Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas

0
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas

Mykonos é uma das ilhas gregas mais famosas e visitadas pelos turistas. Ela é famosa por abrigar as baladas mais famosas da Grécia, além de ser o destino preferido do público LGBT. Gostando ou não de festas e muita agitação, Mykonos é um local democrático que promete divertir qualquer tipo de público. Confira nossas dicas para ter 4 dias incríveis na ilha!

ÍNDICE: O QUE ENCONTRAR NESTE POST

Este post ficou enorme, mas está super informativo e recheado de dicas! Por isso, aqui está um índice que você pode clicar e ir direto para o assunto desejado. Preparamos todo guia para quem está programando uma viagem para a ilha e precisa de toda informação possível para fazer uma viagem incrível. O que você vai encontrar aqui:

A ILHA DE MYKONOS

Mykonos (também conhecida como Mikonos ou Míconos) é uma ilha grega que faz parte das Cíclades, possui cerca de 85 km² e pouco mais de 12,5 mil habitantes. A ilha está situada a 150 km a leste de Atenas, no Mar Egeu. A ilha é composta principalmente de granito e o terreno é muito rochoso, com muitas áreas erodidas pelos fortes ventos. Sua cidade principal tem o mesmo nome da ilha e, por isso, é conhecida como Mykonos Town ou Chora (que significa “cidade” em grego).

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Ruela florida em Mykonos Town
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
O gracioso centrinho de Mykonos Town
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Por do sol em Mykonos Town

UM POUCO DE HISTÓRIA

Durante o século XI a.C., havia uma população considerável na ilha de Delos, que fica a apenas 2 km de Mykonos, tornando a ilha em um local importante para suprimentos. Mykonos ficou sob o controle dos romanos durante o Império Romano e depois se tornou parte do Império Bizantino até o século XII. A ilha foi devastada pelos catalães no final do século XIII e finalmente entregue ao governo veneziano em 1390.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Mykonos é uma combinação de tons de azul com branco dos edifícios

Até o final do século XVIII, Mykonos prosperou como um centro comercial, atraindo muitos imigrantes de ilhas próximas, além de ataques regulares de piratas. A Revolução Grega contra o Império Otomano irrompeu em 1821 e Mykonos teve um papel importante, levando a Grécia a se tornar um estado independente em 1830. Como resultado da atividade de navegação e mercantes, a economia da ilha rapidamente aumentou, mas declinou novamente durante o final do século XIX e especialmente após  a Primeira Guerra Mundial no início do século XX.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Praias de águas cristalinas são o principal atrativo para o turismo em Mykonos na atualidade

TURISMO E ATUALIDADE

O turismo logo passou a dominar a economia local, devido em grande parte às importantes escavações realizadas pela Escola Francesa de Arqueologia, que começou a trabalhar em Delos em 1873. Atualmente, Mykonos é famosa por seus moinhos de vento e por uma vibrante vida noturna, com algumas das melhores baladas da Grécia. Além disso, é um dos destinos favoritos da comunidade LGBT, uma vez que possui diversos estabelecimentos voltados ao público.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Moinhos de Vento de Mykonos

COMO É O CLIMA EM MYKONOS

Mykonos tem um clima típico do Mediterrâneo e o sol brilha até 300 dias por ano. A estação chuvosa dura de outubro a março. Embora as temperaturas possam chegar a 40°C nos meses de verão, a temperatura média alta é de 28°C e, devido ao vento sazonal, os dias de verão são secos e ensolarados. No inverno, a temperatura média alta é de cerca de 15°C e, em geral, os dias são amenos e úmidos, com muitos dias de sol.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Mykonos promete muitos dias ensolarados do nascer ao por do sol

O QUE FAZER EM MYKONOS

Para ajudar na sua programação pela ilha de Mykonos, todas as atrações, principais pontos de partida/chegada e sugestões de restaurantes foram colocadas no mapa interativo abaixo. Dividimos o roteiro de acordo com as seguintes cores: laranja para a região sudeste, onde estão as badaladas praias de Paradise e Super Paradise, azul para a cidade de Mykonos Town (Chora) e azul escuro para o sítio arqueológico na ilha de Delos, verde para o norte de Mykonos e roxo para as lindas praias da área sudoeste da ilha. Em preto estão os principais pontos de transporte da ilha e, em vermelho, onde comer e beber em Mykonos. Em seguida, falaremos em detalhes sobre cada uma delas.


DIA 1: MYKONOS TOWN (CHORA) + ILHA DE DELOS

Nós ficamos hospedados em Mykonos Town porque queríamos ficar na principal cidade da ilha e com acesso fácil ao simpático centrinho da cidade, repleto de restaurantes, tavernas gregas e algumas das principais atrações da ilha. Como encontrar estacionamento no local é difícil, para nós foi uma decisão acertada ficar em um hotel que nos permitia deixar o carro e seguir a pé até o centro da cidade. De tudo que vimos na ilha, Mykonos Town foi o nosso local favorito. Restaurantes deliciosos, vistas belíssimas do pôr do sol nos moinhos de vento, centrinho recortado por ruelas labirínticas graciosas e muito charme por onde passamos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além disso, é do Antigo Porto que saem os passeios para a Ilha de Delos, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. Nós começamos o dia bem cedo em Delos, voltamos para Mykonos Town para almoçar e passar o resto do dia. Confira o que fazer nesta área da ilha e veja opções de hospedagem neste link.

1. LITTLE VENICE

Little Venice é considerada um dos lugares mais românticos da ilha e muitas pessoas se reúnem para assistir ao pôr do sol. O nome é uma referência à charmosa cidade de Veneza, na Itália. Na área estão fileiras de casas de pesca alinhadas a beira-mar com varandas suspensas sobre o mar. A primeira delas foi construída em meados do século XVIII. Originalmente, pertenciam a comerciantes ricos ou capitães e as pequenas portas do porão que forneciam acesso direto ao mar e às áreas de armazenamento subterrâneo levaram as pessoas a acreditar que os proprietários eram piratas secretos. Atualmente, algumas das casas já foram convertidas em bares e cafés e pequenas lojas e galerias.

2. IGREJA PANAGIA PARAPORTIANI

Esta é a principal igreja de Mykonos e seu nome significa algo como “Nossa Senhora da Porta ao Lado”, uma vez que a entrada se faz pela lateral do edifício. O bairro de Kastro, onde está situada, costumava ser o local de um castelo medieval construído em 1207 pela família Gisi, que controlava a ilha na época. O castelo foi destruído no século XVI e seus vestígios foram encobertos por novos edifícios no século XVIII. A construção da igreja começou no século XV e não foi concluída até o século XVII.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Igreja Panagia Paraportiani

3. MOINHOS DE VENTO

Uma das principais atrações de Mykonos tão são seus impressionantes moinhos de vento que ficam margeando a costa da ilha. A arquitetura de cada um deles é semelhante, todos têm formato redondo, cor branca e telhado pontiagudo, coberto de madeira e palha, e janelas muito pequenas. Os moinhos de vento foram construídos pelos venezianos no século XVI para moer a farinha e permaneceram em uso até o início do século XX. A alta frequência dos ventos em Mykonos favorecia essa operação de moagem e a comercialização de cereais. Muitos foram reformados e restaurados para servir de moradia para moradores e depósitos em inúmeros documentos de patrimônio de Mykonos. Atualmente, sete dos dez moinhos que processavam o trigo local estão preservados. O famoso “Kato Mili” fica em uma colina com vista para o mar para aproveitar os fortes ventos do norte.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
O incrível por do sol nos moinhos de vento
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Moinhos de vento de Mykonos
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
A perfeição do por do sol junto aos moinhos de vento

4. MUSEUS

  • Museu Arqueológico de Mykonos: Localizado ao lado do antigo porto, o museu foi construído por volta de 1900, principalmente para abrigar achados da escavação do “Poço da Purificação” (datado do século V a.C.) e da necrópole da Rhenia. A exposição do museu inclui um grande número de vasos, desde o pré-histórico até o final do período helenístico (século XXV a.C.), estátuas, urnas funerárias, e muito achados de Mykonos. Há uma grande coleção de embarcações, cerâmicas e diversos achados, incluindo lápides e outras esculturas. Aberto de terça a domingo de 8h30 às 15h.
  • Museu Folclórico de Mykonos: O museu fica localizado em uma antiga casa de capitães de dois andares a poucos metros da igreja Paraportiani. São 6 salas de exposição que abrigam coleções de móveis antigos, ícones bizantinos, cerâmicas folclóricas, placas comemorativas históricas, estampas decorativas e gravuras, bem como tecidos bordados, fechaduras e chaves, pesos e medidas, uma linda coleção de barcos e outros artefatos históricos. Há também importantes arquivos de manuscritos e impressos, fotografias, mapas e uma biblioteca significativa. Aberto de abril a outubro de segunda a sábado de 16h30 às 20h30.
  • Museu Marítimo Egeu: Este museu exibe maquetes de vários barcos a remo, navios à vela e navios a vapor que, por sua vez, desde os tempos pré-históricos até o presente, atravessaram o mar Egeu. Também existe uma rica coleção de mapas e outras gravuras, bem como uma coleção de reproduções de lápides antigas, esculpidas com temas marinhos. Aberto diariamente de abril a outubro de 10h30 às 13h e de 18h30 às 21h.

5. CINE MANTO

Este é um cinema municipal ao ar livre, criado em 1995, com o objetivo era enriquecer o uso de um jardim com uma atividade cultural sem alterar ou alterar seu caráter como área de lazer. O jardim foi modelado de tal maneira que é possível operar um cinema de verão mudando ao mínimo possível a forma do jardim. O cinema funciona de junho a outubro, e conta com uma grande variedade de filmes vencedores do Oscar e outros grandes sucessos comerciais, além de uma homenagem à produção grega contemporânea e muitos filmes infantis.

6. PRAIA MEGALI AMMOS

Megali Ammos é a praia mais próxima da cidade de Mykonos, localizada a uma curta caminhada de 600 metros ao sul. O nome significa “areia grande” e é uma praia tranquila, onde apenas poucas pessoas visitam. A praia não tem guarda-sóis devido aos fortes ventos. É um bom lugar para relaxar na areia ou simplesmente dar um passeio ao longo da costa. Existem alguns hotéis e apartamentos e uma pequena taberna tradicional a poucos passos da praia.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Barcos na praia

Dica: Baladas em Mykonos Town

 

7. SÍTIO ARQUEOLÓGICO NA ILHA DE DELOS

Escavações mostraram que os primeiros assentamentos em Delos tiveram início por volta do ano 3.000 a.C.. A ilha tem uma importância histórica enorme como um santuário sagrado e local de nascimento dos deuses Apolo e Artemis,e durante séculos, foi um importante centro de culto e de peregrinação religiosa. Com o passar do tempo, a ilha caiu em declínio até ficar desabitada. Escavações na ilha foram iniciadas em 1872 e, em 1990, a ilha de Delos foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, por ser considerada um sítio arqueológico extremamente rico.

Leia mais: Grécia: Dicas para explorar o sítio arqueológico de Delos

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
A incrível ilha de Delos vista do alto

DIA 2: PARADISE, SUPER PARADISE E PRAIAS DO SUDESTE

Muita gente vai para Mykonos já pensando em suas baladas e festas famosas na areia. Se for o seu caso, comece logo de cara pelas praias localizadas ao sul da ilha, como Paradise e Super Paradise. A estrutura é excelente, com muitos hotéis, restaurantes e bares famosos. Nós não somos baladeiros e demos prioridade para outras praias/passeios na ilha e ficamos pouco tempo nessa região, embora ela seja a mais popular de Mykonos. Tudo é questão do seu perfil e estilo de viagem. De qualquer forma, abaixo você vai encontrar mais informações sobre as principais praias dessa região.

1. PRAIA PARADISE

Paradise está localizada entre as praias de Paranga e Super Paradise e é acessível por uma trilha de Platys Gialos, de ônibus ou de táxi. A famosa Paradise é uma praia agradável e plana. Há uma série de bares populares e a maioria das pessoas que frequenta a praia é jovem e há alguns nudistas também. Instalações para esportes aquáticos e um centro de mergulho estão disponíveis em Paradise Beach.

Ali pertinho em uma colina acima da praia, fica o famoso Cavo Paradiso, que é um grande complexo que funciona como uma balada, contendo uma piscina, um restaurante e um bar de praia. De noite, o Paradise Beach se transforma em um grande clube com música e pessoas dançando na areia e nas rochas até o amanhecer. A praia passa longe do nosso conceito de “paraíso”, pois apesar da excelente estrutura, é lotadaça e muito barulhenta para os nossos padrões. Veja opções de hospedagem neste link.

Dica: Baladas em Paradise Beach

 

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Balada Guapaloca em Mykonos

2. PRAIA SUPER PARADISE

Super Paradise Beach está localizada bem ao lado da Paradise Beach e é acessível por barco-táxi (serviços regulares de barco estão disponíveis em Platys Gialos) e ônibus local. Ela é considerada uma das mais belas praias da Grécia. Ela tem uma série de espreguiçadeiras para aluguel e tem belas águas cristalinas e areia dourada e macia, embora hajam pedras que podem machucar um pouco os pés. Super Paradise é a mais famosa praia LGBT da Grécia e durante o verão, a partir de 16h30, as famosas baladas começam a rolar, tocando música eletrônica e muita empolgação por parte do público. Veja opções de hospedagem neste link.

3. PRAIAS AGRARI & ELIA

Agrari e Elia estão localizadas próximas uma da outra, formando uma enorme praia de areia, a 10 km da capital da ilha. A praia de Agrari é menos popular que a vizinha Elia e muito mais calma. Ambos podem ser alcançados por ônibus local e de táxi-boat. Há uma cafeteria pequena e dois conjuntos de espreguiçadeiras de praia. Existem muitos naturistas gays em Agrari e Elia é muito frequentada pelo público LGBT. A partir desta praia você pode caminhar sobre as rochas à esquerda para visitar a praia de Elia. Veja opções de hospedagem em Agrari e Elia.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Elia Beach

4. PRAIA KALO LIVADI

Kalo Livadi é uma das maiores praias de Mykonos e bastante popular para festas. Encontra-se a 10 km de Mykonos Town e a 2 km de Ano Mera. A vasta beleza das águas exóticas e o cenário idílico marcam a paisagem desta praia. É bem organizada, com muitos guarda-sóis e espreguiçadeiras disponíveis. Ela é o destino ideal para pessoas que desejam passar alguns dias longe das praias barulhentas do sul e estão viajando em família. Existem vários tipos de acomodação ao redor da praia, bem como ótimas tabernas.

5. PRAIA KALAFATIS

Kalafatis é conhecida por seus esportes aquáticos. No canto esquerdo da praia de Kalafatis encontram-se instalações de aluguel de equipamento de snorkel para mergulho. Há também um centro de windsurf, onde pode-se alugar pranchas por hora, e um centro de esportes aquáticos para jet ski. Confira dicas de hospedagem neste link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Águas transparentes deliciosas para banho de mar

6. PRAIA LIA 

Lia é uma das mais belas praias de Mykonos com águas exóticas e um ótimo ambiente. Ele está localizado na borda sudeste da ilha, a 14 km de Chora. Lia praia é bem organizada com guarda-sóis coloridos, espreguiçadeiras e outras instalações úteis. Suas águas azuis e areia branca criam a melhor combinação para um belo banho de mar. A praia é cercada por rochas, tornando-se um ótimo local para mergulho e snorkeling. Existem dois restaurantes nas proximidades e um bar de praia com vários lanches e bebidas. Há várias acomodações na área de Lia.

DIA 3: SUDOESTE DE MYKONOS

Nesta área você vai encontrar diversas praias belíssimas, super badaladas e uma das melhores opções para admirar o pôr do sol na ilha. Tem praias para todos os gostos e bolsos, desde as mais tranquilas e sem infraestrutura, até as mega favoritas das celebridades.

1. PRAIA KAPARI

Esta é uma das poucas praias sem nenhuma estrutura de Mykonos. Ela fica localizada atrás da capela de Agios Ioannis. Kapari é local muito calmo, ideal para relaxar e desfrutar de suas belas águas claras.

2. PRAIA AGIOS IOANNIS

Considerada a praia mais bonita da costa sudoeste da ilha, Agios Ioannis tem areia macia e águas azuis cristalinas. De lá, pode-se desfrutar de uma vista incrível da ilha de Delos. Um bom lugar para ficar longe de tudo, sem grandes badalações. Ideal para desfrutar de uma pequena praia e curtir o melhor pôr do sol de Mykonos! Confira opções de hospedagem na área neste link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Praia de Agios Ioannis

3. PRAIA KORFOS

Korfos é uma linda praia que é um point para os praticantes de windsurf, devido aos ventos fortes que formam grandes ondas. Quando o mar está calmo, as águas verdes cristalinas criam um ambiente muito relaxante. Ela não é recomendada para banho de mar, devido aos ventos e ondas fortes. A região tem muitas acomodações, algumas tabernas de peixe e boa conexão com outros pontos da ilha de Mykonos. Confira opções de hospedagem na área neste link.

4. PRAIA ORNOS

A praia de Ornos está situada em frente a uma pequena vila de pescadores, com areia fina e espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar. É uma praia realmente bonita mas, infelizmente, muitas vezes fica superlotada. Uma escola de mergulho, bem como escolas de esqui aquático e windsurf estão disponíveis na praia. Na margem da baía, um enorme complexo hoteleiro oferece vários restaurantes e bares. Ornos é acessível por ônibus local, frequentemente saindo da capital. A vista desta praia é realmente linda, com casas no alto do penhasco. Veja opções de hospedagem neste link.

5. PRAIA PSAROU

Psarou Beach é famosa por atrair celebridades de todo o mundo e a praia está sempre cheia de lanchas e iates. É uma bela praia de areia organizada com águas cristalinas, atraindo milhares de visitantes durante o verão. Comodidades para esportes aquáticos, como mergulho com cilindro de oxigênio, estão disponíveis no Psarou. A praia está localizada a 5 km da capital da ilha e é acessível por ônibus local. Confira opções de hospedagem neste link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Mergulhando nas águas cristalinas

6. PRAIA PLATYS GIALOS

Platys Gialos é uma das praias mais populares da ilha, ficando repleta de milhares de pessoas durante o verão que são atraídas pela areia dourada e pelas maravilhosas águas turquesas cristalinas. Ela tem uma estrutura incrível, com muitos hotéis alinhados em frente à praia. Praia longa e muito agradável, com várias espreguiçadeiras, guarda-sóis, instalações para esportes aquáticos e muitos restaurantes e bares. Infelizmente, não há espaço para simplesmente chegar e estender uma canga na areia porque a praia é toda ocupada para as cadeiras para aluguel. É acessível por ônibus locais que partem a cada meia hora da capital. De Platis Gialos, barcos regulares de táxi vão para as praias do litoral sul, que são Paranga, Agrari, Elia, Paradise e Super Paradise. Confira opções de hospedagem consultando este link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Águas cristalinas de Platys Gialos
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Ótimo lugar para um mergulho em águas tranquilas

7. PRAIA AGIA ANNA

Agia Anna é uma praia localizada perto da famosa praia de Paraga. É uma praia muito calma e não é preenchida com dezenas de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Não há esportes aquáticos ou outras instalações de praia, mas há uma taverna grega, a Nikolas Taverna. Confira opções de hospedagem na área consultando este link.

8. PRAIA PARAGA 

Paraga Beach é uma combinação de duas praias arenosas que se separam por um promontório e formam uma grande praia. A praia do sul é a mais calma, enquanto a do norte é totalmente organizada e alinhada por muitas tavernas tocando música. A praia é uma das favoritas dos turistas para o nudismo. Ela pode ser acessada de ônibus, a 15 minutos a pé de Platys Gialos ou por um dos freqüentes barcos de táxi que vão para a Praia Super Paradise. Confira opções de hospedagem na área aqui.

DIA 4: NORTE DE MYKONOS

A área norte de Mykonos é a mais deserta da ilha e uma excelente opção para quem quer evitar grandes multidões, como nas praias do sul. No entanto, muitas dessas praias possuem infraestrutra limitada ou nenhuma. Confira os principais destaques entre as praias destas regiões.

1. PRAIA AGIOS STEFANOS

Agios Stefanos é a praia mais próxima da capital de Mykonos, ao norte de Troulos e do Novo Porto. Está protegida dos ventos e oferece várias instalações para esportes aquáticos, bem como algumas tabernas e hotéis. Agios Stefanos é muito popular e fica muito lotada durante o verão.  Veja opções de hospedagem neste link.

2. PRAIA AGIOS SOSTIS

Agios Sostis está entre as praias mais tranquilas da ilha devido à sua localização, um pouco longe das populares praias do sul de Mykonos. Esta é uma área intocada, sem qualquer tipo de estrutura, uma característica que cria para os visitantes uma sensação de total liberdade. A praia se estende por cerca de 250 metros e os visitantes devem descer por um pequeno caminho para chegar até a praia. Não há linhas de ônibus que chegam à praia, sendo possível acessá-la somente carro ou quadriciclo. É preciso estacionar na estrada e, em seguida, descer a colina. No caminho para a praia, há uma taverna escondida que serve ótimas refeições. Veja opções de hospedagem na área neste link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Agios Sostis Beach

3. PRAIA PANORMOS

Panormos é uma linda vila de pescadores muito isolada. Longe das instalações turísticas e dos centros de esportes aquáticos, Panormos é uma praia calma. Os visitantes precisam de transporte privado para chegar lá, pois nenhum ônibus ou barco vai para Panormos. Nós aproveitamos para almoçar em um restaurante ali pertinho. Na praia fica o chiquérrimo Principote Panormos Mykonos, um Beach Club com uma estrutura perfeita para quem gosta de relaxar. Bebidas, comidas e clima agradável, mas preços um pouco salgados. Confira opções de hospedagem na área consultando este link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Vista da praia Panormos a partir do restaurante Kalosta

4. PRAIA FTELIA

É uma bela praia, recebendo ventos das Cíclades vindos do norte. Por conta do vento, ela é famosa entre os praticantes de windsurf. Para chegar, s uma estrada até a praia e quando o asfalto chega ao fim, estará perto da areia. Ftelia é uma praia muito tranquila e deserta. Confira opções de hospedagem neste link.

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
A isolada praia Ftelia
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Opção para quem quer sossego em Mykonos

5. ANO MERA

Ano Mera é um pequeno vilarejo que é um dos mais antigos e importantes da ilha. O local possui vários restaurantes, o Mosteiro de Paleokastro, construído no século XVIII, que ainda funciona como um convento e o Castelo de Gyzi, atualmente em ruínas, que está localizado em uma colina e oferece uma bela vista da ilha. Veja dicas de hospedagem aqui.

6. PRAIA FOKOS

Devido à sua longa distância das praias do sul, Fokos é isolada e muito calma, mesmo na alta temporada. A praia arenosa de Fokos não tem instalações turísticas, como guarda-sóis e espreguiçadeiras. Há apenas uma taberna na região, que é tradicional em estilo e conta com deliciosos pratos. Uma parte do Fokos se transformou em uma praia naturista. A praia pode ser acessada apenas por meios de transporte privados.

COMO CHEGAR A MYKONOS

  • Aeroporto: Mykonos Airport está localizado a 4 km a sudeste de Mykonos Town e  opera vôos internacionais durante o verão. O voo de Atenas para Mykonos leva 25 apenas minutos. Se precisar de shuttle até o seu hotel, confira este link.
  • Portos: Mykonos também é acessível por barco e ferry (balsa). Os barcos chegam ao Mykonos Ferry Port (Novo Porto), em Tourlos. Essa foi a forma como nós chegamos à ilha partindo de Atenas durante nossa viagem e o trajeto levou cerca de 2h30min. Já os passeios que vão para a ilha de Delos partem do Antigo Porto, bem no centro de Mykonos Town.

COMO SE LOCOMOVER EM MYKONOS

Nós alugamos carro em Mykonos e, apesar da comodidade, foi bem difícil encontrar lugar para estacionar em diversas praias da ilha. O que faríamos diferente? Alugaríamos um quadriciclo. Confira este link para checar as cotações de automóveis e fazer sua reserva. Como alternativa, os locais mais turísticos da ilha são atendidos por ônibus e barcos, mas os menos só podem ser acessados por transporte privado. Quanto a ônibus, existem 3 principais terminais de ônibus na ilha. Abaixo, encontre a localização deles e veja mais informações no site da empresa de ônibus neste link. Confira também o post “Como chegar às praias de Mykonos sem alugar carro“, do blog Maior Viagem.

Terminais de ônibus em Mykonos:
  • Norte: localizado atrás do Remezzo Club, acima do antigo porto, oferece serviço regular para Ano Mera, Elia e Kalafatis
  • Old Port: localizado próximo do Antigo Porto, tem como foco os destinos do norte de Tourlos (Novo Porto de Mykonos) e Agios Stefanos
  • Fabrika: localizado em Mykonos Town, fornece serviço regular para Ornos, Agios Ioannis, Platys Gialos, Psarou, Paraga e Paradise Beach

TOURS E EXCURSÕES EM MYKONOS

Para quem está procurando passeios de barco e atividades diferentes na cidade, aqui ficam algumas dicas bacanas de como curtir o melhor de Mykonos.



ONDE COMER E BEBER EM MYKONOS

A culinária grega é uma das principais atrações para quem visita a Grécia. Há pratos deliciosos, preparando com ingredientes frescos, sem excessos de temperos, mas tudo muito natural e gostoso. No post “Grécia: 6 deliciosos restaurantes em Mykonos (com mapa!)” demos informações detalhadas de nossas experiências em 6 restaurantes da ilha. No entanto, é claro que existem muito mais opções de lugares gostosos para comer no local e deixamos aqui algumas dicas:

MYKONOS TOWN (CHORA)
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Salada da casa caprichada do Paraportiani Tavern
  • Pasta Fresca Barkia (Κουζή 15, Georgouli, Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • Mamalouka – Eat Local (Κουζή Γεωργούλη 53, Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • Avra (N. Kalogera Street 27, Mykonos Town 86400, Grécia)
  • Interni Restaurant (Matoyiannia, Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • Vitamin Bar Mykonos (Xenias, Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • D’Angelo Restaurante (Axioti, Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • Joanna’s Nikos Place Taverna (Mykonos Town 846 00, Grécia)
  • Nautilus (1 LakkaMykonos Town 846 00, Grécia)
  • Trio Bambini (Enoplon Dinameon, Mykonos 846 00, Grécia) – sorveteria
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Salmão e legumes do Nautilus
> SUDOESTE DE MYKONOS
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Comidihas à beira mar relaxando na praia do Yialo Yialo
> NORTE DE MYKONOS
Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Risoto de frutos do mar do Kalosta

> PARADISE, SUPER PARADISE E ARREDORES

ONDE SE HOSPEDAR EM MYKONOS

Nós decidimos nos hospedar em Mykonos Town porque adoramos curtir o centrinho das cidades a pé e ter facilidade de ir e vir de restaurantes durante a noite. Por isso, não queríamos ficar pegando carro, ônibus, ou qualquer outro tipo de transporte para jantar. Uma sugestão de hospedagem testada e aprovada por nós foi o Anastasios Sevasti Hotel Mykonos, um hotel 3 estrelas, localizado a cerca de 200 metros da área turística de Mykonos Town, com acesso muito fácil para restaurantes e lojas a pé. O hotel é super tranquilo, ótimo para quem viagem em família, amigos ou casais.

Leia mais: Grécia: Dica de hospedagem na ilha de Mykonos

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas
Curtindo a piscina do hotel em Mykonos

Há muitas outras opções disponíveis em Mykonos para todos os bolsos e gostos. Vale a pena aproveitar as promoções e fazer a reserva com bastante antecedência.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

DICAS DE OUTROS BLOGS DE VIAGEM

Vários blogs de viagem possuem dicas valiosas para organizar uma viagem a Mykonos, entre eles destacamos:

  • Viagens Cine (dicas imperdíveis do Fábio Pastorello para o público LGBT)
  • Lole Pocket (tudo o que você precisa fazer para planejar a sua viagem a Mykonos)
  • Blog Four Trip (todas as dicas de viagem em família com a Alexandra)

Guarde estas dicas no Pinterest!

Mykonos: Roteiro de 4 dias na mais animada das ilhas gregas - Viajonários


Leia mais sobre a Grécia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui