O belo Zion Park no estado de Utah

4

O belo Zion Park no estado de Utah é um daqueles lugares que tem que estar no roteiro de alguma viagem de carro pelos Estados Unidos. Trata-se de um belíssimo Parque Nacional localizado próximo da cidade de Springdale em Utah.

Utah é um estado americano que geralmente não está no roteiro de viagem da maior parte dos viajantes que vêm para os EUA, mas possui vários locais interessantes para se conhecer. A capital do estado e maior cidade é Salt Lake City. A cidade concentra 65% do total da população. O estado é famoso por ser lá que foi fundada a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, cujos seguidores são conhecidos como Mórmons. Utah é o estado americano com maior homogeneidade de religião, pois os Mórmons representam 62% da população do estado.

thumb_DSC04236_1024
Entrando no estado americano de Utah

O parque, inicialmente, era chamado Mukuntuweap National Monument. No entanto, em 1919 foi transformado no primeiro Parque Nacional do estado e recebeu o nome oficial de Zion Nation Park (Parque Nacional Zion) porque era como os Mórmons o chamavam. E assim surgiu o belo Zion Park no estado de Utah.

Na entrada do Zion Park
Na entrada do Zion Park

O parque é uma riqueza natural dos Estados Unidos. Abriga quase 300 espécies de pássaros, 75 espécies de mamíferos e 32 de répteis. O que chama bastante atenção no parque é sua diversidade, pois é possível encontrar canyons, montanhas, rios e muitas formações geológicas interessantes.

Localização do Zion Park, no estado de Utah
Localização do Zion Park, no estado de Utah. Figura: reprodução Google Maps

COMO CHEGAR AO ZION PARK

Utah faz divisa com os estados do Arizona, Nevada, Colorado, Novo México, Idaho e Wyoming. Como o parque fica ao sul do estado, vale a pena dar uma passadinha por lá caso você esteja visitando Las Vegas ou o norte do Arizona. Os principais aeroportos internacionais próximos são o de Las Vegas e o de Salt Lake City.

Panorâmica de uma das partes do parque
Panorâmica de uma das partes do parque

Veja as principais distâncias:

  • Partindo de Page, Arizona: 170 km
  • Partindo de Las Vegas, Nevada: 260 km
  • Partindo de Salt Lake City, Utah: 500 km

QUANTO CUSTA ENTRAR NO ZION PARK

A entrada para o parque custa US$ 30 (preço referente a agosto de 2015). O parque está incluso naquela série de Parques Nacionais Americanos em que é possível comprar um ticket anual por US$ 80 (ver mais informações neste link).

QUANDO VISITAR O ZION PARK

O Zion Park está aberto o ano todo, mas evite-o entre os meses de dezembro e março, época que corresponde ao inverno no hemisfério norte. Neste período, há muita precipitação de neve, as estradas ficam perigosas e muitas rotas são fechadas por questão de segurança. Fomos durante o verão e o sol era muito forte. Vimos que alguns riachos que estavam ao lado da estrada estavam quase secos.

thumb_DSC04389_1024
Árvore ressecada na paisagem do Zion Park
thumb_DSC04403_1024
A alegria das cores no parque

ÔNIBUS INTERNO NO ZION PARK

O Zion Park conta com um serviço de ônibus interno que leva o visitante para vários pontos do parque. Os horários podem ser observados na seguinte figura (repare que os horários variam de acordo com as estações do ano):

Tabela com os horários dos ônibus. Figura: reprodução site oficial
Tabela com os horários dos ônibus. Figura: reprodução site oficial

PONTOS DE INTERESSE DO ZION PARK

Para aproveitar bem o seu passeio pelo Zion Park, vale a pena seguir esse roteiro de pontos de parada para explorar melhor o local.

thumb_DSC04345_1024
Pedras rosadas e alaranjadas dão um toque especial ao local
thumb_DSC04346_1024
Paredão de pedra no Zion Park
zionpark
Pontos de Interesse no Zion Park. Figura: reprodução site oficial

Veja abaixo o detalhe de cada um destes pontos de interesse na ordem mostrada na figura:

  • Temple of Sinawava: É o portão de entrada para o “The Narrows”, que com seus muros altos, grutas de arenito, fontes naturais e jardins suspensos pode ser uma experiência inesquecível.
  • Big Bend: Imponentes falésias na curva do Rio Virgin.
  • Weeping Rock: Neste local pode-se observar um tipo de jardim suspenso.
  • The Grotto: Área com sombra para piqueniques entre pés de algodão.
  • Zion Lodge: Histórica hospedaria na região do Zion Canyon.
  • Court of the Patriarchs: Trilha íngreme que curta que leva a um ponto de observação.
  • Canyon Junction: Local de junção das estradas Zion-Mt. Carmel e Zion Canyon Scenic Drive.
  • Zion Human History Museum: Neste museu é possível explorar a história humana do Zion Canyon.
  • Zion Canyon Visitor Center: É o ponto de partida para qualquer visita ao parque.
thumb_DSC04380_1024
Vista deslumbrante entre montanhas de pedra

A ESTRADA DENTRO DO ZION PARK

Mesmo que você esteja sem tempo para visitar o parque, mas está no norte do Arizona rumo a Las Vegas ou vice-versa, vale a pena passar pela estrada dentro do parque como nós fizemos. A UT-9, é uma estrada estadual que passa exatamente por dentro do Zion Park e proporciona vistas incríveis de rochas, vegetação e túneis incríveis. Vale super a pena no caso de já ter o ticket anual de parques nacionais para dar uma passada rápida pelo local.

Estrada estadual que cruza o parque
Estrada estadual que cruza o parque

PRECAUÇÕES

No verão, as temperaturas ultrapassam facilmente os 30ºC, por isso é indispensável o uso de filtro solar, boné ou chapéu e sempre estar acompanhado de uma garrafinha de água para hidratar. Caso decida visitar o parque no inverno, não se esquece de que neva bastante no local e é preciso usar pneus apropriados para neve e estar muito bem agasalhado com roupas apropriadas. Vale lembrar algumas rotas são fechadas por conta da precipitação de neve.

ONDE SE HOSPEDAR NO ZION PARK

Se você pretende ficar hospedado na região do Zion Park, a cidade mais próxima do parque é Springdale, colada na entrada do parque, mas como as opções são limitadas, por isso, recomenda-se agendar com antecedência. Uma outra boa possibilidade é ficar na cidade de Hurricane, que fica a 30 minutos de Springdale. Há outras cidades que fica a 1 hora ou mais de distância do parque. Veja as opções de hospedagem na região do Zion Park neste link.

ONDE COMER NO ZION PARK

Que tal almoçar em um restaurante com temática de Velho Oeste, com um mini vilarejo construída ao redor. Este é o caso do restaurante Fort Zion na cidade de Virgin, Utah, que fica a uns 20 minutos de carro do parque. O local serve comidas americanas típicas, mas o destaque fica por conta das construções charmosas que são versões em miniatura de um saloon, casas, banco, cadeia…tudo em clima de Velho Oeste mesmo. É possível caminhar por entre as casinhas. Diversão garantida para crianças!

thumb_DSC04442_1024
Ambiente interno do restaurante
thumb_DSC04455_1024
Filé ao molho barbecue e fritas, salada completa e pão. O prato era tão grande que pedimos somente um e dividimos!
thumb_DSC04456_1024
Parte externa do restaurante
  • Restaurante: Fort Zion
  • Endereço: 1000 UT-9, Virgin, Utah
  • Horários: diariamente de 10h às 20h

Leia mais sobre Utah:

  • O cinematográfico Monument Valley entre Arizona e Utah

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,

    Estou muito interessada em fazer esse passeio, será minha primeira vez por La Vegas, e estou pensando em pegar um dia para conhecer o Zion Park.
    Vocês fizeram esse passeio por conta? Ou foram com algum guia/passeio? Eu queria fazer por conta, e gostaria de saber se é tranquilo, pois estamos com um pouco de receio de fazer sozinhos…
    Vocês utilizaram o transporte interno?
    Levaram o dia inteiro para conhecer o parque?
    Referente ao restaurante, vi que fica á uns 20 minutos do parque, vocês sairam do parque pra almoçar e depois voltaram?

    Obrigada!

    • Oi Isadora! Nós fizemos o passeio por conta, mas vale dizer que não fizemos trilhas a pé e percorremos o parque de carro, já que tínhamos pouco tempo, devido ao nosso roteiro apertado. Dependendo da época do ano, é possível somente acessar alguns pontos de ônibus interno (vale a pena conferir a data no site oficial). Há um tour guiado que sai de Las Vegas e leva até o Zion Park, caso você ache uma boa alternativa (http://www.partner.viator.com/pt/16078/tours/Las-Vegas/Zion-National-Park-Day-Tour-from-Las-Vegas/d684-5119P16), que inclui traslado a partir do seu hotel em Las Vegas, guia profissional, almoço, água e snacks. O restaurante que sugerimos nós fomos quando estávamos indo para Las Vegas. Você pode sair do parque se quiser, mas dependendo de onde esteja, pode gastar muito tempo. Vale mais a pena levar um petiscos para fazer um piquenique ou se alimentar nas opções do parque (Red Rock Grill Dining Room at Zion Lodge ou Castle Dome Cafe at Zion Lodge).
      Esperamos ter ajudado! Se precisar de mais alguma informação, entre em contato conosco! 🙂
      Abraços

Deixe seu comentário