Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega

0
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega

Confira todos os detalhes para conhecer o Museu Arqueológico de Atenas, o maior museu arqueológico da Grécia e um dos museus mais importantes do mundo dedicado à arte grega antiga.

O MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ATENAS

Fundado em 1829, o Museu Arqueológico de Atenas abriga alguns dos artefatos arqueológicos mais importantes da Grécia, desde a Pré-História até a Antiguidade Tardia. Ele é o maior museu da Grécia e é considerado um dos maiores e melhores museus do mundo e contém a mais rica coleção do planeta de itens da antiguidade grega. O museu funciona no prédio atual desde 1889 e possui um design neoclássico. Logo em frente ao museu, há um grande e belo jardim também projetado em design neoclássico e decorado com esculturas.

Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Museu visto da área do jardim

O edifício que abriga o Museu Arqueológico de Atenas sofreu muitas expansões ao longo do tempo, devido à necessidade de acomodar a crescente coleção de artefatos. Ele foi todo renovado para as Olimpíadas de 2004 realizadas em Atenas. As obras incluíram uma atualização estética e técnica no prédio, a instalação de um moderno sistema de ar condicionado, a reorganização da coleção do museu e a reparação dos danos causados ​​pelo terremoto de 1999.

Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Bela sala de esculturas no interior reformado do museu

Atualmente, embora possui cerca de 8 mil m² de galerias, ainda há discussões sobre a necessidade de expandir ainda mais o museu para áreas adjacente. Há projetos de que seja feita uma expansão subterrânea na parte da frente do museu.

Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Escadaria que leva para o piso superior do museu

CURIOSIDADE: SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Uma curiosidade é que durante a Segunda Guerra Mundial o museu foi fechado. As antiguidades foram guardadas em caixas protetoras especiais e enterradas, com o objetivo de evitar que fossem destruídas pelos nazistas. Ele foi reaberto somente em 1945 com o final da guerra.

O ACERVO DO MUSEU ARQUEOLÓGICO DE ATENAS

Embora o seu propósito original fosse assegurar todas as descobertas das escavações do século XIX em Atenas e arredores, gradualmente tornou-se um Museu Arqueológico Nacional. Com o passar do tempo, ele foi enriquecido com achados de toda a Grécia. Suas coleções, com mais de 11 mil artefatos, fornecem um panorama da civilização grega desde os primórdios da Pré-História até a Antiguidade Tardia. Há 5 grandes coleções permanentes:

  • Coleção de Esculturas: Mostra o desenvolvimento da antiga escultura grega do século VII a.C até o século V a.C., contando com um acervo de obras-primas únicas.
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Há uma variedade enorme de formatos
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Vasos belíssimos da coleção
  • Coleção de Bronze (Metalúrgica): Esta coleção contém muitas estátuas fundamentes, figuras e objetos menores forjados em bronze.
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Muitos artigos feitos em bronze
  • Coleção de Antiguidades Egípcias e do Oriente: A coleção conta com obras que datam do período pré-dinástico, em torno de 5.000 a.C. até a conquista romana. A coleção egípcia do museu, considerada uma das melhores do mundo, inclui mais de 6 mil artefatos, sendo que apenas cerca de mil deles estão em exposição. Além das antiguidades egípcias, há também artefatos da ilha de Chipre.

COMO ESTÁ DIVIDIDO O MUSEU ARQUEOLÓGICO

O Museu Arqueológico de Atenas possui 3 andares acessíveis ao público em geral. Resumidamente, são eles:

Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Piso Térreo do Museu Arqueológico de Atenas. Figura: site oficial
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Piso 1 do Museu Arqueológico de Atenas. Figura: site oficial
  • Subsolo: Nesta área não há exposições. Mas, você vai encontrar um simpático jardim interior com esculturas, um Café, a loja do museu e banheiros. No Café, é servida uma série de pratos quentes, sanduíches prontos, bebidas e sobremesas. O horário de funcionamento dos Cafés segue o mesmo horário de abertura e fechamento do museu.
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Jardim interno no subsolo
Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega
Há muito verde e algumas peças antigas

COMO CHEGAR AO MUSEU ARQUEOLÓGICO

O museu fica um pouco afastado do centro histórico de Atenas, mas pode ser alcançado facilmente através de transporte público. Uma das maneiras mais fáceis é indo de metrô. Para isso, utilize as seguintes linhas/estações do metrô de Atenas:

  • Estação Viktoria: atendida pela linha M1, caminhe por cerca de 7 a 8 minutos até chegar ao museu
  • Estação Omonia: atendida pelas linhas M1 e M2, caminhe por cerca de 10 minutos até chegar ao museu

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Museu Arqueológico de Atenas (Εθνικό Αρχαιολογικό Μουσείο)

  • Endereço: 44 Patission Street, Atenas 106 82, Grécia
  • Horários:
    • de abril a outubro: segunda de 13h às 20h / de terça a domingo de 8h às 20h
    • de novembro a março: segunda de 13h às 19h30 / de terça a domingo de 8h30 às 15h
  • Entrada: £10
  • Tours: veja todas as informações sobre tours guiados neste link

Guarde esta dica no Pinterest!

Museu Arqueológico de Atenas: coleção de artefatos e arte grega - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/museu-arqueologico-de-atenas/ | #viajonarios #museuarqueologico #atenas #athens #grecia #greece #art #historia #civilizacaogrega #artegrega #historiagrega #museuarqueologicodeatenas #bercodacivilizacao #artefatos #history #greek #greekart


Leia mais sobre Atenas:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui