Museum of London Docklands: Museu da Zona Portuária de Londres

0

 Por ser uma ilha, a Inglaterra tem um histórico marítimo muito importante. E grande parte desta história é contada no Museum of London Docklands, que retrata a evolução da Zona Portuária de Londres na região de Canary Wharf. Confira o que encontrar por lá!

MUSEUM OF LONDON DOCKLANDS

Nós já tínhamos mencionado no post “Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres” como a área mudou ao longo dos séculos. Uma das principais atrações da região de Canary Wharf é justamente o Museu of London Docklands, uma das unidades do Museum of London, que tem como objetivo contar a história da cidade com foco na época em que região portuária estava em seu auge. Fundado em 2003, o Museum of London Docklands está instalado em um antigo armazém de açúcar da Companhia das Índias Orientais. As exposições contam toda a história da área desde seus primórdios, ainda na época dos romanos, até os anos 1970, quando a área das docas encerrou suas atividades e abriu espaço para desenvolvimento de um importante centro financeiro e comercial em Londres. Em frente ao museu está uma estátua de Robert Milligan, um importante comerciante escocês e proprietário de navios, que foi o responsável pela construção das docas da Companhia das Índias Orientais em Londres.

COMO É A VISITA AO MUSEU

O Museum of London Docklands possui 5 andares: o térreo, 3 andares superiores e 1 subsolo. Logo que você chegar lá, dirija-se ao 3º e último andar, pois é lá que a exposição se inicia, em ordem cronológica. Siga o fluxo, descendo os andares seguintes. Confira o que encontrar em cada um dos andares nos mapas a seguir.

PISOS 2 E 3

Mapa dos andares. Figura: reprodução site oficial
  • 3º ANDAR: A visita começa no Armazém nº1, que conta uma introdução sobre como a zona portuária começou. É possível ver muitos objetos da época da Expansão comercial entre os anos de 1600 a 1800. A história dos trabalhos forçados para produção de açúcar é contada na emocionante e excelente exposição Londres, Açúcar e Escravidão, que retrata de forma detalhada a escravidão no Império Britânico.
Armazém nº 1
Só a exposição sobre a escravidão no Império Britânico já vale a visita
Objetos e informações detalhadas sobre os trabalhos forçados nas colônias britânicas
A exposição A cidade e o Rio mostra a evolução das construções às margens do Tâmisa ao longo dos anos
Maquete das docas
Reprodução da cidade dos marinheiros
Como a região encarou a Segunda Guerra Mundial
Políticas atuais para o desenvolvimento da região na exposição New Port New City

PISOS 1, TÉRREO E SUBSOLO

Mapa dos andares. Figura: reprodução site oficial
  • 1º ANDAR: Este andar conta com um centro de estudos e uma galeria de objetos encontrados no Rio Tâmisa entre 1930 e 1940.
  • PISO TÉRREO: Neste piso você vai encontrar a recepção, um espaço para exposições especiais, as áreas gastronômicas do museu e um espaço totalmente dedicado ao público infantil.
  • SUBSOLO: O subsolo é uma área dedica a escolas, com salas de pesquisa e estudos.

ONDE COMER NO MUSEU DOCKLANDS

duas opções interessantes para comer no museu. O museu conta com um Café no piso térreo chamado Museum Café. O cardápio inclui sanduíches, panini, saladas, bolos, café e chá. Ele abre diariamente de 10h às 17h30. Para quem quiser uma opção mais caprichada, a dica é comer o Rum & Sugar, com pratos da culinária britânica, sanduíches e drinks. Os horários de funcionamento são: de terça a domingo de 11h às 23h; quinta de 11h à 1h da manhã; sexta de 11h à meia-noite; sábado de 10h às 23h; domingo de 10h às 18h; fechado às segundas-feiras.

Mesinhas na área externa do Rum & Sugar
Carne suculenta com fritas no Rum & Sugar

COMO CHEGAR AO MUSEU

Para chegar à região de transporte público, as opções são:

  • Estação de metrô Canary Wharf: atendida pela Jubilee Line (cinza)
  • Estações de DLR (trem leve de superfície): West India Quay; Canary Wharf ou Poplar

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Museum of London Docklands

  • Endereço: No.1 Warehouse, W India Dock Rd, Canary Wharf, London E14 4AL
  • Horários: diariamente de 10h às 18h
  • Entrada: gratuita


Conheça outros museus em Londres:

Deixe seu comentário