Os melhores lugares para ser expatriado

Quem nunca teve aquela vontade de jogar tudo para o alto e ir morar fora? Pois é, nem sempre tudo é aquela maravilha que se pensa! Recentemente foi divulgada uma pesquisa muito interessante coordenada pelo banco HSBC que avalia quais são os melhores lugares para ser expatriado, ou seja, morar fora do seu país de origem. O nome da pesquisa é Expat Explorer Survey e ela procura entender quais são os melhores lugares para um estrangeiro trabalhar e criar uma família em um país que não é de sua origem.

COMO É A PESQUISA

A ideia é avaliar como é o dia-a-dia do expatriado, não somente em questões relacionadas à carreira, mas também estilo de vida, condições econômicas, segurança do trabalho, renda, facilidade de fazer amigos e qualidade de vida para a família do expatriado. Foram avaliados 22 mil expatriados em 39 países diferentes, inclusive o Brasil que, infelizmente, ficou em último lugar (39ª posição)! Quem quiser saber um pouco mais do resultado do Brasil, pode acessar este link. Outros países que não ficaram entre os 10 melhores da pesquisa são:  Estados Unidos (16ª posição), Reino Unido (23ª posição), França (29ª posição) e Itália (38ª posição). Veja o resultado completo da pesquisa completa neste link.

OS 10 MELHORES LUGARES

Vamos conhecer o top 10, ou seja, os 10 melhores países para morar fora como um expatriado? Segue a lista:

10. Suíça

80% dos entrevistados disseram que a Suíça proporcionam condições melhores ou igual quando compara-se o próprio país de origem do expatriado.

Zurique, a maior cidade da Suíça. Foto: Creative Commons, chensiyuan.
9. Emirados Árabes Unidos

A maior parte dos entrevistas considera que a economia do país é forte e recebem altos salários.

8. Taiwan

O ponto forte de Taiwan é o sofisticado estilo de vida, segundo os expatriados.

7. Austrália

A Austrália disponibiliza um equilíbrio maior entre vida pessoal e profissional segundo os entrevistados na pesquisa.

Sydney, não é a capital, mas é a cidade mais populosa da Austrália. Foto: Creative Commons, Adam J.W.C.
6. Canadá

75% dos respondentes disseram que é muito fácil se integrar com o povo canadense e com a cultura do país.

5. Alemanha

Os entrevistados consideram como pontos fortes na Alemanha a segurança no trabalho e programas de saúde de altíssima qualidade.

Cidade de Frankfurt, na Alemanha
4. Bahrein

70% dos expatriados disseram que conseguem guardar mais dinheiro morando no Bahrein do que costumavam economizar em seus países de origem.

3. Suécia

A Suécia foi considerado o melhor países em termos de qualidade para se ter uma família e ter os filhos dos expatriados crescerem.

Estocolmo, na Suécia, Fonte: Cretive Commons, Micha Krautwasser
2. Nova Zelândia

A Nova Zelândia foi considerado o primeiro país do ranking em questões relacionadas a experiências, como fazer amigos, por exemplo.

1. Cingapura

Mais de dois terços dos expatriados disseram que se mudar para Cingapura aumentou a sua qualidade de vida como um todo.

Cingapura. Foto: Creative Commons, Nicolas Lannuzel