identidade. Na Europa, brasileiros podem permanecer, em geral, por até 90 dias sem necessidade de visto nos quase 30 países que fazem parte do Tratado de Schengen. Ao todo, segundo dados da consultoria Hanley & Partners, o brasileiro pode entrar em 146 países dos 193 países do mundo (número dos países reconhecidos pela ONU) sem precisar visto.

Como cada caso é um caso, vale conferir todas as informações em uma foto confiável, não é mesmo? O site oficial do governo brasileiro que divulga quais os documento necessários para entrar nos países é o Portal Consular do Itamaraty, responsável pelas relações internacionais. Lá estão todas as informações que você precisa saber para viajar para vários destinos no mundo.

NOVIDADE: Uma boa notícia que foi divulgada recentemente é que, a partir de março de 2016, os brasileiros que tiverem visto americano ou que tiveram passaporte canadense nos últimos 10 anos não precisaram de visto para entrar no Canadá! Leia mais detalhes neste post do blog Mikix no Mundo. ATUALIZAÇÃO: Veja informações sobre a questão da isenção do visto canadense para brasileiros no post super completo da Mirella do blog Viajoteca.

Mapa dos países em que brasileiros não precisam de visto

Um site que pode ajudar muito na hora de saber onde é preciso ter visto de entrada é o VisaMapper. Você seleciona a sua nacionalidade e é apresentado um mapa colorido que mostra os países que você precisa ou não de visto.

Mapa gerado pelo site VisaMapper
Mapa gerado pelo site VisaMapper

Na legenda do mapa, o país da nacionalidade esta é azul, no caso, o Brasil. Os países na cor roxa exigem que você tire o visto antes de desembarcar. Em verde claro estão os países que não exigem visto de entrada. Em verde escuro, estão os países que não exigem visto antecipado, mas você apenas receberá o aval para entrar no momento do desembarque no país. Em amarelo, os países em que é necessário fazer uma solicitação online. Em vermelho, países em que o visto é restrito ou proibido e em preto estão os países em que há informação insuficiente para falar sobre as exigências.

De qualquer forma, é sempre imprescindível validar a necessidade ou não de visto no site do Itamaraty que trata deste assunto de maneira oficial.

Ficou animado para fazer a próxima viagem? Conta para gente para onde você está planejando viajar!