Neue Galerie: a galeria de arte de “A Dama Dourada” em NYC

0
Neue Galerie: a galeria de arte de

Para quem se interessa por arte austríaca e alemã, a Neue Galerie em Nova York é uma atração imperdível. Lá está um dos quadros mais famosos do mundo “A Dama Dourada”, considerada por muitos a “Monalisa austríaca”. Confira o que encontrar por lá.

A NEUE GALERIE

Fundada em 2001, a Neue Galerie (Nova Galeria, em alemão) é um museu de arte e design alemão e austríaco que conta com obras de arte produzidas no início do século XX. O museu surgiu de uma ideia de dois amigos: Serge Sabarsky, um negociante de arte; e Ronald S. Lauder, um empresário, filantropo e colecionador de arte. Eles se conheceram em 1967, pouco antes de Sabarsky abrir a galeria Serge Sabarsky, em Nova York. Lauder se tornou um visitante e cliente frequente da galeria e os dois acabaram se tornando muito amigos e discutiram a possibilidade de abrir um museu. Sabarsky faleceu em 1996, mas Lauder resolveu manter a ideia de criar a galeria como em homenagem ao seu amigo.

Neue Galerie: a galeria de arte de "A Dama Dourada" em NYC
Edifício em que fica a Neue Galerie, ao lado do Central Park

A galeria está alojada em uma antiga residência de William Starr Miller, construída em estilo Luís XIII e Belas Artes. Além de seus espaços de galeria, o museu também contém uma livraria, loja de design e dois Cafés vienenses.

Neue Galerie: a galeria de arte de "A Dama Dourada" em NYC
Nome da galeria na entrada

A COLEÇÃO DA NEUE GALERIE

A coleção da Neue Galerie New York abrange uma variedade de mídias, incluindo pintura, escultura, trabalhos em papel, artes decorativas e fotografias criadas na Áustria e na Alemanha entre 1890 e 1940.

  • A coleção de arte austríaca enfatiza a relação especial que existia em Viena por volta de 1900 entre as artes finas e decorativas. Os principais artistas no campo das artes plásticas incluem Gustav Klimt, Egon Schiele, Oskar Kokoschka, Alfred Kubin e Richard Gerstl. Os arquitetos Adolf Loos e Otto Wagner também estão representados.
  • A coleção de arte alemã concentra-se em movimentos importantes do início do século XX. Max Beckmann, assim como os artistas expressionistas Ernst Ludwig Kirchner e Emil Nolde, recebem atenção especial. Artistas de destaque incluem Theodor Bogler, Marianne Brandt, Marcel Breuer, László Moholy-Nagy, Ludwig Mies van der Rohe, Oskar Schlemmer e Wilhelm Wagenfeld.
Neue Galerie: a galeria de arte de "A Dama Dourada" em NYC
Entrada da Neue Galerie. Foto: site oficial

Além das duas coleções permanentes, a Neue Galerie também conta com exposições provisórias que se renovam periodicamente. Veja a lista completa de exposições consultando este link.

A PINTURA “A DAMA DOURADA”

Em 2006, a galeria adquiriu a pintura conhecida como “A Dama Dourada”, cujo o nome oficial é “Retrato de Adele Bloch-Bauer I”. Ela foi pintada por Gustav Klimt, entre 1903 e 1907, como um retrato de Adele Bloch-Bauer, a pedido de seu marido, o banqueiro judeu Ferdinand Bloch-Bauer. Ele tinha como objetivo dar a peça de presente para os seus sogros. O retrato é considerado o trabalho mais representativo da fase áurea de Klimt e foi inspirado em mosaicos de ouro bizantinos. Grande parte do retrato foi realizada por uma técnica elaborada de usar folhas de ouro e prata e, em seguida, ir adicionando motivos decorativos em baixo-relevo usando gesso, uma mistura de tinta composta por um aglutinante misturado com giz ou gesso.

Neue Galerie: a galeria de arte de "A Dama Dourada" em NYC
O quadro “Adele Bloch-Bauer I”, mais conhecido como “A Dama Dourada”
O ROUBO PELOS NAZISTAS

No entanto, a pintura foi roubada pelos nazistas em 1941, juntamente com o restante dos bens de Ferdinand. Posteriormente, um advogado que atuava em nome do Estado alemão doou o retrato para a Galerie Belvedere, em Viena, Áustria, alegando que ele estava seguindo os desejos que Adele fez em seu testamento. Ferdinand morreu em 1946 e seu testamento declarava que sua propriedade deveria ir para a posse de seus sobrinhos. Em 1998, Hubertus Czernin, um jornalista investigativo austríaco, provou que a Galerie Belvedere continha várias obras roubadas de proprietários judeus durante a Segunda Guerra, e que a galeria se recusava a devolvê-las a seus donos originais.

A BRIGA NA JUSTIÇA PELA PINTURA

Uma das sobrinhas de Ferdinand, Maria Altmann, contratou o advogado E. Randol Schoenberg para fazer uma reclamação contra a galeria pelo retorno de cinco obras de Klimt. Depois de uma reivindicação legal de sete anos, que incluiu uma audiência em frente à Suprema Corte dos Estados Unidos, uma comissão de arbitragem em Viena concordou que esta e outras pinturas haviam sido roubadas da família e que deveriam ser devolvidas a Altmann. Segundo a imprensa, o quadro foi comprado de Maria Altmann pela Neue Galerie por US$ 135 milhões, o que a tornaria, na época, a pintura mais cara já vendida.

“A DAMA DOURADA” NOS CINEMAS

A história de como o quadro acabou sendo comprado pela Neue Galerie, pelo empresário e colecionador Ronald Lauder, é retratada no filme “A Dama Dourada” (2015). Maria Altmann é interpretada pela incrível atriz Helen Mirren e seu advogado pelo ator Ryan Reynolds.

COMO É A VISITA A NEUE GALERIE

Depois de você comprar o ingresso na bilheteria que fica no térreo (Piso 1), suba as escadas ou pegue o elevador até o Piso 2. Neste andar fica toda a coleção de arte austríaca e arte decorativa do início do século XX, incluindo pinturas de Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Egon Schiele e objetos decorativos dos artesãos da Wiener Werkstaette e seus contemporâneos. O grande destaque deste andar é justamente a incrível pintura conhecida como “A Dama Dourada”.

O Piso 3 do museu exibe várias obras alemãs da mesma época, incluindo movimentos artísticos como Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul), Die Brücke (A Ponte) e a Bauhaus. Os artistas em destaque neste andar incluem Wassily Kandinsky, Paul Klee, Ernst Ludwig Kirchner, Lyonel Feininger, Otto Dix e George Grosz.

RESTAURANTES DA NEUE GALERIE

  • CAFÉ SABARSKYO restaurante leva o nome do cofundador da Neue Galerie, Serge Sabarsky, e se inspira nos grandes cafés vienenses que serviram como importantes centros de vida intelectual e artística na virada do século. É equipado com objetos do período, incluindo luminárias, móveis  e banquetas estofadas com um tecido de 1912. Um piano de cauda Bösendorfer enfeita um canto do Café e é usado para todas as apresentações de cabaré, música de câmara e música clássica que ocorrem no museu.
Neue Galerie: a galeria de arte de
Sobremesas do Café Sabarsky. Foto: site oficial
  • CAFÉ FLEDERMAUSA decoração deste restaurante, localizado no subosolo da Neue Galerie, é inspirada no Cabaret Fledermaus. Ele é decorado com mesas e cadeiras projetadas por Josef Hoffmann, que são decoradas com um tecido de borboleta. Serve o mesmo menu de almoço e jantar do Café Sabarsky e oferece o mesmo café gourmet e confeitaria requintada.

OUTRAS ATRAÇÕES NA REGIÃO

Aproveite a sua ida a Neue Galerie para incluir o Central Park e outros museus bacanas no seu roteiro. Abaixo, você vai encontrar posts específicos com muitas dicas:

Neue Galerie: a galeria de arte de
Aproveite a visita ao museu para dar um passeio pelo belíssimo Central Park que fica ao lado

COMO CHEGAR À NEUE GALERIE

A estação de metrô mais próxima da Neue Galerie é a 86 St Lexington Av, que é atendida pelas linhas de metrô  4  e  5 . Basta sair da estação e andar em linha reta pela 88th Street por cerca de 5 minutos. A galeria estará à esquerda, na esquina com a 5th Avenue. Como o espaço interno é pequeno, há um controle de entrada na porta. Por isso, é bem possível que você encontre uma fila para entrar. Sendo autorizado, você passará por uma revista de bolsas e mochilas antes de poder ir até a bilheteria comprar o seu ingresso. 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Neue Galerie

  • Endereço: 1048 5th Ave, Nova York, NY 10028, Estados Unidos
  • Horários: 
    • Museu: de quinta a segunda de 11h às 18h / fechado às terças e quartas-feiras
    • Lojas: de quarta a segunda de 11h às 18h / de fechado às terças-feiras
    • Restaurantes: segunda e quarta de de 9h às 18h / de terça a domingo de 9h às 21h / fechado às terças-feiras
  • Entrada: US$22
  • Tours guiados: veja todas as informações sobre tours guiados neste link
  • Importante:
    • Antes de entrar, é preciso passar por uma revista de bolsas. Não é permitido entrar com nenhum líquido inclusive garrafinhas de água.
    • É totalmente proibido tirar fotos dos quadros expostos no local.

Guarde esta dica no Pinterest!

Neue Galerie: a galeria de arte de A Dama Dourada em NYC - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/neue-galerie/ | #viajonarios #nyc #neuegalerie #newyork #novayork #damadourada #gustavklimt #womaningold #arte #art #artealema #arteaustriaca #adeleblochbauer


Leia mais sobre Nova York:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui