Inglaterra: Museu Nacional do Futebol em Manchester

0

O futebol nasceu na Inglaterra e nada mais justo do que ter um museu no país dedicado ao esporte! O Museu Nacional do Futebol fica em Manchester, a cidade inglesa que respira futebol. Neste post compartilhamos os motivos de incluir o museu no seu roteiro em Manchester.

MUSEU NACIONAL DO FUTEBOL EM MANCHESTER

O Museu Nacional do Futebol em Manchester tem como objetivo expor e preservar importantes coleções de artigos relacionados ao futebol. Fundado em 2001, ele originalmente estava localizado no estádio Deepdale, na cidade de Preston, e foi transferido para Manchester em 2012, com o objetivo de atrair mais público. Atualmente, fica no Urubus Building, um bonito prédio todo de vidro e com um design bem moderno. O museu foi desenvolvido em parceria com a FIFA que aprovou o projeto e o rico acervo.

Museu Nacional do Futebol em Manchester
O prédio moderno onde fica o museu

A coleção conta com mais de 2,5 mil itens, incluindo chuteiras, bolas, pinturas, cartões postais e cerâmicas (incluindo a prestigiosa coleção da FIFA). Exposições temporárias que se renovam com frequência também fazem parte da visita ao museu.

Museu Nacional do Futebol em Manchester
Entrada do Museu Nacional do Futebol em Manchester

VISITANDO O MUSEU NACIONAL DO FUTEBOL

Antes mesmo de entrar no museu, fiquei impressionada com o belo edifício que o abriga. Em frente, um tipo de “calçada da fama” com diversos jogadores que fizeram história no futebol. Pelé está em uma posição de destaque logo na entrada. Não é preciso pagar nada para entrar no museu, mas você pode fazer uma contribuição comprando um guia.

Bobby Moore, ídolo e capitão da seleção inglesa
Nosso Pelé também está presente na “Calçada da Fama”

O Museu Nacional do Futebol em Manchester possui 6 andares, mas somente os 3 primeiros possuem exposições propriamente ditas. Confira o que encontrar em cada um deles.

PISO TÉRREO

  • Entrada para o Museu
  • Football Hall of Fame: uma homenagem a grandes nomes do futebol na Inglaterra, incluindo jogadores, técnicos e times
  • Loja e Café: Dentro do museu fica um Café (diariamente de 8h às 17h) que oferece sanduíches e snacks. Há também um lojinha com diversos produtos relacionados ao futebol, inclusive com camisas autografadas e itens de colecionador.
Museu Nacional do Futebol em Manchester
Recepção do Museu Nacional do Futebol em Manchester
Vista interna do Museu Nacional do Futebol

PRIMEIRO ANDAR

O primeiro andar conta com a maior área de exposição do museu e é onde passei a maior parte do tempo durante a minha visita. As exibições estão divididas em categorias relacionadas ao futebol:

  • O Jogo: Esta área conta brevemente a história das origens do futebol. Aqui ficam itens históricos importantes como o primeiro livro de regras de futebol de 1863; e a camisa do primeiro jogo de futebol internacional da história entre a Inglaterra e a Escócia, realizado em 1872.
Primeiras bolas de futebol
Exibição com diversos desenhos e itens de futebol
  • Fãs: Uma homenagem aos torcedores dos clubes de futebol, uma vez que sem eles, o futebol não existiria. Houve uma grande mudança ao longo das décadas dos torcedores e das formas de torcer. A exibição inclui a pintura original de L.S. Lowry’s “Going to the Match”.
Uma homenagem aos fãs
  • Competição: Informações sobre as várias competições, ligas, e copas com um troféu original da FA Cup (Copa da Inglaterra) e réplicas de vários outros troféus.
Diversos troféus em exibição
Medalha da primeira Copa da Inglaterra de 1872
  • Jogo Global: As mudanças que levaram o futebol de jogo que começou com uma brincadeira ao fenômeno global. Essa é uma seção dedicada ao futebol mundial, com itens importantes como a bola da primeira final da Copa do Mundo, a camisa “Mão de Deus” de Maradona, entre outros.
  • Estádios: “Se o futebol é uma religião, os estádios são suas catedrais.” Nesta área estão diversas informações sobre vários estádios e projetos, exibindo um torniquete original do antigo Estádio de Wembley e alguns assentos de madeira originais.
Frase do Pelé em frente aos antigos assentos do estádio de Wembley
  • Imprensa: Da imprensa ao rádio, à TV e agora a cobertura online 24 horas, a forma como seguimos o futebol mudou tanto quanto o próprio jogo. Há diversas imagens e videos de jogos antigos.
  • Clubes: Os clubes hoje em dia são grandes marcas, mas todos começaram em algum lugar. É possível dar olhada nas origens e identidades de algumas das equipes. Há painéis interativos com informações da maioria dos clubes da Liga da Inglaterra.
Camisas e itens históricos
Clubes de futebol ingleses
  • Jogadores: Um breve olhar sobre o escopo dos futebolistas, os indivíduos que inspiram, entretêm, ou talvez apenas nos irritam. Aqui estão os heróis futebolísticos de partidas históricas.
Camisa da Marta na Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2003
  • Nosso Bonito Jogo: Um filme de 10 minutos em um cinema exibindo um mês no futebol inglês em todos os níveis. O video é exibido a cada 15 minutos.

SEGUNDO ANDAR

A exposição do segundo andar continua o que foi visto no primeiro andar, trazendo outros aspectos do futebol. Há também diversas áreas interativas para brincar e testar suas habilidades futebolísticas.

Lances de gols históricos são exibidos logo na entrada do andar
  • Futebol para Todos: Uma exibição de como o futebol é jogado pelas pessoas de todas as habilidades.
  • Gramados: Telas interativas explicam as regras originais do futebol e como os árbitros comandam o jogo.
Os gramados
  • Técnicos: Áudios de técnicos importantes e o Troféu original de Técnico do Ano.
  • Kit: Camisas, bolas, chuteiras e equipamentos ao longo dos anos. Como a tecnologia colaborou para a mudança nos uniformes do futebol.
Bola das Copas do Mundo
  • O Time: Conheça os diferentes tipos de jogadores que entram na equipe perfeita: os criadores, os defensores, etc.
  • Performance: A coisa mais importante que precisa atuar no campo é o seu corpo. Dê uma olhada detalhada sobre as tensões e tensões que o corpo enfrenta, e como os melhores jogadores ficam prontos para jogo. Há várias sobre o lado médico de jogar futebol, incluindo a cartilagem do joelho de Willie Cunninghams.
  • Áreas interativas para testar sua pontaria e defesa: Para quem quer testar suas habilidades futebolísticas, há espaços interativos para testar o seu futebol, bater pênaltis, fazer defesas, etc.
Uma das áreas interativas do museu
  • Brinquedos e jogos: Uma exposição de vários brinquedos e jogos relacionados ao futebol.
  • Discovery Zone: Uma área para menores de 5 anos brincarem.

TERCEIRO ANDAR

No terceiro andar ficam as exposições temporárias. Quando estive visitando o museu tive a oportunidade de ver uma exibição bem interessante que celebrava a única Copa do Mundo conquistada pela Inglaterra em 1966. Uniformes do time, itens pessoais, os jogos e os principais adversários estavam expostos na exposição.

Uniforme da seleção inglesa de 1966
Bola utilizada no jogo Inglaterra x Portugal em 1966
Chuteira usada por Pelé na Copa de 1966
Taça Julies Rimet conquistada em 1966
Detalhe da taça, com os 2 títulos do Brasil

QUARTO ANDAR

No quarto andar fica a chamada “Learning Zone” (traduzindo para o português: Zona de Aprendizado). Este é um espaço do museu dedicado para a realização de eventos especiais com alunos de escolas e atividades em grupo.

QUINTO E SEXTO ANDARES

Para quem curte experiências gastronômicas bacanas, nesta área fica um novo restaurante inaugurado recentemente que se chama “The Rabbit in the Moon“. O restaurante está muito bem cotado e tem 1 estrela do guia Michelin. Ele fica aberto somente para o jantar, diariamente de 18h às 23h e serve pratos sofisticados.

COMO CHEGAR 

O museu fica pertinho da Catedral de Manchester e do Shopping Center Manchester Arndale. Sua localização fica a apenas 3 minutos a pé da estação de trem Manchester Victoria e a 15 minutos a pé da estação Manchester Piccadilly, bem no centro da cidade.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The National Football Museum

  • Endereço:  Urbis Building, Cathedral Gardens, Todd St, Manchester M4 3BG
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita / tours £3.50
  • Tours: tours guiados de segunda a sexta às 10h30, 11h30, 12h30, 1h30, 2h30 e 3h30 / sábados e domingos às 11h e 15h


Leia mais sobre esportes na Inglaterra:

Deixe seu comentário