O que você precisa saber antes de viajar para o Hawaii

1

Conhecer o Hawaii é o sonho de consumo de muita gente. E não é à toa, este estado americano é lindo, repleto de praias deslumbrantes, música agradável e muitas atrações. Quando fomos fazer nossa primeira viagem para a ilha, pesquisamos muito sobre o local, mas não encontramos muitas coisas que só fomos saber lá. Pensando nisso, separamos algumas informações sobre o que você precisa saber antes de viajar para o Hawaii para que sua viagem seja um sucesso!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA O HAWAII

Localizado na Oceania, o Hawaii se tornou oficialmente o 50º estado americano em 1959. O Hawaii, juntamente com Tonga, Taiti, Ilhas Cook, Samoa, Polinésia Francesa, Ilha de Páscoa e outras mais de 1000 pequenas ilhas, forma a região conhecida como Polinésia.

1. AS ILHAS DO HAWAII

O Hawaii é composto por centenas de pequenas ilhas, sendo que as 4 maiores são as mais conhecidas e habitadas. São elas: “Big Island”, Maui, Oahu e Kauai.

Mapa das Ilhas do Hawaii. Fonte: travel-hawaii.com
Mapa das Ilhas do Hawaii. Fonte: travel-hawaii.com

HAWAII

Com pouco mais de 10,4 km2, é a maior ilha do arquipélago em extensão territorial, habitada por 185 mil pessoas. Para não gerar confusões, já que a ilha tem exatamente o mesmo nome do estado, é mais conhecida como “Big Island” (Ilha Grande, em inglês), em referência ao seu tamanho. É nesta ilha que está localizado o Parque Nacional dos Vulcões, que abriga vulcões ainda ativos.

  • Principais cidades: Kailua-Kona, Hilo (ambas com aeroportos regionais), Captain Cook, Kapaau, Hakalau, Honokaa, Volcano, Waimea, Kailua
Parque Nacional dos Vulcões na Big Island. Foto: G.E. Ulrich
Parque Nacional dos Vulcões na Big Island. Foto: G.E. Ulrich

MAUI

É a segunda maior ilha do Hawaii, em extensão, com 1.883 kme 155 mil habitantes. Nesta ilha está localizada a praia de ondas gigantes, Jaws, e dela saem passeios para prática de mergulho na cratera do vulcão submerso de Molokini. Maui é o destino preferido de muitas celebridades e é a ilha mais cara do arquipélago.

  • Principais cidades: Kahului (onde fica o principal aeroporto da ilha), Hana, Kapalua, Haiku, Kaanapali, Lahaina, Maalaea, Paia, Wailea

Leia mais: Hawaii: O que fazer em Maui

Aproveite sua estadia em Maui para mergulhar na cratera do vulcão submerso de Molokini
Aproveite sua estadia em Maui para mergulhar na cratera do vulcão submerso de Molokini

OAHU

Mais desenvolvida e urbana, é nesta ilha que fica localizada a cidade de Honolulu, capital do estado do Hawaii. Com 1.545 kmde extensão e quase 1,4 milhão de habitantes (97% do total do Hawaii), a ilha tem uma excelente infra-estrutura de estradas, viadutos, túneis, área hoteleira de Waikiki e ótimos restaurantes. A ilha é o principal destino dos turistas que visitam o estado. Ela foi cenário de filmes como “Parque dos Dinossauros” (1994), “Como Se Fosse a Primeira Vez” (2004) e muitos outros. Há tours disponíveis para visitar os locais de filmagem. A cidade de Honolulu abriga o único Palácio Real dos Estados Unidos e é lá também que fica Pearl Harbor, porto atacado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. A ilha também conta com o Centro Cultural da Polinésia e o Parque Aquático Sea Life. Em Oahu fica a belíssima Hanauma Bay, a única praia paga do Hawaii.

  • Principais cidades: Honolulu (maior cidade e capital do Hawaii), Pearl City, Haleiwa, Kailua, Kapolei, Lanikai, Waimanalo, Laie, Kalaeloa
Leia mais: Hawaii: O que fazer em Oahu, principal ilha do estado
Pôr-do-sol na praia de Waikiki em Oahu

KAUAI

Das quatro maiores ilhas, é mais distante do continente americano e a menor, com 1.456 kme 67 mil habitantes. Kauai é chamada também de “Garden Island” (Ilha Jardim, em português), já que a mais “selvagem” das 4 principais ilhas. Uma grande vantagem de visitar a ilha é que ela costuma ser a mais barata. Famosa por seu lindo litoral de difícil acesso conhecido como Na Pali Coast e pelo Canyon Waimea com sua natureza exuberante, a ilha é uma excelente opção para pessoas que curtem ecoturismo, pois possui muitas trilhas, cachoeiras e várias opções para entrar em contato com a natureza. A cachoeira que aparece na abertura do filme “Parque dos Dinossauros” (1994) está localizada na ilha. Uma curiosidade é que há galinhas (sim, galinhas!) em todos os lugares da ilha!

  • Principais cidades: Kapaa (maior em população), Lihue (onde fica o aeroporto), Wailua, Anahola, Waimea, Hanalei, Poipu e Princeville

Leia mais: Hawaii: O que fazer em Kauai

Waimea Canyon, um dos principais pontos turísticos de Kauai
Outras ilhas importantes:
  • Molokai, Lanai, e a não habitada Kahoolawe: pertencem ao Condado de Maui e estão localizadas entre Maui e Oahu. Somente Molokai e Lanai podem ser visitadas.
  • Niihau: ilha praticamente não habitada, fica localizada a sudoeste de Kauai e não tem infra-estrutura para visitação turística.

2. QUAL ILHA VISITAR

Não existe resposta certa, já que essa é uma decisão muito pessoal porque depende do seu estilo de viagem. Oahu e Maui são ótimas opções para quem é mais urbano e gosta de ter opções de lojas e restaurantes que podem ser acessados facilmente andando a pé pela orla, como é o caso da região de Waikiki em Oahu. São ilhas ótimas também para os surfistas porque são as ilhas com as melhores ondas. A ilha de Oahu recebe a final do mundial de surfe na praia de Pipeline, na região norte, a mais rústica da ilha. Se você gosta mais de aventura, prefere fazer trilhas e ficar mais no “meio do mato” e explorar a natureza, Kauai e a “Big Island” são mais a sua cara. A melhor coisa é combinar mais de uma ilha porque a viagem do Brasil para o Hawaii é cara e demorada.

Vista da janela do nosso hotel na praia de Kaanapali em Maui
Casal Califórnia no Hawaii

Nós já fomos para Oahu (duas vezes), Maui e Kauai. Nós gostamos mais de Oahu porque além das praias, tem muitas atrações, uma excelente rede hoteleira, restaurantes e infra-estrutura de cidade grande. Nossa segunda favorita foi Maui que, embora seja cara, tem praias belíssimas, cidades pequenas e charmosas com ótimas opções de resorts “pé na areia”. Kauai é a mais rústica e uma ótima opção para quem curte mais aventura, ecoturismo, fazer trilhas e coisas relacionadas com a natureza. É maravilhosa, mas é bem diferente do perfil de viagem de nossa preferência. A “Big Island” ainda é um sonho de consumo, pois somos loucos para visitar o Parque Nacional dos Vulcões e esperamos conhecer a ilha em breve!

3. QUANTOS DIAS FICAR

As ilhas são grandes e você pode levar mais de uma hora para se deslocar de um ponto a outro, dependo de onde estiver hospedado. Procure ficar pelo menos 4 dias em cada ilha para poder aproveitar melhor o que cada uma delas tem a oferecer. A viagem é longa, por isso, tente se programar para não ir correndo e desperdiçar a chance de conhecer lugares incríveis.

4. VOOS PARA O HAWAII

Há várias opções de companhias aéreas que operam voos para o Hawaii, mas não existem voos diretos entre o Brasil e o estado, sendo preciso fazer pelo menos uma conexão (há mais opções de voos com 2 conexões). Tem que ter paciência, mas garantimos que vale a pena!

Voos dos EUA para o Hawaii

Chegando em território americano, é possível que seu voo até o Hawaii seja feito por uma companhia aérea que disponibiliza voos domésticos para o Hawaii. Para voos dentro dos Estados Unidos, boas opções são a Alaska Airlines e Hawaiian Airlines. Nós já voamos com ambas as empresas e achamos o serviço da Hawaiian superior. A Hawaiian  é a única companhia aérea que oferece refeições gratuitas (café da manhã, almoço ou jantar) nos voos para o Hawaii. Um voo partindo da Califórnia (no litoral oeste dos EUA) para o Hawaii dura quase 5 horas.

Avião da Hawaiian no Aeroporto de Honolulu
Avião da Hawaiian, a melhor companhia para voos para o Hawaii na nossa opinião
Voos entre as linhas do Hawaii

Para fazer voos entre as ilhas, que não costumam durar mais do que meia hora, além da Hawaiian Airlines, há a companhia Island Air, que disponibiliza voos para Oahu (Honolulu); Maui (Kahului); Kauai (Lihue); Lanai (Lanai City). Voamos duas vezes com esta companhia e não tivemos problemas. Os aviões são de pequeno porte (aqueles teco-tecos com hélice) e é preciso despachar a mala de mão todas as vezes porque o espaço no compartimento de bordo é restrito. Há ainda uma outra companhia aérea para voos internos chamada Mokulele Airlines, mas nunca voamos com ela para poder falar sobre o serviço. A companhia disponibiliza voos para Maui (Hana, Kahului e Kapalua); “Big Island” (Kona e Kamuela Waimea); Oahu (Honolulu e Kalaeloa); Molokai (Ho’Olehua); Lanai (Lanai City).

O simpático e simples serviço de bordo da Island Air
O simpático e simples serviço de bordo da Island Air no nosso voo entre Kauai e Oahu
Importante

Em qualquer voo que esteja levando você a entrar no Hawaii, você receberá dos comissários de bordo um formulário (frente e verso) que deverá ser preenchido ainda no avião e deverá ser entregue para um dos comissários antes de desembarcar no estado. Neste formulário, que é um por família, há perguntas sobre sua visita ao Hawaii (quais ilhas, se é ou não a primeira visita, nacionalidade e se você está levando alguma planta ou animal para lá). No voo de saída do Hawaii, já no portão de embarque, você terá que passar pelo departamento de Agricultura do estado, passando sua bagagem de mão novamente pelo Raio-X, mas nenhum formulário é solicitado.

IMG_0158
Lado 1 do formulário
IMG_0159
Lado 2 do formulário

5.COMO SE LOCOMOVER NO HAWAII

A melhor maneira de se locomover no Hawaii é de carro, já que a melhor coisa para se fazer nas ilhas é ficar conhecendo praias novas o tempo todo! Na ilha de Oahu até dá para conhecer muita coisa sem carro porque há opções de transporte público e táxis. No entanto, nas demais ilhas você ficará bem restrito se não alugar um automóvel. Nós sempre conseguimos upgrades super em conta para carros conversíveis na hora de fazer check-in no balcão da locadora de veículos. O único caso que isso não foi possível foi em Maui, pois a ilha é bem mais cara que as demais e o valor ficava muito acima do que tínhamos planejado no nosso orçamento da viagem. Para fazer uma cotação em diversas empresas de aluguel de carro, acesse este link, do nosso parceiro RentalCars.

Carro é a melhor forma de se locomover no Hawaii
Carro é a melhor forma de se locomover no Hawaii

6. TOURS, EXCURSÕES E PASSEIOS NO HAWAII

Há várias opções de tours e excursões disponíveis no site de nosso parceiro Viator. Nós já fizemos o mergulho na cratera do vulcão submerso de Molokini, saindo de Maui, e foi um dos melhores passeios que já fizemos na vida! Há também muitas opções para participar de um luau havaiano legítimo. Veja opções clicando em cada uma das ilhas de interesse:

Quem quiser visitar Hanauma Bay, a única praia paga do Hawaii, a partir de Waikiki (aérea principal de Oahu) pode contar com pacotes promocionais que o próprio parque disponibiliza, os quais combinam transporte e equipamento para snorkel (mergulho de superfície). Veja mais informações neste post sobre o local.

Hanauma Bay, um paraíso na terra
Hanauma Bay, um paraíso na terra

7. QUANDO É MELHOR VIAJAR PARA O HAWAII

O Hawaii é sempre uma boa opção em qualquer mês do ano. Em média, junho costuma ser o mês mais quente (mínima de 22ºC e máxima de 31ºC) e janeiro e menos quente (mínima de 18ºC e máxima de 27ºC). No outono e inverno (outubro a março) costuma chover com mais frequência, mas em geral, são chuvas passageiras. Em Oahu, sempre há lindos arco-íris depois das chuvas.

Temperaturas em Honolulu. Fonte: site Weather Channel
Temperaturas em Honolulu. Fonte: site Weather Channel
Esse lindo arco-íris mostra que nem a chuva deixa o Hawaii feio
Esse lindo arco-íris mostra que nem a chuva deixa o Hawaii feio

Em termos de preços de hospedagem, já havíamos mencionado neste post a melhor época para viajar para várias cidades dos EUA. Considerando Honolulu, veja abaixo o calendário com os meses mais caros e mais baratos para se hospedar na cidade. Os preços médios de hospedagem mês a mês podem ser vistos em uma tabela de valores no post mencionado anteriormente.

Fonte: site Trivago
Fonte: site Trivago

8. REGRAS NAS PRAIAS

É impossível o brasileiro não sentir a diferença de frequentar as areias das praias havaianas. Há muitas regras locais que você deve ficar de olho:

  • Não vá ao Hawaii imaginando que você vai à praia e quando tiver sede ou fome, vai comprar alguma coisa oferecida por um vendedor ambulante. Esta prática é proibida.
  • Desculpe-nos os fumantes, mas achamos o máximo ser ilegal fumar nas praias e parques nacionais do Hawaii.
  • Quiosque nas praias para comprar uma cerveja? Esqueça! É proibido o consumo de bebidas alcóolicas nas praias havaianas e parques do estado.
  • Todas as praias do Hawaii são públicas, inclusive as que o acesso é exclusivo por dentro de hotéis.
Bebida alcoólica no Hawaii só em bares e restaurantes

9. DICAS

  • O tempo todo você vai escutar duas palavras em havaiano: “Aloha”, que é uma saudação havaiana que significa algo como olá e “Mahalo” que significa obrigado.
  • Não fique decepcionado se chegando ao aeroporto você não ganhar um colar havaiano. Isso sempre aparece nos filmes, mas não é a vida real. Quer um colar havaiano? Então, reserve um seu ingresso em um luau havaiano.
  • Falando em luau havaiano, todo mundo tem que ir a um pelo menos uma vez na vida para ver que uma fogueira na areia da praia com pessoas tocando ukulele e dançando com um biquini de casca de coco só existe nos filmes.
Com colares havaianos no luau do Centro Cultural da Polinésia
Com colares havaianos no luau do Centro Cultural da Polinésia
  • Não fique só na região de Waikiki e ache que conheceu o Hawaii. Waikiki é uma exceção e não a regra. A praia é lotada e é uma das menos interessantes do Hawaii. A vantagem do local é ter o melhor comércio do estado e ótimos restaurantes. Explore as ilhas, conheça várias praias diferentes, movimente-se!
  • As ABC Stores são lojinhas super práticas que estão em todos os cantos do Hawaii e vendem um pouco de tudo: camisetas, lembrancinhas, ímãs de geladeira, alimentos, alguns eletrônicos, filtro solar, entre tantos outros produtos. Precisou de alguma coisa, recorra a uma dessas lojas salvadoras que possuem preços bem em conta. Na região de Waikiki, em Honolulu, a mais povoada do Hawaii, elas estão em cada esquina – literalmente! Para localizar um lojinha mais próxima do local que você ficará, utilize este link.

10. RECOMENDAÇÕES

  • Faça um seguro viagem antes de ir para o Hawaii. Os serviços de saúde nos Estados Unidos são extremamente caros e pagar por atendimento particular vai causar um rombo no seu orçamento. Faça uma cotação em várias empresas que fornecem seguro saúde através do nosso parceiro Real Seguros.
  • Beba muita água porque o sol é forte praticamente o ano todo.
  • Proteja-se do sol usando boné ou chapéu e abuse do filtro solar.
  • Muito cuidado com as praias de ondas gigantes, principalmente no inverno. Se você não for um surfista acostumado com mar bravo, não se atreva a entrar. Algumas praias proíbem banho de mar, para se ter uma ideia. Veja as placas em cada praia ou fale com um salva-vidas responsável para se informar em caso de dúvidas.
Placa da praia de Pipeline, onde acontece a final do mundial de surf, avisa que é proibido nadar no mar
Placa na praia de Pipeline, onde acontece a final do mundial de surf, avisa: “É proibido nadar”!

Continue lendo sobre o Hawaii:

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário