Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra

1
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra

Conheça, neste roteiro de 1 dia, o melhor da bela cidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, quase na divisa com a Escócia. Você vai encontrar atrações, sugestões de restaurantes, hospedagem, e muitas dicas para explorar o melhor da cidade.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

A CIDADE DE NEWCASTLE

Newcastle, cujo nome completo é Newcastle upon Tyne, é uma cidade localizada no nordeste da Inglaterra a pouco mais de 150 km de Edimburgo, capital da Escócia. Com cerca de 300 mil habitantes, ela é a cidade mais populosa do norte da Inglaterra. A cidade se desenvolveu em torno de um assentamento romano fundado no século II d.C., chamado Pons Aelius. Após a partida romana da Grã-Bretanha, concluída em 410, Newcastle tornou-se parte do poderoso reino anglo-saxão de Northumbria. Conflitos com os dinamarqueses em 876 deixaram o rio Tyne e seus assentamentos em ruínas. Seu nome deriva de um castelo construído em 1080 pelo filho mais velho de William, o Conquistador.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Castelo de Newcastle com a Catedral de Newcastle à esquerda
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Vista do alto do castelo

A cidade passou a ser conhecida como Novum Castellum ou New Castle. Juntou-se ao nome o termo “upon Tyne”, que significa sobre o Tyne, nome do importante rio que corta a cidade.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Centro de Newcastle

Newcastle cresceu como um importante centro para o comércio de lã no século XIV, e mais tarde se tornou uma importante área de mineração de carvão. Seu porto se desenvolveu ao longo do século XVI e, juntamente com os estaleiros navais mais abaixo no rio Tyne, estava entre os maiores centros de construção naval e reparação de navios do mundo. Atualmente, a cidade abriga a Newcastle University e a Northumbria University. A economia de Newcastle inclui sedes corporativas, aprendizado, tecnologia digital, varejo, turismo e centros culturais.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Bela arquitetura e a Tyne Bridge à direita

GRAINGER TOWN: CENTRO HISTÓRICO DE NEWCASTLE

Grainger Town é o coração histórico de Newcastle upon Tyne. A região incorpora ruas clássicas construídas por Richard Grainger, um famoso projetista e construtor. Alguns dos melhores edifícios e ruas de Newcastle encontram-se na área de Grainger Town no centro da cidade incluindo Grainger Market, Theatre Royal, Grey Street, Grainger Street e Clayton Street.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Grey Street

Construída em 1830, a Grey Street é uma das mais famosas, com um calçadão de pedestres muito bacana. Ela já foi eleita como a melhor rua do Reino Unido. Esta rua fica o Theatre Royal e o Grey’s Momument, um monumento construído em 1838 em homenagem ao Lord Grey. A estátua de Grey fica no topo desta coluna de 40 metros.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Grey’s Monument

CURIOSIDADE: MURALHA DE ADRIANO

A Muralha de Adriano (Hadrian’s Wall) é um fascinante Patrimônio Mundial da UNESCO e o monumento mais importante construído pelos romanos na Grã-Bretanha. Ela foi uma fortificação defensiva construída na antiga Britânia, a Inglaterra da época romana, cujas obras foram iniciadas em 122 d.C., no reinado do imperador Adriano. Com 135 km de extensão, a muralha percorria das margens do rio Tyne, perto do Mar do Norte e da cidade de Newcastle, até Solway Firth, no mar da Irlanda, e era o limite norte do Império Romano, já que ao norte ficavam as terras dos antigos bretões.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Mapa da Muralha de Adriano. Figura: British Heritage

A muralha tinha uma base de pedra e um muro de pedra. Havia um forte a cada cinco milhas romanas (1 milha romana variava entre 1,40 e 1,58 km). Além do papel militar defensivo da muralha, acredita-se que seus portões podem ter sido postos alfandegários. O local foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987. Um equívoco comum é considerar que a Muralha de Adriano marca a fronteira entre a Inglaterra e a Escócia. Na verdade, a Muralha de Adriano está inteiramente dentro da Inglaterra e nunca formou a fronteira anglo-escocesa.

> COMO VISITAR A MURALHA DE ADRIANO

Uma parte significativa da muralha ainda está de pé e pode ser seguida a pé ao longo do Hadrian’s Wall Path (Trilha da Muralha de Adriano). Ela foi especialmente planejada para seguir o curso da Muralha, começando de Bowness-on-Solway e terminando em Wallsend, poucos quilômetros depois de passar Newcastle. Para os ciclistas, a Ciclovia de Adriano (Rota Nacional 72) segue a linha da Muralha de Adriano e continua pela costa da Cumbria até Ravenglass. O ônibus AD122 leva os visitantes de volta aos tempos romanos, onde é possível pode visitar alguns dos destaques da Muralha. Veja mais informações sobre trilhas neste link.

> EXCURSÕES PARA A MURALHA DE ADRIANO PARTINDO DE NEWCASTLE

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Um dos trechos da Muralha da Adriano

O QUE FAZER EM NEWCASTLE UPON TYNE

Para facilitar o seu passeio pela cidade, todas as sugestões de atração na cidade foram colocadas no mapa interativo abaixo. Ele também contem dicas de restaurantes e outros pontos relevantes para sua visita à cidade.

Logo que desembarquei na cidade, tive a impressão de estar em algum lugar em Edimburgo, capital da Escócia. Talvez a proximidade entre as duas cidades faça com que elas sejam muito parecidas, incluindo a arquitetura e o clima. Aqui estão alguns destaques de Newcastle:

1. NEWCASTLE CASTLE

O Castelo de Newcastle é uma fortificação medieval que foi construída no mesmo local da fortaleza que deu nome à cidade. As estruturas remanescentes mais proeminentes no local são a Fortaleza do Castelo, a principal torre de pedra fortificada, e o Black Gate, sua guarita fortificada. O uso do local para propósitos defensivos data dos tempos romanos. Robert Curthose, filho mais velho de William, o Conquistador, construiu em 1080 um castelo de madeira no lugar do forte romano. Entre 1172 e 1177, o rei Henrique II mandou construir uma fortaleza sobre o antigo castelo de Curthose. O rei Henrique III adicionou o Black Gate entre 1247 e 1250.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Castelo de Newcastle
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Conhecendo o Castelo de Newcastle

Atualmente, não há nenhuma ruína a vista tanto do castelo romano, quanto do castelo de Curthose. Para visitá-lo, compre o ticket na bilheteria que fica no Black Gate e aproveite para ver uma pequena exposição.

Há uma outra área, na antiga Torre de Menagem, com apresentações audiovisuais sobre o castelo. Saia do prédio da bilheteria, atravesse a plataforma com ruínas e entre por uma escadaria de pedra. Suba na torre para ter uma vista panorâmica da cidade.

  • Endereço: Castle Garth, Newcastle upon Tyne NE1 1RQ
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: £6.50 (bilheteria no Black Gate)

2. QUAYSIDE & PONTES TYNE E GATESHEAD MILLENNIUM

Quayside é a área que margeia o rio Tyne ao longo do antigo cais. A região é super animada, com museus, lojas, cafés. Um dos destaques da paisagem fica do outro lado do rio, o Sage Gateshead, localizado em um moderno edifício construído em 2004. O local já recebeu várias apresentações de vários músicos famosos, além de orquestras e grupos de apresentações de todo o mundo.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Quayside e o lindo prédio Sage Gateshead do outro lado do rio

A Ponte Tyne é um dos cartões postais da cidade e a mais icônica das 7 pontes que cruzam o rio Tyne. Ela era a maior ponte de extensão única do mundo e foi oficialmente inaugurada em 1928 pelo rei George V. Uma curiosidade é que ela foi construída pela mesma empresa que construiu a Sydney Harbour Bridge, três anos depois. Já a Gateshead Millennium Bridge é uma ponte de pedestres aberta em 2001. Com design moderno, ela é chamada de “Ponte do Olho Piscante”, devido a sua forma e método de inclinação. Ela “vira” quando alguma embarcação de grande porte precisa atravessar o rio Tyne.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
O moderna ponte de pedestres Gateshead Millennium
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
As duas belas pontes vistas do Castelo de Newcastle

3. CATEDRAL DE ST. NICHOLAS

Fundada em 1091, durante o mesmo período do castelo, a igreja normanda foi destruída pelo fogo em 1216 e o edifício atual foi concluído em 1350, assim como a maior parte do estilo perpendicular do século XIV. Sua torre é conhecida por seu pináculo erguido durante o século XV. Restaurado em 1777, o edifício foi elevado ao status de catedral em 1882. O nome é uma homenagem a São Nicolau, o santo padroeiro dos marinheiros e barcos. Sua torre contém um anel completo de doze sinos.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Torre da Catedral de Newcastle e a estátua da rainha Victoria em frente

Dentro da catedral, um monumento em mármore finamente esculpido comemora o almirante Lord Collingwood, que assumiu o comando na Batalha de Trafalgar após a morte do almirante Lord Nelson. Ele foi batizado e se casou na Catedral. Destacam-se ainda os belos vitrais e vários memoriais.

  • Endereço: St. Nicholas Sq, Newcastle upon Tyne NE1 1PF
  • Horários: de domingo a sexta de 7h30 às 18h / sábados e feriados de 8h às 16h
  • Entrada: gratuita

Este slideshow necessita de JavaScript.

4. WEST WALLS

West Walls são a parte mais bem preservada das ruínas da Muralha da Cidade Medieval. Havia algumas torres das muralhas neste local: Morden Tower, Ever Tower, Herber Tower, e Durham Tower. Desde o início do século XVII, todas as torres ao redor da Muralha da Cidade eram alugadas como para reuniões das corporações de artesãos.

  • Herber Tower: No início até meados do século XVII, a Herber Tower foi usada como uma casa de reunião pelos fabricantes de feltro e armarinhos e no final do século XIX era uma oficina de ferreiro.
  • Torre Durham: Ela era a mais bem preservada e menos alterada dessas torres. Não parece ter pertencido a uma guilda, mas tornou-se uma prisão militar e depois uma loja de carvão e madeira para a escola adjacente.
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
West Walls
  • Mordern Tower: Foi usada no século XVII e início do século XVIII como uma casa de reunião para vidraceiros, encanadores, estéreis e pintores.  Agora é usado para leituras.
  • Ever Tower: Foi ocupada durante os séculos XVII e XVIII pelos pavimenteiros, mineiros e donos de carruagem e, no final do século XVIII, por um excêntrico conhecido como Hairy Nanny.
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Torre Durham

5. MUSEUS & GALERIAS

  • Discovery Museum: museu de ciências e de história local (Endereço: Blandford Square, Newcastle upon Tyne NE1 4JA | Horários: diariamente de 10h às 18h | Entrada: gratuita)
  • BALTIC Centre for Contemporary Art: centro de arte contemporânea, que abriga um programa de exposições e eventos que muda com frequência, sem exposição permanente (Endereço: S Shore Rd, Gateshead NE8 3BA | Horários: diariamente de 10h às 20h | Entrada: gratuita)

  • Great North Museum: Hancock: museu de história natural e civilizações antigas em Newcastle (Endereço: Barras Bridge, Newcastle upon Tyne NE2 4PT | Horários: diariamente de 10h às 17h | Entrada: gratuita)
  • Bessie Surtees House: duas casas de comerciantes que foram construídas nos séculos XVI e XVII, e abrigam uma exposição da história dos edifícios, os quais são raros exemplos da arquitetura jacobina (Endereço: 41-44 Sandhill, Newcastle upon Tyne NE1 3JF | Horários: de segunda a sexta de 10h às 16h | Entrada: gratuita)

TOURS E EXCURSÕES EM NEWCASTLE

ONDE COMER EM NEWCASTLE

Para a hora da fome, aqui estão algumas dicas de lugares para comer e beber em Newcastle upon Tyne:

RESTAURANTES
Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Salada da Bella Italia

BARES, PUBS E GASTROPUBS

ONDE COMPRAR EM NEWCASTLE

Se você quiser aproveitar a passagem por Newcastle para fazer umas comprinhas, aqui estão os principais centros de compra na cidade, repleto de lojas variadas e opções para refeições rápidas:

ONDE SE HOSPEDAR EM NEWCASTLE

Caso decida se hospedar em Newcastle, aqui estão algumas sugestões de hotéis bem localizados na cidade:

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Grey Street Hotel. Foto: divulgação

COMO CHEGAR A NEWCASTLE

Para chegar a Newcastle partindo de Londres, basta pegar o trem na estação London Kings Cross. Geralmente, os trens partem sentido Edimburgo, passando pela cidade de Newcastle upon Tyne. O trajeto até lá tem cerca de 3 horas de duração. Vale a pena reservar com antecedência para garantir preços melhores. Recomendo comprar os tickets no site da Trainline, pois é onde sempre encontro os melhores preços. Para mais informações confira o post Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra
Estação de trem de Newcastle

Guarde essas dicas no Pinterest!

Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra - Viajonários


Veja mais dicas de viagens a partir de Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

1 COMENTÁRIO

  1. […] Newcastle-Upon-Tyne – Quando cheguei a Newcastle a minha impressão era que tinha chegado a uma cidade na Escócia. Logo de cara, a arquitetura da cidade me lembrou muito da minha visita a Edimburgo no início do ano. Vale a pena visitar o castelo medieval e curtir o visual das pontes da cidade. Post completinho em 2018! Leia mais: Roteiro em Newcastle, maior cidade do norte da Inglaterra […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui