País de Gales: O que fazer na capital Cardiff – Roteiro de 1 dia

0

Cardiff, a capital do País de Gales, é uma excelente opção de passeio de 1 ou 2 dias para quem está visitando longe. Nós não tínhamos muitas expectativas sobre a cidade, mas acabamos sendo surpreendidos por sua beleza e hospitalidade em um dia frio, mas super ensolarado de outono. Confira porque você deve tentar incluir a capital do País de Gales no seu roteiro de viagem pelo Reino Unido.

O PAÍS DE GALES E A CIDADE DE CARDIFF

País de Gales (Wales, em inglês e Cymru, em galês) é um dos países que compõem a Grã-Bretanha e o Reino Unido (veja a diferença entre eles neste post), tendo seu próprio parlamento. O país possui duas línguas oficiais: o inglês e o galês. A identidade nacional galesa surgiu entre os britânicos celtas após a retirada romana da Grã-Bretanha no século V e o País de Gales foi anexado pela Inglaterra a partir do século XVI. O símbolo do país é um dragão, que está inclusive em sua bandeira oficial. Sua capital e maior cidade é Cardiff (Caerdydd, em galês) com, aproximadamente, 350 mil habitantes e que está localizada a quase 250 km a oeste de Londres. Cardiff só se tornou capital de Gales em 1955. Uma curiosidade é que a cidade possui uma cerveja típica, chamada Brains, encontrada em todos os bares da cidade.

Bandeira do País de Gales

O QUE FAZER EM CARDIFF

Para ajudar você a organizar o seu dia na cidade, colocamos todas as nossas sugestões no mapa interativo abaixo com a localização correta de todos os locais. Em seguida, vamos detalhar cada uma das atrações citadas.

1. PRINCIPALITY STADIUM

Inaugurado em 1999, o Principality Stadium (antigamente Millennium Stadium) é o maior estádio do país, com capacidade para 74.500 espectadores. Ele fica em uma posição privilegiada às margens do Rio Taff, proporcionando uma linda vista. O estádio é super moderno e possui teto retrátil. Ele recebe, principalmente, jogos de rugby e algumas partidas de futebol (foi um do estádios usados para partidas de futebol nas Olimpíadas de Londres em 2012). O estádio vai receber a final da Champions League de 2017 no dia 3 de junho. Nós estivemos visitando a cidade em um dia de jogo de rugby entre as seleções de Gales e África do Sul e o clima não poderia ser mais animado e amistoso! Pubs e ruas cheias e todo mundo animadíssimo aguardando a partida! Em dias em que não há nenhum evento específico, há tours disponíveis pelas principais áreas do estádio.

  • Endereço: Westgate St, Cardiff CF10 1NS
  • Tours (reserve online)
    • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 10h às 16h
    • Preço: £12.50
Torcedores do time da casa animadíssimos para o início da partida

2. CARDIFF MARKET

Inaugurado 1891, este prédio em estilo vitoriano abriga o mercado fechado da cidade. Ali vende-se um pouco de tudo! O mercado é composto por dois níveis de compra, um piso térreo e um nível de varanda que recomendamos que você suba para ter uma vista panorâmica do local.

  • Endereço: St Mary St, Cardiff CF10 1AU
  • Horários: diariamente de 8h às 17h30

Mercado de Cardiff, País de Gales 🇬🇧😃 #viajonarios #cardiff #wales #paisdegales #mercado #cardiffmarket #uk #reinounido

A post shared by Viajonários ✈️🌎📷🍷🍴⚽️🎥 (@viajonarios) on

3. IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Esta é a única igreja pré-medieval localizada no centro da cidade, construída inicialmente como uma capela por volta de 1180. Ela é um símbolo importante da cidade, uma vez que é o edifício mais antigo da cidade. A igreja atual começou a ser construída por volta de 1460 e possui uma torre de 40 metros de altura.

  • Endereço: St John St, Cardiff CF10 1GJ, UK
  • Entrada: gratuita
Torre da Igreja de São João Batista
Parte interna da igreja

4. CASTELO DE CARDIFF

Este belo castelo em estilo gótico localizado no centro da cidade, começou a ser construído através de uma torre de menagem no século XI por invasores normandos. Anteriormente, no local havia um antigo forte romano do século III. A partir do século XV, foram realizados extensos trabalhos de expansão do castelo e no século XVIII, o castelo passou a pertencer a John Stuart, terceiro Conde de Bute. No início do século XIX, o castelo foi ampliado e renovado num estilo neogótico, transformando-o em um belo palácio com salas muito bonitas. Nesta época também foi incorporada a bela Torre do Relógio, um dos destaques do castelo. Em 1947, o castelo deixou de ser uma propriedade particular e passou a pertencer à cidade, tornando-se uma das principais atrações turísticas da capital de Gales. Além de visitar o Castelo, é possível ver uma exposição histórica sobre guerras no piso inferior em que está localizada a bilheteria e um Café.

  • Endereço: Castle St, Cardiff CF10 3RB
  • Horários: diariamente de novembro a fevereiro de 9h às 17h / de março a outubro de 9h às 18h
  • Entrada: £12 (inclui audio guide) / £15 com um tour guiado por dentro do castelo
Entrada do Castelo de Cardiff
Torre do Relógio
A construção original do século XI
O magnífico salão árabe
Sala de jantar do castelo
Detalhe da beleza da decoração

5. ANIMAL WALL

O muro que contorna a parte da frente do Castelo até o Bute Park, foi feito por William Burges e é conhecido como Animal Wall devido à existência de diversas esculturas de animais em pedra.

Estátua no Animal Wall

6. BUTE PARK

Bute Park é o maior parque da cidade (130 acres), localizado ao lado do Castelo de Cardiff. O nome do parque é uma homenagem ao terceiro marquês de Bute, cuja família foi proprietária do castelo. Foi o quinto marquês de Bute que doou o parque para a cidade em 1947. O local é belíssimo, com uma flora diversificada e vistas belíssimas, ficando às margens do Rio Taff. Dali, saem os barcos que partem para a área sul da cidade próxima a baía de Cardiff (falaremos em seguida).

  • Endereço: North Rd, Cardiff CF10 3DX
  • Horários: diariamente de 7h30 até meia hora antes do anoitecer
Muralha do castelo vista do Bute Park
Bute Park no outono

7. PREFEITURA DE CARDIFF

Construída no estilo renascentista inglês, a Prefeitura foi inaugurada em 1906, um ano depois que Cardiff recebeu o status de cidade. A fachada é imponente e impressiona pelo tamanho. Com belíssimos salão finamente decorados, este local também serve para vários tipos de eventos que acontecem na cidade.

  • Endereço: Gorsedd Gardens Rd, Cardiff CF10 3ND
Prefeitura de Cardiff

8. MUSEU NACIONAL DE CARDIFF

Fundado em 1905, o National Museum Cardiff é o principal museu e galeria de arte da cidade. O museu conta com coleções belíssimas de arqueologia, botânica, arte fina e aplicada, geologia e zoologia. A galeria de arte abriga obras importantes de famosos artistas galeses.

  • Endereço: Cathays Park, Cardiff CF10 3NP
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: gratuita

9. QUEEN STREET

Queen Street é uma rua que, na verdade, é mais um grande calçadão comercial para pedestres com vários restaurantes e lojas. Para quem quer fazer compras, é uma ótima opção porque tende a ter preços melhores que os encontrados em Londres. Entre as opções de complexos para compras estão:

Centro animado da cidade

10. PASSEIO DE BARCO PELO RIO TAFF

Se você reparou bem no mapa interativo que colocamos no início do post, há duas áreas mais interessantes para conhecer em Cardiff: o centro da cidade e a área da baía. Você pode se deslocar a pé de uma área para outra, mas vai demorar cerca de meia hora, sem ter nada muito interessante para ver. Por isso, a nossa dica é que você use o barco como transporte. Duas empresas oferecem o serviço de, aproximadamente, 25 minutos de deslocamento: a Cardiff Boat e a Cardiff Aqua Bus.

  • Onde embarcar: Bute Park (perto da Ponte Cardiff) e próximo a Mermaid Quay
  • Horários: diariamente entre 10h e 17h
  • Ticket: £4 por trecho
Durante o passeio de barco

11. WALES MILLENNIUM CENTRE

Este belíssimo edifício que compreende 4.7 acres e é um centro de arte e cultura. Ele foi inaugurado em duas fases (2004 e 2009) e ficou prontinho para receber apresentações de ópera, ballet, dança, teatro, stand ups e musicais. Além de abrigar um grande teatro, há dois halls menores com lojas, bares e restaurantes. O Centro de Visitantes da cidade também fica localizado no edifício.

  • Endereço: Bute Pl, Cardiff Bay CF10 5AL
Wales Millennium Centre

12. PIERHEAD BUILDING

Este prédio em cor de tijolo, que se destaca na área, foi construído em 1897 era o edifício sede da Bute Dock Company. A torre do relógio é chamada carinhosamente de “Big Ben de Gales”, por lembrar o seu irmão famoso de Londres. Atualmente, o local abriga um museu de história galesa.

  • Endereço: Pierhead Building, Cardiff CF10 4PZ, UK
  • Horários: diariamente de 10h30 às 16h30
O “Big Ben” de Gales

13. MERMAID QUAY

Aberta em 1999, essa é uma das áreas mais vibrantes e bonitas da cidade. O “Cais da Sereia”, em português, é uma região animada que foi revitalizada e se tornou um centro comercial de 14 mil m², recheado de bares, restaurantes e lojinhas. A área “ferve” durante os dias mais quentes de verão. Confira a lista de estabelecimento neste link.

Mermaid Quay

14. TECHNIQUEST

Essa é uma dica ótima para quem tem filhos pequenos. O Techniquest é um museu de ciência localizado às margens da baía de Cardiff. Ele foi fundado em 1986 com o objetivo de ser um centro de aprendizagem estilo “hands-on” (mãos à obra). O museu inclui um teatro, um planetário e um centro interativo.

  • Endereço: Stuart St, Cardiff CF10 5BW
  • Horários: de segunda a sexta de 9h30 às 16h30 / sábados, domingos e feriados (inclusive quando caem em segundas-feiras) de 10h às 17h / fechado às segundas-feiras
  • Entrada: £6.80 adultos / £5.40 crianças de 4 a 16 anos

15. CARDIFF BAY

A baía de Cardiff é uma área criada pela Barragem de Cardiff, ao sul da cidade. A regeneração da baía de Cardiff é considerada um dos projetos mais bem sucedidos da regeneração no Reino Unido. A baía é composta por dois rios (Taff e Ely) que formam juntos um lago de água doce de 2 km². Existem passeios de barco que podem ser feitos na região da baía e duram, aproximadamente, 45 minutos.

Baía de Cardiff
Área da Baía de Cardiff

BÔNUS: DOCTOR WHO EXPERIENCE

Para que é mega fã da série de televisão Doctor Who, a dica é conhecer a Doctor Who Experience, que conta com figurinos, objetos utilizados na série e muitas informações sobre os personagens. Ainda não ficou satisfeito? Tem um tour passando pelos locais de gravação da série na cidade.

  • Endereço: Porth Teigr Way, Cardiff CF10 4GA, UK
  • Horários: de 10h às 17h, mas os dias da semana variam conforme as estações do ano (confira no site oficial)
  • Entrada: £14 online / £16 na bilheteria

ONDE COMER EM CARDIFF

No período que antecede o Natal, a praça central de cidade fica repleta de barraquinhas decoradas que vendem comidas e bebidas típicas. Aproveite muito! Mas se você não vai nesta época, separamos algumas sugestões gostosas e super recomendadas na cidade.

Delicioso waffle no Coffee Barker

ONDE SE HOSPEDAR EM CARDIFF

Nós fizemos um bate-volta de Londres e acabamos não nos hospedando em Cardiff. No entanto, se você tem planos de pernoitar na cidade, confira essas dicas que separamos de hotéis bem localizados e bem avaliados pelos usuários no site do nosso parceiro Booking.com:

COMO CHEGAR A CARDIFF

Para quem está em Londres, é possível ir de trem ou de ônibus até a cidade (em torno de 3h30 a 4h). Os trens saem de duas estações de Londres para a estação Cardiff Central: London Paddington e London Waterloo. Há trens que fazem o trajeto direto (viagem dura cerca de 2h20) e, em alguns casos, é preciso fazer troca de trem (viagem dura cerca de 2h45). Fique atento na hora de comprar no site da National Rail ou Train Line. Como o País de Gales faz parte do Reino Unido, não é preciso levar o passaporte com você porque não há imigração.

Estação Cardiff Central

EXCURSÃO A PARTIR DE LONDRES

Para quem prefere fazer fazer uma excursão em grupo, há ônibus de turismo que saem de Londres e passam o dia na cidade. Confira: Viagem diurna a Cardiff saindo de Londres.


Leia mais sobre passeios a partir de Londres:

Deixe seu comentário