10 motivos para visitar a Bélgica

0

 A Europa é um continente tão grande e tão diverso que fica difícil decidir que países incluir no roteiro! Mas, nós resolvemos dar uma mãozinha e listamos 10 motivos para visitar a Bélgica. Quem sabe não conseguimos convencer você a dar um pulinho nesse pequeno país com tanta coisa interessante para conhecer?

10 MOTIVOS PARA VISITAR A BÉLGICA

1. GASTRONOMIA

É inegável que uma das coisas que mais atraem os visitantes à Bélgica é a comida. Além de pratos típicos muito saborosos, a Bélgica é mesmo famosa pelo delicioso waffle, pela batata frita e pelo chocolate de altíssima qualidade. Nós até escrevemos um post sobre 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro!

2. ARQUITETURA

A arquitetura das cidadezinhas belgas é simplesmente encantadora. Casinhas estreitas e altas, igrejas góticas, praças medievais, castelos. Muita coisa foi sendo restaurada ao longo dos anos para manter o aspecto das construções que remontam séculos atrás. Cada detalhe rebuscado, decorado com primor merece ser visto e revisto.

antuerpia-grote-markt2
Prédios na Gorte Markt em Antuérpia

3. CULTURA / ARTE

A Bélgica é um país onde cultura e arte estão espalhados por todos os cantos, com museus e galerias de arte incríveis de artistas consagrados (Magritte, Rubens, Victor Horta, entre outros). As obras de arte são um verdadeiro encanto para os olhos.

Quadros expostos no Museu Magritte em Bruxelas
Quadros expostos no Museu Magritte em Bruxelas

4. QUADRINHOS

O país é muito famoso pelas histórias em quadrinho e até conta com um museu em Bruxelas dedicado ao tema, que conta todo o processo de criação e execução das histórias em quadrinhos. Smurfs, Tintim e tantos outros personagens que marcaram gerações estão entre as grandes estrelas dos quadrinhos belgas.

smurfs-bruxellas
Smurfs, um dos quadrinhos mais famosos da Bélgica, no Belgian Comic Strip Center, em Bruxelas

5. DIVERSIDADE

A Bélgica é uma país onde a diversidade está presente o tempo todo. São todos povos diferentes, 3 línguas oficiais (holandês, francês e alemão), tantos credos, tantas religiões, tantas formas diferentes de pensar e agir. Essa mescla de diferenças é o que faz o país ser tão único, tão singular. O país ficou chocado com o atentado ocorrido no Aeroporto de Bruxelas em março. Era algo que ninguém esperava que acontecesse no país e para qual a Bélgica não estava preparada. Atualmente, o exército está presente nas ruas da capital. Com tanta diversidade é preciso que haja tolerância e muito respeito com as diferenças e isso está presente no país.

A Bélgica é um país repleto de diferenças culturais
A Bélgica é um país repleto de diferenças culturais

6. CERVEJA

Não é só a gastronomia belga que é famosa, suas cervejas estão listadas entre as melhores do mundo. O país conta com centenas de microcervejarias que produzem vários tipos diferentes de cervejas artesanais. A cidade de Bruxelas conta com o Delirium Café, um bar com o maior menu de cervejas do planeta! Segundo o Guinness Book, o Livro dos Recordes, são mais de 4 mil!

Tomando uma cerveja com nossos amigos franceses no Delirium Café em Bruxelas
Tomando uma cerveja com nossos amigos franceses no Delirium Café em Bruxelas

7. HISTÓRIA

E como a Bélgica tem história para contar. O país que faz fronteira com a França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda já passou por poucas e boas. Já teve seu território invadido diversas vezes, já enfrentou guerras e conflitos. É lá que fica Waterloo, o local da famosa Batalha imortalizada com a derrota final de Napoleão Bonaparte. O país já foi invadido durante as duas Guerras Mundiais, teve várias cidades invadidas e bombardeadas.  Há muito o que se aprender com a Bélgica.

A linda cidade medieval de Bruges vale uma visita
A linda cidade medieval de Bruges vale uma visita

8. SEDE DA UNIÃO EUROPÉIA

Em decorrência de seu histórico de neutralidade, a cidade de Bruxelas, capital da Bélgica foi escolhida para ser uma das 3 sedes da União Europeia e o principal local onde ocorrem as discussões e negociações do bloco. O país foi um dos pioneiros, ainda com o BENELUX, a fundar o Mercado Comum Europeu, hoje, União Europeia. É possível fazer um tour pelo parlamento europeu e conhecer o Centro de Visitantes com uma exposição bem interessante sobre a história e objetivos, que vão muito além da fronteira econômica, deste conjunto de países.

9. LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Justamente por fazer fronteira com França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda, a Bélgica tem uma localização extremamente estratégica para quem está fazendo um tour pela Europa. Através dela, é muito fácil circular pelos outros países e organizar as viagens passando por seu território, principalmente de trem. Dá para aproveitar sua estadia na Bélgica para fazer vários passeios bate-volta. Nós fomos conhecer Luxemburgo a partir de Bruxelas em uma viagem de um dia!

luxemburgo4
Viagem bate-volta para Luxemburgo

10. FÁCIL COMUNICAÇÃO

Com tantas diversidades, comunicar-se na Bélgica costuma ser bem fácil. Além de ter três línguas oficiais, a maior parte das pessoas, principalmente nas áreas turísticas, falam inglês e são muito solícitas com os turistas. Por país que aceita tão bem as diferenças, a Bélgica atrai pessoas de toda a Europa. Há muitos restaurantes com cardápios em vários idiomas. Encontramos um lugar para comer waffle em Ghent com cardápio em português e uma garçonete em Bruxelas que falava vários idioma, inclusive português e disse que nós brasileiros falamos cantando! Com tanta simpatia, fica difícil não se encantar pela Bélgica, não é mesmo?

Museus estão preparados para receber os visitantes em vários idiomas
Museus estão preparados para receber os visitantes em vários idiomas

Leia mais sobre a Bélgica:

Deixe seu comentário