O estado da Califórnia

0
Nos posts anteriores falei um pouquinho sobre o Vale do Silício e a Universidade de Stanford. Estava quase me esquecendo de falar do estado maravilhoso em que ficam: a Califórnia, que, nada por acaso, dá nome a este blog!

A Califórnia é atualmente o estado mais populoso dos EUA, com mais de 37 milhões de habitantes. As maiores cidades do estado são: Los Angeles, San José, San Diego e San Francisco. A capital é a cidade de Sacramento ao norte do estado. É popularmente conhecido como “Golden State” (estado dourado). Com 424 mil quilômetros quadrados, é o terceiro maior estado americano. 
Algumas curiosidades: o governador do estado já foi o ator Arnold Schwarzenegger, o prefeito da pequena cidade de Carmel-by-the-Sea já foi o Clint Eastwood e o cineasta Francis Ford Coppola possui uma vinícola na região de Napa Valley!
 
Inicialmente o estado da Califórnia era povoado por tribos nativo norte-americanas. Por volta do ano 1540, foi colonizada por espanhóis e a partir de 1821, após o México conseguir a independência da Espanha, passou a fazer parte do território mexicano. Os EUA anexaram a Califórnia em 1850 após uma guerra contra o México. Grandes reservas do ouro foram encontradas no Vale do rio Sacramento alguns meses antes do final da guerra mexicano-americana. A partir de 1910 um grande número de imigrantes mexicanos começaram a se instalar no estado. (Atualmente, quase 40% da população atual do estado é de origem hispânica ou latina.)

A Califórnia foi um dos estados mais atingidos pela Grande Depressão de 1929.  Não somente o estado enfrentou os problemas das falências de inúmeras empresas, o fechamento de diversas facilidades comerciais e industriais, desemprego, endividamento dos fazendeiros, e miséria e pobreza da população, como também teve que enfrentar um grande número de imigrantes vindos de outras partes do país em busca de emprego, que então era o único estado industrializado da região oeste norte-americana. 
A Grande Depressão teria fim definitivo somente com a entrada dos Estados Unidos na segunda guerra mundial, no final de 1941, causado pelo ataque japonês a Pearl Harbor, no estado do Havaí. A Califórnia, dado sua relativa proximidade com as frentes de batalha no Pacífico, tornou-se rapidamente o líder nacional na produção de aviões militares, e um dos líderes na produção de navios militares e armamentos em geral. 

É um estado com geografia diversa: deserto, praias, montanhas, florestas. Isso faz com que o clima da região seja bastante variado. A temperatura média no verão gira em torno de 25ºC (bem mais agradável do que os 35ºC no Brasil, não?), mas no inverno algumas áreas atingem temperaturas negativas e há precipitação de neve.
A Califórnia é responsável por volta de 16% do PIB americano, sendo que a indústria eletrônica e de computação é a maior do país.
O estado possui várias universidade de alto nível (Universidade da Califórnia, Universidade de Berkeley, Caltech, Universidade de Stanford, entre outras).
O fuso horário da Califórnia pode variar entre -6h a -4h em relação ao horário de Brasília, por isso é bom lembrar de ligar para lá apenas quando for o período da tarde aqui no Brasil!

Quanta coisa em um só estado! Além de tudo isso, lá é a capital do cinema americano…ahhh Hollywood! Bem, sendo meu marido e eu cinéfilos, acho que estamos indo para o lugar certo!

Deixe seu comentário