O moderno Museu Guggenheim em Nova York

0
O moderno Museu Guggenheim em Nova York

Confira o que conhecer no Museu Guggenheim em Nova York, famoso por suas exposições de arte moderna e contemporânea, exibidas em um belíssimo edifício de arquitetura singular.

O MUSEU GUGGENHEIM

Solomon R. Guggenheim era membro de uma rica família e colecionava obras dos antigos mestres desde a década de 1890. Em 1926, ele conheceu a artista Hilla von Rebay, que o apresentou à arte de vanguarda européia, em particular a arte abstrata. À medida que a coleção cresceu, ele estabeleceu a Fundação Solomon R. Guggenheim, em 1937, para promover sua apreciação pela arte moderna. Em 1939, ele fundou o museu com o nome de “Museum of Non-Objective Painting”. Em 1948, a coleção foi expandida através da compra do espólio de Karl Hierendorf, um negociante de arte, de cerca de 730 objetos, notadamente pinturas expressionistas alemãs. O nome do museu foi alterado em 1952, alguns anos após Guggenheim falecer.

O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Vista do museu a partir do térreo

Atualmente, Museu Solomon R. Guggenheim abriga coleções de arte moderna e contemporânea impressionista e pós-impressionista, além de exposições temporárias especiais que se renovam ao longo de ano. Além da unidade de Nova York, há mais dois museus Guggenheim no mundo: em Bilbao, na Espanha e em Veneza, na Itália.

O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Crianças aprendendo sobre Picasso em frente a dois dos quadros do pintor expostos no museu

COMO É A VISITA AO MUSEU GUGGENHEIM

O edifício onde se encontra o museu atualmente foi projetado como um “templo do espírito”, por Frank Lloyd Wright. Inaugurado em 1959, o projeto é um marco da arquitetura do século XX. Da rua, o edifício parece uma fita branca enrolada em uma pilha cilíndrica, mais larga no topo do que no fundo, exibindo quase todas as superfícies curvas. Internamente, possui uma rampa em espiral helicoidal que se estende do nível térreo até a extremidade sob a clarabóia no teto.

O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Guggenheim Museum
O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Clarabóia no centro do museu
ANDARES DO MUSEU

Conforme a figura abaixo, o Museu Guggenheim possui 7 andares e há um subsolo com teatros e um centro de educação em artes. Há também 2 lojas e 2 restaurantes dentro do museu. Em seguida, falaremos mais sobre o que encontrar em cada um dos andares mencionados.

O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Mapa do Museu Guggenheim. Figura: site oficial
  • Piso 1 (térreo): Aqui ficam a bilheteria e um restaurante de comida refinada. Há também uma lojinha de presentes logo na entrada.
O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Vista do Piso 1
  • Piso 2: Neste andar ficam as exposições das coleções permanentes do museu. Além dos itens da coleção inicial de Solomon R. Guggenheim, na década de 1960, uma coleção particular do negociante de arte Justin K. Thannhauser foi adquirida para a coleção permanente do museu. As 73 peças incluem obras-primas modernas impressionistas, pós-impressionistas e francesas, incluindo obras importantes de Paul Gauguin, Édouard Manet, Camille Pissarro, Vincent van Gogh e 32 obras de Pablo Picasso.
  • Pisos 3 ao 7: Nestes 5 andares de exposições ficam uma série de exibições temporárias temáticas que se renovam periodicamente. No Piso 6, há também uma lojinha de presentes com diversos itens.
O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Vista a partir do Piso 7 do Guggenheim
  • Subsolo:
    • A: Neste local ficam o Sackler Center for Arts Education e o New Media Theater
    • B: Peter B. Lewis Theater

RESTAURANTES E LOJAS DO MUSEU GUGGENHEIM

  • Cafe 3: O Café 3 serve itens de confeitaria e chocolates, sanduíches e saladas frescas, bem como café, chá, vinho e cerveja. É um local para comidas rápidas e sanduíches prontos. Ele fica localizado no Piso 3 do museu.
  • The Wright: O restaurante Wright, em estilo bistrô, tem como foco a gastronomia americana em um espaço premiado com uma instalação colorida da artista Sarah Crowner. O restaurante fica localizado no Piso Térreo do museu.
  • Lojas: No Piso 1 e no Piso 6 ficam as lojinhas do Museu Guggenheim que contam com diversos itens como cartões postais, joias artesanais, impressões arquivísticas exclusivas, e diversos itens de presentes baseados em obras da coleção Guggenheim.
O moderno Museu Guggenheim em Nova York
Lojinha do Piso 1

COMO CHEGAR AO MUSEU GUGGENHEIM

É possível chegar ao Museu Guggenheim de metrô, utilizando as seguintes linhas/estações:

  • Estação 86 St Lexington Av e 96 St: Linhas  4  5  e  6 
  • Estações 86 St e 96 St: Linha  Q 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Solomon R. Guggenheim Museum

  • Endereço: 1071 5th Ave, New York, NY 10128
  • Horários: domingo, segunda, quarta e sexta de 10h às 17h45 / sábado de 10h às 19h45 / terça de 10h às 21h / fechado às quintas-feiras
  • Entrada: US$25 / pague o quanto quiser aos sábados de 17h às 19h45 – compre online e evite filas
  • Dica: Pegue um audio guide gratuito no museu ou baixe o aplicativo gratuito Guggenheim para o celular para ver e ouvir informações sobre a coleção, o prédio e selecionar exposições.

Guarde esta dica no Pinterest!

O moderno Museu Guggenheim em Nova York - Viajonários


Leia mais sobre Nova York:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui