Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas

6
Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas

O Museu da Acrópole de Atenas é uma das principais atrações da cidade e um dos mais incríveis museus que já visitamos na vida! Confira o porquê seu roteiro em Atenas precisa incluir esta atração imperdível em uma das cidades históricas mais importantes do mundo.

O MUSEU DA ACRÓPOLE DE ATENAS

Aberto em 2009, O Museu da Acrópole é um museu arqueológico cujas exposições têm como foco as descobertas feitas do sítio arqueológico da Acrópole de Atenas durante escavações. Ele foi construído para abrigar todos os artefatos encontrados na rocha da Acrópole e nas encostas vizinhas, desde a Idade do Bronze grega até a Grécia dos períodos romano e bizantino. O museu foi construído sobre algumas ruínas da antiga Atenas romana e bizantina e é possível ver parte dessas ruínas através de pisos de vidro transparente.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Museu da Acrópole de Atenas

Na verdade, este não é o primeiro museu dedicado à Acrópole. O museu original data do século XIX, mas acabou se tornando pequeno devido ao número constante de descobertas arqueológicas que foram sendo feitas ao longo dos séculos seguintes. O atual museu está localizado na encosta sudeste da colina da Acrópole, na antiga estrada que levou até a “rocha sagrada” nos tempos clássicos.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Vista da Acrópole para quem está entrando no museu

O novo edifício em que ele está localizado é super moderno, e sua arquitetura gira em torno de três conceitos: luz, movimento e um elemento tectônico e programático. As coleções do museu são exibidas em três níveis, enquanto um quarto nível intermediário abriga os espaços auxiliares e escritórios. Além das galerias de exibições, o museu também possui um anfiteatro, um teatro virtual e um salão para exposições temporárias.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Vista da entrada principal do museu a partir do primeiro andar

COMO É A VISITA AO MUSEU DA ACRÓPOLE

A visita ao museu começa mesmo antes de entrar nele. A entrada principal conta com um átrio aberto em que é possível caminhar por cima de escavações da cidade. Contorne todo o local de escavações antes de entrar e leia as placas para mais informações. Em seguida, siga para a bilheteria, que fica à direita.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
As escavações aparentes estão logo na entrada do museu

Quando você comprar o seu ingresso na bilheteria, ele terá um código digital. Este código deverá ser utilizado para liberar a catraca eletrônica e começar a visitação. Além disso, um funcionário lhe entregará um mapa que indica o que encontrar em cada uma das exposições do museu. O mapa também indica, com setas, uma rota sugerida ser seguida.

 

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Rota de exibição mostra o caminho a ser feito dentro do museu. Figura: site oficial do Museu da Acrópole de Atenas

Comece sua visita Pelo Piso 0 (Térreo) seguindo as setas na cor vermelha. Depois que você for passando por todos os pisos, vai chegar até o último andar e deverá voltar pelo roteiro indicado pelas setas laranjas para ver o restante das exposições do Piso 1 que foram deixadas para trás durante a subida. Faz toda a diferença seguir o percurso sugerido, pois você verá todas as exibições em ordem cronológica e não vai perder nadinha. Confira no mapa abaixo o que encontrar por lá. Em seguida, vamos detalhar quais são as exibições em cada um dos andares.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Depois de comprar seu ingresso, passe pelas catracas automatizadas

GALERIAS DO MUSEU DA ACRÓPOLE DE ATENAS

1. Galeria das Encostas da Acrópole

No Piso 0 (Térreo) do museu é onde a visita se inicia. Neste piso, além da bilheteria, há um auditório, uma loja, um Café, um teatro virtual, depósito de bagagem e banheiro. É aqui que você vai encontrar, subindo uma rampa, a Galeria das Encostas da Acrópole. Esta área é ascendente para fazer uma referência à subida para a Acrópole. Tudo ali é de vidro, inclusive o chão possui vidro transparente, que permite avistar uma parte da escavação arqueológica que ainda ocorre até os dias de hoje.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
A primeira galeria do Museu da Acrópole de Atenas

Esta área de exposições procura exibir  os santuários que foram fundados nas encostas da Acrópole, bem como os objetos que os atenienses usavam no seu cotidiano durante todos os períodos históricos. Uma curiosidade é que, na antiguidade, as encostas da Rocha Sagrada constituíam a zona de transição entre a cidade e seu santuário mais famoso. Nestas áreas também ocorriam cultos religiosos.

SEGUINDO O FLUXO CORRETO DA EXPOSIÇÃO

Subindo as escadas, você chegará ao Piso 1, que é o piso com a maior parte da exposição do museu. Repare no mapa que há muitas setas vermelhas e setas laranjas. A Galeria da Acrópole Arcaica deve ser visitada em seguida, mas a galeria que conta a história do século 5 a.C. ao século 5 d.C. deve ser visitada somente no final do passeio, quando você já estiver voltando. Se atenha a isso para não se perder nos períodos da história. Por isso, assim que subir a rampa da Galeria das Encostas da Acrópole, vire à direita.

2. Galeria da Acrópole Arcaica 

O foco da Galeria da Acrópole Arcaica é falar exatamente sobre o período arcaico, que abrange o século 7 a.C. e vai até o final das Guerras Persas em 79 a.C. Este período é caracterizado pelo desenvolvimento da cidade-estado e a transição da aristocracia para a tirania e, posteriormente, a famosa democracia grega. O período também contou com grandes avanços na economia, arte e vida intelectual. No lado sul da galeria ficam representações de mulheres jovens (as Korai), cavaleiros (os Hippeis) e muitos outros. Subindo as escadas, no Piso 2 você vai encontrar banheiros, o Restaurante do Museu (que proporciona uma vista linda da Acrópole) e um centro multimídia, onde é exibido um filme sobre o Parthenon. Assim que assistir ao filme, suba para o Piso 3.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Vista da Acrópole a partir do terraço do restaurante

3. Galeria do Parthenon

Essa galeria no Piso 3 é simplesmente incrível! A estrutura retangular do Parthenon foi recriada com as medidas exatas, de modo que você vai caminhando pelo andar conseguindo imaginar como essa imensa estrutura era no passado, observando cada um dos seus frisos, alguns originais e algumas réplicas. O espaçamento das colunas da Galeria do Partenon é o mesmo do antigo templo, e o uso de paredes de vidro em todas as quatro paredes externas permite que a luz natural ilumine os mármores do Partenon como acontecia no antigo templo. São 48 colunas que marcam o contorno do antigo templo e formam uma colunata para a exibição dos mármores com desenhos encravados.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
A incrível recriação dos frisos do Parthenon
Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Detalhes de algumas das estátuas

É incrível saber como os mármores que formavam o Parthenon foram colocados durante a sua construção. Grande parte das esculturas dos frisos se encontra hoje no belíssimo British Museum, em Londres e no imenso Museu do Louvre, em Paris. Não se esqueça de dar uma paradinha para assistir a videos explicativos que contam a história do Parthenon.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
O tamanho é exatamente igual ao do templo original

4. Propylaia, Athena Nike, Erechtheion

Depois de visitar a Galeria do Parthenon que fica no último andar, é hora de começar a descer as escadas. Volte para o Piso 1 para ver as duas últimas exibições do museu. Os principais monumentos que constituem a Acrópole Clássica são o Propylaia, o Templo de Atena Nike e o Erecteion, que estão em exibição nesta parte do museu. É possível ver o teto de Propylaia, as esculturas do parapeito do templo de Athena Nike e as Korai do Erecteion.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Partes do Templo de Atena Nike

Vale destacar o Erecteion, já que a área ao seu redor era considerada a mais sagrada da Acrópole. O Erecteion era um complexo edifício de mármore da ordem jônica, que até hoje é considerado uma singular obra-de-arte. A parte oriental do Templo foi dedicada à deusa Atena. Já a parte ocidental foi dedicada ao herói local Boutes, Hephaistos e outros deuses e heróis. As esculturas que se destacam na exibição são as Korai, as famosas estátuas de donzelas do templo.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
As Korai do Erecteion

5. Galeria do século 5 a.C. ao século 5 d.C.

No finalzinho da exposição, ainda no Piso 1, está a Galeria “Do século 5 a.C. ao século 5 d.C.”. Numerosas estátuas foram colocadas na Acrópole, que representavam deuses, heróis, temas mitológicos e retratos de homens famosos. Eles eram freqüentemente trabalhos de escultores conhecidos, dedicados por cidades, governantes ou mesmo cidadãos. Poucos sobreviveram e geralmente estão em más condições. Nesta área, você irá encontrar retratos impressionantes, cópias romanas de obras-primas clássicas e representações de filósofos e figuras históricas.

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
A última galeria do museu
Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas
Pouco sobrou desses itens repletos de história

A visita ao museu é finalizada descendo a rampa da primeira área de exposição. Passe novamente pela Galeria das Encostas da Acrópole e saia pela mesma catraca da entrada.

BILHETES E MAIS ATRAÇÕES EM ATENAS

LOJAS, CAFÉ E RESTAURANTE

  • LOJASO Museu da Acrópole abriga duas lojas, uma no Piso Térreo e outra ao lado do Restaurante do Museu, no Segundo Andar. A loja no Térreo oferece uma ampla seleção de cartões postais, produtos de papel e a linha de presentes para crianças. A loja do Segundo Andar oferece uma ampla variedade de títulos de livros sobre a Acrópole e tópicos relacionados, além de itens funcionais e presentes.
  • CAFÉ E RESTAURANTELocalizado no Piso Térreo, o Café do Museu serve bebidas, sobremesas e pratos com vista para a escavação arqueológica. Não é necessário comprar ingresso para acessar a área do Café. Já o Restaurante do Museu é um espaço bem maior e está localizado no Segundo Andar. O estabelecimento serve pratos baseados em receitas tradicionais gregas. Através do restaurante, é possível acessar um terraço que proporciona vistas panorâmicas da Acrópole de Atenas. Às sextas-feiras à noite, o restaurante serve jantares especiais, com jazz e drinks. Ele oferece opções gourmet especiais e belas vistas noturnas da Acrópole.

COMO CHEGAR AO MUSEU DA ACRÓPOLE

É muito fácil chegar até o Museu da Acrópole através de transporte público. Confira as principais opções:

  • Ônibus: Linhas  24, 40, 57, 103, 106, 108, 111, 126, 134, 135, 136, 137, 155, 206, 208, 227, 230, 237, 790, 856, Α2, Α3, Α4, Β2, Β3, Β4, Ε2, Ε22 (Ponto: Makriyianni)
  • Trolley: Linhas 1, 5, 15 (Ponto: Makriyianni)
  • Metrô: Linha 2 (Anthoupoli-Elliniko), desça na estação Acropolis
  • Tram: Desça no ponto Leoforos Vouliagmenis

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Museu da Acrópole de Atenas

  • Endereço:  Dionysiou Areopagitou 15, Atenas 117 42, Grécia
  • Horários: 
    • de abril a outubro: segunda de 8h às 16h | de terça a quinta, sábado e domingo de 8h às 20h | sexta de 8h às 22h
    • de novembro a março: de segunda a quinta de 9h às 17h | sexta de 9h às 22h | sábado e domingo de 9h às 20h
    • as lojas e restaurantes costumam fechar 15 minutos antes do horário do fechamento do museu / confira as páginas específicas de cada um deles para mais informações
  • €5 – compre online e evite filas | gratuita em 6 de março, 25 de março, 18 de maio e 28 de outubro
  • Tours: o museu não disponibiliza tours guiados, mas há guias especializados que oferecem o serviço em diversos idiomas / confira neste link
  • Fotografia: Fotografia e filmagem são permitidas em todas as áreas de exposição do Museu. No entanto, é proibido tirar fotos da Galeria das Encostas da Acrópole e da Galeria da Acrópole Arcaica. Não é permitido o uso de flash ou qualquer equipamento portátil, como tripé e kit de iluminação, dentro do Museu.
  • Wifi: o museu disponibiliza wifi gratuito para os visitantes

Guarde esta dica no Pinterest!

Grécia: O imperdível Museu da Acrópole de Atenas - Viajonários


Leia mais sobre a Grécia:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui