França: O incrível Museu d’Orsay em Paris

4
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris

O Museu d’Orsay é um dos melhores museus não só da França, como do mundo! É o nosso museu favorito em Paris, porque reúne obras belíssimas de pintores renomados em um espaço diferente e interessante. Confira o porquê o Museu d’Orsay não pode ficar fora do seu roteiro em Paris.

O MUSEU D’ORSAY

O Museu d’Orsay está instalado em uma antiga estação de trem, a Gare d’Orsay que foi construída nos últimos anos do século XIX. No entanto, por volta da década de 1940, as plataformas curtas da estação tornaram-se inadequadas para os trens mais longos que passaram a ser usados ​​para comportar o crescente número de usuários. A estação, então, começou a ser usada para trajetos de trens suburbanos e parte dela se tornou um centro de correspondência durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1970, foi concedida permissão para demolir a estação, mas, decidiu-se abrir um hotel que funcionou até 1973. Neste período, o local serviu de locação para alguns filmes. Depois de anos de discussão e planejamento, surgiu a possibilidade de abrir um museu no local. Obras foram iniciadas em 1978 e, finalmente, em 1986, o museu estava pronto para receber suas exposições.

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Museu d’Orsay às margens do Rio Sena

As obras vieram de 3 museus diferentes: do Museu do Louvre (obras de artistas nascidos depois de 1820); do Museu Jeu de Paume (com foco em Impressionismo); e do antigo Museu Nacional de Arte Moderna (o novo Museu Pompidou ficou com obras de artistas nascidos depois de 1870). O foco do Museu d’Orsay, portanto, são obras produzidas de 1848 a 1914. Foram necessários 6 meses para instalar as 2 mil pinturas, 600 esculturas e outras obras da coleção original. O museu abriu oficialmente em dezembro de 1986. O Museu d’Orsay acabou se tornando um dos principais do mundo devido a seu acervo riquíssimo de pinturas, esculturas, móveis e fotografias. O grande destaque do museu é abrigar a maior coleção de pinturas impressionistas e pós-impressionistas do mundo, reunindo obras de pintores consagrados como Monet, Manet, Cézanne, Degas, Renoir, Seurat, Sisley, e Van Gogh.

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Relógio do museu visto do lado de dentro
Dica: Desde 2015 é permitido tirar fotos (sem flash, claro!) dentro do museu

COMO É A VISITA AO MUSEU D’ORSAY

A entrada do museu é feita em 2 filas diferentes, uma delas é para quem já tem ticket comprado ou possui o Paris Pass e outra para quem vai comprar os bilhetes na hora. Ambos os grupos precisam passar pela segurança (revista de bolsas e detector de metais) antes de acessar a área das exposições, que estão distribuídas de 3 pisos (Piso Térreo, Piso Médio e Piso Superior). Há 2 pisos inferiores com auditórios, utilizados para eventos especiais. Confira o mapa interativo neste link e veja os principais destaques por piso, em seguida.

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Piso Térreo. Figura: reprodução site oficial
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Piso Médio. Figura: reprodução site oficial
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Piso Superior. Figura: reprodução site oficial

NÃO SE ESQUEÇA DE CONTRATAR O SEGURO VIAGEM!

É super recomendável contratar um seguro viagem antes de embarcar. Alguns lugares do mundo, o seguro é obrigatório, como é o caso da Europa. Não vale a pena fazer um rombo no orçamento caso algo inesperado aconteça. O seguro cobre cancelamentos de voos, malas extraviadas, emergências médicas e muitas coisas que podem dar uma dor de cabeça danada se você não se planejar com antecedência. Nosso parceiro é o Seguros Promo que possui uma ferramenta bem inteligente de comparação de preços de seguros, trazendo as melhores opções disponíveis em cada caso. Faça uma cotação sem compromisso neste link. E não se esqueça de utilizar o código VIAJONARIOS5 para garantir 5% de desconto na compra do seu seguro!

PISO TÉRREO

O Grande destaque do Piso Térreo é a área central da galeria das esculturas. Não perca as belas esculturas de Augusto Rodin no centro do museu; e móveis e objetos de arte decorativa no Pavillon (acesso pelo Piso Médio). Há ainda mais algumas áreas de exposição com obras simbolistas, além de um espaço para exibições temporárias.

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Vista da área central do Museu d’Orsay
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Destaque para o belo relógio da antiga estação
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Galeria das Esculturas
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Até a Estátua da Liberdade está por lá

PISO MÉDIO (2º ANDAR)

No Piso Médio, ficam as obras do Movimento Naturalista e Art Nouveau de países como Bélgica, França e Itália. No entanto, o grande destaque deste andar fica por conta das obras pós-impressionistas do fantástico Vincent Van Gogh, como o seu “Auto-retrato” (1889), “Noite Estrelada Sobre o Ródano” (1888), “Quarto em Arles” (1888), “A Igreja de Auvers” (1890) e “Doctor Gachet’s Garden in Auvers” (1890).

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Auto retrato de Van Gogh
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Quarto em Arles, de Van Gogh

PISO SUPERIOR (5º ANDAR)

O Piso Superior é o grande “must see” do museu. Se tiver pouco tempo, pule direto para cá. É aqui que ficam as galerias de pinturas impressionistas e pós-impressionistas. É um verdadeiro deleite para os olhos ver tantas obras incríveis juntas. Vale a pena gastar pelo menos 1 hora admirando com calma as obras-primas do movimento impressionista com pinturas incríveis de Cézanne, Degas, Manet, Monet, Pissarro, Renoir, entre outros.

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
Le Bassin aux Nymphéas (1909), de Claude Monet
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
O baile no moulin de la Galette (1876), de Pierre-Auguste Renoir
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
A Aula de Dança (1874), de Edgar Degas

ONDE COMER NO MUSEU D’ORSAY 

Quem admira arte pode passar horas dentro do museu. Por isso, vale a pena saber quais opções de alimentação, como Cafés e Restaurantes, que ficam dentro dele.

  • Café de l’ours: O cardápio inclui saladas, sanduíches, bolos, sorvetes, sobremesas, snacks e alguns pratos quentes. Horários: de terça a domingo de 9h30 às 16h45 (quintas até 19h45)
  • The Café Campana: Fica localizado logo após a Galeria Impressionista, este Café foi projetado pelos irmãos Campana, famosos designers brasileiros. O cardápio apresenta um menu clássico de uma brasserie parisiense, com refeições quentes, ótimas saladas, e sobremesas. Horários: de terça a domingo de 10h30 às 17h | quinta de 11h às 21h
França: O incrível Museu d'Orsay em Paris
O belo Café Campana
  • Restaurant: O antigo restaurante do Hôtel d’Orsay, no primeiro andar do museu, ainda é tão magnífico quanto foi quando abriu em 1900, com candelabros deslumbrantes e os tetos pintados. O chef Yann Landureau oferece cozinha tradicional francesa, intercalada com pratos originais.

COMO CHEGAR AO MUSEU D’ORSAY

Grudado com o museu fica a estação de trem Musée d’Orsay, atendida pelo RER C. Para quem prefere metrô, pode usar a estação Assemblée Nationale ou Solférino, ambas na Linha 12.

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com


*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Musée D’Orsay

  • Endereço: 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007 Paris, França
  • Horários: de terça a domingo de 9h30 às 18h (quinta até 21h45)
  • Entrada: €12 – compre online aqui | gratuita no primeiro domingo de cada mês | gratuita com o Paris Museum Pass
  • Audio guide: €5 (em diversos idiomas, inclusive português)

Nós visitamos o Musée d’Orsay com o Paris Museum Pass, que recebemos como cortesia do Paris Convention and Business Bureau.

Guarde estas dicas no Pinterest!

França: O incrível Museu d'Orsay em Paris - Viajonários


Leia mais sobre a França:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

RESERVA DE HOTEL: Utilize o Booking.com para sua hospedagem!

ALUGUEL DE CARRO: Faça uma cotação na RentalCars o preço nas principais locadoras do mundo!

INGRESSOS, TOURS & EXCURSÕES: Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

SEGURO VIAGEM: Cote com a Seguros Promo diversos planos e destinos. Use o código "VIAJONARIOS5" para garantir 5% de desconto!

TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Reserve seu transfer pelo Taxi2Airport em diversos aeroportos pelo mundo!

TREM NA EUROPA: Encontre os melhores preços de bilhetes de trem na Trainline!

CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui