Mansion House: lar do prefeito do centro histórico de Londres

0

Quer fazer algo diferente em Londres que saía do roteiro turístico convencional? Então, você precisa conhecer a incrível Mansion House, lar do prefeito da City of London, o centro histórico e financeiro da cidade!

PREFEITO DE LONDRES ≠ PREFEITO DA CITY DE LONDRES

Talvez seja novo para você, mas a cidade de Londres tem mais de um prefeito! Explicamos. O mais importante, é claro, é o prefeito da Grande Londres, uma área de 33 distritos entre eles Westminster, Greenwich, Kensington, Islington e tantos outros. Um desses distritos é a City of London, o distrito que foi onde a cidade teve origem e é o centro financeiro mais importante de Londres. A City of London tem seu próprio prefeito que se chama Lord Mayor of London (Senhor Prefeito de Londres).

Fica fácil entender quando você pensa que Londres tem 33 “sub-prefeituras” e a City of London é a mais antiga delas. Neste nosso exemplo, o Lord Mayor of London seria um sub-prefeito da cidade. Enquanto o prefeito de Londres é eleito por voto popular a cada 4 anos, o Lord Mayor of London só passa 1 ano exercendo o cargo (eleição é em outubro e ele assume em novembro) e a eleição é feita por voto das companhias de libré (que são associações comerciais de Londres). O Lord Mayor tem um papel muito mais social do que político. Mas, é sua responsabilidade promover negócios da cidade no exterior.

A MANSION HOUSE

O Lord Mayor of London reside na Mansion House, uma mansão de 3 andares. As obras para construção da Mansion House tiveram início em 1739 e foram concluídas em 1752. A motivação para que fosse construída foi o desejo de pôr fim à prática de hospedar o Lord Mayor em uma das Prefeituras. A fachada é belíssima, com lindas colunas e adornos. Na parte interna, salas requintadas com muitas obras de arte. A Mansion House abriga uma coleção de pinturas holandesas e flamengas do século XVII. Tratam-se de 84 pinturas que incluem algumas obras destacadas de artistas como Hendrick Avercamp, Gerard Ter Borch, Pieter Claesz, Aelbert Cuyp, Frans Hals, Pieter de Hooch, Jacob Stevenson, Jan Steen, David Teniers e Willem van de Velde.

Fachada da Mansion House. Foto: visitlondon.com

COMO É A VISITA A MANSION HOUSE

A entrada para o tour é feita pela lateral da mansão. É fácil identificar o local porque há uma placa indicando o horário de início da visita e preço. Uns 10 minutos antes do horário do tour, a guia abriu a porta da mansão para que a fila de visitantes que já se formava fora da Mansion House pudesse entrar. Um a um, fomos pagando em dinheiro e recebendo um adesivo para colar na roupa. É preciso passar pela segurança (detector de metais). É possível deixar os casacos, mochilas e outros itens em um local específico e usar os banheiros antes do tour (os banheiros são lindíssimos!).

Placa em frente à área de entrada do tour

O tour começa em uma bonita sala logo na entrada da casa. Há muitos quadros e obras de arte decorando o local. A guia nos contou que na semana anterior a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, havia estado ali para um evento e, assim como nós, caminhou por aquela sala. Seguimos para um local onde havia estátuas em mármore de vários antigos Lord Mayors. Em seguida, subimos as escadas. Foi daí que o local, realmente, passou a ser encantador.

Sala de entrada da Mansion House

Galeria de bustos

Subindo as escadas

A vista das escadas a partir do piso térreo

ONDE O TOUR REALMENTE COMEÇA…

Chegamos a um grande hall com colunas em estilo romano com detalhes em dourado, lustres maravilhosos e paredes em tom salmão. A guia nos explicava sobre os eventos que o Lord Mayor costuma recepcionar no local e o seu papel. Além disso, ela deu detalhes sobre a decoração e obras de arte da casa.

Estátuas em mármore e rica decoração

O elegante corredor

Detalhe para o lustre de cristal divino

Vista em direção ao Grande Salão

Fomos até uma outra sala de paredes amarelas, com um teto belíssimo branco todo adornado. Nas paredes, diversas pinturas. O ponto alto da visita, no entanto, estava por vir.

Teto belíssimo e mais lustres de cristal

O GRANDE SALÃO PARA RECEPÇÕES DE GALA

A guia nos disse que era nosso dia de sorte porque haveria um grande evento no local naquela noite. Por esse motivo, estávamos prestes a entrar em um grande salão onde seria servido um jantar especial. Todas as mesmas estariam decoradas e com os talheres, porcelanas e cristais postos. Quando entramos, finalmente, no salão, não tivemos como contar um grande “UAU”! Fica difícil descrever a beleza do lugar. Com um pé direito alto, estátuas de mármore, vitrais coloridos, detalhes dourados na arquitetura e decoração deslumbrante, o grande salão é, de fato, a parte mais interessante e surpreendente da visita.

Como não se encantar com esse fantástico salão?

Mesas postas para receber um jantar de gala

Uma das várias estátuas que circundam as paredes do salão

Vitrais coloridos e decoração requintada

ÚLTIMAS SALAS DO TOUR

Nosso passeio foi concluído visitando mais duas salas também usadas para recepções oficiais. Essas salas possuem paredes em tons esverdeados, um mobiliário belíssimo, fina decoração e muitos quadros nas paredes. O grande destaque está na segunda sala e é a pintura “Winter Landscape with Figures on a Frozen Canal” (1650s) do artista Aert van der Neer.

A penúltima sala da visita

Já no finalzinho do tour, uma bela sala adornada com muitas obras de arte

Pintura “Winter Landscape with Figures on a Frozen Canal” (1650s) do artista Aert van der Neer

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar ao local é através da estação Bank do metrô atendida pela Central Line (vermelha), Northern Line (preta), Waterloo & City (verde clara) e com conexão para a estação Monument na Circle Line (amarela) e District Line (verde). Ao sair do metrô, pegue a saída número 8 e você estará exatamente em frente a Mansion House.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Mansion House

  • Endereço: Walbrook, London EC4N 8BH
  • Horários: tours guiados somente às terças-feiras às 14h (1 hora de duração)
  • Entrada: £7 pagamento somente em dinheiro na entrada / não há como agendar com antecedência
  • Observações: chegue com 15 minutos de antecedência para pagar e passar pela segurança / máximo 40 pessoas por tour


Leia mais sobre atrações diferentes em Londres:

Deixe seu comentário