O que é celebrado nos feriados americanos

5

Nós sempre procuramos lembrar a todos de sempre lembrar de considerar os feriados americanos no cronograma de viagem. Algumas atrações fecham durante essas datas e isso pode fazer você perder muita coisa interessante que programou fazer. Para ajudar você a se programar, nós fizemos um post especial para 2016 com os feriados nacionais e principais datas no Brasil e nos Estados Unidos. No entanto, muita gente nos questiona o que é celebrado nos feriados americanos, pois gostaria de entender um pouco mais sobre a cultura do país. Neste post, explicamos um pouco mais sobre o que é celebrado nos feriados americanos principais. Vamos conferir?

COMO FUNCIONAM OS FERIADOS AMERICANOS

Antes de mais nada, vale dizer que os Estados Unidos têm praticamente o mesmo número de feriados que o Brasil, são 10 feriados oficiais. Mas os Estados Unidos têm uma regra que é um pouco diferente do caso brasileiro, há muitos feriados que não possuem datas fixas e são celebrados às segundas-feiras, impedindo com que você faça emenda de mais dias, mas não correm o risco de cair de final de semana. No entanto, dependendo da empresa, o funcionário precisa compensar o dia de trabalho que folgou por conta do feriado para cumprir o período de 40 horas semanais. A critério do empregador, outros feriados não federais, como véspera de Natal e Dia de Ação de Graças são adições comuns à lista de feriados pagos enquanto Columbus Day e o Veterans Day podem ser não remunerados ou não são considerados feriados pelas empresas. Não há uma regra definida, depende de negociação caso a caso ou regras de cada organização. Há muitas datas comemorativas que não são feriados como, por exemplo, Halloween e Valentine’s Day.

O QUE É CELEBRADO NOS FERIADOS AMERICANOS

De qualquer forma, sempre que estiver planejando uma viagem, confirme se o local que quer visitar ou o passeio que pretende fazer estarão abertos naquele dia. Listamos os 10 feriados americanos com suas devidas explicações.

1º de janeiro: New Year’s Day

É o feriado do “Dia de Ano Novo”. Assim como em boa parte dos países do mundo, o primeiro dia do ano segundo o calendário gregoriano é feriado justamente para celebrar o início de mais um ano. Muitas empresas já dispensam os funcionários no dia 31 de dezembro do ano anterior, da mesma forma que acontece no caso brasileiro. A “descida da bola” na Times Square em Nova York se tornou uma festividade nacional.

IMG_1277
Ano Novo é muito celebrado, mas não há o costume de usar branco

3ª Segunda-Feira de Janeiro: Martin Luther King Jr. Birthday

Celebra o aniversário do líder negro que lutou pela igualdade dos direitos humanos Martin Luther King Jr., que nasceu no dia 15 de janeiro de 1929. Em algumas cidades acontecem desfiles e celebrações.

3ª Segunda-Feira de Fevereiro: President’s Day

O “Dia do Presidente”, oficialmente chamado de “Aniversário de Washington”, celebra-se o aniversário de George Washington, o primeiro presidente americano da história, que nasceu no dia 22 de fevereiro. No entanto, como outro importante presidente americano, Abraham Lincoln, nasceu no dia 12 de fevereiro, muitas pessoas chamam a data de “Presidents’ Day”, em homenagem aos presidentes americanos. Oficialmente, não houve nenhuma mudança neste sentido ainda.

Última Segunda-Feira de Maio: Memorial Day

Este feriado foi criado com o objetivo de homenagear os soldados mortos na “Guerra Civil Americana” (1861 a 1865). Posteriormente, a homenagem foi ampliada para honrar todos os americanos que morreram prestando serviços às Forças Armadas do país. É uma data para ficar de olho porque muitos parques nacionais, museus e atrações mudam seus horários em função deste dia que é considerado o início não-oficial do verão.

4 de Julho – Independence Day

Um dos poucos feriados com data fixa, o “Dia da Independência” é uma data bastante comemorada nos Estados Unidos e celebra a declaração da independência americana, que era colônia de povoamento do Império Britânico. Há muitas festividades na data; desfiles e fogos de artifício acontecem em várias cidades do país.

Independence Hall, local onde foi assinada a independência americana, na Filadélfia

1ª Segunda-Feira de Setembro – Labor Day

Diferente do Brasil que celebra esta data no dia 1º de maio, o “Dia do Trabalho” é celebrado em setembro nos Estados Unidos. A data homenageia os trabalhadores e suas conquistas através de movimentos trabalhistas. Esta é outra data importante para lembrar pois marca o fim não-oficial do verão, alterando horários de parques nacionais, museus, restaurantes e várias atrações.

2ª Segunda-Feira de Outubro – Columbus Day

“O Dia de Colombo” homenageia o navegador explorador italiano, Cristóvão Colombo. Colombo foi o primeiro europeu a pisar nas Américas depois de Leif Erikson, explorador islandês.

11 de Novembro – Veteran’s Day

Um dos raros feriados com data fixa, o “Dia dos Veteranos” presta homenagem a todos os veteranos de guerra americanos que lutaram nas Forças Armadas do país. O feriado tem data fixa para lembrar o dia 11 de novembro de 1918, quando às 11h deste 11/11 foi encerrada formalmente a “Primeira Guerra Mundial”, quando o armistício assinado pela Alemanha passou a vigorar.

4ª Quinta-Feira de Novembro – Thanksgiving Day

O “Dia de Ação de Graças” tradicionalmente celebra às colheitas do outono. Geralmente a data reune famílias que comem peru, purê de batata, geléia de cranberry e torta de abóbora. Estima-se que 46 milhões de perus são consumidos nesta data. O dia seguinte ao Thanksgiving é chamado “Black Friday”, em que acontecem super promoções nas principais lojas.

Jantar típico de Thanksgiving no restaurante Buca di Beppo em Santa Monica
Jantar típico de Thanksgiving

25 de Dezembro – Natal

É o único feriado nacional com temática religiosa nos Estados Unidos que celebra, assim como no Brasil, o nascimento de Jesus de Nazaré. As celebrações do Natal já têm início em novembro com decoração típica, pista de patinação no gelo mesmo em cidades em que não há precipitação de neve, espetáculos, teatros, balés, feiras de natal e muitas atrações. As cidades ficam iluminadas, há trocas de presentes e mais de 6.5 bilhões de cartões são enviados para amigos e parentes como manda a tradição.

Decoração de Natal nas ruas de Aspen, no Colorado
Decoração de Natal nas ruas de Aspen, no Colorado

DATAS IMPORTANTES QUE NÃO SÃO FERIADOS

Embora as datas listadas abaixo não sejam feriado, alguns estabelecimentos costumam alterar seus horários de abertura e fechamento em alguns destes dias. Vale a pena ficar de olho também.

1º domingo de fevereiro – Domingo do Super Bowl

Sim, o Super Bowl é um dos momentos mais esperados do ano por um americano! O futebol americano é o esporte favorito do país e gira bilhões de dólares todos os anos. Não é à toa que o minuto mais caro da televisão mundial é nos intervalos do Super Bowl, o jogo final da temporada. Dá para acreditar que 1,25 bilhão de asinhas de frango são consumidas somente neste dia?

Fazendo o tour no Levi’s Stadium, em Santa Clara, palco do Super Bowl 2016

14 de fevereiro – Valentine’s Day

O Dia dos Namorados nos Estados Unidos em homenagem ao São Valentim. Parece inacreditável, mas 73% das vendas anuais de flores no país acontecem nesta data!

Varia entre 22 de Março e 25 de Abril – Páscoa

A Páscoa, que simboliza a ressureição de Jesus Cristo, também é chamada por alguns de “Domingo da Ressureição”. Nos Estados Unidos, registra-se a maior taxa de pessoas que comparecem às igrejas durante o ano todo. Ovo de chocolate não é uma tradição da páscoa americana. A data registra o terceiro maior consumo de peru nos Estados Unidos atrás do Thanksgiving e do Natal, respectivamente.

2º domingo de maio – Dia das Mães

A data para homenagem às mamães ocorre no mesmo dia que no Brasil. Os restaurantes costumam ficar bem cheios (muito mais do que no Valentine’s Day) e as igrejas também.

3º domingo de junho – Dia dos Pais

Enquanto o dia dos pais é celebrado no 2º domingo de agosto no Brasil, nos Estados Unidos a data é comemorada em junho. As vendas de gravatas batem recordes e já chegaram ao patamar de mais de US$ 12 bilhões!

31 de outubro – Halloween

O “Dia das Bruxas” não é feriado, mas é levado à sério nos Estados Unidos. É bem comum visitar lugares, ir a restaurantes e diversas atrações e as pessoas estarem fantasiadas. As crianças saem às ruas durante à noite falando “Treats or Tricks” (Gostosuras ou Travessuras) para ganhar doces dos vizinhos. Muitas casas são decoradas com abóboras, fantasmas e outros que remetem à data. Estima-se que, em 2015, o comércio faturou cerca de US$ 6.9 bilhões com a venda de doces, fantasias, abóboras e decoração de Halloween.

Fantasiados para o Halloween
Fantasiados para uma festa de Halloween
Leia mais sobre temas que envolvem os feriados:

5 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário