Vale do Silício: Museu da História do Computador

0

Sabe aqueles lugares que você recomenda sem pestanejar? Um desses lugares é o Museu da História do Computador no Vale do Silício, que fica ao lado da sede mundial do Google. Se você está planejando conhecer um pouco mais desta região incrível, precisa reservar um tempinho para visitar esse museu que conta toda a história da informática em detalhes!

Prédio moderno em que se localiza o Museu da História do Computador. Foto: site oficial CHM
Prédio moderno em que se localiza o Museu da História do Computador. Foto: site oficial CHM

O MUSEU DA HISTÓRIA DO COMPUTADOR

O Museu da História do Computador oferece muitas exposições em uma variedade de temas relacionados com a história da computação. Quem se interesse pelo assunto pode passar tranquilamente um dia inteiro andando pelos seus corredores recheados de história, conhecendo um pouco mais desde os primórdios da informática. Houve um grande desenvolvimento dos computadores durante períodos de guerras; em função da conquista do espaço e muitos outros eventos que mudaram a história mundial. Há uma seção com computadores e video-games antigos, os primeiros celulares e aparelhos eletrônicos que vão fazer qualquer um se deslumbrar com as maravilhas da tecnologia que foi sendo aprimorada ao longo das décadas.

VISITA AO MUSEU DA HISTÓRIA DO COMPUTADOR

A história dos computadores é a história do nosso mundo moderno. Uma visita ao Museu irá revelar as ligações fascinantes e muitas vezes surpreendentes entre inovações passadas, pessoas e histórias, e as tecnologias que permeiam nossas vidas nos dias de hoje. A exposição inicia mostrando os primórdios da informática, quando ainda era usado o “cartão perfurado” da IBM.

Os primórdios da informática: cartão perfurado
Os primórdios da informática: cartão perfurado

E quem se lembra dos nossos velhos amigos disquetes? Eles vieram muito antes do CD-Rom! Todos estes artigos estão em exposição no Museu da História do Computador.

Disquetes e drives dos disquetes
Disquetes e drives dos disquetes

Uma das coisas mais interessantes do museu, além claro do artigos em exposição, é que ele é muito didático e explica a importância da informática em todos os setores de nossas vidas. Como a evolução do computador aconteceu durante as guerras, qual foi a importância na conquista do espaço com a NASA, entre outros eventos históricos importantes.

P1300567
Pequenos robôs
P1300569
Conhecendo a superfície da lua e de outros planetas

Empresas importantes como IBM, a HP (fundadora do Vale do Silício), Apple, Atari e muitas outras são lembradas na exposição.

Computadores antigos não faltam na exposição
Computadores antigos não faltam na exposição
O lugar é um oásis para o Paulo que é engenheiro de computação
O lugar é um oásis para o Paulo que é engenheiro de computação
Video-games também estão em peso! Saudades do Atari?
Video-games também estão em peso na exposição! Saudades do Atari?
Hora de lembrar os antigos programas de computador
Hora de lembrar os antigos programas de computador
Toda a história do computador em frente aos nossos olhos
Toda a história do computador em frente aos nossos olhos
P1300623
Primeiros dispositivos móveis
P1300628
A primeira versão do Google!
P1300631
O primeiro iPhone da história, lançado em 2007

A exposição é riquíssima e conta com um acervo impressionante! Selecionar poucas fotos para escrever esse post foi bastante difícil porque há tanta coisa interessante para se ver. Quem realmente gosta e entende de informática, vai ficar encantado com o que encontrará por lá.

EXIBIÇÕES ONLINE DO MUSEU E EVENTOS

O Museu da História do Computador também conta com exposições online com videos e muitas informações sobre diversos temas que envolvem a história do computador. Essa é uma boa opção para quem ainda não teve oportunidade de ir pessoalmente ao museu ou que já foi e quer se aprofundar ainda mais em algum tema específico. Para verificar as opções oferecidas, acesse este link e selecione o item desejado. O museu também oferece periodicamente eventos diferenciados em seus laboratórios e com equipes especializadas. Confira o calendário de eventos neste link e, caso deseje, pode se cadastrar para participar de alguns deles.

LOJA DO MUSEU

Procurando um presente original relacionado à informática, uma lembrança do Vale do Silício, ou artigos diversos para tornar a sua visita mais confortável? Visite a loja do museu que tem como foco presentes e gadgets relacionadas à tecnologia.

Loja do Museu. Foto: site oficial CHM
Loja do Museu. Foto: site oficial CHM

THE CLOUD CAFE: O CAFÉ DO MUSEU

The Cloud Cafe oferece café feito na hora, vinhos locais, e saborosos sanduíches e saladas de estilo bistro. As janelas do chão ao teto oferecem vistas ensolaradas do belo edifício. Não é preciso comprar o ticket do museu para acessar esta área, pois ela fica para livre acesso ao público.

Área do Café do Museu. Foto: site oficial CHM
Área do Café do Museu. Foto: site oficial CHM

O QUE NÃO É PERMITIDO

  • Comidas e bebidas na área de exposições
  • Fotografias com flash, tripés e outros equipamentos
  • Bolsas e mochilas nas galerias de exibições
  • Acesso de menores de 12 anos desacompanhados de um adulto responsável

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Computer History Museum

  • Endereço: 1401 N Shoreline Blvd, Mountain View, CA 94043
  • Horários: de quarta a domingo de 10h às 17h (sexta até 21h)
  • Entrada: US$ 15 adultos / US$ 12 estudantes e idosos / gratuita para menores de 12 anos
Quer saber mais sobre o Vale do Silício? Leia os posts:
VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> DESCONTO NAS MELHORES ATRAÇÕES DOS EUA: Com CityPass você conhece as melhores atrações por um preço único de 12 cidades incríveis (11 nos EUA e 1 no Canadá)!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com a Real Seguro Viagem você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

Deixe seu comentário