Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres

0
Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Seguros Promo

Londres é considerada um cidade cara. Mas, isso não é uma desculpa para quem quer conhecer muita coisa bacana na capital da Inglaterra. Fizemos uma lista com 30 museus gratuitos em Londres, com exposições variadas para todas idades e interesses!

30 MUSEUS GRATUITOS EM LONDRES

Londres é uma cidade cosmopolita repleta de atrações interessantes. Há dezenas de museus gratuitos para visitar na cidade. Nós separamos “apenas” 30 deles, pois consideramos que são os mais importantes dentre a infinidade de opções oferecidas. Para facilitar a programação do seu roteiro em Londres, todos os 30 museus gratuitos em Londres citados neste post foram colocados no mapa interativo abaixo e separados por regiões da cidade. Em seguida, daremos mais detalhes sobre cada um deles.

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!


NORTE DE LONDRES

1. ROYAL AIR FORCE MUSEUM

O Royal Air Force Museum (também conhecido como RAF Museum) é um museu inaugurado em 1972 que tem como objetivo contar a história da aviação e da Força Aérea Real, nome dado à Força Área do Reino Unido, criada em abril de 1918. O acervo conta com mais de 100 aeronaves, algumas extremamente raras e bem preservadas.

  • Endereço: Grahame Park Way, London NW9 5LL
  • Horários: diariamente de novembro a fevereiro de 10h às 17h / de março a outubro de 10h às 18h
  • Como chegar: Para chegar de metrô, utilize a Northern Line (preta) sentido Edgware e desça na estação Colindale. Basta caminhar por 10 minutos até o museu ou pegar o ônibus 303 para terminar o percurso.

Leia mais: Londres: A história da aviação no Museu da Força Aérea Real

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Museu da Força Aérea Real

2. KENWOOD HOUSE

Kenwood House é uma mansão na região de Hampstead Heath que data do início do século XVII. Em 1754 a mansão foi comprada por William Murray, conde de Mansfield, e passou por um grande processo de reforma liderada por Robert Adams. Lord Iveagh, rico empresário anglo-irlandês (da família Guinness), comprou a casa da família Mansfield em 1925. Após sua morte, em 1927, a casa foi doada ao governo e aberta ao público no ano seguinte. A Kenwood House fica localizada em um enorme terreno, com belos jardins, lagos, muitas plantas e animais.

  • Endereço: Hampstead Ln, Hampstead NW3 7JR
  • Horários: de abril a setembro de 10h às 16h / outubro de 10h às 17h / novembro a março de 10h às 16h
  • Como chegar: Para chegar a Kenwood House é preciso fazer um combo metrô + ônibus. Pegue a Northern Line (preta) e desça ou na estação Golders Green ou Archway. É preciso pegar ônibus 210 que para em frente à Kenwood House. Caminhe até chegar à área da casa.

Leia mais: Kenwood House: mansão e jardins belíssimos em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
A biblioteca da Kenwood House

3. WILLIAM MORRIS GALLERY

Aberta em 1950, a Galeria William Morris é um museu público dedicado aos trabalhos artísticos de William Morris (1834-1896), o designer britânico mais inspirador de todos os tempos. A galeria fica localizada no distrito londrino de Walthamstow, no casarão onde a família Morris morou entre 1848 e 1856. As coleções da galeria ilustram a vida, o trabalho e a influência de Morris. O acervo inclui tecidos impressos, tecidos e bordados, tapetes, carpetes, papéis de parede, móveis, vitrais e azulejos pintados projetados pelo próprio Morris e outros artistas importantes.

  • Endereço: Lloyd Park House, Forest Road, Londres, Walthamstow E17 4PP, Inglaterra
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h
  • Como chegar: A galeria fica a menos de 15 minutos a pé da estação Walthamstow Central, atendida pelo Overground e pela Victoria Line (azul clara) do metrô. Se não quiser caminhar, pode pegar os ônibus 215 ou 34 até a parada Jewel Road. Chegando lá, basta caminhar cerca de 3 minutos a pé até chegar à galeria.

Leia mais: William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres

William Morris Gallery: galeria do famoso designer em Londres
A casa onde Morris viveu agora é um museu em homenagem à sua vida e obra

ECONOMIA EM LONDRES: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! O THE LONDON PASS é o mais famoso deles. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele dá direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69.

Leia mais: O que fazer em Londres – Roteiro completo de 5 dias ou mais

 

CENTRO E LESTE DE LONDRES

4. MUSEUM OF LONDON

Inaugurado em dezembro de 1976, o museu compreende uma série de galerias cronológicas contendo artefatos originais, modelos, fotos e diagramas, com uma forte ênfase em descobertas arqueológicas, a construção da cidade, o desenvolvimento urbano e da vida social e cultural de Londres, com exposições interativas e atividades para todas as idades. No museu também está exposta a “London Stone”, um bloco de pedra calcária que anteriormente ficava alojado na 111 Cannon Street, marcando o centro original da cidade de Londres.

  • Endereço: 150 London Wall, London EC2Y 5HN, Reino Unido
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: Através do metrô pela Estação Bank (pela Central Line (vermelha), Northern Line (preta), Waterloo & City Line (verde clara) ou Estação Barbican (pela Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Metropolitan (roxa)). O museu fica no meio de uma rotatória e para acessá-lo é preciso pegar uma escada que levará até o andar superior. Basta atravessar uma passarela que passa por cima da rua para chegar até a entrada.

Leia mais: Museum of London: Museu da História de Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
London Stone, um dos marcos da cidade no Museum of London

5. GUILDHALL ART GALLERY

A Guildhall Art Gallery foi fundada em 1886 para abrigar obras de arte que pertencem à cidade de Londres. O acervo conta com mais de 4 mil obras, desde 1670, mas geralmente apenas 250 ficam em exposição. A Guildhall Art Gallery fica localizada ao lado do Guildhall, um edifício que foi utilizado como Prefeitura de Londres por centenas de anos. A coleção conta com uma linda coleção de quadros, que incluem retratos do século XVII e obras de arte pré-rafaelitas. No piso inferior fica um antigo anfiteatro romano encontrado muitos anos depois de sua construção.

  • Endereço: Guildhall Yard, London EC2V 5AE
  • Horários: de segunda a sábado de 10h às 17h / domingo de 12h às 16h
  • Como chegar: As estações de metrô mais próximas do Guildhall Art Gallery são:
    • Bank: Central Line (vermelha), Northern Line (preta), Waterloo & City (verde clara), DLR (trem leve de superfície) e conexão com a estação Monument na District Line (verde) e Circle Line (amarela)
    • St Paul’s: Central Line (vermelha)
    • Moorgate: Northern Line (preta), Circle Line (amarela), Hammersmith & City (rosa), Metropolitan (roxa)

Leia mais: Londres: Guildhall Art Gallery & Anfiteatro Romano

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fachada da Guildhall Art Gallery

6. BANK OF ENGLAND MUSEUM

Fundado em 1694, o Banco da Inglaterra é o Banco Central do Reino Unido. Sendo o segundo banco central da história. O Banco da Inglaterra tem um papel único na manutenção da estabilidade monetária e financeira, mantendo a inflação sob controle e protegendo a economia de choques. O museu é relativamente pequeno, mas  há muitas áreas interativas tanto para adultos quanto para crianças e tudo é apresentado de forma bastante didática.

  • Endereço: Bartholomew Ln, London EC2R 8AH
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / fechado aos sábados e domingos
  • Como chegar:  Para chegar através de metrô use as estação/linhas abaixo
    • Bank: Central (vermelha), Northern (preta), Waterloo & City (verde clara)
    • Monument: Circle (amarela), District (verde)
    • Outra opção é chegar de DLR (trem de superfície) na estação Bank

Leia mais: Museu do Banco da Inglaterra em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Notas de dinheiro atuais no Museu do Banco da Inglaterra

7. THE CHARTERHOUSE

A história da Charterhouse teve início em 1348, quando Walter de Manny arrendou 13 acres de terra para a construção de um cemitério e crematório para as vítimas da Peste Negra. Além disso, uma capela e um eremitério também foram construídos no local. Em 1371, esta terra foi concedida para a fundação da London Charterhouse, para a construção de um mosteiro de cartuxo. Este foi dissolvido em 1537 por Henrique VIII. Partes da construção deste período monástico ainda permanecem até hoje. A Charterhouse foi posteriormente alterada e, após 1611, foi comprada por Thomas Sutton e se tornou um abrigo para necessitados e uma escola. Em parceria com o Museum of London, a Charterhouse abriu para a visitação pública pela primeira vez em 400 anos, em de 2017, com a presença da Rainha Elizabeth II.

  • Endereço: Charterhouse Square, Londres EC1M 6AN, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 11h às 17h
  • Como chegar: As estações de metrô mais próximas são a Barbican e Farrington, atendidas pelas linhas Circle, Hammersmith & City e Metropolitan. Para quem prefere ônibus, as linhas 4, 56 e 153 param em frente à estação Barbican, na Aldersgate Street, 5 minutos de caminhada do local.

Leia mais: Charterhouse: um lugar com quase 700 anos de história em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Entrada da Charterhouse

8. WHITECHAPEL GALLERY

A Whitechapel é uma galeria de arte aberta em 1901 que se tornou uma das primeiras galerias de exposições temporárias de Londres. Além disso, ela tem um longo histórico de projetos de educação, que focam na população local. As exposições mostram trabalhos de artistas contemporâneos e eventos de interesse da comunidade local.

  • Endereço: 77-82 Whitechapel High St, Shadwell, Londres E1 7QX, Inglaterra
  • Horários: de sexta a domingo e terça e quarta de 11h às 18h / quinta de 11h às 21h / fechado às segundas
  • Como chegar: Para chegar de metrô, é possível utilizar as estações Whitechapel ou Aldgate East, atendidas pela District Line e Hammersmith & City Line. Outra opção é  a estação Aldgate, atendida pela Circle Line e Metropolitan Line.
Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fachada da Whitechapel Art Gallery. Foto: divulgação

9. GEFFRYE MUSEUM OF THE HOME

O Geffrye Museum é uma opção diferente de passeio na região de Shoreditch, a leste de Londres. Ouvia dizer que ele era o “Museu da Casa” por mostrar a evolução no mobiliário inglês ao longos dos séculos. Mas o Geffrye Museum é mais do que isso. Ele mostra como os lares ingleses mudaram ao longo dos séculos, uma vez que as relações sociais e econômicas também mudaram. E todo esse pano de fundo histórico, mudou a minha forma de ver o museu e ele passou a ser ainda mais interessante do que à primeira vista.

  • Endereço: 136 Kingsland Rd, London E2 8EA
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas-feiras / jardins fecham durante o inverno (novembro a março)
  • Como chegar: De metrô, desça na estação Old Street na Northern Line (preta) e caminhe por 15 minutos ou pegue o ônibus 243 para completar o trajeto. Outra opção é descer na estação Liverpool Street na Hammersmith & City Line (rosa), Metropolitan Line (roxa) ou Circle Line (amarela) e caminhe por 20 minutos ou pegue os ônibus 149 ou 242 para chegar até o museu. Você também pode chegar de Overground, uma vez que estação Hoxton fica logo atrás do museu.

Leia mais: Londres: A evolução dos lares ingleses no Geffrye Museum

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Área verde em frente ao museu

10. V&A MUSEUM OF CHILDHOOD

Fundado em 1872, o V&A Museum of Childhood é um braço do famoso Victoria and Albert Museum. No passado, ele o edifício onde se encontra o museu foi usado para exibir uma variedade de coleções em diferentes momentos de sua história. Após a Segunda Guerra Mundial, ele foi remodelo com uma área dedicada a artigos infantis, crescendo posteriormente, de tamanho. Em 1974, o museu se tornou totalmente especializado em infância. O museu abriga a maior coleção de objetos infantis do Reino Unido. Ele abriga extensas coleções de brinquedos, equipamentos e fantasias infantis, além de contar com um programa de exposições temporárias.

  • Endereço: Cambridge Heath Rd, Bethnal Green, Londres E2 9PA, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h45
  • Como chegar: A estação de metrô mais próxima é a Bethnal Green localizada na Central Line (vermelha).
Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fachada do V&A Museum of Childhood. Foto: site oficial

11. MUSEUM OF LONDON DOCKLAND

Fundado em 2003, o Museum of London Docklands está instalado em um antigo armazém de açúcar da Companhia das Índias Orientais. As exposições contam toda a história da área desde seus primórdios, ainda na época dos romanos, até os anos 1970, quando a área das docas encerrou suas atividades e abriu espaço para desenvolvimento de um importante centro financeiro e comercial na região de Canary Wharf.

  • Endereço: No.1 Warehouse, W India Dock Rd, Canary Wharf, London E14 4AL
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: Estação de metrô Canary Wharf: atendida pela Jubilee Line (cinza) ou Estações de DLR (trem leve de superfície): West India Quay; Canary Wharf ou Poplar

Leia mais: Museum of London Docklands: Museu da Zona Portuária de Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Entrada do Museum of London Docklands

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

OESTE DE LONDRES

12. BRITISH MUSEUM

Fundado em 1753), o British Museum é um museu dedicado à história, arte e cultura. Sua coleção permanente está estimada em mais de 8 milhões de objetos provenientes de todos os cantos do planeta, os quais ilustram e documentam a história da humanidade desde os primórdios (mais de 2 mil anos atrás) até os dias atuais. Este é o museu mais visitado do país e o quinto mais visitado do mundo. O acervo do museu inclui exposições sobre: África; Américas (América do Norte e México); Antigo Egito; Grécia e Roma Antiga; Ásia; Europa; Oriente Médio; e outras exposições temáticas.

