Nyhavn: Canal com casinhas coloridas em Copenhagen

0

Você já viu fotos ou filmes de Copenhagen e ficou morrendo de vontade de conhecer aquele canal com casinhas coloridas na cidade? Pode ter certeza de que você não é o único. Conheça a história por trás do Nyhavn, um dos locais mais bonitos de Copenhagen.

NYHAVN: CANAL COM CASINHAS COLORIDAS EM COPENHAGEN

Nyhavn (“Novo Porto”, na tradução do dinamarquês) é um canal construído no século XVII, famoso pela existência de casinhas coloridas de dois andares, as quais abrigam bares, cafés e restaurantes. O canal foi construído durante o reinado de Christian V (1670-1673) por presos de origem sueca que foram capturados após a Guerra Sueco-Danesa (1658-1660).  No passado, o local era frequentado por marinheiros e era um ambiente em que reinavam as bebidas alcoólicas e a prostituição. O local foi utilizado como estacionamento para atividades portuárias. A partir dos anos 1960, começou-se um projeto para revitalizar a área, mas só 20 anos depois que Nyhavn abriu como um cais para pedestres. Desde então, tornou-se um local popular para turistas e moradores locais.

Casinhas coloridas e barcos
Casinhas coloridas e barcos

Curiosidades Cinematográficas:

O Nyhavn já foi cenário de alguns filmes, entre eles, o recente “A Garota Dinamarquesa” (2015), vencedor do Oscar de Atriz Coadjuvante (Alicia Vinkander) em 2016.

Calçadão de pedestres à beira do canal
Calçadão de pedestres à beira do canal

O QUE ENCONTRAR AO LONGO DO NYHAVN

Para ajudar na localização dos principais pontos ao longo do Nyhavn, fizemos este mapinha interativo para ajudar você a se localizar! Veja o que conferir por lá.

O lado norte do porto é recheado de casinhas coloridas construídas com madeira, tijolos e gesso. Elas abrigam vários restaurante e cafés. A mais antiga de todas é a casa de número 9, que data de 1681. Entre 1845 e 1864, o famoso escritor Hans Christian Andersen, autor de histórias infantis viveu na casa número 67. Andersen é famoso por ter escrito “O Patinho Feio”, “A Roupa Nova do Rei”, “A Pequena Sereia”, “A Polegarzinha”, “A Rainha da Neve”, que inspirou o filme “Frozen”, entre outras histórias.

Casinhas coloridas do lado norte, recheado de restaurantes e cafés
Casinhas coloridas do lado norte, recheado de restaurantes e cafés

O lado sul, abriga casas luxuosas, incluindo o Palácio de Charlottenburg, que abriga o Museu de Belas Artes de Copenhagen. Atualmente, o canal abriga vários navios de madeira históricos. A ponte que liga os dois lado é a Ponte Nyhavn.

Vista do canal a partir da Ponte Nyhavn
Vista do canal a partir da Ponte Nyhavn

Por último, vale destacar o “Memorial Anchor” (Memorial da Âncora) onde Nyhavn se encontra com a Kongens Nytorv (Praça do Rei) . Este local contém um monumento que comemora os mais de 1700 oficiais dinamarqueses e marinheiros a serviço da Marinha, Frota Mercante ou Forças Aliadas, que sacrificaram suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial. O “Memorial Anchor” foi inaugurado em 1951, substituindo uma cruz de madeira temporária erguida no local em 1945. Todos os anos, em 5 de Maio, Dia da Libertação da Dinamarca em 1945, uma cerimônia oficial é realizada para celebrar esta ocasião.

Memorial Anchor
Memorial Anchor

RESTAURANTES NO NYHAVN

O que não faltam na região do porto são opções gastronômicas para todos os bolsos e gostos. Almoçar à beira do canal é uma delícia! A vista é linda, o ambiente é agradável e é uma área super turística, por isso, há mais chances de encontrar cardápios disponíveis em vários idiomas. A lista dos restaurantes com informações relevantes sobre cada um deles está neste site. Depois de comer, vá tomar um sorvete no Vaffelbageren (casa número 49), que faz uns sorvetes decorados super interessantes.

Prato colorido com comidinhas variadas no Skipperkroen
Prato colorido com comidinhas variadas no Skipperkroen

TOURS DE BARCO

Quer aproveitar para fazer um passeio de barco por Copenhagen? Da região saem vários tours interessante pelos canais da cidade. Confira algumas opções:

COMO CHEGAR

  • Metrô: estação Kongens Nytorv é atendida por ambas as linhas (M1 e M2)
  • Ônibus: A1, 15, 26, 20E e 350S
  • Barco: rotas 901, 902, 903 e 904 (pare no ponto de ônibus ao lado do Royal Playhouse)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Nyhavn

  • Endereço: Nyhavn 1F, 1051 Copenhagen, Dinamarca

Leia mais sobre Copenhagen:

Deixe seu comentário