O cinematográfico Monument Valley entre Arizona e Utah

Sabe aqueles lugares que você sonha conhecer porque ou já ouvir falar muito dele ou, então, sempre aparece como cenário dos mais variados filmes? O Monument Valley é exatamente o segundo caso. Talvez a maior parte das pessoas no Brasil nunca tenha ouvido falar esse nome e não faça a menor ideia do que é e onde fica, mas, com certeza, já deve ter visto algum filme em que o local aparece. Além de ser um lugar lindo, o cinematográfico Monument Valley entre Arizona e Utah tem muita história para contar!

NO CINEMA

Se você já assistiu ao vencedor do Oscar “Forrest Gump – O Contar do Histórias” (1994), deve se lembrar da cena em que, após alguns anos, ele para de correr. E você pode não ter prestado muita atenção no local, mas nós mostraremos a cena abaixo para você reconhecer o lugar:

maxresdefault
Tom Hanks, como Forrest Gump, na cena em que para de correr, com Monument Valley ao fundo. Foto: Reprodução do filme

É claro que este filme não é o único da lista, seguem alguns exemplos: “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (1968), “Férias Frustradas” (1983), “O Cavaleiro Solitário” (2013), “De Volta Para o Futuro – Parte 3” (1990), “No Tempo das Diligências” (1939) e muitos outros filmes de faroeste do diretor John Ford. O site IMDb lista 42 títulos diferentes!

Cena do filme "De Volta para o Futuro - Parte 3", no Monument Valley
Cena do filme “De Volta para o Futuro – Parte 3”, no Monument Valley

Você poderia achar que não conhecia esse lugar, mas já deve ter visto em algum momento da sua vida, mesmo sem saber onde era! E já que o lugar é tão famoso, vale a pena contarmos um poquinho sobre ele, não é mesmo?

O QUE É O MONUMENT VALLEY

O Monument Valley é uma região que faz parte da área de platô e é caracterizado pelo conjunto de montes, picos e formações de arenito, que chegam a até 300 metros de altura. O vale encontra-se dentro da reserva dos índios Navajo, entre os estados do Arizona e de Utah.

Na estrada, chegando ao Monument Valley
Na estrada, chegando ao Monument Valley

COMO CHEGAR AO MONUMENT VALLEY

A forma ideal de chegar ao Monument Valley é de carro através da estrada US 163. A cidade mais próxima é a pequena Kayenta, no Arizona (45 km).

MVTV-500mile-map-Web-11-22-14
Mapa de localização do Monument Valley. Foto: Reprodução site Monument Valley Tipi Village

Seguem as distâncias do Monument Valley das principais cidades da região:

  • Page, Arizona – 205 km
  • Flagstaff, Arizona – 290 km
  • Grand Canyon Village, Arizona – 300 km
  • Phoenix, Arizona – 520 km
  • Albuquerque, Novo México – 525 km
  • Salt Lake City, Utah – 620 km
  • Las Vegas, Nevada – 645 km

COMO VISITAR O MONUMENT VALLEY

É preciso pagar uma taxa de US$ 20 para acessar o Monument Valley. Como a área é administrada pelos índios Navajo e não pelo governo americano o Passe Anual para Parques Nacionais não é válido aqui. Ao pagar a taxa, você receberá um mapa com os principais pontos de observação do local.

Entrando no local, você pode estacionar o carro e se dirigir ao Centro de Visitantes. Lá você encontrará um pequeno museu, uma loja de souvenirs e banheiros. Aproveitamos para comprar o nosso ímã de geladeira, uma tradição que temos em todos os lugares que passamos.

Para visitar há duas possibilidades: você pode ir com o carro por uma estrada de terra batida por todo o trajeto ou contratar um serviço em que um guia leva você a todos os pontos. Nós utilizamos este serviço e achamos que não vale a pena, já que você vai em um caminhãozinho aberto comendo poeira e o guia não explica nada além do que você pode ler no mapa. Há várias empresas que atuam no local e a que utilizamos foi a Monument Valley Tours. No site, há vários tipos de tours que vão de 1 hora e meia de duração até o dia inteiro. Só vale mesmo a pena contratar o serviço se você pretende ficar o dia todo lá e ir para áreas que o acesso por veículo particular é proibido. Uma outra opção de tour que varia entre 2 horas e meia a 3 horas e meia pode ser encontrado neste link.

O local rende fotos incríveis!
O local rende fotos incríveis!

PONTOS DE OBSERVAÇÃO

O mapa que você recebe na entrada do Monument Valley segue de guia para parar nos principais pontos de observação. Todos eles são marcados com placas com o nome do local para facilitar a localização.

Pontos de observação do Monument Valley
Pontos de observação do Monument Valley. Figura: Reprodução site USA Fotos.
1. The Mittens

É o cartão postal do Monument Valley. Estas 3 estruturas de arenito são observadas a partir do Centro de Visitantes e também são o primeiro ponto de parada ao se iniciar o trajeto pela estrada de terra.

thumb_DSC03661_1024
Foto panorâmica com as Mittens ao centro
thumb_DSC03676_1024
Nós entre as Mittens
2. Elephant Butte

É uma formação rochosa que recebeu este nome justamente por se parecer com um “Bumbum de Elefante”.

Elephant Butte
Elephant Butte
3. Three Sisters

O terceiro ponto de parada é chamado de “Três Irmãs”. É bem curioso que em vários pontos do vale é possível ver estas três estruturas e verticais tendo a impressão que elas sempre estão na mesma posição independente de onde você olhe.

Paulo e as "Três Irmãs" ao fundo
Paulo e as “Três Irmãs” ao fundo
4. John’s Ford Point

Esse lugar é bem bacana e nosso guia comentou que vários filmes de faroeste do diretor de cinema John Ford foram gravados neste local. Quando chegamos, havia um homem montado em um cavalo, com roupas de cowboy posando para fotos no estilo John Wayne. É, sem dúvida, um dos locais mais interessantes de todo o vale.

thumb_DSC03804_1024
Panorâmica a partir do John’s Ford Point
thumb_DSC03862_1024
Olha só a gente no John’s Ford Point
5. Camel Butte

E já que tem a construção rochosa que se chama “Bumbum do Elefante”, também tem a “Bumbum do Camelo”! Nós não achamos que se parece, mas e você o que acha?

Camel Butte
Camel Butte
6. The Hub

Esta grande formação de arenito recebeu este nome por se parecer com um grande cubo.

The Hub, detalhe para a plaquinha com o número 6 e o nome do ponto de observação
The Hub, detalhe para a plaquinha com o número 6 e o nome do ponto de observação
thumb_DSC03902_1024
Detalhes do The Hub
7. Totem Poles

Este ponto de observação reúne uma série de formações de arenito pontiagudas.

Totem Poles vistas de outro ângulo
Totem Poles
8. Sand Springs

Pertinho do Totem Poles, neste local fica a maior fonte de água da área porque há um aquífero natural.

43767215
Sand Springs. Foto: Panoramio

9. Artist’s Point

Neste local é possível ter uma vista ampla do horizonte de de várias formações de arenito ao mesmo tempo.

thumb_DSC04010_1024
Artist’s Point
10. North Window

Como o nome sugere, neste ponto parece que você está olhando por entre uma janela na direção norte.

Como o nome sugere, neste ponto parece que você está olhando por entre uma janela na direção norte
North Window
11. The Thumb

Uma alta pedra de arenito que lembra um dedo polegar, por isso o nome.

The Thumb
The Thumb

O QUE FAZER NO MONUMENT VALLEY

Além de andar de carro e fazer as paradas para tirar fotos de diversos ângulos do vale, outra opção disponibilizada no local é fazer passeios com cavalos ou mulas. Existem alguns locais sinalizados que você pode estacionar o carro e pagar uma taxa adicional para fazer um passeio equestre.

Um dos pontos em que pode-se iniciar um tour à cavalo
Um dos pontos em que pode-se iniciar um tour à cavalo

EXCURSÕES NO MONUMENT VALLEY

Existem vários passeios que podem ser feito do Monument Valley até mesmo para fazer um tour aéreo sobrevoando os principais pontos do local. Veja todas as opções neste link.

DICAS

  • Beba bastante água e sempre leve uma garrafinha com você para evitar desidratação.
  • Use filtro solar, pois o sol é muito forte e ardido.
  • Use chapéu ou boné para se proteger.
  • Sempre fique na estrada indicada no mapa. Existem outras entradas no meio do caminho, mas a entrada de visitantes é proibida.

ONDE SE HOSPEDAR NO MONUMENT VALLEY

Dentro do vale existe apenas um hotel, o The View Hotel Monument Valley. É preciso fazer a reserva com bastante antecedência caso você queira se hospedar lá. Uma outra opção é ficar hospedado na cidade de Kayenta, que fica a 45 km do Monument Valley. A cidade tem várias opções de hotéis e de restaurantes também.

Como não havia vagas disponíveis no hotel The View e, por isso, decidimos ficar na cidade de Kayenta. Nós nos hospedamos no hotel Wetherill Inn. É um hotel simples, duas estrelas, mas muito limpo, arrumado, com piscina, wifi de qualidade e café da manhã incluso. O ambiente é bem agradável e recomendamos muito para quem quer uma hospedagem simples, porém confortável.

Umm dos quartos do hotel. Foto: reprodução site Booking.com
Um dos quartos do hotel Wetherill Inn. Foto: reprodução site Booking.com

VIDEO DO MONUMENT VALLEY

Reunimos várias fotos de nosso dia no Monument Valley e fizemos um video que está disponível no nosso canal no Youtube. Assista-o abaixo:

Veja mais:

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi quanto tempo vocês levaram para fazer o passeio pelo Monument Valley?

Comments are closed.