  • Endereço: Great Russell St, London WC1B 3DG
  • Horários: de sábado a quinta de 10h às 17h30 / sexta de 10h às 20h30
  • Como chegar: A melhor forma de chegar até o museu é através de transporte público (metrô) através das linhas/estações:
    • Central Line (vermelha): estações Tottenham Court Road e Holborn
    • Piccadilly Line (marinho): estações Holborn e Russell Square
    • Northern Line (preta): estações Tottenham Court Road e Goodge Street

Leia mais: Londres: O incrível e gratuito British Museum

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fachada do British Museum

13. PETRIE MUSEUM OF EGYPTIAN ARCHEOLOGY

O Petrie Museum de Arqueologia Egípcia foi criado como um recurso de ensino para o Departamento de Arqueologia Egípcia e Filologia da University College London, em 1892. Ele possui mais de 80 mil objetos com as principais coleções do mundo de material egípcio e sudanês. O acervo de objetos do Petrie Museum é tão impressionante e numeroso que só fica atrás das coleções do Museu do Cairo, no Egito, do British Museum, em Londres, e do Museu “Agyptisches, em Berlim.

  • Endereço: Malet Pl, Camden Town, London WC1E 6BT
  • Horários: de terça a sábado de 13h às 17h
  • Como chegar: O museu é cercado por diversas estações de metrô:
    • Euston Square: atendida pela Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Metropolitan Line (roxa)
    • Warren Street: atendida pela Northern Line (preta), Victoria Line (azul)
    • Goodge Street: atendida pela Northern Line (preta)
    • Russell Square: atendida pela Piccadilly Line (marinho)

Leia mais: Petrie Museum: um museu egípcio em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Acervo do Petrie Museum

14. THE BRITISH LIBRARY

Fundada em 1973, a British Library (Biblioteca Britânica) é a biblioteca Nacional do Reino Unido e uma das maiores bibliotecas do mundo, contando com mais de 170 milhões de itens catalogados de diversos países diferentes. Ela abriga cerca de 14 milhões de livros, incluindo manuscritos e itens históricos com até 2 mil anos! A exposição The Sir John Ritblat Treasures, mais conhecidos como os “Tesouros da British Library”, é simplesmente imperdível! O local abriga alguns dos mais importantes livros e documentos do mundo! Há manuscritos de músicas dos Beatles e livros de Jane Austen, primeiras edições delivros de Shakespeare, documentos históricos assinados por reis, papas e outros,  Bíblia de Gutenberg (1455), partituras de Handel, compositor de “Hallelujah”, rascunhos de Leonardo da Vinci, e muitos outros. Além disso, a British Library abriga duas das quatro cópias originais da Magna Carta.

  • Endereço: 96 Euston Rd, Londres NW1 2DB, Inglaterra
  • Horários: de segunda a quinta de 9h30 às 20h / sexta de 9h30 às 18h / sábado de 9h30 às 17h / domingo de 11h às 17h – confira a grade completa de horários aqui
  • Como chegar: Para chegar de metrô, utilize as estações
    • King’s Cross St Pancras: atendida por Victoria Line, Northern Line, Piccadilly Line, Circle Line, Hammersmith & City Line e Metropolitan Line.
    • Euston: Northern Line e London Overground

Leia mais: British Library: Relíquias da Biblioteca Britânica em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Edifício moderno da British Library

15. SIR JOHN SOANE’S MUSEUM

Sir John Soane’s Museum é uma casa histórica, museu e biblioteca que pertencia ao famosa arquiteto e colecionador Sir John Soane no século XIX. Desde sua morte, há mais de 180 anos atrás, a casa ficou intocada. A casa abriga diversas obras de arte, incluindo desenhos, pinturas e antiguidades. Além de ter uma arquitetura bem peculiar, a casa abriga uma coleção de quase 6 mil objetos egípcios, gregos e romanos. A peça mais importante é um sarcófago feito de alabastro para o farol Seti I. A entrada é controlada para que um número limitado de pessoas entre a cada momento e o espaço não fique abarrotado de visitantes. Por isso, é normal ter uma fila na entrada. Além disso, é preciso colocar as bolsas dentro de uma sacola plástica e carregá-la na mão para poder visitar o local. É proibido tirar fotos dentro do museu.

  • Endereço: 13 Lincoln’s Inn Fields, Holborn, Londres WC2A 3BP, Inglaterra
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h / fechado às segundas e terças-feiras / aberto de 18h às 21h na primeira terça-feira de cada mês
  • Como chegar: As estações de metrô mais próximas são a Holborn, atendida pela Central Line e Piccadilly Line e a estação Chancery Lane, atendida pela Central Line.
Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fila formada em frente ao Sir John Soane’s Museum

16. THE NATIONAL GALLERY

A Galeria Nacional é uma galeria de arte que possui em seu acervo nada menos que 2,3 mil pinturas que datam de meados do século XIII até os primeiros anos do século XX. Considerada um dos principais museus da Europa, a National Gallery foi fundada em 1824 e está localizada na Trafalgar Square, uma das praças mais emblemáticas de Londres. Internamente, a galeria é muito bela, com salas decoradas, sofás confortáveis para sentar e admirar as obras. O grande destaque arquitetônico fica por conta da cúpula no centro do edifício que permite a entrada de luz e traz ainda mais beleza para o local.

  • Endereço: Trafalgar Square, London WC2N 5DN
  • Horários: diariamente de 10h às 18h (sexta até 21h)
  • Como chegar: através de metrô pela Estação Charing Cross, atendida pela Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom) e Estação Leicester Square, atendida pela Northern Line (linha preta); Piccadilly Line (linha marinho)

Leia mais: Londres: pinturas fantásticas na National Gallery

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
National Gallery, um dos melhores museus de Londres, tem entrada gratuita

17. THE NATIONAL PORTRAIT GALLERY

National Portrait Gallery é uma galeria de arte que tem como foco uma coleção de retratos de personalidades historicamente importantes do povo britânico. Fundada em 1856, ela foi a primeira galeria de retratos aberta no mundo. Os retratos expostos lá foram selecionados de acordo com a importância da pessoa retratada, não do artista que a retratou. Por isso, há muitos retratos que não são excepcionais artisticamente falando. Além de pinturas, o museu inclui ainda uma coleção de fotografias, caricaturas, desenhos e esculturas.

  • Endereço: St. Martin’s Pl, Londres WC2H 0HE
  • Horários: de sábado a quarta de 10h às 18h / quinta e sexta de 10h às 21h
  • Como chegar: através de metrô pela Estação Charing Cross, atendida pela Northern Line (linha preta); Bakerloo Line (linha marrom) e Estação Leicester Square, atendida pela Northern Line (linha preta); Piccadilly Line (linha marinho)

Leia mais: Londres: National Portrait Gallery – a galeria de retratos

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Portrait Gallery

18. THE WALLACE COLLECTION

Esse é um dos meus lugares favoritos em Londres e já perdi as contas de quantas vezes dei uma passadinha por lá. Wallace Collection é um museu e galeria que abriga uma coleção de arte fantástica, abrangendo uma série mundialmente famosa de artes plásticas e decorativas dos séculos XV ao XIX, com grande acervo de pinturas francesas do século XVIII. É incrível ver as paredes das salas lotadas de pinturas maravilhosas! Além das pinturas, o museu, que está organizado em 25 galerias, abriga móveis, porcelanas, armas e armaduras antigas.

  • Endereço: Hertford House, Manchester Square, Marylebone, London W1U 3BN
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Como chegar: para chegar de metrô, confira onfira as estações/linhas:
    • Estação Bond Street:  Central Line (vermelha) ou Jubilee Line (cinza).
    • Estação Baker Street: Circle Line (amarela), Hammersmith & City Line (rosa), Jubilee Line (cinza), Bakerloo Line (marrom) ou Metropolitan Line (roxa)
    • Estação Oxford Circus: Bakerloo Line (marrom), Central Line (vermelha), Victoria Line (azul clara)

Leia mais: Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres

West Room, na Wallace Collection

19. TATE BRITAIN

O Tate Britain, inaugurado em 1897, faz parte de uma rede de galerias Tate que inclui o incrível museu de arte moderna Tate Modern, além do Tate Liverpool e Tate St. Ives. O Tate Britain é o mais antigo desta rede e abriga uma coleção incrível de arte do Reino Unido, desde os tempos dos Tudor até obras atuais. O edifício que abriga o museu é muito bonito. Foi projetado por Sidney R. J. Smith, com colunas clássicas na entrada e uma linda cúpula.

  • Endereço: Millbank, Londres SW1P 4RG
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: para chegar ao Tate Britain de metrô, é possível usar 3 estações:
    • Pimlico: Victoria Line (azul) com uma caminhada de 600 metros em seguida
    • Vauxhall: Victoria Line (azul) combinada com uma caminhada de 850 metros
    • Westminster: Jubilee Line (cinza), District Line (verde), Circle Line (amarela) e uma caminhada de aproximadamente 1,2 km

Leia mais: Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres

Tate Britain: Museu de arte britânica em Londres

20. SAATCHI GALLERY

Ela foi inaugurada em 1985 tem exposições que vão desde artistas americanos e minimalismo, passando pelos jovens artistas britânicos, até shows de pintura e arte contemporânea americana. Em 2008, ela foi transferida para o edifício Duke of York no bairro de Chelsea. Atualmente, a galeria é considera um dos principais museus do mundo em mídias sociais. Uma coisa bem bacana sobre a Saatchi Gallery é que a galeria é conhecida por ser um trampolim para impulsionar carreiras de artistas pouco conhecidos para o público e para o mundo da arte comercial.

  • Endereço: Duke of York’s HQ, King’s Rd, Chelsea, Londres SW3 4RY, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: Através de metrô é possível chegar da seguinte forma
    • A galeria fica pertinho da estação de metrô Sloane Square, que é atendida pela District Line e Circle Line. Basta sair da estação e caminhar por cerca de 4 minutos.
    • Outra opção é descer na estação Victoria, que é atendida pela Victoria LineDistrict Line e Circle Line do metrô e também pelos trens que desembarcam na estação. É preciso fazer uma caminhada de pouco mais de 10 minutos até a galeria.

Leia mais: Saatchi Gallery: uma galeria de arte contemporânea em Londres

Saatchi Gallery: uma galeria de arte contemporânea em Londres
As áreas de exposição são amplas e facilitam a circulação dos visitantes

21. NATIONAL ARMY MUSEUM

Fundado na década de 1960, o museu tem como objetivo exibir coleções que relacionam a história geral do exército britânico, das forças armadas britânicas, da Commonwealth e do exército indiano britânico como um todo desde 1066 até os dias atuais. O National Army Museum reabriu as portas em março de 2017, após 3 anos fechado para efetuar profundas reformas em suas dependências e exibições. Houve uma mudança na forma de exibição dos itens que deixaram de mostrar uma sequência cronológica e passaram a ser temáticas. O prédio está novinho em folha, todo moderno e bonito, decorado com painéis de madeira e vidro. Ao todo, são mais de 2500 objetos espalhados pelas exposições permanentes.

  • Endereço: Royal Hospital Rd, Chelsea, London SW3 4HT
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30
  • Como chegar: A estação de metrô mais próxima é a Sloane Square atendida pelas Circle Line (amarela) e District Line (verde). Após chegar à estação, é preciso caminhar cerca de 10 minutos até o museu.

Leia mais: National Army Museum: Museu do Exército Britânico em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Exposição no Army Museum

22. VICTORIA AND ALBERT MUSEUM

Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. O nome do museu é uma homenagem à Rainha Victoria e ao seu marido, o Príncipe Albert. Para se ter uma ideia da grandiosidade deste museu, ele possui 5,1 hectares e seu acervo está distribuído em 145 galerias! Sua coleção abrange 5 mil anos da história da arte, desde os tempos antigos até os dias de hoje, com obras da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. O acervo conta com artigos em cerâmica, vidro, têxteis, vestuário, prata, ferragens, joias, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias.

  • Endereço: Cromwell Rd, Knightsbridge, London SW7 2RL
  • Horários: diariamente de 10h às 17h45 (sexta-feira até 22h) / última sexta-feira de cada mês (exceto em dezembro e setembro) acontece a Friday Late, uma festinha entre 18h30 e 22h
  • Como chegar: Para acessar o museu de metrô, a maneira mais fácil é descer na estação South Kensington, utilizando as linhas: Piccadilly Line (marinho), District Line (verde), Circle Line (amarela).

Leia mais: V&A – Victoria and Albert Museum em Londres

A bela sala 50 do Renascimento, no Victoria and Albert Museum

23. SCIENCE MUSEUM

Fundado em 1857, o Museu da Ciência possui um acervo de mais de 300 mil itens, entre eles: o primeiro motor a jato; uma reconstrução modelo da estrutura do DNA de Francis Crick e James Watson; algumas das primeiras máquinas a vapor; documentos da primeira máquina de escrever; uma grande coleção de equipamentos médicos; entre outros objetos interessantes que mostram informações importantes sobre o universo, ciência, tecnologia e como nós humanos interagimos com todos eles.

  • Endereço: Exhibition Rd, Kensington, London SW7 2DD
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: Uma das maneiras mais fáceis de chegar ao Science Museum é através da estação de metrô South Kensington atendida pela Piccadilly Line (marinho), Circle Line (amarela) e District Line (verde).

Leia mais: Science Museum: O divertido Museu da Ciência em Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Museu da Ciência

24. NATURAL HISTORY MUSEUM

Inaugurado em 1881, o Museu de História Natural de Londres exibe uma vasta gama de espécimes de vários segmentos da história natural. O acervo do museu é surpreendente, contando com mais 80 milhões de itens divididos em 5 categorias principais: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Entre alguns destaques do museu estão: pesquisa especializada em taxonomia, identificação e conservação; um centro dedicado ao grande cientista Charles Darwin, com muitas das coleções de grande valor histórico, bem como científico; uma exposição de esqueletos de dinossauros e arquitetura ornamentada.

  • Endereço: Cromwell Rd, London SW7 5BD
  • Horário: diariamente de 10h às 17h50 / na última sexta-feira de cada mês, exceto dezembro, ocorre um evento chamado Discovery Lates de 18h até 22h
  • Como chegar: A maneira mais fácil de chegar de metrô é descendo na estação South Kensington que é atendida pela District Line (verde) Piccadilly Line (marinho) e Circle Line (amarela).

Leia mais: Museu de História Natural de Londres

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Fachada do Museu de História Natural de Londres

25. SERPENTINE GALLERY & SERPENTINE SACKLER GALLERY

O parque real Kensington Gardens conta com a presença de duas galerias de arte: Serpentine Gallery e Serpentine Sackler Gallery. Ambas abrigam acervos de arte contemporânea e estão a 5 minutos a pé uma da outra, bastando atravessar o Lago Serpentine. Suas exposições, arquitetura, educação e programas públicos atraem até 1,2 milhão de visitantes todos os anos. Anualmente, entre os meses de junho a outubro é construída uma estrutura temporária em frente ao jardim da Serpentine Gallery por um arquiteto de origem não britânica. Há uma programação de verão e um café construído no local.

  • Endereços:
    • Serpentine Gallery: Kensington Gardens, Londres W2 3XA, Inglaterra
    • Serpentine Sackler Gallery: W Carriage Dr, Londres W2 2AR, Inglaterra
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 18h
  • Como chegar: As estações de metrô e linhas mais próximas do parque são
    • Lancaster Gate e QueenswayCentral Line (vermelha)
    • Bayswater: District Line (verde)
    • High Street Kensington: Circle Line (amarela) e District Line (verde)
    • Notting Hill GateCentral Line (vermelha), Circle Line (amarela) e District Line (verde)

Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens

Serpentine Gallery

26. DESIGN MUSEUM

O Museu do Design de Londres foi fundado em 1989 e ficava em um edifício às margens do Rio Tâmisa, pertinho da Tower Bridge, a ponte mais bonita de Londres. Em 2011, o museu recebeu uma doação com o objetivo de migrar sua localização para um novo, maior e moderno prédio na região de Kensington. O novo edifício é três vezes maior do que o anterior, possui auditórios, centro de aprendizagem, áreas para membros e um espaço para exibição de sua coleção permanente voltada ao design em suas mais diferentes formas.

  • Endereço: 224-238 Kensington High St, Kensington, London W8 6AG
  • Horários: diariamente 10h às 18h
  • Como chegar: Para quem vai de metrô, a estação mais próxima é a High Street Kensington, atendida pela Circle Line (amarela) e a District Line (verde).

Leia mais: Explorando o novo Design Museum de Londres

Explorando o novo Design Museum de Londres

SUL DE LONDRES

27. IMPERIAL WAR MUSEUM

Ele foi fundado em 1917, com o objetivo de registrar a história militar do Império Britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, a exposição se expandiu para incluir todos os conflitos em que as forças britânicas ou da Commonwealth estiveram envolvidas desde 1914. Desta forma, museu busca incentivar o estudo da história da guerra moderna.

  • Endereço: Lambeth Rd, London SE1 6HZ
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Como chegar: Há 2 estações de metrô entre 10 a 15 minutos de caminhada do museu
    • Waterloo: Bakerloo Line (marrom), Jubilee Line (cinza) e Northern Line (preta)
    • Elephant & Castle: Bakerloo Line (marrom) e Northern Line (preta)

Leia mais: Imperial War Museum: O museu de guerra de Londres

Fachada do edifício que abriga o Imperial War Museum, com um tanque de guerra no jardim

28. NATIONAL MARITIME MUSEUM

Fundado em 1937, o National Maritime Museum é um museu dedicado a contar e homenagear a história marítima da Grã-Bretanha. Patrimônio UNESCO, ele fica localizado no famoso Greenwich Park. O acervo do Museu Marítimo em Greenwich impressiona, pois a coleção conta com mais de 2 milhões de objetos! A coleção do museu inclui arte marítima (tanto britânica quanto holandesa do século XVII), cartografia, manuscritos incluindo registros públicos oficiais, maquetes e planos de navios, instrumentos científicos e de navegação, instrumentos de controle do tempo e de astronomia. Sua coleção de retratos britânicos é superada em tamanho apenas pela Galeria Nacional de Retratos e suas participações relativas ao vice-almirante Horatio Nelson e ao capitão James Cook, entre muitos outros indivíduos, são incríveis.

  • Endereço: Park Row, Londres SE10 9NF, Inglaterra
  • Horarios: diariamente de 10h às 17h
  • Como chegar: Não há estações de metrô na região. Para chegar, pegue o DLR (trem leve que sai da estação Bank e passa pela estação Canary Wharf). Desça na estação Cutty Sark for Maritime Greenwich.

Leia mais: Londres: Visita ao Museu Marítimo em Greenwich

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres
Museu Marítimo de Greenwich

29. QUEEN’S HOUSE

A Queen’s House é uma antiga residência real construída entre 1616 e 1635, pertinho do rio Tâmisa, no bairro de Greenwich. A casa foi uma encomenda feita pela esposa do rei James I, Ana da Dinamarca ao arquiteto Inigo Jones, que inspirou sua arquitetura em obras que viu em suas viagens pela Itália. A Queen’s House é famosa hoje por sua extraordinária coleção de arte, incluindo obras de grandes mestres como William Hodges, George Stubbs, Hans Holbein, William Hogarth e Thomas Gainsborough. Na área do belo Great Hall, não deixe também de observar a incrível “Escada das Tulipas” , em formato espiral, que faz parte das características originais da Queen’s House.

  • Endereço: Romney Rd, Greenwich, Londres SE10 9NF, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Como chegar: Não há estações de metrô na região. Para chegar, pegue o DLR (trem leve que sai da estação Bank e passa pela estação Canary Wharf). Desça na estação Cutty Sark for Maritime Greenwich.

Leia mais: Londres: Obras de arte marítimas na Queen’s House em Greenwich

Londres: Obras de arte marítimas na Queen's House em Greenwich
Famosa escada em formato de caracol da Queen’s House

30. HORNIMAN MUSEUM & GARDENS

Fundado em 1901 por Frederick John Horniman, herdeiro de um império do chá, o Horniman Museum & Gardens possui exposições de antropologia, história natural, instrumentos musicais e é famoso por sua grande coleção de animais empalhados. Pouco conhecido da maior parte dos turistas, o museu fica localizado no distrito de Forest Hill, no bairro de Lewisham, sudeste de Londres. Ao todo, o museu possui uma coleção de cerca de 350 mil objetos. Uma curiosidade é que o museu fica localizado em uma área de 65 mil m2 de jardins, que proporcionam lindas vistas de Londres, mesmo que distantes.

  • Endereço: 100 London Rd, Forest Hill, London SE23 3PQ, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h30 (o Aquário abre às 10h30)
  • Como chegar: Para chegar de transporte público sobre trilhos, há as seguintes formas:
    • Trem: O museu fica a menos de 10 minutos de caminhada da estação Forest Hill, saindo pela plataforma 1. Importante: a caminhada é bastante difícil e recomenda-se pegar um ônibus até o museu
    • Overground: A estação de Forest Hill está na linha do London Overground entre Highbury e Islington e na linha West Croydon / Crystal Palace.

Leia mais: Horniman Museum: um museu diversificado em Londres

Horniman Museum: um museu diversificado em Londres
Mezanino com mais exposições da Galeria de História Natural

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: Conheça 30 museus gratuitos em Londres - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/museus-gratuitos-em-londres | #viajonarios #inglaterra #england #museus #museusgratuitos #free #museums #museu #londres #london


Leia mais sobre Londres:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!
 RESERVA DE HOTELUtilize o Booking.com para reservar sua hospedagem!
  ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars  e confira o preço nas principais locadoras do mundo!
  INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕESCompre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!
 PASSAGENS DE AVIÃO: Compre passagens de avião e pacotes de viagem na Passagens Promo!
  SHOWS DA BROADWAY: Compre tickets para os principais musicais da Broadway na WePlann!
  SEGURO VIAGEMCote com a Seguros Promo para diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!
 TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOSReserve seu transfer com a Taxi2Airport e faça seu traslado com comodidade.
 TREM NA EUROPACompre seus bilhetes de trem com os melhores preços na Trainline!
  CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR com a Viaje Conectado e saia com o chip funcionando antes de viajar!
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui