Museu Sherlock Holmes em Londres

0

Pronto para conhecer um museu diferente e cheio de mistério em Londres? O detetive mais famoso do mundo conta com um museu sempre lotado de visitantes ávidos por conhecer melhor a sua “casa”! Venha saber como visitar o Museu Sherlock Holmes!

QUEM FOI SHERLOCK HOLMES

Sherlock Holmes é um detetive particular fictício criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Conhecido como um “detetive consultor” nas histórias, Holmes é conhecido por uma proficiência com a observação; a ciência forense e raciocínio lógico, que ele emprega na investigação de casos para uma ampla variedade de clientes, incluindo a Scotland Yard, polícia inglesa. A primeira vez que ele apareceu na imprensa foi em 1887. A maior parte das histórias é narrada pelo personagem do amigo de Holmes e biógrafo Dr. Watson, que normalmente acompanha Holmes durante suas investigações. Quem não se lembra da famosa frase “Elementar, meu caro Watson!”? Sherlock Holmes é um dos personagens mais famosos da história, sendo seus contos adaptados para teatro, rádio, televisão, filmes e até mesmo video games.

A DISPUTA PELO ENDEREÇO 221B BAKER STREET

Em várias histórias há informação do seu endereço em que Sherlock Holmes vivia com seu fiel escudeiro Watson: 221B Baker Street, em Londres. Embora quando as histórias do detetive foram escritas esse endereço não existia, atualmente, é exatamente neste local que funciona o museu. No entanto, a administração do museu passou por perrengues para conseguir registrar o endereço como seu.

A placa indica: estamos na famosa Baker Street
A placa indica: estamos na famosa Baker Street

Na época em que as histórias de Sherlock Holmes foram publicadas, as ruas eram bem menores e a Baker Street não ia até o número 221. No entanto, em 1932, o banco inglês Abbey National Building Society se instalou nos números 219-229 da Baker Street. Dá para acreditar que a empresa chegou a ter uma secretária dedicada em tempo integral que respondia cartas destinadas ao detetive? Em 27 de março de 1990, o museu abriu as portas para o público. Uma das famosas placas azuis britânicas (que indicam que um célebre morador residiu no local) com o endereço 221B Baker Street foi instalada no Museu Sherlock Holmes que estava situado em outra parte da mesma rua.

Placa azul indicando que ali "morou" Sherlock Holmes
Placa azul indicando que ali “morou” Sherlock Holmes

Durante 15 anos houve uma disputa entre a Abbey National e do Museu Holmes para ter o direito de receber correio endereçado para 221B Baker Street. Em 2005, com o encerramento das atividades da Abbey House, finalmente, o museu assumiu o famoso endereço, apesar de sua localização estar entre os números 237 e 241 da Baker Street.

COMPRANDO TICKETS NA LOJA DE PRESENTES

Depois de toda essa introdução, chegou a hora de saber como visitar o museu! Quem acessa o site oficial do museu tem uma grande decepção porque é muito ruim. Não traz nenhuma informação relevante, não tem fotos, não nada que ajude o visitante. Então, você deve imaginar que não dá para comprar ingressos online, certo? Pois é, não dá mesmo. Não sabemos se sempre é assim, mas quando visitamos o museu a fila estava absurda! Para quem olha a casa de frente, há duas portas: à direita, fica a entrada da loja de presentes e à esquerda da casa propriamente dita.

Olha o tamanho da fila!
Olha o tamanho da fila!

É na loja de presentes que você precisa comprar os tickets para fazer o passeio. Ficamos entre 10 a 15 minutos na fila para comprar os ingressos. Cada pessoa ganha um panfleto com explicações sobre o museu e uma contextualização sobre a casa que será visitada em seguida. Aproveitamos a fila para tirar fotos de alguns dos itens que são vendidos na loja de presentes. Lá você pode encontrar uma seleção única de objetos em homenagem ao detetive: cerâmicas, objetos de arte decorativa, desenhos, bustos, fotos, livros, cartas de baralho, camisetas e muitos outros itens exclusivos como cachimbos e chapéus idênticos os que ele usava. É uma das lojas mais completas que já vimos!

sherlock_holmes4
Loja de presentes e local para comprar ingressos com muitos turistas
sherlock_holmes5
Busto e Globo de Neve do Sherlock
sherlock_holmes6
Você pode comprar cartões de visita do detetive
sherlock_holmes7
Chaveiros com a plaquinha azul
sherlock_holmes8
E até mesmo cachimbos e chapéus típicos de uso do detetive estão à venda

VISITA AO MUSEU SHERLOCK HOLMES EM LONDRES

Depois de estar com os ingressos comprados, começava o desafio: a fila para entrar no museu. Ficamos em torno de 50 minutos na espera para acessar a casa. Como o espaço é bastante restrito, a entrada do número de pessoa é controlada. E olha, depois de tanto tempo na fila, entramos e entendemos o motivo de segurarem as pessoas: as escadas e quartos são bem pequenos e chega a haver situações em que é difícil se locomover lá dentro.

Ingressos na mão e mais 50 minutos de fila para entrar
Ingressos na mão e mais 50 minutos de fila para entrar

Primeiro Andar

Entrando na casa, é preciso subir 17 degraus para chegar do hall de entrada ao primeiro andar. Este andar abriga um espaço de estudo compartilhado por Holmes e Watson. O quarto de Sherlock Holmes está na área traseira, adjunto ao quarto de estudo.

sherlock_holmes12
Quarto de Sherlock Holmes
sherlock_holmes11
Objetos pessoais em cima da cama

Pelas descrições do Doutor Watson, havia uma sala que tinha vista para a Baker Street, que era iluminada por duas janelas e que era bem pequeno. Os visitantes que conhecem a fundo os contos do detetive vão reconhecer objetos mencionados nas histórias.

sherlock_holmes13
Escrivaninha de Dr. Watson
sherlock_holmes14
Segurando o chapéu do detetiva e uma lupa
sherlock_holmes15
Escrivaninha de Holmes

Segundo Andar

É no segundo andar que fica o quarto do Doutor Watson, ao lado do quarto da Sra. Hudson (locatária do imóvel em que os dois amigos moravam), e tinha vista para um jardim aberto no quintal da casa. Atualmente, estes quartos são usados como salas de exposição. O grande destaque é o busto de bronze do Sr. Holmes. Os visitantes mais aficcionados podem admirar livros, pinturas, fotografias e jornais do período. Móveis das aventuras e uma seleção de cartas escritas por e para o Sr. Holmes também estão na exposição.

sherlock_holmes19
Busto de Holmes é o destaque do segundo andar
sherlock_holmes18
Objetos pessoais como chapéu, charuto e uma arma
sherlock_holmes16
Quarto da Sra Hudson
sherlock_holmes17
Objetos pessoais da Sra. Hudson

Terceiro Andar

O terceiro andar é particularmente interessante para quem conhece bem o enredo das histórias de Sherlock Holmes. Estão em exposição personagens famosos de seus contos em cenas características. A ideia é prestar uma homenagem ao personagem e os casos que o fictício detetive solucionou.

sherlock_holmes20
Bonecos simulam os contos de Sherlock Holmes
sherlock_holmes21
Personagens Sra. Irene Adler e o Rei da Bohemia na história “Um Escândalo na Bohemia”
sherlock_holmes22
Holmes, Watson e Lady Frances Carfax, na história “O Desaparecimento de Lady Frances Carfax”
sherlock_holmes23
Paulo resolveu entrar no clima e se sentou junto com os personagens

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar ao museu é através da estação Baker Street do metrô que é acessada pelas linhas: Jubilee Line (cinza), Bakerloo (marrom), Circle (amarela), Hammersmith & City (rosa) e Metropolitan (roxa). Em frente à estação fica uma estátua do Sherlock Holmes!

Estátua de Sherlock Holmes em frente à estação Baker Street
Estátua de Sherlock Holmes em frente à estação Baker Street

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The Sherlock Holmes Museum

  • Endereço: 221b Baker St, London NW1 6XE
  • Horários: diariamente de 9h30 às 18h
  • Entrada: £15 (adultos) / £10 (menores de 16 anos)


Conheça mais museus em Londres:

Deixe seu comentário