Estônia: Restaurante Medieval Olde Hansa em Tallinn

0

Confira essa super dica de restaurante medieval na cidade de Tallinn, capital da Estônia! O Olde Hansa é um restaurante super tradicional da cidade que serve comidas bem diferentes, mas saborosas. Vale a pena incluir essa atração gastronômica no roteiro.

O RESTAURANTE MEDIEVAL OLDE HANSA

O Restaurante Medieval Olde Hansa, é mais do que um simples restaurante, é um local cheio de história em que é possível provar pratos medievais típicos com sabores exóticos, que vão deixar a sua visita à Tallinn ainda mais interessantes. Ele propicia uma autêntica refeição dentro de uma verdadeira cidade medieval. Segundo o próprio site do restaurante, ele foi “criado para homenagear a Liga Hanseática” (antiga aliança mercantil entre cidades do norte da Europa) “e os seus antepassados”. O objetivo é levar os clientes para “uma jornada para a era de ouro de Tallinn”.

Fachada do Olde Hansa

Situado na Market Square, no centrinho medieval de Tallinn, o Olde Hansa foi construído em 1517 por um rico comerciante. Sua casa foi construída de maneira a aumentar o prazer dos momentos felizes na vida de um comerciante hanseático. Não apenas por comer comida deliciosa e saborear uma boa bebida, mas também curtindo boa música e a hospitalidade da época medieval. Todos os pratos no menu, incluindo muitas iguarias de caça selvagem, são cozidos com receitas e métodos do século XV. De de terça a domingo entre 18h e 21h, músicos medievais se apresentam no restaurante tocando canções medievais. Nem pense em pedir senha de Wifi…não existia Wifi nos tempos medievais, certo? A experiência é como viagem no tempo!

Olde Hansa (à esquerda) fica na Market Square, pertinho da prefeitura de Tallinn (torre ao centro)

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DO OLDE HANSA

Estivemos em Tallinn em um dia ensolarado e quente. Na área externa havia algumas mesas, mas nós estávamos interessados em visitar a parte interna para entrar no clima medieval do restaurante. E não demorou! Fomos recebidos por uma pessoa com um traje tradicional falando em inglês antigo “Saudações, meu senhor e minha senhora! Gostaríamos de ter vocês como nossos convidados de honra”. Aliás, todos os funcionários do restaurante vestem trajes medievais típicos e precisam falar fluentemente quatro idiomas (inglês, estoniano, finlandês e russo). Eles passam por um treinamento rigoroso para aprender o vocabulário e o sotaque medieval. Incrível, não é mesmo? Tudo isso para deixar os visitantes se sentindo, realmente, na época medieval!

Ambiente animado do restaurante

Antes mesmo de fazer o nosso pedido, ficamos encantados pela decoração do local. À luz de velas (nadinha de eletricidade lá dentro), com diversas pinturas antigas nas paredes e móveis de madeira escura muito rústicos. As pinturas nas paredes que retratam a vida nos tempos medievais e cada uma delas tem um significado.

Iluminação é feita com velas
Detalhe da pintura na parede e da iluminação feita com velas

Um dos funcionários, no entregou um bonito cardápio, que parecia que tinha sido desenhado e escrito à mão como antigamente. Os pratos são muito diferentes do que estamos acostumados a comer. Uma das bases da culinária estoniana é carne de caça, inclusive de urso! E, é claro, queríamos provar algo diferente e tradicional da culinária local. Há pratos para no mínimo 2 pessoas (enormes Feasts) e pratos a la carte individuais. O cardápio é bem variado e tem muitas opções de saladas, sopas, e pratos com carnes diversas.

Cardápio todo charmoso

NOSSA EXPERIÊNCIA NO OLDE HANSA

Para ser sincera, nós fizemos nossos pedidos baseados no que estava escrito no cardápio, mais com muitas expectativas do que com certezas do que viria no prato! O Paulo pediu uma cerveja local que veio em uma caneca em estilo medieval e o prato “Delicacy of Old Reval”, um prato que prometia vir com carne de caça e chucrute.

Cerveja local chega à mesa com estilo

Eu pedi o “Himalayan lamb dish with warming spices Mountain people style”, um prato de carne de cordeiro com pimentas “à moda do povo da montanha”. Eu não fazia ideia do que isso queria dizer (e continuo não fazendo!). Quando os pratos chegaram, uma surpresa: os pratos eram enormes, cheios de acompanhamentos diferentes. O garçom até nos falou tudo o que tinha, mas juro não consigo me lembrar.

Prato da Ana

Havia algo a base de feijão, um pãozinho medieval recheado e outras comidas bem diferentes, nada que seja cotidiano para nós. O tempero era diferente, mas estava tudo bastante saboroso e a carne estava muito tenra.

Prato do Paulo

Para finalizar, o Paulo pediu um café “Olde Hansa”. Eu não gosto de café, mas ele sempre costuma tomar um cafezinho após o almoço para dar uma acordada e ganhar disposição para caminhar pela cidade o resto do dia. Quando o garçom trouxe, pude ver que o café também era muito diferente, enorme, com creme! Impagável foi ver a cara do Paulo quando provou: o café era muito, muito forte! Não era forte por conta da quantidade de café, mas forte porque continha uma mistura de bebidas alcoólicas em grande dosagem! Não era para os fracos não!

Cafezinho no capricho

Acredito que viajar tem que incluir ter um experiência inovadora, que nos tire da zona de conforto e, ao mesmo tempo, nos deixe feliz. O Olde Hansa cumpriu perfeitamente este desejo, pois saímos satisfeitos com o nosso almoço medieval.

Um delicioso almoço medieval estoniano

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Olde Hansa Medieval Restaurant

  • Endereço: Market Square, 10146 Tallinn, Estônia
  • Horários: diariamente de 11h à meia-noite

Deixe seu comentário