Os melhores países para envelhecer

0

Você pode até nem estar pensando em aposentadoria, mas sempre é bom já ir pensando no longo prazo, não é mesmo? Existe um organismo chamado Help Age International que avalia a condição de vida para os idosos e vários países do mundo para avaliar quais são os que apresentam as melhores condições para envelhecer de maneira saudável e com qualidade de vida. Assim, elabora-se um relatório com os melhores do mundo para envelhecer.

No relatório divulgado em 2015, a Help Age International elaborou um ranking considerando 4 diferentes aspectos, conforme falamos abaixo:

  • Segurança de renda: entre os fatores considerados, avalia se o país tem regras para pensão
  • Segurança da saúde: neste aspecto é avaliada a expectativa e qualidade de vida da população do país
  • Capacitação: esta dimensão verifica qual é tipo de trabalho exercido pelo idoso e a sua formação ou capacitação
  • Ambiente favorável: avalia-se o ambiente em que o idoso vive dentro do seu país

OS MELHORES PAÍSES PARA ENVELHECER

No estudo, foram avaliados 96 países do mundo. Os primeiros lugares foram dominados por países europeus (Suíça, Noruega, Suécia, Alemanha), pelo Canadá (em quinto lugar), Holanda, Islândia, Japão, Estados Unidos e, fechando o top 10, Reino Unido.

O nosso querido Brasil, infelizmente, só ficou em 56º lugar, por vários problemas que já conhecemos de acesso à saúde, capacitação e ambiente.  Na América Latina, as melhores colocações ficaram com o Panamá (20º lugar) e o Chile (21º lugar).

Nas últimas posições do ranking divulgado estão países muito pobres ou em constantes guerras que se arrastam há anos como Gana, Honduras, Jordânia, Iraque, Uganda, Zâmbia, Paquistão, Moçambique e, em último lugar, Afeganistão.

Para ver o estudo completo, em PDF, clique neste link. A tabela abaixo mostra o ranking completo com a classificação dos 96 países avaliados.

Ranking dos países no estudo de melhores lugares para se envelhecer. Figura: site oficial
Ranking dos países no estudo de melhores países para se envelhecer. Figura: site oficial

Deixe seu comentário