Museu Händel & Hendrix: dois gênios da música em Londres

Gosta de boa música? Então, você vai adorar conhecer um pouco mais sobre a história de dois gênios no Museu Händel & Hendrix, em Londres, que homenageia a obra do compositor alemão Händel e da fera da guitarra Jimi Hendrix. Mas por que um museu reúne dois estilos tão diferentes em um só lugar? Contamos tudo neste post!

QUEM FORAM HÄNDEL E HENDRIX

  • Händel: Georg Friedrich Händel (1685-1759) foi um famoso compositor alemão, que é conhecido por suas óperas, oratórios, hinos, e concertos de órgãos. Ele se estabeleceu em Londres em 1712 e se naturalizou cidadão britânico em 1726. Nascido no mesmo ano de Johann Sebastian Bach e Domenico Scarlatti, Handel é considerado um dos maiores compositores da época barroca. Com mais de 40 óperas compostas, uma de suas obras mais famosas é o “O Messias” conhecida mundialmente, que você deve se lembrar pela parte em que é cantada “Aleluia” diversas vezes. Escute um trecho da obra mais famosa de Händel neste link.
Partidura de Händel em exposição no museu
Partidura de Händel em exposição no museu
  • Hendrix: James Marshall “Jimi” Hendrix (1942-1970), foi um guitarrista, cantor e compositor americano (já falamos sobre ele durante visita ao EMP Museum em Seattle, sua cidade natal). Embora sua carreira tenha durado apenas quatro anos, ele é considerado um dos guitarristas mais influentes da história da música popular, e um dos músicos mais célebres do século XX. É considerado por muitos críticos o melhor guitarrista da história. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e influenciou muito a evolução do rock’n’roll. Ele foi agraciado com vários prêmios durante sua vida e postumamente. Faleceu precocemente aos 27 anos em um hotel em Londres. Sua morte nunca foi totalmente explicada, mas acredita-se que ocorreu em decorrência de uma mistura letal de pílulas para dormir e vinho.
Desenhos de Jimi Hendrix e Händel no museu
Desenhos de Jimi Hendrix e Händel no museu

MUSEU HÄNDEL & HENDRIX: DOIS GÊNIOS DA MÚSICA EM LONDRES

Embora separados por dois séculos, os dois célebres músicos foram vizinhos! Enquanto a casa de cinco andares de Händel estava localizada na 25 Brook Street, Hendrix morou em um flat ao lado, localizado na 23 Brook Street. Händel viveu no local entre os anos de 1723 até sua morte 1759. Hendrix viveu no flat entre os anos de 1968 e 1969.

À direita, a casa de Händel e, à esquerda, o flat de Jimi Hendrix
À direita, a casa de Händel e, à esquerda, o flat de Jimi Hendrix

Quase todos os trabalhos de Händel após 1723, entre eles muitos dos seus mais conhecidos óperas, oratórios e música cerimonial, foram compostos na casa, que continha uma variedade de instrumentos de teclado, incluindo cravos, um clavicórdio e um órgão pequena câmara. O Museu da Casa de Händel foi aberto em 2001 e compreende um conjunto cuidadosamente restaurado de salas na 25 Brook Street. Em fevereiro de 2016, os cômodos do flat de Jimi Hendrix foram abertos ao público com uma exposição em homenagem ao guitarrista. Anteriormente, estes cômodos serviam como área de exposição temporária. Do lado de fora do edifício estão duas placas azuis que indicam que ali viveram dois moradores célebres.

handel-hendrix25 handel-hendrix26

Entre pela porta vermelha no número 25 e faça compra de seu ticket para começar o passeio. É possível também comprar o ticket antecipadamente, caso prefira (veja detalhes no final do post). Na entrada, você receberá um mapa da casa e indicações do que encontrar em cada cômodo.

Entrada para o museu
Entrada para o museu
handel-hendrix-folheto
Planfletos entregues na entrada do Museu

Atualmente, 3 andares da casa estão disponíveis para visitação pública:

handel-hendrix-mapa
Mapa dos andares do museu

PRIMEIRO ANDAR

Neste andar estão localizados a Handel’s Music Room (Sala de Música); a Handel’s Composition Room (Sala de Composição), onde acredita-se que Händel compôs “O Messias”; o Costume Room, uma sala em que é possível vestir roupas típicas dos anos 1960 para tirar fotos e está exposta uma famosa jaqueta de Jimi Hendrix. Neste andar também fica localizado um estúdio musical em que são feitas apresentações e uma sala de exibição, com exposições temporárias. Esta última sala não fazia parte da casa em que Händel viveu e acabou sendo construída durante as reformas para abrigar o museu. Vale lembrar que durante os anos em que Handel residiu na casa, não havia eletricidade, aquecimento central, encanamento e nenhum banheiro!

handel-hendrix5
Sala de Música
handel-hendrix2
Sala de Composição
handel-hendrix3
Roupas típicas da época em que viveu Händel e a jaqueta de Jimi Hendrix ao fundo
handel-hendrix6
Exposição com partituras e dados sobre a vida de Händel
handel-hendrix23
Estúdio, onde ocorrem apresentações musicais

SEGUNDO ANDAR

Subindo as escadas ficam o antigo quarto de Händel (Handel’s Bedroom) que também servia de banheiro, e um cômodo que antigamente era conectado a um pequeno closet que ele utilizava para se vestir (Handel’s Dressing Room) com ajuda de seus empregados. O quarto possui quadros e retratos. Händel era um homem muito reservado e não era casado, passando grande parte do tempo sozinho na casa. No andar também uma pequena loja de presentes com objetos que remetem a ambos os músicos.

handel-hendrix9
Quarto de Händel
handel-hendrix10
Decoração do quarto de Händel
handel-hendrix11
Produtos à venda na lojinha do Museu

TERCEIRO ANDAR

Finalmente, o terceiro andar é o que dá acesso a Hendrix Exhibition, uma exposição que conta sobre o tempo em que Hendrix morou em Londres, as lojas que frequentava e como era sua vida na cidade. Hendrix passava a maior parte do tempo no The Hendrix Room, o seu quarto. No local, foi reconstruído o quarto de Hendrix em detalhes, com objetos pessoais do guitarrista, a sua cama decorada com tecidos comprados por ele. Neste andar também fica o The Record Room, uma sala repleta de capas de discos que mostram as influências musicais do guitarrista. Já na saída do andar pelas escadas, está a Hendrix Photo Gallery, uma pequena galeria com fotografias do músico que podem ser observadas tanto no terceiro andar como no segundo também.

handel-hendrix15
Exposição que conta sobre a vida de Jimi Hendrix em Londres
handel-hendrix16
The Record Room, com um painel de discos de vinil antigos
handel-hendrix21
Quarto de Jimi Hendrix do jeito que ele montou no final da década de 1960
handel-hendrix18
Discos de vinil no chão do quarto
handel-hendrix19
Detalhes de mobiliário e objetos de decoração
handel-hendrix20
Bitucas de cigarro e bebidas retratando como era o quarto do guitarrista enquanto compunha
handel-hendrix22
Uma das fotos da galeria de fotografias mostra que ele recebia as pessoas em sua cama

COMO CHEGAR

O acesso pode ser facilmente ser feito através do metrô:

  • Estação Bond Street: Central Line (vermelha), Jubilee Line (cinza)
  • Estação Oxford Circus: Central Line (vermelha), Victoria Line (azul), Bakerloo Line (linha marrom)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Händel & Hendrix Museum

  • Endereço: 25 Brook St, London W1K 4HB, Reino Unido
  • Horários: de segunda a sábado de 11h às 18h / domingo de 12h às 18h
  • Entrada: £10 – compre o ticket online neste link


Leia mais sobre o Reino Unido: