Morando Fora: 6 meses morando em Londres

7

Parece que foi ontem que fizemos nossa mudança da Califórnia para a Europa! Logo no nosso primeiro mês nós demos as nossas primeiras percepções sobre a nossa nova vida na terra da rainha e as diferenças que observamos entre morar nos Estados Unidos e na Europa. Com 6 meses morando em Londres, é hora de revistar alguns pontos e falar um pouco mais sobre a incrível experiência que temos vivenciado por aqui.

MORANDO FORA: 6 MESES MORANDO EM LONDRES

Este post é totalmente pessoal e inspirado nas nossas experiências vivendo em Londres. 6 meses se passaram e podemos falar com tranquilidade que parece que estamos morando aqui há muito mais tempo. A nossa adaptação a Londres foi tão fácil, tão tranquila que ficamos assustados. Já dissemos em outras oportunidades da surpresa que foi deixar a nossa vida na Califórnia. Estávamos há 2 anos habituados com o jeitinho californiano de ser e ter que sair do Vale do Silício foi um grande susto. Superado com sucesso diga-se de passagem. A verdade é que nós estamos gostando muito mais de morar em Londres do que do Vale do Silício por diversos motivos. É claro que a Califórnia tem vários pontos positivos, mas quando colocamos tudo na balança, ela pende fortemente para Londres. A cidade “casou” perfeitamente com o nosso perfil de vida: adoramos cidade grande, opções variadas de entretenimento, novidades a todo instante, andar na rua e descobrir coisas novas, exposições, shows, etc. Tudo isso tem ajudado muito no processo de adaptação. Já tínhamos falado sobre 15 pontos importantes no primeiro post que escrevemos pós mudança. Para não ficar repetitivo, vamos falar somente sobre o que mudou ou novas percepções.

1. TRANSPORTE

Na Califórnia tudo é feito de carro, não permitindo esse tipo de interação diária e constante. Em Londres, não temos e não teremos carro. Tudo o que fazemos é através de transporte público: rápido, fácil e eficiente. Ultimamente, temos usado bastante ônibus, uma ótima solução para quando não queremos perder tempo fazendo baldeação nas estações de metrô. O ônibus de dois andares de Londres é incrível. Cada uma das estações é anunciada previamente dentro do ônibus e você só perde o ponto se estiver dormindo! Não tem erro, ainda mais quando você conta com a ajuda do Google Maps que fala direitinho qual é o ponto de ônibus para pegar o ônibus ou descer dele (veja dicas no post 10 ferramentas do Google para ajudar nas viagens).

Ônibus é um excelente meio de transporte na cidade

2. CASA E TRABALHO

Depois de alguns meses em um apartamento provisório, finalmente, em outubro, alugamos o nosso cantinho. Moramos em Angel, na Zona 1, super bem localizado, com restaurantes, pubs, mercados, lojas, cinema, tudo que pode ser acessado a pé, tranquilamente. Moramos a pouco mais de 5 minutos de uma estação de metrô. O Google UK recentemente mudou grande parte dos funcionários para a nova sede perto das estações de King’s Cross e St. Pancras e o Paulo pega um ônibus na porta do nosso apartamento até o Google, chegando em rapidinho ao trabalho.

3. ESTAÇÕES: OUTONO E INVERNO

Temos uma paixão enorme pelo outono, pela mudança de cores, as folhas ficando amareladas, alaranjadas. Isso já víamos com clareza na Califórnia, mas aqui parece que fica ainda mais bonito. A cidade de Londres é repleta de parques públicos lindíssimos e visitá-los é incrível. Além disso, pela primeira vez estamos vivemos um clima delicioso de Natal, com cara de Natal: frio, luzes e decoração por toda a cidade, pistas de patinação no gelo, feiras de Natal em vários pontos de Londres, simplesmente uma delícia. Rapidinho esquecemos do frio e aproveitamos a cidade toda decorada. O frio nem é tão intenso assim quando comparamos com cidades que nevam e atingem temperaturas negativas. O que realmente é um pouco chato é o fato de anoitecer mais cedo (antes de 16h no final do outono).

4. VIAGENS

Nem vamos entrar no mérito das viagens neste post porque já escrevemos em um outro post um resumo sobre nossas melhores viagens de 2016 e muitas delas, é claro, aconteceram pelo fato de estarmos morando em Londres. Não é todo dia que você resolve passar o final de semana na Dinamarca porque encontrou uma passagem por 8 libras! Ou que vai de trem para a Bélgica com preços promocionais. Vivendo na cidade, as nossas viagens pela Europa se tornaram muito mais baratas.

Cambridge, uma das várias cidades inglesas que já conhecemos
Cambridge, uma das várias cidades inglesas que já conhecemos

5. LONDRES É VICIANTE

Londres é uma cidade envolvente e, realmente, viciante. A cidade é um turbilhão de emoções, atrações, atividades, coisas mil para fazer todos os dias em qualquer horário. Não dá para cair na monotonia por aqui. A Ana é fanática por museus e já foi a praticamente todos da cidade mais de uma vez. Nós, viciados em cinema, continuamos indo semanalmente e, agora, a pé, pertinho de casa. Temos finais de semana super movimentados, viajando de um lado para outro, conhecendo coisas novas, mas também adoramos ficar de bobeira em casa, tomando vinho e assistindo Netflix. A questão é que sempre há novidades, sempre há coisas novas para conhecer, não dá para se cansar de Londres.

londres
Muito amor por Londres!

BALANÇO DOS 6 MESES

Foram 6 meses intensos com burocracias do processo de mudança, procurando onde morar, começando uma vida quase do zero com tudo o que coube em 5 malas de 23kg e, ainda, fizemos tudo isso tudo aqui:

  • Conhecemos Londres com outros olhos, visitamos lugares que não ficam na rota turística convencional.
  • Estamos aprendendo a usar o vocabulário do inglês britânico e treinando melhor o ouvido para o sotaque.
  • Achamos uma brecha na agenda para ir para o Brasil após 1 ano e meio sem ver família e amigos.
  • Visitamos lugares e cidades no interior da Inglaterra: Stonehenge, Hampton Court Palace, Estúdio do Harry Potter, Castelo de Windsor.
  • Visitamos cidades inglesas: Cambridge, Oxford, Liverpool, Stratford-upon-Avon, Salisbury, Windsor e Eton.
  • Visitamos outros países: Dinamarca, Bélgica, Luxemburgo e País de Gales.
  • Fomos quase toda semana ao cinema, conhecendo salas londrinas diversas.
  • Celebramos 12 anos juntos!
  • Fomos ao show do Red Hot Chili Peppers, à Exposição Star Wars Identities, a uma Exposição de Rodin e passamos a virada de ano vendo a queima de fogos na London Eye.
  • Já temos vários planos traçados para 2017 e um calendário recheado de viagens!

Leia mais sobre o tópico “Morando Fora”:

7 COMENTÁRIOS

  1. Oii adorei as dicas ! Vc mora ilegal em Londres ? Quero ir morar aí mais tenho um pouco de medo . Pode me dar algumas dicas ?
    Obrigada.

Deixe seu comentário