Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações

6
Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Seguros Promo

A Opera House de Sydney é um dos maiores símbolos não só da cidade como também do país. Nós sempre tivemos a curiosidade de saber como ela era por dentro e quando soubemos que são oferecidos tours guiados para visitá-la, aproveitamos nossa passagem pela cidade para incluir no roteiro. Portanto, se você também tem curiosidade para conhecer um pouco mais deste ícone australiano, confira como é o tour na Opera House de Sydney.

A OPERA HOUSE DE SYDNEY

Construída entre 1959 e 1973, a Opera House de Sydney é uma casa de espetáculos localizada na baía de Sydney, que se tornou um dos maiores ícones da Austrália. Ela foi projetada pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, após seu projeto ser selecionado em uma competição.

O impressionante edifício, em design expressionista moderno, é formado por uma uma série de grandes “conchas” de concreto pré-moldado. As conchas possuem mais de 1 milhão de azulejos de duas cores diferentes: branco brilhante e creme fosco. Ele é suportado em 588 pilares de concreto afundados até 25 metros abaixo do nível do mar. Além do azulejo das conchas e das paredes de cortina de vidro dos espaços do saguão, o exterior do edifício é em grande parte revestido de painéis agregados compostos de granito rosa.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Detalhe dos azulejos que recobrem as “conchas” da Opera House
PERCALÇOS NO MEIO DO CAMINHO…

No entanto, nem tudo saiu perfeito durante a construção da Opera House. O projeto inovador sofreu atrasos constantes devido às dificuldades de tirá-lo do papel e encontrar condições técnicas de engenharia. Devido a isso, o custo do projeto aumentou astronomicamente, causando uma tensão enorme entre o governo australiano e equipe do projeto. Em 1965, após a eleição de 1965 do Partido Liberal, com Robert Askin se tornando primeiro-ministro do estado de New South Wales (estado onde fica Sydney), a tensão atingiu o seu ápice.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Paulo observa a Opera House

Utzon foi altamente relutante em responder a perguntas ou críticas do Comitê Executivo da Sydney Opera House. Ele estava com dificuldades de pagar sua própria equipe e, após várias ameaças de demissão, acabou sendo desligado do projeto e nunca viu pessoalmente sua grande obra-prima concluída. Somente em 1973, a Opera House foi inaugurada, contando com a presença ilustre da rainha Elizabeth II, chefe maior da Commonwealth. Utzon não foi convidado para a cerimônia de abertura e seu nome não foi sequer mencionado.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
A Opera House e a Sydney Harbour Bridge a partir do Royal Botanic Gardens
A OPERA HOUSE NOS DIAS ATUAIS

Em 2007, a Opera House de Sydney entrou para a seleta lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Atualmente, mais de 8 milhões de pessoas visitam a Opera House anualmente, assistindo a espetáculos variados que incluem apresentações da Opera Australia, da Sydney Theatre Company e da Sydney Symphony Orchestra, além de muitos outros shows e eventos com companhias e artistas nacionais e internacionais.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Foto panorâmica da Opera House e Sydney Harbour Bridge

MAPA DA OPERA HOUSE DE SYDNEY

Como dissemos, a Opera House de Sydney é enorme e há muitas estruturas. Vamos explicar as principais delas ao longo deste post. O complexo da Opera possui várias salas, bares e restaurantes. O mapa abaixo dá uma ideia do que encontrar por lá.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Mapa da Opera de Sydney. Figura: site oficial

Leia mais: Austrália: O que fazer em Sydney – Roteiro de 5 ou 6 dias

 

AS SALAS DE ESPETÁCULOS DA OPERA HOUSE

A Opera House de Sydney é composta por seis salas de espetáculos que abrigam uma variedade de apresentações. Mais de 2 mil eventos são realizados todos anos. Portanto, algo em torno de 40 espetáculos são oferecidos todas as semanas! E por essas salas já passaram de tudo um pouco, desde eventos de música clássica a shows de rock, palestras, circo, ópera, balé, teatro e muito mais. Vale lembrar que a área externa da Ópera, conhecida por Forecourt, também serve como um espaço de espetáculos ao ar livre e já contou com apresentações de Björk, Sting e muitos outros. Confira que tipos de espetáculos são exibidos em cada uma das salas da Opera House de Sydney:

1. CONCERT HALL

Concert Hall é o coração da Ópera de Sydney e a maior sala do complexo. Com capacidade para mais de 2 mil assentos, é aqui que ocorrem as apresentações de orquestras e alguns shows de música contemporânea. Com uma acústica impecável, é possível sentar-se ao redor de todo o palco. Além da Orquestra Sinfônica de Sydney, já se apresentaram nomes como Luciano Pavarotti, Janet Jackson e Prince.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
A belíssima sala Concert Hall

2. JOAN SUTHERLAND THEATRE

Esse teatro homenageia a Joan Sutherland, chamada de ‘La Stupenda’ e a ‘voz do século’ por suas performances poderosas. Esta a é segunda maior sala da Opera House, com mais de 1,5 mil assentos. O fosso da orquestra tem capacidade para até 70 músicas. É neste teatro que são exibidas as apresentações do The Australian Ballet. O local também abriga apresentações de música, palestras, comédias e música contemporânea. Até mesmo Yoko Ono já este neste palco.

3. DRAMA THEATRE

O Drama Theatre é o mais intimista dos dois teatros de proscênio, com capacidade para 544 pessoas. É neste teatro que são apresentadas peças dramáticas da companhia de teatro Sydney Theatre Co e Bangarra Dance Theatre. Ele abriga dois festivais especiais todos os anos:  “All About Women Festival” e “The Festival of Dangerous Ideas”. Por lá ja passaram grandes nomes como Mel Gibson, Toni Colleti, Geoffrey Rush, e Sir Ian McKellen.

4. THE PLAYHOUSE

Este é um espaço pequeno, que recebe recebe produções para jovens audiências, espetáculos dança, stand-up comedy e experiências teatrais experimentais. Foi originalmente destinado a recitais de orquestra de câmara, mas desde então foi adaptado para criar um espaço descontraído para 398 pessoas.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

5. THE STUDIO

Esta sala foi construída para ter flexibilidade, mudando para atender às necessidades de diversas produções. Performances para públicos mais jovens acontecem durante o dia e os melhores atos de cabaré e circo do mundo encantam o público à noite. O espaço abriga, no máximo 300 pessoas.

6. THE UTZON ROOM

O arquiteto da Ópera de Sydney, Jørn Utzon, completou o projeto de apenas um dos cômodos – agora chamado de sala Utzon. Com apenas 200 lugares, a parede ocidental é adornada com uma vibrante tapeçaria. O teto apresenta vigas de concreto e a parede leste é composta de janelas do chão ao teto que dão para o Jardim Botânico da Sydney Harbour. A Utzon Room oferece performances frequentes de música de câmara, oferecendo ao público uma experiência íntima.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Cadeiras confortáveis da Opera House

TIPOS DE TOURS NA OPERA HOUSE DE SYDNEY

Confira todos os tipos de tours oferecidos pela Opera House de Sydney. No final do post, você vai encontrar mais informações sobre horários e preços.

1. THE SYDNEY OPERA HOUSE TOUR

Este é o principal tour oferecido pela Opera House de Sydney e procura mostrar o porquê a casa de espetáculos é um local tão inspirador. Os guias compartilham histórias sobre a construção do edifício e muitas informações interessantes desde sua abertura. Algumas das várias salas de espetáculo são visitadas durante o passeio. Lembre-se de que o tour envolve subir/descer cerca de 300 degraus e não há elevadores que levam de uma sala de espetáculos para outra. É possível combinar o tour com uma refeição no Opera Bar, restaurante localizado na Opera House. Para isso, compre o ingresso específico (mais informações no final do post).

2. TOURS EM OUTROS IDIOMAS

Os tours na Opera House de Sydney são feitos, em sua grande maioria, em inglês. Mas, existe também a possibilidade de fazer tours especiais em outros idiomas. Estão disponíveis horários com tours em mandarim, japonês, coreano, espanhol, francês e alemão. Como a demanda é menor, há menos opções de dias e horários. Por isso, vale a pena garantir o seu ingresso com antecedência. Em espanhol, há tours todas as terças, quintas e sextas-feiras às 15h. Para mais informações, visite o site oficial e clique no idioma desejado.

3. BACKSTAGE TOURS

Esse tour é muito mais profundo (e muito mais caro) do que o tour convencional pela Ópera de Sydney. O objetivo é entrar nos detalhes dos bastidores da casa de espetáculos, com um grupo pequeno de visitantes. Por isso, através dele é possível conhecer espaços não acessíveis normalmente ao público. Os guias prometem compartilhar segredos internos e muitas informações interessante não encontradas facilmente em outros lugares.

4. JUNIOR ADVENTURE TOURS

Tours focados para crianças oferecidos somente em período de férias escolares. O tour procura envolver os pequenos para descobrir segredos misteriosos e fatos incomuns da Ópera de Sydney. Ele é repleto de atividades interativas e jogos para toda a família. Este tour só é indicado para crianças que tenham inglês fluente.

NOSSA EXPERIÊNCIA NO TOUR DA OPERA HOUSE

A esta altura você deve saber que escolhemos fazer o tour número 1, o principal oferecido no local. Até cogitamos pegar o combo de tour + refeição, mas acabamos desistindo devido à inexistência de opções veganas no cardápio oferecido pelo tour (não é qualquer coisa do cardápio que você pode escolher). Dica: Lembre-se de usar o banheiro antes do seu horário de início, pois não há paradas durante o tour.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Hora do tour na Opera House

ANTES DO TOUR

Compramos nossos tickets pela internet (o preço tem 10% de desconto) e, próximo ao horário, nos encaminhamos para o subsolo onde fica a bilheteria do Welcome Centre. Mostramos o comprovante da compra para um funcionário da bilheteria, que nos deu os tickets. Ao lado da bilheteria fica um guarda-volumes (é proibido ir com com malas grandes no tour). O ponto de encontro para o início do tour é exatamente em frente à bilheteria. A guia apareceu, confirmou o nosso horário e começou a nos distribuir fones de ouvido para que a ouvíssemos bem durante o percurso. Ela nos levou até um elevador (o único do passeio todo) perto do bar “The Lounge” para chegar ao primeiro nível. De lá, ela ligou uma escada rolante somente para nós subirmos até o próximo piso e começar o passeio propriamente dito.

PRIMEIRA SALA

Nosso tour começou na Playhouse, a sala pequena sala da Opera que tem capacidade para menos de 400 assentos. Segundo nossa guia, a sala foi construída, inicialmente, para abrigar um cinema. Atualmente, uma série de eventos variados são sediados no local. As outras salas menores (The Drama Theatre, The Studio) são bem semelhantes a ela e, por isso não foram incluídas no tour. Nesta sala, a guia nos passou as primeiras informações sobre a construção do edifício, seu arquiteto dinamarquês e informações sobre todo a história do local. Nós sentamos nas poltronas da sala para assistir a um video explicativo sobre todo esse contexto. Saindo da sala, ficamos admirando uma das áreas que abriga um bar que funciona durante o período de eventos da Opera House. A arquitetura é realmente impressionante! Subimos as escadas até chegar a uma área onde se pode ter uma ampla vista da Sydney Harbour Bridge. Não pudemos chegar pertinho da janela porque estava ocorrendo um coquetel da companhia de ballet.

SEGUNDA SALA

Em seguida, a guia nos levou para a Concert Hall, a maior, principal e mais bonita sala de toda a Opera. Ela nos avisou que não poderíamos tirar fotos porque a Orquestra Sinfônica estaria ensaiando. No entanto, ao entramos no local, o ensaio já havia sido encerrado. Sendo assim, ela nos permitiu sentar nas poltronas e tirar algumas fotos do local rapidamente. O lugar é impressionante! A sala é belíssima, com uma excelente iluminação e com um grande órgão ao centro. As cadeiras ficam ao redor de todo o palco, até mesmo atrás. Nós nos lembramos do concerto que assistimos na Sala São Paulo, perto da estação da Luz na cidade de São Paulo, que tem uma acústica incrível também. Não que estejamos querendo “puxar a sardinha” para o Brasil, mas embora a Concert Hall seja incrível, ainda achamos a Sala São Paulo mais legal!

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
A Concert hall impressiona pela beleza

TERCEIRA SALA

Saindo de lá, atravessamos para o outro lado da Ópera e paramos na área do bar que fica aberto durante os eventos. Em uma televisão, a guia nos passou um video que mostrava mais informações sobre a construção da Opera e dificuldades enfrentadas para colocar de pé algo tão diferente e inovador. É mostrado também que o norueguês, “pai do projeto”, não conseguiu ver sua obra completa ao vivo.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Esta área da Opera fica pertinho das águas da baía com vista para a ponte
Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Sydney Harbour Bridge vista da Opera House

Após o video, fomos visitar a terceira e última sala do tour, Joan Sutherland Theatre, segunda maior do complexo. Como estava havendo ensaio da companhia de ballet, não pudemos nem sentar nem tirar fotos do local. Ficamos alguns minutinhos em silêncio assistindo ao ensaio e saímos. Descemos as escadas rolantes e nosso tour terminou no Upper Level. Devolvemos os fones de ouvido e nos encaminhamos para a área externa para observar melhor a arquitetura antes de irmos almoçar.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Nós e a Ópera House

O TOUR NA OPERA HOUSE VALE A PENA?

Sim, muito! A Opera House é um dos maiores símbolos da Austrália! Nós gostamos muito de conhecê-la por dentro e ter mais informações e aprender sobre sua história e construção. Mesmo quem vai assistir a um espetáculo lá dentro, não tem a oportunidade de visitar as outras salas. Por isso, o tour é muito interessante. No entanto, achamos que o tour não é recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção porque, por conta de sua estrutura, não há elevadores ou rampas. Segundo a guia, há um projeto para incluir elevadores em um futuro breve, mas não será possível colocar em todos os andares, já que o teto da Opera House é totalmente irregular.

ONDE COMER E BEBER NA OPERA HOUSE

Confira todas as opções de lugares (restaurantes, bares, quiosques) disponíveis para comer e beber na Opera House de Sydney:

  • BENNELONG Restaurante refinado de alta gastronomia australiana. Recomenda-se agendar com antecedência.
  • OPERA BARIdeal para um almoço informal e refeições pré-teatro. Bom para tomar um vinho ao ar livre com vista para a Sydney Harbour Bridge.
  • OPERA KITCHENCom mais de 60 pratos no menu, o Opera Kitchen oferece café da manhã, almoço, jantar . As crianças são bem-vindas e há um menu especial para elas.
Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Que tal tomar um vinho com uma vista da baía de Sydney?
  • PORTSIDEBoa opção para uma experiência de jantar com vista panorâmica de Sydney. O restaurante oferece um menu à la carte de jantar casual. Há refeições para crianças, bem como opções pré-teatro.
  • THEATRE BARSOs bares dos teatros são quiosques localizados dentro da Opera House com o objetivo de atender àqueles que vão assistir a algum espetáculo no local. Há uma variedade de lanches e bebidas pré ou pós espetáculo.
  • THE LOUNGELocalizado no foyer de entrada no nível perto da bilheteria, oferece petiscos e bebidas.

BILHETES E EXCURSÕES DA OPERA HOUSE

COMO CHEGAR À OPERA HOUSE DE SYDNEY

A Opera House de Sydney fica a 5 minutos a pé da região do Circular Quay, cais de onde partem diversos barcos de passeio e transporte da cidade. Portanto, o local é servido por diversas linhas de ônibus e também conta com a presença da estação de trem Circular Quay. Recomenda-se fazer uma simulação no Google Maps para identificar qual é a maneira mais adequada para você chegar ao local, dependendo da localização do seu hotel ou lugar onde estará. Para mais informações, visite o site oficial de transportes do estado de New South Wales, onde se localiza a cidade de Sydney.

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações
Opera House durante a noite

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


Sydney Opera House

  • Endereço: Bennelong Point, Sydney NSW 2000, Austrália
  • Tickets para Shows: veja tudo o que está rolando no momento acessando este link
  • Tours:
    • Em inglês:
      • Horários: diariamente entre 9h às 17h, a cada 15 ou 30 minutos, com duração de 1 hora
      • Tickets: AUD$ 40 (somente tour) / AUD$ 67 (tour + refeição no restaurante local) – 10% de desconto para compra online
    • Em outros idiomas:
      • Horários: variam conforme o idioma e possuem uma duração de 1 hora
      • Tickets: AUD$ 40 (somente tour) / AUD$ 67 (tour + refeição no restaurante local) – 10% de desconto para compra online
  • Backstage Tour (somente em inglês):
    • Horários: diariamente às 7h com duração de 2 horas e meia
    • Tickets: AUD$ 175 – 10% de desconto para compra online
  • Junior Adventure Tours (somente em inglês e para crianças):
    • Horários: ocorre somente em período de férias escolares e tem duração de 1 hora
    • Tickets: AUD$ 22
    • Observação: crianças precisam estar acompanhadas por um adulto responsável que deve pagar AUD$ 32

Guarde esta dica no Pinterest!

Visitando a Opera House de Sydney: tours e informações


Leia mais sobre a Austrália:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
   

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui