Bath: a cidade inglesa das termas romanas – Roteiro de 1 dia

0

Conhecer Bath estava em nossos planos de viagem há muito tempo. E nós havíamos comprado passagens de trem para a cidade ainda em 2016, mas por conta de um mal estar, acabamos tendo que cancelar a viagem. Mas Bath não tinha como escapar do roteiro e, não deve mesmo porque a cidade é belíssima e repleta de história. Confira os motivos de incluir esta cidade nos planos da sua viagem à Inglaterra com esse roteiro super bacana de 1 dia na cidade.

A CIDADE DE BATH

Bath é uma charmosa cidade localizada a 156 km a oeste de Londres e com uma população de pouco mais de 90 mil pessoas. Desde 1987, a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO. O primeiro nome da cidade foi Aquæ Sulis, em 60 d.C., quando os romanos construíram termas e um templo no vale do Rio Avon, embora as fontes termais eram conhecidas mesmo antes desta época.

Rio Avon
Vista da bela cidade

No século XVII, acreditava-se nas propriedades curativas da água das nascentes, fazendo com que a cidade se tornasse um destino popular como uma estância termal na era georgiana. O local está repleto de construções em estilo georgiano, muitas delas feitas pelo arquiteto John Wood, the Elder e, posteriormente, por seu filho. Uma das mais importantes escritoras do mundo, Jane Austen, viveu na cidade no início do século XIX. Bath é um destino excelente para quem procura um lugar sossegado para conhecer um pouco mais de história, cultura e relaxar em suas águas termais.

O QUE FAZER EM BATH

Para facilitar o planejamento do seu dia curtindo a cidade, colocamos todas as nossas sugestões nesse mapa interativo. A cidade é bem pequena e é fácil se deslocar a pé pelas principais atrações.

1. THE ROMAN BATHS (TERMAS ROMANAS)

The Roman Bath é a principal atração de Bath. Trata-se de um complexo de termas romanas muito bem preservado. O primeiro santuário no local das fontes termais foi construído pelos celtas, e foi dedicado à deusa Sulis, que os romanos identificaram com Minerva. Atualmente, o local não funciona mais como um terma, mas está aberto ao público para visitação turística. É possível visitar as antigas piscinas e aprender mais sobre o local com uma exposição ilustrativa sobre o funcionamento do complexo no passado. Ao chegar ao local, compre seu ingresso e pegue um audio guide para conhecer mais sobre cada local do complexo (está disponível em 12 idiomas, inclusive português). Já no final do passeio é possível, inclusive, provar a água termal (que não é nada boa, por sinal).

  • Endereço: Stall St, Bath BA1 1LZ, UK
  • Horários: entrada até 1 hora antes do fechamento
    • de novembro a fevereiro de 9h30 às 18h
    • março a meados de junho / setembro e outubro: de 9h às 18h
    • de meados de junho a agosto: 9h às 22h
  • Entrada: de setembro a junho £15.50 / julho e agosto £17 / £21.50 ticket combinado com Museu da Moda e Victoria Art Gallery
Vista da maior piscina do complexo
Impossível não se encantar com a beleza do local

2. ABADIA DE BATH

A Abadia de São Pedro e São Paulo, mais conhecida como Abadia de Bath é a igreja mais importante da cidade, localizada ao lado dos Roman Baths. Fundada no século VII, era antigamente um convento beneditino, passando por diversos projetos de expansão e reforma ao longo dos séculos. A igreja comporta até 1200 fiéis sentados e possui uma torre de 49 metros de altura. É possível fazer tours pela torre (que duram de 45 a 50 minutos), que pode ser acessada subindo seus 212 degraus.

  • Endereço: Bath BA1 1LT, UK
  • Horários: segunda de 9h30 às 17h30 / de terça a sexta de 9h às 17h30 / sábado de 9h às 18h / domingo de 13h às 14h30 e de 16h30 às 17h30
  • Entrada: não há taxa de entrada, mas a doação sugerida é de £4 / tours na torre £6
Abadia fica ao lado da entrada das Termas Romanas
Abadia vista das Roman Baths
Nave principal da Abadia de Bath

3. PARADE GARDENS

Parade Gardens são jardins de 1 hectare de extensão localizados à margem do Rio Avon. Durante os meses de verão, concertos são realizados no coreto e vários eventos infantis são organizados. Piqueniques são permitidos e há também um café com mesas ao ar livre.

  • Endereço: Grand Parade, Bath BA2 4DF
  • Horários: aberto uma semana antes da Páscoa até final de setembro – nos meses de verão de 10h às 19h / nos meses de inverno de 10h às 16h30
  • Entrada: £1,50
Belos jardins no centro da cidade
Rio Avon visto dos jardins

4. PONTE PULTENEY & RIO AVON

A cidade é cortada pelo Rio Avon (o mesmo da cidade de Shakespeare Stratford-upon-Avon). A ponte mais importante que atravessa um lado a outro da cidade é a Pulteney Bridge, uma ponte de 45 metros de extensão finalizada em 1774, que lembra a Ponte Vecchio de Florença e a Ponte do Rialto em Veneza pelo fato de ter lojas e restaurantes de ambos os lados por toda a sua extensão. No entanto, ela não é de uso exclusivo para pedestres. O que chama muito a atenção é a presença de algumas barreiras no rio, que formam uma bela paisagem. Atravesse a ponte, desça por uma pequena escada para chegar do outro lado e ter belas visitas da cidade.

Rio Avon com a ponte ao fundo
Detalhe da ponte Pultney
Caminhando pela ponte Pulteney
Vista do outro lado da ponte

5. VICTORIA ART GALLERY

A Galeria de Arte Victoria é um museu de arte aberto em 1900 para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Victoria. O acervo conta com mais de 1500 objetos de arte que incluem pinturas a óleo de artistas britânicos famosos e objetos de artes decorativas como esculturas e obras em vidro.

  • Endereço: Bridge St, Bath BA2 4AT, UK
  • Horários: diariamente de 10h30 às 17h
  • Entrada: gratuita para a coleção permanente / varia dependendo da exposição temporária / £21.50 ticket combinado com Roman Baths e Museu da Moda

6. CENTRO JANE AUSTEN

Fundado em 2014, Jane Austen Center homenageia a moradora mais ilustre da cidade, a escritora inglesa Jane Austen (1775-1817), que escreveu obras importantes como “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”. A exposição permanente conta um pouco sobre a vida de Austen na cidade para entender o contexto de vida em que a autora estava inserida e como era a comida, a moda e a sociedade na época. O museu está situado em uma casa de estilo vitoriano que foi uma das residências de Jane Austen enquanto morou em Bath. No último andar fica um Café/Restaurante.

  • Endereço: 40 Gay St, Bath BA1 2NT, UK
  • Horários:
    • de novembro a março: de domingo a sexta de 10h às 16h / sábado de 9h45 às 17h30
    • de abril a outubro: de 9h45 às 17h30 (julho a agosto de 9h30 às 18h)
  • Entrada: £11
Entrada do Centro Jane Austen
Até o Mr. Darcy de “Orgulho e Preconceito” está por lá

7. THE CIRCUS

The Circus é um conjunto de prédios em estilo georgiano construído entre 1754 e 1768. O The Circus é composto em três edifícios de moradias de igual comprimento. No centro, fica uma pequena praça com algumas árvores.

The Circus

8. BATH ASSEMBLY ROOMS & MUSEU DA MODA

Os Assembly Rooms foram construídos por John Wood em 1769. Quando foram finalizados em 1771, eles foram descritos como “os mais nobres e elegantes do reino”. É possível visitar o Great Octagon, Tea Room, Ball Room e Card Room. No piso inferior, fica localizado o Fashion Museum, o Museu da Moda.

