O que fazer em Los Angeles – Roteiro de 4 a 6 dias

2

Los Angeles é uma cidade recheada de atrações famosas, indústria do cinema, vistas lindíssimas e muitas curiosidades. Nós já estivemos na região três vezes e sempre há muito o que fazer! Vamos conhecer um pouco mais sobre o que fazer em Los Angeles e região, a terra das celebridades de Hollywood e das grandes produções da indústria do entretenimento?

A CIDADE DE LOS ANGELES

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos com 3,9 milhões de habitantes, sendo a maior da Costa Oeste. A região metropolitana de Los Angeles é uma das mais populosas do mundo, contando com mais de 18 milhões de habitantes. Los Angeles, localizada ao sul do estado da Califórnia, é conhecida por seu clima mediterrâneo, diversidade étnica, e como um importante centro da indústria do entretenimento americano.

Vista da Represa Hollywood e da cidade de Los Angeles ao fundo

A cidade se encontra em uma grande bacia costeira rodeada em três lados por montanhas. A “Cidade dos Anjos” é uma cidade global, com uma economia diversificada no entretenimento, cultura, mídia, moda, ciência, esportes, tecnologia, educação, medicina e investigação. Com Hollywood, a cidade é líder mundial na criação de produções para cinema  e televisão, jogos de vídeo e música.

O QUE FAZER EM LOS ANGELES E REGIÃO

São muitas opções de atrações em Los Angeles e região para todos os gostos e bolsos. Listamos aqui as principais atrações e teremos posts dedicados explicando com detalhes alguns dos lugares mencionados. Veja em seguida o mapa com a localização dos lugares que vamos indicar:

MAPA

Dividimos a cidade em 10 regiões e explicamos o que fazer em cada uma delas. Algumas possuem posts detalhados com muitas dicas e informações que recomendamos ler.

1. SANTA MONICA

A charmosa cidade de Santa Monica é uma parada obrigatória no litoral da Califórnia. Conhecida pelo seu famoso Pier super disputado pelos turistas e recheado de atrações, Santa Monica tem um centrinho gracioso, restaurantes gostosos e vistas lindas do mar!

O que ver em Santa Monica:

  • Santa Monica Pier: Para admirar o Oceano Pacífico; levar a garotada para se divertir na roda-gigante (a única do mundo movida a energia solar) e outros brinquedos do parque de diversões Pacific Park; fazer uma refeição em um restaurante famoso como o Buba Gump especializado em camarões.
  • Third Street Promenade: São 3 quadras na 3rd Street com um calçadão para pedestres, cheio de lojas das mais diversas marcas e com artistas de rua fazendo apresentações o dia inteiro.
Leia mais: Litoral da Califórnia: Santa Monica
Pier de Santa Monica. Foto site Pacific Park

2. VENICE

Venice é um distrito praiano de Los Angeles super descolado  e com clima gostoso e descontraído. Aproveite para admirar um belo pôr-do-sol no Oceano Pacífico!

Pôr-do-sol em Venice Beach
Pôr-do-sol em Venice Beach

O que fazer em Venice:

  • Venice Beach: curtir uma bela praia, jogar um esporte na areia, dar um mergulho
  • Venice Boardwalk: grande calçadão em que as pessoas caminham, andam de bicicleta, de patins; podem comprar souvenires; admirar os artistas de rua fazendo malabarismo, esculturas na areia, etc.
  • Canais de Venice: inspirado em Veneza, um magnata do tabaco construiu canais que podem ser atravessados pelas pontes originais de madeira do início do século XX. A área é cheia de casinhas, barcos e lindas vistas.
Canais de Venice
Canais de Venice

3. HOLLYWOOD

É um distrito de Los Angeles mundialmente famoso pela indústria do entretenimento, principalmente cinema. É lá que está localizada a Calçada da Fama, o teatro em que se celebra a cerimônia da entrega do Oscar, o maior prêmio do cinema, entre outras várias atrações imperdíveis para quem ama o assunto. Temos um post detalhado sobre as atrações de Hollywood.

A Calçada cheia de estrelas
A Calçada cheia de estrelas

O que fazer em Hollywood:

  • Calçada da Fama: A Calçada da Fama possui mais de 2 quilômetros de calçadas da Hollywood Boulevard com estrelas que celebram os mais importantes artistas da indústria do entretenimento em 5 categorias diferentes: cinema, música, rádio, teatro e televisão. Encontre a estrela do seu artista favorito acessando este link.
  • Hollywood & Highland Center: Trata-se de um grande complexo que lembra um Shopping Center, com lojas restaurantes, bares, teatro e cinema. (6801 Hollywood Blvd #170, Los Angeles, CA 90028)
  • Teatro Dolby: Antigamente chamado de Teatro Kodak, o teatro fica dentro do Hollywood & Highland Center e é nele que é realizada a cerimônia de entrega das estatuetas do Oscar. É possível fazer um tour guiado por dentro do teatro conhecendo curiosidades sobre a cerimônia do Oscar.
  • Teatro Chinês: Já foi palco de várias pré-estréias do cinema e de cerimônias do Oscar. No chão em frente ao teatro estão marcas de pés, mãos e assinaturas de várias celebridades da indústria do cinema. Veja mais informações neste link. (6925 Hollywood Blvd, Hollywood, CA 90028)
Fachada do Teatro Chinês
Fachada do Teatro Chinês
  • Museu de Cera Madame Tussauds de Hollywood: O super famoso museu de cera que tem várias unidades espalhadas pelo mundo tem a sua versão recheada de artistas de Hollywood em cenas de seus filmes mais marcantes. Veja mais informações clicando aqui. (6933 Hollywood Blvd, Hollywood, CA 90028)
  • Teatro El Capitan, da Disney: É o primeiro teatro da história da Disney que serve como cinema para desenhos animados. Veja mais sobre o teatro neste link. (6838 Hollywood Blvd, Los Angeles, CA 90028)
  • Museu de Hollywood: Esse museu conta com uma exibição de muitos artigos de estrelas do cinema, figurinos, objetos utilizados em filmes e muita história. Confira mais sobre o museu clicando aqui. (1660 Highland Ave, Hollywood, CA 90028)
  • Hotel Roosevelt: Super famoso hotel que fica no centro do burburinho de Hollywood foi palco da primeira cerimônia do Oscar da história! Mesmo não ficando hospedado no hotel, é possível saborear as delícias de seus restaurantes. Faça sua reserva no hotel clicando aqui. (7000 Hollywood Blvd, Los Angeles, CA 90028)
  • Ripley’s Believe It or Not!: Um museu que tem várias unidades espalhadas pelos Estados Unidos que reúne curiosidades, fatos estranhos e muito mais. Veja mais informações neste link. (6780 Hollywood Blvd, Hollywood, CA 90028)
  • Capitol Records: Trata-se de um grande gravadora de discos, fundada em 1942 que, atualmente, é uma divisão da Universal Music. Ela foi responsável por gravações de bandas famosas como The Beatles, Pink Floyd, Iron Maiden, Megadeth, entre outras. O que chama atenção é o formato do edifício em que fica sua sede que tem uma forma circular muito peculiar.
Edifício em que se localiza a Capitol Records, decorado para o Natal
Edifício em que se localiza a Capitol Records, decorado para o Natal
  • Teatro Egípcio: Outro famoso teatro da época de ouro de Hollywood, com uma arquitetura que remota ao antigo Egito. Atualmente, filmes são exibidos no local. Veja mais informações neste link. (6712 Hollywood Blvd, Los Angeles, CA 90028)
  • Hollywood Bowl: Trata-se de um anfiteatro com uma excelente acústica em que acontecem concertos, principalmente no verão. Há também um museu que retrata grandes nomes da música de Hollywood. Veja programação neste link. (6712 Hollywood Blvd, Los Angeles, CA 90028)
  • Hollywood Forever Cemetery: Este cemitério é o local de descanso de muitas pessoas que pertenceram à elite de Los Angeles. Há muitas estátuas, como do roqueiro Johnny Ramone e lindas criptas. (6000 Santa Monica Blvd, Los Angeles, CA 90038)
  • Hard Rock Cafe Hollywood: Para quem coleciona passagens pelos restaurantes Hard Rock Cafe, aqui está uma excelente alternativa para se alimentar e admirar muitas peças de ídolos do rock. (6801 Hollywood Blvd, Hollywood, CA 90028)

Leia mais:

4. GRIFFITH PARK

  • Letreiro de Hollywood: O famoso letreiro que era para ser provisório, acabou se tornando um dos grandes símbolos do cinema internacional. E tem um lugar ótimo para vê-lo e de quebra ter uma linda vista de Los Angeles e da Represa Hollywood do lado oposto! (3000 Canyon Lake Drive)
Letreiro de Hollywood
Letreiro de Hollywood
  • Observatório Griffith:  Localizado dentro do Griffith Park, o Observatório Griffith é uma atração turística popular, com uma excelente vista para o letreiro de Hollywood, e uma ampla gama de espaço e exposições relacionadas à ciência. Desde que o Observatório abriu em 1935, a entrada é gratuita. O local conta com um planetário (cujas atrações são pagas) e o primeiro telescópio astrofísico de Los Angeles. Nos finais de semana o local costuma lotar e, por isso, vale a pena chegar cedo. Veja mais informações neste link. (2800 E Observatory Rd, Los Angeles, CA 90027)
  • Teatro Grego: Também localizado no Parque Griffith, o Teatro Grego é um anfiteatro com mais de 5,8 mil assentos, construído em 1929, modelado como um tempo grego. No local acontecem concertos, shows e cerimônias de formatura. Confira a programação neste link. (2700 N Vermont Ave, Los Angeles, CA 90027)
Leia mais: 
Vista da fachada do Observatório Griffith
Vista da fachada do Observatório Griffith

5. BEVERLY HILLS

O local favorito dos ricos e famosos artistas de Hollywood. Além das mansões dos artistas, há muitas lojas de grifes famosas. Existe uma região conhecida como “Triângulo Dourado” que inclui a região de Rodeo Drive, cheia de lojas e hotéis chiquérrimos. Para quem quiser conhecer a mansão do seu artista favorito, pode pesquisar o endereço neste link. Em Beverly Hills também ficam alguns escritórios do Google e Youtube.

Letreiro de Beverly Hills no Beverly Gardens Park
Letreiro de Beverly Hills no Beverly Gardens Park
O "triângulo dourado" em Beverly Hills. Figura: site lovebeverlyhills.com
O “Triângulo Dourado” em Beverly Hills. Figura: site lovebeverlyhills.com

O que fazer em Beverly Hills:

  • Rodeo Drive: É uma rua de 3 km de extensão recheada de lojas de grifes de estilistas famosos muito usadas em eventos de “tapete vermelho”.
  • Letreiro de Beverly Hills: Beverly Hills também tem o seu letreiro que fica em um parque, o Beverly Gardens Park, bem cuidado pertinho de um espelho d’água. (Santa Monica Blvd, Beverly Hills, CA 90210)
  • Hotel Wilshire: um lindo hotel que fica no finalzinho da Rodeo Drive famoso por ter sido cenário do filme “Uma Linda Mulher” (1990), estrelado por Julia Roberts e Richard Gere. (6317 Wilshire Blvd, Los Angeles, CA 90048)
  • Prefeitura de Beverly Hills & Civic Center: A prefeitura da cidade fica em um imponente prédio cercado por palmeiras e linda vegetação. Ao lado fica o Centro Cívico, com uma arquitetura muito bonita. (455 N Rexford Dr, Beverly Hills, CA 90210)
  • Academy of Motion Picture Arts and Sciences: Aqui é a casa do Oscar! Um Museu do Oscar está sendo construído atualmente e deverá ser aberto ao público em 2017, próximo ao Los Angeles County Museum of Art (LACMA).
  • Sunset Strip: É uma porção da Sunset Boulevard que ficou conhecida por sua vida noturna agitada na década de 1930. Nas décadas de 1960 e 1970, clubes famosos como o Roxy e o Whisky a Go Go abriram na região e o local ficou muito famoso para a indústria musical.
Via Rodeo, finalzinho da Rodeo Drive, em frente ao Hotel Wilshire, decorada para o Natal
Esquina da Rodeo Drive com a Via Rodeo, em frente ao Hotel Wilshire, decorada para o Natal

6. LA BREA

Na região de La Brea está localizado o Hancock Park estão situados na área urbana de Los Angeles, próximo ao distrito de Miracle Mile, que ganhou este nome pelas realizações comerciais e arquitetônicas.

O que fazer na região de La Brea:

  • Los Angeles County Museum of Art (LACMA): É o maior museu de arte do lado oeste dos EUA, com exposição de mais de 150 mil peças incríveis que contam a evolução da  história da arte, recebendo quase 1 milhão de visitantes todos os anos. Veja mais informações neste link. (5905 Wilshire Blvd, Los Angeles, CA 90036)
  • The Grove: Trata-se de um mall, um shopping center a céu aberto, super charmoso e com várias opções de restaurantes, lojas e salas de cinema. O ambiente é uma gracinha, com fontes e jardins bem cuidados. Até mesmo um trenzinho atravessa o shopping! Veja mais informações neste link. (189 The Grove Dr, Los Angeles, CA 90036)
Andando pelo The Grove todo iluminado à noite
Andando pelo The Grove todo iluminado à noite
  • The Original Farmers Market: Lugar delicioso e sempre lotado de turistas que possui barracas de comida, restaurantes e fornecedores de alimentos preparados. O Farmers Market também é um marco histórico Los Angeles. Veja mais informações neste link. (6333 W. 3rd St., Los Angeles, CA 90036)
  • Petersen Automotive Museum: Um lugar perfeito para quem é apaixonado por carros antigos. O museu se localiza em um edifício de 4 andares com exposições de mais de 150 carros, caminhos e motos clássicos e raros. Veja mais informações neste link. (6060 Wilshire Blvd, Los Angeles, CA 90036)
  • La Brea Tar Pits: Uma curiosidade da região é a presença de betume asfáltico, mais conhecido como piche, que aflorou no solo desta área há dezenas de milhares de anos, formando centenas de piscinas pegajosas. Estas piscinas prendiam animais e plantas e estes acabaram se fossilizando, criando uma rica coleção de fósseis. (5801 Wilshire Blvd, Los Angeles, CA 90036)

7. CENTRO DE LOS ANGELES

A cidade de Los Angeles é grande e você vai levar entre 20 minutos e meia hora (sem trânsito) para chegar ao centro se estiver em Hollywood, Beverly Hills ou no litoral. Por isso, tente evitar os horários de pico. Há muita diversidade étnica nesta região com bairros orientais e latinos. O centro da cidade também é o centro financeiro de Los Angeles e tem arranha-céus espelhados, comércio e várias empresas. Mas também há espaço para muita diversão com ginásios esportivos, museus, bares, restaurantes e uma ativa vida noturna.

O que fazer no Centro de Los Angeles:

  • LA Live: Complexo de entretenimento com restaurantes, bares, hotéis e teatros. Aqui também fica o Staples Center, um ginásio poliesportivo e o Grammy Museum. No final do ano, monta-se um rinque de patinação no gelo e uma grande árvore de Natal no local. (800 W Olympic Blvd A245, Los Angeles, CA 90015)
  • Staples Center: É o lugar perfeito para quem ama esportes! O Staples Center é um ginásio poliesportivo que sempre recebe algum evento esportivo acontecendo, pois o local é sede de vários times de Los Angeles (Basquete: LA Lakers e LA Clippers (masculino), LA Sparks (feminino); Hóquei no Gelo: LA Kings). Confira a agenda de eventos neste link. Para comprar ingressos para os jogos consulte os sites TicketMaster, TicketExchange, StubHub ou VividSeats, todos testados e aprovados por nós. (1111 S Figueroa St, Los Angeles, CA 90015)
Jogo de NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat
Jogo da NBA entre Los Angeles Lakers e Miami Heat
  • Museu do Grammy: O museu fica no mesmo endereço do LA Live e reúne toda a história do Grammy, o “Oscar da Música”, com os grandes premiados, figurinos de shows históricos, instrumentos musicais e exposições interativas.
Leia mais: Los Angeles: Museu do Grammy
Museu do Grammy
Museu do Grammy
  • Prefeitura de LA: Com 136 metros de altura, o edificio construído em 1928 tem um mirante de observação no 27º andar que pode ser acessado gratuitamente de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h. (200 N Spring St, Los Angeles, CA 90012)
  • Dodger Stadium: Para quem curte baseball, este é o estádio do time da cidade, os Los Angeles Dodgers, que tem capacidade para 56 mil espectadores. Os ingressos podem ser adquiridos pelos mesmos sites que indicamos no caso do Staples Center. Para ver o calendário de eventos no estádio, acesse este link.
  • Walt Disney Concert Hall: Trata-se de uma sala de concertos deslumbrante com uma fachada toda construída de aço, acústica impecável e mais de 2,2 mil assentos. É possível fazer tours guiados pelo local. (111 S Grand Ave, Los Angeles, CA 90012)
O belíssimo edifício do Walt Disney Concert Hall
O belíssimo edifício do Walt Disney Concert Hall
  • Museum of Contemporary Art (MOCA): É um belíssimo museu de arte contemporânea,  criado em 1979, que fica em um edifício avermelhado e se dedica à arte nas últimas 7 décadas. Veja mais informações neste link (250 S Grand Ave, Los Angeles, CA 90012)
  • California Science Center: Trata-se de um Centro de Ciência muito interessante que tem como atração principal o Endeavour, um ônibus espacial construído pela NASA. Veja mais informações neste link. (700 Exposition Park Dr, Los Angeles, CA 90037)
  • Natural History Museum of Los Angeles County: É um Museu de História Natural lindíssimo exposição super bacanas, fósseis e esqueletos de dinossauros. Para mais informações, acesse este link. (900 Exposition Blvd, Los Angeles, CA 90007)

8. ESTÚDIOS DE CINEMA

Hollywood é a terra do cinema mundial e fazer uma visita a um estúdio de cinema não pode ficar de fora do seu roteiro pela região. Infelizmente, apenas alguns estúdios possuem tours abertos ao público. Temos um post detalhado que fala sobre nossas experiências visitando os estúdios de cinema.

Estúdios que disponibilizam visitas:

  • Warner Bros Studios: Um dos tours mais interessantes com visita a estúdios de séries como “The Big Bang Theory”; carros utilizados em filmes famosos como o do Batman; exposição de figurinos do Harry Potter e uma recriação do Central Perk, o famoso café em que os personagens da série Friends se encontravam.
  • Paramount Pictures: Tour super instrutivo por cenários de filmes e séries de televisão. O guia do passeio mostra as cenas dos filmes em um iPad enquanto mostra o local de filmagem para os visitantes. Até o banco em que o Forest Gump senta enquanto conta sua história está no roteiro.
Visitando o estúdio da Paramount Pictures
  • Universal Studios: Mais do que uma visita ao estúdio em que foram gravadas as cenas externas de filmes como Psicose ou séries como Desperate Housewives, a Universal é um parque temático com muitos brinquedos e atrações divertidas para todas as idades.
  • Sony Pictures: Descobrimos há pouco tempo que a Sony disponibiliza tours abertos ao público em seus estúdios e é o único local da lista que ainda não conhecemos, mas temos certeza de que vale a pena dar uma passadinha por lá.
Leia mais: Estúdios de cinema de Hollywood
No cenário do Central Perk, o café da série Friends, na Warner Bros

9. MUSEUS GETTY & UCLA

Um pouco mais afastado do centro de Los Angeles fica o J. Paul Getty Museum, que é dividido em dois campi, o Getty Center e o Getty Villa, ambos lindíssimos e que possuem entrada gratuita, embora o estacionamento seja pago (US$ 15).

  • Getty Center: O museu conta com pinturas, desenhos, manuscritos, esculturas, artes decorativas e fotografias de artistas americanos, asiáticos e europeus dos séculos XIX e XX. Além disso, a coleção do  inclui esculturas ao ar livre apresentadas em terraços e em jardins e um grande Jardim Central. Entre as obras de arte em exposição está “Irises” de Vincent van Gogh. (1200 Getty Center Dr, Los Angeles, CA 90049)
Leia mais: Los Angeles: O imperdível Museu Getty Center
O incrível Museu Getty Center
O incrível Museu Getty Center
  • Getty Villa: Pertinho de Malibu fica o Getty Villa, um museu do mesmo grupo do Getty Center, mas focando em arte grega, romana e etrusca. As exposições são muito bonitas e os jardins deslumbrantes, com estátuas, flores e um belíssimo espelho d’água de encher os olhos. Veja mais informações neste link. Temos um post detalhado sobre nossa visita ao Getty Villa. (17985 Pacific Coast Hwy, Pacific Palisades, CA 90272)
Leia mais: Litoral da Califórnia: Museu Getty Villa
Os jardins do Museu Getty Villa
  • Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA): Para quem não tem muito tempo para visitar museus, mas curte uma bela arquitetura, uma alternativa é visitar a UCLA, uma tradicional faculdade pública dos EUA fundada em 1919. O campus não é muito grande e a melhor forma de conhecer os principais prédios é a pé, já que o acesso por carro é limitado. Veja mais informações neste link.
Entrada da Escola de Negócios da UCLA
Entrada da Escola de Negócios da UCLA

10. DISNEYLAND

A pouco mais de meia hora do centro de Los Angeles fica a Disneyland, na cidade de Anaheim, e é uma boa opção para todas as idades. Aberta em 17 de Julho de 1955, a Disneyland é o primeiro parque da história da Walt Disney Company e é constituida por 2 parques temáticos: Disneyland Park e o Disney’s California Adventure. Nós já estivemos lá e recomendamos que, embora um parque fique do lado do outro, para curtir bem o local é preciso reservar 2 dias, um para cada parque. Eles são menores, em área, que os parques famosos de Orlando, mas são super recheados de atrações!

10155429_899312783415912_5571148336369673732_n
A Ana, de orelhinhas da Minnie, no Castelo da Bela Adormecida no Disneyland Park
10253966_899306403416550_2193154463816194587_n
Vista da Roda-gigante no California Adventure ao anoitecer

Disneyland

  • Endereço: 1313 Disneyland Dr, Anaheim, CA 92802
  • Horários: os horários dos parques variam dependendo do dia e época do ano (consulte neste link)
  • Entrada: a partir de US$ 99 maiores de 10 anos / US$ 93 entre 3 e 9 anos (consulte os preços neste link)

COMO SE LOCOMOVER EM LOS ANGELES

Não vamos mentir, para conhecer Los Angeles de maneira eficiente é preciso usar carro. O transporte público existe, mas pode demorar bastante para se deslocar de um ponto a outro, limitando conhecer a cidade. O trânsito na cidade pode ser terrível em horários de pico, com grandes congestionamentos nas highways. Por isso, prepare-se para psicologicamente para isso e tente planejar seu roteiro procurando evitar o começo da manhã, em que as pessoas estão se deslocando para o trabalho, e fim da tarde e começo da noite, quando os moradores estão voltando para casa. Se precisar de um automóvel, faça uma simulação de preços neste link com nosso parceiro RentalCars.

Não quer alugar carro?

Veja nossas dicas: 10 tours para quem está sem carro em Los Angeles

EM QUE REGIÃO SE HOSPEDAR

Tudo depende do que você pretende conhecer na cidade. Los Angeles têm muitas opções e vai depender do seu perfil: gosta mais de visitar museus, estúdios de cinema, prefere passar mais tempo na praia, etc. Organize seu roteiro procurando ficar hospedado em algum lugar em que há mais atrações próximas que você pretende visitar. Nós preferimos ficar hospedados na região de Hollywood, porque gostamos de deixar o carro no estacionamento do hotel à noite e sair bater perna, mas já avisamos que é preciso preparar o bolso porque Los Angeles é uma área cara. Já ficamos em dois hotéis em Hollywood:

Leia mais: Los Angeles: Hospedagem em Hollywood

Confira mais opções de hotéis em Los Angeles neste link.

QUANTOS DIAS EM LOS ANGELES?

Aí está uma pergunta difícil de responder. Depende! Depende das atrações que você quer incluir no roteiro. Nós recomendamos no mínimo 4 dias na cidade para conhecer o básico (Santa Monica, Venice, Beverly Hills, Hollywood, algum museu e algum estúdio de cinema). Dá para fazer em 3 dias, mas já vai ficar bem corrido e vai ter que contar com a sorte de não pegar congestionamentos e filas em alguns lugares. Se quiser passar um dia inteiro na praia, visitar os estúdios de cinema e ir a vários museus vai ter que reservar mais dias. Tem tanta coisa legal para fazer em Los Angeles que é fácil ter atividades para traçar um roteiro de 10 dias na região e aproveitar para curtir algum esporte, pegar uma praia com calma, aproveitar os parques da Disneyland e Universal, etc.

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário