Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood

2
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Seguros Promo

Confira o que conhecer e fazer em Nottingham, a famosa cidade no interior da Inglaterra que remete à conhecida lenda de Robin Hood, o príncipe dos ladrões!

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE NOTTINGHAM

Nottingham fica cerca de 200 km ao norte de Londres com aproximadamente 330 mil habitantes. No passado, ela foi um assentamento anglo-saxão e era conhecida como Tigguo Cobauc, que significa “Cidade das Cavernas” (falaremos mais para frente o porquê deste nome). Embora tenha sido fundada por volta do ano 600, só foi elevada ao status de cidade em 1897, como parte das celebrações do Jubileu de Diamante da Rainha Victoria.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Vista aérea da cidade a partir da colina onde fica o Castelo de Nottingham
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Flores no centro da cidade

A cidade possui duas importantes universidades (University of Nottingham and Nottingham Trent University) e dois times de futebol profissionais (Notts County e Nottingham Forest). Em 2015, Nottingham foi nomeada “Cidade da Literatura” pela UNESCO, juntando-se a Norwich, Melbourne, Praga e Barcelona. O título reflete o patrimônio literário de Nottingham, com escritores consagrados como Lord Byron, D. H. Lawrence e Alan Sillitoe, bem como uma forte comunidade literária contemporânea, uma indústria de publicação próspera e uma cena de poesia vibrante.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Rua no centro da cidade

A LENDA DE ROBIN HOOD

Robin Hood teria sido um herói fora da lei que, segundo a lenda, era um arqueiro altamente qualificado. Tradicionalmente retratado vestido com uma roupa de capuz verde, é conhecido por roubar os ricos e dar aos pobres, ficando conhecido como o “Príncipe dos Ladrões”. Ele teria vivido no século XII, nos tempos do Rei Ricardo Coração de Leão e da Cruzadas. Perseguido constantemente pelo xerife de Nottingham, Robin Hood costumava se esconder na Floresta de Sherwood, uma reserva natural de 4 km2, localizada a 35 km ao norte da cidade. Ele se tornou uma figura popular na Idade Média e até hoje é amplamente citado na literatura, no cinema e na televisão.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Estátua de Robin Hood em frente ao Castelo de Nottingham

Todos os anos durante o mês de agosto, a Floresta de Sherwood sedia o Robin Hood Festival, um evento que recria uma atmosfera medieval e conta com a presença dos principais personagens da lenda de Robin Hood. O festival conta com brincadeiras diversas, atores vestidos com roupas típicas da época, além de um acampamento medieval completo. Um outro local para visitar na floresta durante o ano todo é o Sherwood Forest Art and Craft Centre, que possui estúdios de arte e um café, além de hospedar eventos especiais e exposições de artesanato. Em Nottingham, há uma atração turística e loja dedicada ao herói, a The Robin Hood Experience.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Robin Hood Experience para quem quer mergulhar no universo do “príncipe dos ladrões”

Siga os passos de Robin Hood em Nottingham

Existe uma série de 12 painéis espalhados pela cidade com informações e histórias sobre a vida de Robin Hood. Se você seguir o nosso roteiro sugerido neste post vai passar por todos os painéis. Eles ficam localizados no centro da cidade e a maior parte deles na Castle Gate, a principal rua histórica do centro de Nottingham.

O QUE FAZER EM NOTTINGHAM

Para facilitar a programação do seu dia em Nottingham, todas as atrações sugeridas estão colocadas no mapa abaixo. Há também opções de centros de compras, bares e restaurantes. Abaixo, cada uma dessas atrações está detalhada e com informações importantes para a visitação.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


1. CASTELO DE NOTTINGHAM – MUSEU E GALERIA DE ARTE

Construído em 1067 a pedido de William, o Conquistador, o Castelo de Nottingham fica localizado no alto de uma colina a 40 metros de altura conhecida como “Castle Rock”. Durante a Idade Média, ele foi uma grande fortaleza medieval e residência real. O castelo estava em uma posição estratégica devido à sua localização perto de um cruzamento do rio Trento. Enquanto o rei Ricardo Coração de Leão estava ausente durante a Terceira Cruzada, o Castelo de Nottingham foi ocupado por apoiantes do Príncipe John, incluindo o xerife de Nottingham. Nas lendas de Robin Hood, o castelo de Nottingham é o cenário do confronto final entre o xerife e o herói fora da lei.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Castle Rock, a colina onde fica o castelo
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Área externa
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Entrada do Castelo de Nottingham

Decadência do Castelo

No século XIV, o Rei Eduardo III usou o castelo como residência e manteve reuniões do parlamento no local. De 1403 a 1437 o castelo foi a residência principal da rainha Joana, esposa de Henrique IV. Durante a Guerra das Rosas (1455 a 1487), ele foi utilizado como fortaleza militar. Por volta de 1600, o castelo deixou de ser uma residência real. No início da Guerra Civil, em agosto de 1642, Charles I escolheu Nottingham como o ponto de partida para seus exércitos. Após a execução de Charles I em 1649, o castelo foi destruído para evitar que fosse usado novamente. Posteriormente, com a restauração da monarquia, William Cavendish, duque de Newcastle, construiu uma mansão sobre os fundamentos da estrutura anterior. Algumas cavernas de pedra e arcos medievais sobrevivem até hoje sob a mansão.

Como é a visita atualmente

A mansão foi reconstruída para abrigar uma galeria de arte e museu, que permanecem em uso até os dias de hoje, abrigando a maioria das coleções de arte finas e decorativas da cidade, galerias sobre história e arqueologia de Nottingham e as áreas circundantes, e o Museu Regimental do Sherwood Foresters. Pouco do castelo original sobrevive, mas existem porções suficientes para dar uma impressão do seu antigo layout.

Além da visita ao Museu e Galeria de Arte, é possível fazer tours guiados pelos labirintos de cavernas localizadas sob o antigo castelo. O tour inclui um passeio descobrindo as passagens secretas, visitando o lendário calabouço do Rei David, a Adega do Vinho do Duque de Newcastle ou o “Mortimer Hole”, famoso túnel conhecido esculpido no afloramento de arenito em que se encontra o Castelo. Algumas das cavernas remontam aos tempos medievais, e é preciso andar bastante, subindo cerca de 300 degraus íngremes.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
O novo edifício que abriga um museu e galeria de arte
  • Endereço: Lenton Rd, Nottingham NG1 6EL, Inglaterra
  • Horários: de novembro a fevereiro diariamente de 10h às 16h / de março a outubro diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £8 (inclui 1 re-entrada)
  • Tours: Diariamente às 11h30, 13h e 14h30 ao custo de £5 por pessoa (adicional ao ticket de entrada). Confira todas as informações sobre os tours neste link.
  • Tour especial: Quem estiver procurando um tour guiado mais completo sobre os fantasmas do Castelo de Nottingham, acesse este link.

2. ST NIC’S CHURCH (IGREJA DE SÃO NICOLAU)

A Igreja de São Nicolau é uma das três fundações cristãs medievais ainda existentes em Nottingham, sendo as outras a Igreja de São Pedro e a Igreja de Santa Maria. O primeiro edifício foi erguido no local entre os séculos XI e XII, mas foi destruído durante a Guerra Civil Inglesa. Entre 1671 e 1678, uma nova igreja foi construída e é o edifício que vemos atualmente.

  • Endereço: 79 Maid Marian Way, Nottingham NG1 6AE, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 16h / fechada aos sábados / eventos especiais aos domingos de 9h às 21h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Igreja de St Nic’s

3. OLD MARKET SQUARE

A Old Market Square (Praça do Mercado Velho) é a praça mais importante de Nottingham, formando o coração da cidade e cobrindo uma área de aproximadamente 22 mil m². Ela A praça tem sido no centro da vida de Nottingham, desde a época e m que a cidade era apenas uma assentamento anglo-saxão. É um espaço enorme para pedestres e decorada com fontes de água. O prédio em destaque da praça, com uma grande cúpula, é a prefeitura de Nottingham. A praça é freqüentemente usada para grandes eventos locais, feiras, shows e exposições. Além de muitas lojas, bares e lojas de departamento, o centro de informações turísticas da cidade e a biblioteca central de Nottinghamshire Angel Row também estão próximos da Praça.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
A bela Old Market Square com a prefeitura ao fundo

4. IGREJA DE SÃO PEDRO

A Igreja de São Pedro foi construída pela primeira vez em 1180. A sua grande torre de 46 metros de altura concluída em 1340. Atualmente, o edifício está listado como de enorme interesse arquitetônico e histórico. Ao longo dos anos, a igreja criou vínculos com a comunidade local e sedia diversos eventos.

  • Endereço: St Peter’s Gate, Nottingham NG1 2NW, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 16h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Igreja de São Pedro

5. NOTTINGHAM CONTEMPORARY

Fundado em 2009, o Nottingham Contemporary é um museu e centro de arte contemporânea da cidade. O edifício possui mais de 3 mil m² de área e é um dos maiores centros de arte contemporânea do Reino Unido, composto por quatro galerias, um auditório, um espaço dedicado à educação e um centro de estudo. O exterior está revestido de painéis com cristais verdes com um padrão de renda tradicional, com grandes janelas que oferecem vistas diretas da rua para o interior. O local foi criado para celebrar a história da fabricação de renda em Nottingham. O museu organiza de quatro a cinco grandes exposições por ano, trazendo o trabalho dos artistas contemporâneos do mundo para Nottingham. As idéias levantadas pelas exposições são exploradas em programas educacionais para todas as idades. O edifício também abriga um café-bar e uma loja.

  • Endereço: Weekday Cross, Nottingham NG1 2GB, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 9h às 17h / sábado e domingo de 11h às 17h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Museu de arte contemporânea de Nottingham

6. CITY OF CAVES

City of Caves (Cidade das Cavernas) faz parte de um labirinto escondido de mais de 500 cavernas de arenito originais embaixo das ruas de Nottingham que remontam à Era Medieval. É possível fazer tours guiados para investigar a história social das cavernas e aprender mais sobre os eventos que aconteceram dentro dessas fascinantes habitações subterrâneas. Como parte da visita, é possível ver a única área subterrânea medieval de curtimento no país, e o abrigo de ataque aéreo de Anderson, onde milhares de pessoas procuraram refúgio durante a Segunda Guerra Mundial e explorar os restos das favelas vitorianas. O acesso a City of Caves é feito pelo nível superior do Broadmarsh Shopping Center.

  • Endereço: Upper Level, Broadmarsh Shopping Centre, Nottingham NG1 7LS, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado e domingo de 10h às 17h
  • Entrada: £7.95 (combo com o Museu das Galerias da Justiça £16)
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Labirintos subterrâneos do City of Caves. Foto: divulgação

7. MUSEU DAS GALERIAS DA JUSTIÇA

O Museu das Galerias da Justiça usa salas de tribunal, calabouços e prisões originais, juntamente com várias galerias mais contemporâneas para exibir coleções de justiça, lei, crime e punição de maneira interessante e interativa. Ao visitar o museu, é possível encontrar uma variedade de personagens históricos com diferentes histórias de justiça para contar. Desde pelo menos 1375 há um tribunal de justiça no local e, desde 1449, uma prisão. Ao longo dos séculos, milhares de pessoas entraram no prédio com uma sensação de medo por seu futuro. O próprio local de entrada foram o local de muitas execuções públicas. Eu achei muito interessante visitar o local, pois proporciona um aprendizado enorme sobre as leis e métodos de tortura medievais, com detalhes sobre a história do crime e punição. Uma das coisas mais interessantes é saber que mais de 162 mil criminosos foram transportados para a Austrália, pois o exílio era uma das formas de punição. Acredita-se que uma das celas do antigo calabouço medieval tenha sido usada por Robin Hood, quando foi preso pelo xerife de Nottingham.

  • Endereço: High Pavement, Nottingham NG1 1HN,Inglaterra
  • Horários: de segunda a sexta de 9h às 17h / sábado e domingo de 11h às 17h
  • Entrada: £10.95 (combo com a City of Caves £16)

8. IGREJA DE SANTA MARIA

A igreja de Santa Maria, a Virgem, é a base religiosa mais antiga na cidade de Nottingham, a maior igreja anglicana da cidade e o maior edifício medieval de Nottingham. Ela fica localizada no coração do histórico bairro do Lace Market. Acredita-se que ela remota do tempo dos saxões. O corpo principal do edifício atual data do final do reinado de Eduardo III (1377). A nave foi terminada antes de 1475 e é notável por sua uniformidade de estilo perpendicular gótico. A torre foi completada no reinado de Henrique VIII. Na área interna, a igreja abriga uma porta considerada a mais antiga de Nottingham, que data da década de 1370 ou 1380 e contém um belíssimo exemplo de trabalho de ferro do período medieval.

  • Endereço: 40 High Pavement, Nottingham NG1 1HN, Inglaterra
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 15h
  • Entrada: gratuita

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
A linda Igreja de Santa Maria

ONDE COMER/BEBER EM NOTTINGHAM

Confira algumas dicas para aproveitar a gastronomia da cidade, bem como conhecer pubs históricos e lugares charmosos para relaxar e descansar depois de uma boa caminhada em Nottingham. Para quem se animar, pode fazer um Tour Histórico por Pubs em Nottingham.

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
Aos pés de Castle Rock fica o Ye Olde Trip to Jerusalem
Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
O tradicional pub The Royal Children

ONDE COMPRAR EM NOTTINGHAM

Quem quer aproveitar a visita à cidade para fazer umas comprinhas, aqui estão os principais centros de compras de Nottingham:

ONDE SE HOSPEDAR EM NOTTINGHAM

Separamos algumas opções de hospedagem no centro de Nottingham para caso você opte passar a noite na cidade:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood
The Strathdon Hotel, uma opção confortável de hospedagem na cidade

COMO CHEGAR A NOTTINGHAM

Para chegar em Nottingham a partir de Londres, a opções mais fácil e rápida é utilizar o excelente sistema ferroviário do país. Os trens saem das estações London St Pancras International e London Kings Cross e param na estação Nottingham. Fique de olho na hora de comprar a passagem porque há opções de trens diretos e de viagens com trocas de trem. Para comprar bilhete do trem, recomendo o site TrainLine. Em geral, o trajeto leva menos de 2 horas de duração. Para mais informações sobre trens na Inglaterra, consulte o post: Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Nottingham, cidade de Robin Hood - Viajonários


Confira outros roteiros de cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a EasySim4U e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui