O porta-aviões USS Midway em San Diego

0

San Diego é uma cidade linda, ensolarada, com praias ótimas e uma atmosfera agradável. Uma das atrações mais interessantes e mais impressionantes de San Diego, com certeza, é o USS Midway Museum. Foi um dos passeios mais bacanas que fizemos e, como tínhamos comprado o ticket pela anteriormente pela internet, além de economizarmos dinheiro (na bilheteria é mais caro), economizamos tempo, já que as filas são enormes!

O QUE É O USS MIDWAY

O USS Midway é um imenso porta-aviões que por mais tempo prestou serviços para a marinha americana no século XX (de 1945 a 1922). A primeira missão de que participou veio logo após o ataque japonês à base americana de Pearl Harbor na ilha de Oahu, no Hawaii. Este confronto entre americanos e japoneses ficou conhecido como Batalha de Midway (já que ocorreu nas ilhas Midway, no Oceano Pacífico), Desta forma, o porta-aviões foi batizado com o mesmo nome do local de sua primeira missão.

thumb_DSC04734_1024
O porta-aviões USS Midway

Cerca de 200 mil marinheiros serviram neste porta-aviões, conhecido por várias missões importantes, inclusive de ações humanitárias. Foi o único da categoria a servir durante e depois da Guerra Fria. Atualmente, ele está atracado no cais da marinha na cidade de San Diego, a qual é o berço da chamada “aviação naval” e o lar original da escola de TOP-GUN da marinha americana.

O MUSEU USS MIDWAY

O Museu USS Midway foi aberto em 2004 e oito anos, em 2012, depois já tinha atingido a marca de mais de 1 milhão de visitantes. Com este feito, ele se tornou o museu naval flutuante mais visitado do mundo. Atualmente, ele possui mais de 13 mil membros e hospeda mais de 700 eventos por ano. Além de ser museu, ele sedia muitos eventos privados que vão desde jogos de basquete universitários, como também programas de diversas emissoras de TV (Discovery Channel, FOX News, History Channel, entre outros).

A Batalha de Midway na exposição
A Batalha de Midway na exposição

A VISITA AO USS MIDWAY

Ao chegar na entrada do museu, você receberá um audio-guide para poder conhecer melhor cada parte do porta-aviões. O áudio é narrado por ex-marinheiros que serviram no USS Midway e abrange mais de 60 locais diferentes dentro dele, tais como: quartos em que os marinheiros dormiam, sala de máquinas, cozinha, correios e sala dos pilotos. O ticket ainda im subir a bordo de aeronaves e cockpits, vídeos, simuladores de vôo.

thumb_DSC04568_1024
Local em que ficam as correntes das âncoras do USS Midway
thumb_DSC04586_1024
Avião exposto no USS Midway

NOSSA EXPERIÊNCIA

Não nos cansamos de dizer que fazer o tour pelo USS Midway é imperdível. Não tínhamos ideia da grandiosidade deste porta-aviões até entrarmos nele e sermos surpreendido por um galpão imenso em que há aviões expostos, há também um teatro em que é exibido um video didático sobre ele. Quando você acessa o local, ganha um mapa para se guiar pelos principais pontos. É bem interessante passar pelo dormitório (bem apertado) dos marinheiros, visitar as salas de controle e imaginar que aquele lugar era como uma cidade sobre as águas. O local é imenso e se você realmente se interessa por aviação e navios, precisa reservar algumas boas horas para visitar o local. Nós tínhamos o tempo restrito e passamos 3 horas lá dentro sem conseguir ver tudo.

DSC04544
Antes de entrar no teatro para assistir ao filme sobre a Batalha de Midway
thumb_DSC04571_1024
Conhecendo o USS Midway por dentro
Dormitórios

O que foi bem interessante é que por volta de 2 semanas antes de visitarmos o local, a Ana tinha assistido a um documentário indicado ao Oscar 2015 chamado, “Last Days in Vietnam” (2014) que falava sobre o fim da Guerra do Vietnã e mostrava justamente o USS Midway. Fica aí uma dica para quem curte documentários.

A melhor parte da visita, com certeza, é subir na plataforma em que os aviões pousam e decolam. Foi muito legal assistir a uma palestra de um ex-marinheiro que conhecia detalhes dos aviões e do porta-aviões porque tinha servido na Guerra do Vietnã. Além disso, há muitos aviões e helicópteros originais que foram utilizados em guerras e missões para as quais ele prestou serviços.

thumb_DSC04706_1024
Parte superior do porta-aviões
thumb_DSC04657_1024
Paulo e um helicóptero
thumb_DSC04654_1024
Vista da parte superior do porta-aviões
thumb_DSC04641_1024
Dentro de um dos aviões utilizados nas missões
thumb_DSC04621_1024
Um dos aviões expostos no local

Não deixe de curtir a beleza da vista a partir da plataforma do porta-aviões. No dia que visitamos, o tempo colaborou muito e o dia estava ensolarada com um belíssimo céu azul. O sol refletia nas águas formando uma paisagem incrível. Era possível ver a parte de trás da estátua Unconditional Surrender, a famosa Estátua do Beijo.

thumb_DSC04714_1024
Linda vista a partir do porta-aviões, ao fundo, a ponte que liga à Ilha do Coronado
thumb_DSC04649_1024
A “Estátua do Beijo”, vista do USS Midway
Panorâmica a partir da parte superior do porta-aviões
Panorâmica a partir da parte superior do porta-aviões

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

USS Midway Museum

  • Endereço: 910 N Harbor Dr, San Diego, CA 92101
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: US$ 20 na bilheteria (as filas são imensas); US$ 18 online (compre neste link)
  • Há lanchonetes, máquinas automáticas (vending machines) para compra de água e refrigerantes e banheiros disponíveis dentro do porta-aviões.

Quer saber mais sobre San Diego?

Deixe seu comentário