O Vale do Silício

0
Como vamos morar na região do Vale do Silício, acredito que vale falar um pouquinho sobre a história do local.
O Vale do Silício (em inglês: Silicon Valley) é uma região na qual está situado um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática. É o lugar no mundo para pessoas como meu marido, engenheiro de computação viciado em tecnologia!
Lá estão localizadas inúmeras startups (companhias recém-criadas no setor de tecnologia) e empresas como Google, Apple, HP, Facebook, Yahoo!, eBay, Skype e tantas outras.
 
Quando eu estava procurando sobre esta região para fazer os passeios durante as férias, fiz uma descoberta interessante: o Vale do Silício começou com a HP! E o mais interessante foi descobrir que foi em uma garagem que tudo começou!
Localizada na 367 Addison Ave na cidade de Palo Alto fica a famosa garagem em que a companhia foi fundada no final da década de 1930. A HP Garage é um museu privado e é considerada o “berço do Vale do Silício”. O nome da empresa nada mais é do que o sobrenome dos dois fundadores,  William Hewlett e David Packard. Infelizmente, não está aberta para tours públicos.
 
Já durante os anos 1940 e 1950, Frederick Terman, reitor da Universidade de Stanford, incentivou professores e graduados para começar suas próprias empresas. Ele acabou ficando conhecido como “o pai do Vale do Silício”.
O Vale recebeu esse nome devido à segunda onda de empresas de tecnologia que se instalaram na área, a partir de 1956, quando William Shockley, um dos pais do transistor, criou a Shockley Semiconductor Laboratory na cidade de Mountain View.
O silício é a principal matéria-prima dos processadores fabricados por empresas como a Intel, que surgiram na região logo depois do laboratório de William Shockley.
O nome Silicon Valley acabou, desta forma, virando sinônimo de centro de tecnologia.
Atualmente a região do vale é composta por quase 20 cidades, totalizando mais de 3 milhões de pessoas, sendo que mais de 1/3 são estrangeiros. E nós contribuiremos para aumentar esse número!
 

Deixe seu comentário