  • Endereço: Bennett Street, Bath BA1 2QH
  • Horários:
    • Assembly Rooms: diariamente de 10h30 às 17h
    • Museu da Moda: de novembro a fevereiro de 10h30 às 16h / de março a outubro de 10h30 às 17h
  • Entrada: gratuita para os Assembly Rooms / £9 para o Museu da Moda (£21.50 ticket combinado com Roman Baths e Victoria Art Gallery)

9. ROYAL CRESCENT Nº 1

Royal Crescent é um conjunto de 30 edifícios em formato de semi-círculo chama a atenção nesta bonita área da cidade. O primeiro dos edifícios construídos é o Royal Crescent Nº1, que funciona como um museu e foi decorado e mobiliado de acordo com itens utilizados no período entre 1776 e 1796. No passado, o casarão era usado como um local de hospedagem para os visitantes aristocratas que vinham curtir as águas termais de Bath. Os quartos apresentam mobiliário histórico, imagens e objetos que revelam como era a vida para os residentes de Bath. O museu também funciona como uma instituição de caridade. O video oficial abaixo dá uma ideia do que encontrar no museu.

  • Endereço: 1 Royal Cres, Bath BA1 2LR, UK
  • Horários: de fevereiro a meados de dezembro às segundas-feiras de 12h às 17h30 e de terça a domingo de 10h30 às 17h30 / última entrada às 16h30
  • Entrada: £10
Royal Crescent
Entrada para o museu da Royal Crescent Nº 1

10. VICTORIA PARK

Aberto em 1830, o Victoria Park é um parque público de 23 hectares aberto pela Rainha Victoria quando ela ainda  tinha 11 anos. O parque fica em frente à área do Royal Crescent e conta com muitas áreas verdes, jardim botânico, mesas para piquenique, campo de golfe, lagoas, locais para prática de skate, tênis, golfe e outros esportes.

  • Endereço: Marlborough Ln, Bath BA1 2NQ, UK
Victoria Park

DICA: TEM MAIS TEMPO? CONHEÇA O MAIOR SPA DA CIDADE

Thermae Bath Spa é uma versão moderna das antigas termas romanas que se tornou famoso por ser o maior da cidade. Ele conta uma infra-estrutura incrível de piscinas, incluindo uma no topo do edifício, que proporciona uma vista da cidade do alto. Há diversos tipos de pacotes (inclusive com massagem e outros tratamentos) para passar desde 2 horas até o dia inteiro no local, para relaxar muito.

  • Endereço: The Hetling Pump Room, Hot Bath St, Bath BA1 1SJ, UK
  • Horários: diariamente de 9h às 21h30 – confira o horário das piscinas aqui
  • Preços: 2 horas no spa – a partir de £35 de segunda a sexta / £38 sábado e domingo
Piscina no alto do edifício. Foto: reprodução site oficial

ONDE COMER

Separamos algumas opções de restaurantes interessantes para curtir a gastronomia da cidade:

MERCADO: Bath Guildhall Market – mercado pequeno, porém simpático com lojinhas e restaurantes (High St, Bath BA2 4AW, UK)

RESTAURANTES:

  • The Pump Room: Este lindo salão neoclássico construído em 1795 era utilizado para que a aristocracia bebesse água termal após aproveitar as termas. Ele era considerado um dos principais locais de encontro da sociedade de Bath. Atualmente, o local funciona como um restaurante que oferece refeições inglesas tradicionais. (Abbey Chambers, Church St, Avon, Bath BA1 1LZ, UK)
Fachada do Pump Room

ONDE SE HOSPEDAR

Confira algumas dicas que selecionamos de hotéis bem localizados para se hospedar em Bath:

COMO IR DE LONDRES A BATH

Há trens saindo de Londres que param na estação Bath Spa em viagens que duram em torno de 1 hora e meia (estação London Paddington) até 2 horas e meia (estação London Waterloo). É muito fácil fazer reserva pelo site da TrainLine para garantir os melhores preços antes de viajar.

Estação Bath Spa

EXCURSÕES PARTINDO DE LONDRES

Para quem tem pouco tempo na Inglaterra ou não quer se preocupar com transporte até a cidade, existem algumas excursões partindo de Londres que podem ser interessantes. Veja algumas opções:


Leia mais sobre destinos no Reino Unido:

CIDADES

ATRAÇÕES

Deixe seu comentário