O que fazer em Washington DC – Roteiro de 3 ou 4 dias

Capitólio em Washington DC

A capital americana é uma cidade linda, recheada de atrações interessantes e muita coisa gratuita para fazer! Neste post dividimos com vocês o que fazer em Washington DC e falamos sobre o que mais curtimos conhecer por lá! Vamos com a gente?

A CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS

Em 1776, foram redigidas a Declaração da Independência Americana e a Constituição dos Estados Unidos na Filadélfia, conforme contamos no post “Independence Hall: Local da Independência dos EUA“. Então, por quê a capital dos EUA é Washington DC? No artigo primeiro da constituição americana incluiu-se o poder do Congresso governar plenamente um distrito a ser estabelecido como sede do governo federal. No entanto, não havia nenhuma informação sobre em que local estaria esse distrito, o que gerou disputa entre os estados do norte (mais desenvolvidos) e os estados do sul (mais agrícolas). Em 1791, o primeiro presidente americano George Washington escolheu uma área de 259 km² na margem do Rio Potomac, entre os Estados americanos de Maryland e Virgínia, onde a vila de Georgetown estava localizada. E lá foi fundado o DC (District of Columbia), que passou a ser a sede do governo americano.

Dica: Nunca deixe de usar o DC quando for se referir à capital americana, pois Washington (sem o DC) é o estado americano que fica na costa oeste, faz divisa com o Canadá e tem como principal cidade Seattle.

MAPA DAS ATRAÇÕES EM WASHINGTON DC

Para facilitar a localização na cidade, colocamos todas as atrações indicadas neste mapa interativo que vai ajudar muito durante a sua viagem:

AEROPORTOS

  • Ronald Regan Washington National Airport (DCA): fica localizado em Arlington, na Virgínia e fica a 8 km do centro da cidade. Os voos da American Airlines costumam pousar aqui.
  • Washington Dulles International Airport (IAD): fica localizado em Dulles, na Virgínia, fica a 45 km do centro de Washington DC.

O QUE FAZER EM WASHINGTON DC

Para falar sobre as atrações em Washington, vamos contar com a ajuda do mapa acima, dividindo as atrações em tipos e explicaremos cada uma delas em seguida.

1. PRÉDIOS OFICIAIS

Separamos neste item alguns dos principais prédios oficiais do governo americano (sedes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e outros edifícios importantes). Todos possuem visitação gratuita, mas nem sempre são fáceis de se fazer, como é o caso da Casa Branca.

  • Capitólio: Fazendo uma analogia com Brasília, este é o Palácio do Planalto, onde ficam a Câmera dos Deputados (Representatives, em inglês) e o Senado Federal (Senate), ou seja é a sede do poder legislativo dos EUA. O local está aberto ao público através de tours guiados e há exposições dedicadas ao Congresso Americano. Veja todas as informações sobre como visitar o Capitólio no post “Como vistar o Capitólio em Washington DC“. (East Capitol St NE & First St SE, Washington, DC 20004)

    Capitólio dos EUA disponibiliza tours gratuitos
  • Casa Branca: Aqui está a sede do poder executivo americano, onde mora o presidente dos Estados Unidos e onde grande parte das decisões estratégicas é tomada. Para visitar a Casa Branca é preciso submeter um pedido formal através de um membro do Congresso Americano caso você seja cidadão americano. Outras nacionalidades precisam fazer a solicitação por meio da Embaixada de cada país com o número de pessoas que irá participar da visita e esperar que seu pedido seja aceito algum dia desses…Ou seja, o jeito é ter que se contentar a olhar a casa mais famosa do mundo do lado de fora mesmo! Você vai ficar mais perto se estiver em frente à praça Lafayette Square (1600 Pennsylvania Ave NW, Washington, DC 20500).
Casa Branca vista a partir a Constitution Avenue
Casa Branca vista a partir a Constitution Avenue
A Casa Branca vista da Pennysilvania Avenue
A Casa Branca vista da Pennsylvania Avenue
  • Biblioteca do Congresso: Aproveite sua visita ao Capitólio para conhecer a Biblioteca do Congresso que pode ser acessada por corredores que levam de um prédio a outro sem precisar sair na rua. Esta biblioteca possui mais de 155 milhões de itens em 470 idiomas! Ela é a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros. (101 Independence Ave SE, Washington, DC 20540)
Biblioteca do Congresso
Biblioteca do Congresso
  • Suprema Corte: Neste edifício fica localizado a Suprema Corte dos EUA, a sede máxima do poder judiciário dos Estados Unidos. Fazendo uma analogia com o Brasil, é o Supremo Tribunal Federal. É possível andar pelos corredores do edifício nas áreas abertas ao público, mas a Suprema Corte não oferece tours guiados. Veja mais informações neste link. (1 First St NE, Washington, DC 20543)
  • Departamento do Tesouro: É no U.S. Bureau of Engraving and Printing em que se produzem as verdinhas cédulas de dólar! É possível ver milhões de cédulas sendo impressas durante um tour guiado que ocorre a cada 15 minutos. A bilheteria abre às 8h da manhã e fecha assim que todos os tickets forem distribuídos. Inicialmente, os visitantes assistem a um video sobre a produção e dinheiro para depois fazer a visita propriamente dita. Não é permitido tirar fotos durante o tour. (14th and C Streets, SW, Washington, DC 20228)

2. MEMORIAIS

Washington DC é recheada de memorais que relembram presidentes e personalidades marcantes na história americana e também prestam homenagem aos soldados que lutaram em guerras como a Segunda Guerra Mundial, Vietnã e Coréia. O acesso a todos os memoriais é aberto ao público gratuitamente.

  • Washington Monument: Este obelisco é uma homenagem ao primeiro presidente americano George Washington. O Washington Monument fica próximo à Casa Branca e possui quase 170 metros de altura, sendo a estrutura mais alta da cidade e é todo feito em mármore, arenito e granito. Há duas maneiras de visitá-lo: pegar tickets na bilheteria gratuitamente ou fazer reservas antecipadas para garantir o seu ingresso. (2 15th St NW, Washington, DC 20007)
Washington Monument
Washington Monument
  • National World War II Memorial: O Memorial da Segunda Guerra Mundial é uma bela construção dedicada aos americanos que serviram nas forças armadas e de civis durante a Segunda Guerra Mundial. Localizada no National Mall, é composta por 56 pilares e um par de pequenos arcos triunfais em torno de uma praça e de fonte. (1750 Independence Ave SW, Washington, DC 20006)
No Memorial da Segunda Guerra Mundial
No Memorial da Segunda Guerra Mundial
O Memorial à noite
O Memorial à noite
  • Jefferson Memorial: O Thomas Jefferson Memorial é um memorial presidencial em Washington DC dedicado a Thomas Jefferson (1743-1826) redator principal e autor da Declaração de Independência Americana. A construção do edifício começou em 1939 e foi concluída em 1943. A estátua de bronze de Jefferson foi adicionado em 1947. (13 E Basin Dr SW, Washington, DC 20242)
thumb_576145_4356989533865_979429825_n_1024
Vista do Memorial
thumb_576752_4357003334210_420498282_n_1024
A estátua de Thomas Jefferson dentro do Memorial
  • Franklin Delano Roosevelt Memorial: Este memorial é dedicado ao antigo presidente americano Roosevelt e traça 12 anos da história dos Estados Unidos. Esculturas inspiradas em fotografias retratam o presidente ao lado de seu cão. Outras esculturas retratam cenas da Grande Depressão. Uma estátua de bronze de primeira-dama Eleanor Roosevelt perante ao emblema das Nações Unidas homenageia sua dedicação à ONU. É o único memorial presidencial que também homenageia uma primeira-dama. (1850 West Basin Dr SW, Washington, DC 20242)
Detalhe de uma parte do grande Memorial
Detalhe de uma parte do grande Memorial
  • Martin Luther King Jr. Memorial: Embora este não seja o primeiro memorial para um afroamericano em Washington DC, King, líder do movimento em pró dos direitos civis para os afroamericanos, é o primeiro homenageado com um memorial sobre ou perto do National Mall e apenas o quarto não-Presidente de a ser lembrado desta forma. (1964 Independence Ave SW, Washington, DC 20024)
Memorial Martin Luther King Jr.
Memorial Martin Luther King Jr.
  • Vietnam Veterans Memorial: Trata-se de um memorial em homenagem aos membros das forças armadas norte-americanas que lutaram na Guerra do Vietnã. Neste muro de 75 metros de comprimento de mármore negro estão inscritos os nomes de todos os soldados americanos mortos na guerra. (5 Henry Bacon Dr NW, Washington, DC)
O Memorial em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Vietnã
O Memorial em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Vietnã
  • The Three Soldiers: É composto por três estátuas de bronze que foram construídas em continuação à homenagem aos soldados da Guerra do Vietnã, representando as Forças Armadas Americanas.
Three Soldiers
The Three Soldiers
  • Korean War Veterans Memorial: Este memorial presta homenagem aos veteranos da Guerra da Coréia. Dentro de um triângulo gramado estão 19 estátuas de aço inoxidável. Cada um pesa cerca de 500 kg. Os números representam um pelotão em patrulha de cada ramo das forças armadas; quatorze são do Exército dos EUA, três são do Corpo de Fuzileiros Navais, um é um indivíduo alistado na Marinha, e um do Air Force Forward Air Observer. Eles estão vestidos com uniforme de combate completo, disperso entre tiras de arbustos de granito e zimbro que representam o terreno acidentado da Coreia. (900 Ohio Dr SW, Washington, DC 20024)
Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia
Memorial dos Veteranos da Guerra da Coréia
  • Lincoln Memorial: O Memorial de Lincoln é o memorial mais imponente e fica na região central do Memorial Mall. O memorial foi construído para homenagear o 16º presidente  americano Abraham Lincoln. O edifício foi construído no formato de um templo grego dórico e contém uma grande escultura  de Abraham Lincoln sentado. Nas paredes do memorial estão inscrições de dois discursos conhecidos de Lincoln. O memorial tem sido o local de muitos discursos famosos, incluindo “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho) de Martin Luther King, emitido em 28 de agosto de 1963, durante o final da Marcha sobre Washington. (2 Lincoln Memorial Cir NW, Washington, DC 20037)
thumb_531518_4356958613092_552409277_n_1024
Fachada do Lincoln Memorial
thumb_577422_4356961893174_1888122600_n_1024
A famosa estátua de Lincoln
thumb_625461_4356965653268_126597044_n_1024
Nas paredes laterais do memorial estão discursos de Lincoln
thumb_576588_4356960373136_1968974070_n_1024
Marca no chão em frente ao memorial onde Martin Luther King fez o famoso discurso “I Have a Dream”
  • Reflecting Pool: Exatamente em frente ao Lincoln Memorial fica a Reflecting Pool, o maior dos muitos espelhos d’água em Washington DC. Trata-se uma longa e grande piscina retangular localizado no National Mall, possuindo aproximadamente 618 metros de comprimento por 51 metros de largura e profundidade de 46 centímetros nas laterais e 76 centrímetros no centro. O volume total do espelho d’água é de 25,5 milhões de litros de água.
thumb_599187_4356961133155_232982139_n_1024
Vista da Reflecting Pool a partir do Lincoln Memorial, ao fundo, o Washington Monument
  • 56 Signers of the Declaration of Independence Memorial: Este memorial é uma homenagem aos 56 homens que assinaram o documento da Declaração da Independência Americana.
56 Signers of the Declaration of Independence Foto: nps.gov
56 Signers of the Declaration of Independence, ao fundo, o Washington Monument. Foto: nps.gov
  • DC War Memorial: Este monumento homenageia os cidadãos do Distrito de Colúmbia que lutaram na Primeira Guerra Mundial.
DC War Memorial
DC War Memorial

3. MUSEUS

Nós fizemos um post especial “Washington DC: 20 museus gratuitos na capital dos EUA” com muitas dicas interessantes para conhecer na cidade. Vale a pena consultar para ter uma visão mais profunda sobre os museus de DC. Vamos destacar alguns desta lista e incluir mais 2 que possuem entrada paga e, por este motivo, não estavam incluídos na lista anterior.

Destaques entre os museus gratuitos:

  • Air and Space Museum: Neste imperdível Museu do Ar e Espaço há uma exposição incrível de aeronaves e naves espaciais originais, muitos objetos reais da NASA, a agência espacial americana. Além disso, o local é um importante centro de pesquisa sobre a história, ciência, tecnologia da aviação, ciência terrestre e planetária, geologia e geofísica. (600 Independence Ave SW, Washington, DC 20560)
Trajes espaciais e muitas aeronaves em exposição
  • Natural History Museum: O Museu de História Natural possui mais de 126 milhões de exemplares de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos, restos humanos e artefatos culturais humanas. Recebe mais de 8 milhões de visitantes por ano, sendo o museu mais visitado da cidade. (10th St. & Constitution Ave. NW, Washington, DC 20560)
  • National Archives Museum: Atração imperdível em Washington! No Museu dos Arquivos Nacionais ficam documentos originais que fazem parte da história americana: a Declaração da Independência Americana, a Constituição dos EUA e o “Bill of Rights” (Carta de Direitos). Há também fotos, gravações em áudio e video oficiais de presidentes americanos e de fatos históricos importantes (e que já foram secretos) que vão sendo liberados ao longo de tempo. Não é permitido tirar fotos internamente e a segurança é super reforçada.
Em frente ao edifício dos Arquivos Nacionais, uma das nossas atrações favoritas em Washington DC

Museus pagos:

  • Newseum: O Newseum é um museu interativo sobre notícias e jornalismo. O edifício que abriga o museu possui 7 andares, 23 mil m2, 15 teatros e 15 galerias de exposições. A Galeria do muro de Berlim é a maior galeria sobre o assunto fora da Alemanha. (555 Pennsylvania Ave NW, Washington, DC 20001)
  • Corcoran Gallery of Art: A Galeria de Arte Corcoran foi uma das mais antigas instituições culturais privadas de Washington DC, tendo como foco arte americana. (500 17th St NW, Washington, DC 20006)
  • Museu de Cera Madame Tussauds: 

4. Atrações Variadas

  • National Zoological Park: O Smithsonian National Zoological Park, também conhecido como National Zoo (Zoológico Nacional) está localizado ao norte da cidade e tem entrada gratuita. Fundado em 1889, além de zoológico, o local é utilizado para procriação e estudo de espécies ameaçadas. Lá estão mais de 2 mil animais de 400 espécies diferentes que podem ser visitados diariamente de 10h às 18h. (3001 Connecticut Ave NW, Washington, DC 20008)
  • Watergate Complex: Trata-se de um complexo de escritórios e apartamentos, construído entre 1963 e 1971. O local ficou famoso no mundo todo depois do “Escândalo de Watergate”, em 1972, quando a sede do Comitê do Partido Democrata, localizada no sexto andar, foi assaltada, documentos foram fotografados e telefones foram grampeados. A investigação revelou que funcionários do alto escalão do então presidente Richard Nixon coordenaram a invasão. Este evento levou à renúncia de Nixon, em 1974. (700 New Hampshire Ave NW, Washington, DC 20037)
Em frente a um dos prédios do Complexo Watergate
Em frente a um dos prédios do Complexo Watergate
  • The John F. Kennedy Center for Performing Arts: Também chamado de Kennedy Center, o local é um centro de artes localizado ao lado o complexo Watergate que produz e apresenta peças de teatro, apresentações de dança, ballet, orquestra, música de câmara, jazz  e música folk, além performances para multi-media para todas as idades. Nós estivemos lá assistindo ao ballet “Cinderella” e aprovamos as instalações. (2700 F St NW, Washington, DC 20566)
Em um dos teatros do Kennedy Center
Em um dos teatros do Kennedy Center
  • Ford’s Theatre: Teatro Ford é um teatro histórico usado para várias performances no início na década de 1860. É bastante conhecido por ser o local do assassinato do presidente Abraham Lincoln, em 14 de abril de 1865. (511 10th St NW, Washington, DC 20004)
  • Sede do FBI: A sede do famoso Federal Bureau Investigation fica em Washington também. O local disponibiliza tours ao público, mas parou de fazê-lo após os eventos de 11 de setembro de 2001. (935 Pennsylvania Avenue, NW, Washington, D.C. 20535-0001)
  • Georgetown University: É uma universidade privada com belíssima arquitetura e que é a mais antiga instituição católica e jesuíta de ensino superior nos Estados Unidos. (3700 O St NW, Washington, DC 20057)
  • Washington National Cathedral: A principal igreja da cidade, A Catedral Nacional de Washington é uma igreja protestante em estilo gótico. Ela uma das maiores catedrais do mundo e a segunda maior dos Estados Unidos. Ela foi cenário de filmes como “O Dossiê Pelicano (1993); “Na Teia da Aranha” (2001). (3101 Wisconsin Ave NW, Washington, DC 20016)
Catedral de Washington DC
Catedral de Washington DC

5. Arlington (Virgínia)

Foto: site oficial airforcememorial.org
Foto: site oficial airforcememorial.org
  • Pentágono: O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O local é um grande prédio de escritórios de 600 mil m² que possui cinco pisos acima do solo e dois pisos subterrâneos. O Pentágono é aberto para tours públicos gratuitos que precisam ser agendados com pelo menos duas semanas de antecedência. Veja as exigências neste link.
O Pentágono
O Pentágono
  • US Marine Corps War Memorial: Quem assistiu ao filme “A Consquita da Honra” (2006) e o filme dobradinha “Cartas de Iwo Jima” (2006) deve reconhecer este local. O memorial foi inspirado fotografia icônica de 1945 de seis militares levantando uma bandeira americana no topo do Monte Suribachi, no Japão, durante a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial.
thumb_481_4376653305447_9660527_n_1024
Em frente ao US Marine Corps War Memorial
  • Arlington National Cemetery: O Cemitério Nacional de Arlington é um lugar que vale a pena incluir no roteiro de viagem por Washington DC. O local proporciona lindas vistas do Lincoln Memorial. O cemitério é tão grande que é preciso pegar um ônibus interno e fazer um tour pago (US$ 12 adultos) com várias paradas interessantes, entre elas:

Túmulo do ex-presidente Kennedy, assassinado nas ruas de Dallas em 1963 (lá também está enterrada a ex-primeira dama Jacqueline Kennedy Onassis);

thumb_208646_4376564343223_88491232_n_1024
Túmulo de Kennedy e Jacquie Kennedy
thumb_208901_4376532702432_1258209761_n_1024
Vista incrível da cidade a partir do túmulo de Kennedy

Uma belíssima construção que é o Túmulo do Soldado Desconhecido, um soldado americano não identificado da Primeira Guerra Mundial (assista à cerimônia de troca de guarda);

thumb_205222_4376656865536_357570564_n_1024
Anfiteatro ao lado do Túmulo do Soldado Desconhecido
thumb_164491_4376620064616_1007370709_n_1024
Túmulo do Soldado Desconhecido

The Arlington House (Robert E. Lee Memorial), uma mansão do século XIX que pertenceu à família do antigo comandante da Guerra Civil Americana, fica em meio às mais de 400 mil sepultura militares que se estendem em torno dela.

thumb_576109_4376633704957_1498303733_n_1024
Em frente à Arlington House
thumb_5647_4376527302297_836157867_n_1024
400 mil sepulturas no cemitério de Arlington

TOURS EM WASHINGTON DC

A maior parte das atrações em DC pode ser vista a pé e por transporte público. No entanto, lugares mais distantes (atrações em Arlington, na Virgína, por exemplo) requerem um deslocamento maior. Por isso, para quem quer fazer tours guiados, recomendamos os seguintes:

ESPORTES

Para quem é fã de esportes, Washington DC é uma excelente destino, pois a cidade tem times em todas as ligas profissionais mais importantes:

No Verizon Center assistindo a um jogo de hóquei do Washington Capitols
No Verizon Center assistindo a um jogo de hóquei no gelo do time da casa Washington Capitols

Leia mais sobre Washington:

1 COMENTÁRIO

  1. […] A revitalização começou na década de 1990 e muitas universidades e faculdades da região fizeram da Filadélfia um destino de ensino superior reconhecido internacionalmente, e, assim, a cidade evoluiu para um centro educacional e econômico. E foi justamente por este motivo que incluíamos a Filadélfia no nosso roteiro de viagem em 2013. Ainda morávamos no Brasil, mas já pensávamos em estudar em uma das melhores universidades americanas. E, com o objetivo de conhecer Wharton, a Escola de Negócios da Universidade da Filadélfia, desembarcamos na cidade, após uma viagem de trem partindo de Washington DC. […]

Comments are closed.