Bélgica: Guia de onde comer em Bruxelas (com mapa!)

0

Antes mesmo de chegarmos a Bruxelas tínhamos lido tanta coisa sobre a gastronomia incrível da cidade que estávamos ansioso para saborear suas deliciosas iguarias. E a cidade não nos decepcionou e se tornou um dos melhores lugares que já comemos em viagem. Aqui você vai encontrar um mini guia de onde comer em Bruxelas para esquecer um pouco da dieta e aproveitar as delícias da culinária belga.

BÉLGICA: GUIA DE ONDE COMER EM BRUXELAS

Nós já havíamos publicado no post “5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro” algumas comidinhas e guloseimas belgas que valem a pena serem incluídas no cardápio. Neste post, nos aprofundamos e damos várias sugestões de lugares para comer. Para ajudar na localização e programação da sua viagem, colocamos todas as dicas no mapa interativo abaixo. Em vermelho, estão dicas de restaurantes; em roxo, dicas de bares para tomar uma das deliciosas cervejas belgas; em azul, um festival de delícias como chocolates, waffles e batatas fritas belgas.

RESTAURANTES

  • L’Entrée des Artistes: Restaurante com ambiente gostoso, mesinhas tanto na calçada quanto no salão que serve ma comidinha belga incrível. Comemos Flemish Carbonades, uma carne de panela super macia feita na cerveja belga, acompanhada das melhores batatas fritas da vida! Uma das funcionárias fala português. (Place du Grand Sablon 42)
Flemish Carbonades, carne com cerveja e acompanhada de batata frita belga
  • Chez Léon: Restaurante aconchegante com um cardápio recheado de pratos franceses e belgas. Uma das especialidades é Moules Frites, mexilhões acompanhados de batatas fritas. (Beenhouwersstraat 18)
  • Restaurant de l’Ogenblik: Esse é um dos melhores restaurantes que já fomos na vida! Fomos a convite de nossos amigos franceses que moram em Bruxelas. O restaurante é super pequeno e escondido, mas serve incríveis pratos da culinária francesa. Só tem um probleminha, o cardápio só é disponibilizado em francês, mas juramos que vale a pena! (Galerie des Princes 1)
Entradinha: um queijo brie assado com saladinha
Fritas com strogonoff francês
  • Brasserie Horta: Restaurante localizado dentro do Museu dos Quadrinhos de Bruxelas, disponibiliza pratos da culinária francesa e belga. (Rue des Sables 20)
  • Le Perroquet: Restaurante descontraído, ótimo para comer as famosas pitas, pãezinhos com vários tipos de recheios. O cardápio tem diversos recheios para as pitas. Pedimos uma salada grande e mais duas ou três pitas por pessoa. (Rue Watteeu 31)
Pitas recheadas são a especialidade da casa
  • La Roue d’Or: Um lugar gostoso, com atendimento impecável e cardápio variado com iguarias da culinária belga. (Rue des Chapeliers 26)
  • Giannino: Uma boa pedida perto da Grand Place para saborear comidas italianas. (Rue du Marché aux Fromages 26)
Comida italiana é sempre uma boa opção
  • Hard Rock Cafe Brussels: Rede americana famosa com várias unidades pelo mundo. No cardápio, um pouco de tudo: sanduíches, saladas, massas, hambúrgueres e pratos americanos. (Grand Place 12A)
  • Tapas Locas: Ambiente mega descontraído e um lugar gostoso para comer tapas espanholas acompanhadas de uma boa sangria. (Rue du Marché au Charbon 74)
Tapas espanholas
  • Ellis Gourmet Burger: Rede de hamburguerias famosa na Bélgica. É possível montar seu sanduíche com os ingredientes que desejar. (Sint-Katelijneplein 4 /Place Jourdan 20)
  • Gaufre de Bruxelles: Local simples e uma opção interessante para tomar um café da manhã (há alguns tipos de combos) próximo a Grand Place. (Rue du Marché aux Herbes 113)
Café da manhã com croissant, frios, salada de fruta, suco de laranja e café

GULOSEIMAS

  • Chocolates: Os chocolates belgas são muito famosos pela sua qualidade e sabor incrível. Além de chocolates e bombons, muitas das chocolaterias oferecem doces preparados com seus deliciosos chocolates. Há diversas marcas e lojas espalhadas pela cidade. Na dúvida, prove um pouco de todas!
  • Waffles:
    • The Waffle Factory: Waffles deliciosos e diferentes do convencional. Há waffles recheados com sabores doces e salgados. (Rue du Lombard 30)
    • Mokafé (Galerie du Roi 9)
    • Maison Dandoy: Loja famosa também pelos seus biscoitos. O serviço é péssimo na unidade localizada na Rue Charles Bulls 14, do lado da Grand Place, fomos muito mal tratados do começo ao fim e não recomendamos.
    • Le Funambule (Taborastraat 9)
  • Batata frita:
Batata frita especial, acompanhada de maionese, ketchup e cebola caramelizada do Belgium Fries
  • Outros: 
    • Ladurée: Essa dica é para os fãs os deliciosos macarons franceses. A Ladurée é uma das marcas mais famosas e saborosas e disponibiliza uma enorme variedade de sabores. Há dois endereços em Bruxelas (Rue de la Colline 24 /Place du Grand Sablon 40).

BAR

  • Délirium Café: Esse bar é uma atração turística, pois consta no Guinness Book com o bar com a maior quantidade de cervejas comercializáveis no mundo! Segundo o próprio site são mais de 2400! O local é enorme dividido em vários ambiente e está sempre cheio. (Impasse de la Fidélité 4)
  • Little Delirium: É uma versão menor do Delirum Café, considerada uma boa opção para quem quer um lugar mais sossegado para degustar uma boa cerveja belga. (Rue du Marché aux Fromages 9)
  • Belga Queen: Esse lugar nos foi apresentado por nossos amigos francês que morar em Bruxelas. Trata-se de um bar e restaurante instalado dentro de um antigo banco. Inclusive uma das áreas fica dentro do antigo cofre! É uma boa opção para quem não quer beber somente cerveja na cidade. Há também um restaurante, mas nós não chegamos a provar a comida, ficamos mesmo nas bebidas e aperitivos. (Wolvengracht 32)
Tomando uma cerveja com nossos amigos franceses no Delirium Café em Bruxelas

Leia mais sobre a Bélgica:

Deixe seu comentário