Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney

0
Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney

Conheça Manly Beach, uma deliciosa e descontraída praia localizada a poucos quilômetros do centro de Sydney, na Austrália!

MANLY BEACH

Manly Beach é uma das mais famosas praias ao norte de Sydney, localizada em Manly, um subúrbio de Sydney, no estado de New South Wales. A praia, que fica a cerca de 17 km do centro de Sydney, foi nomeada pelo capitão Arthur Phillip em referência aos aborígenes que viviam lá. Philip escreveu que o comportamento viril dos moradores locais, o fez dar o nome de Manly (Masculino). A região de Mainly é famosa por suas lindas praias. Manly Beach é a maior delas e apresenta um longo trecho de areia no lado do oceano. A praia é seguida por piscinas naturais e outras praias de areia chamadas Fairy Bower e Shelly Beach, que formam a Cabbage Tree Bay Aquatic Reserve.

Panorâmica da Manly Beach
Panorâmica da Manly Beach

Até o início de 2018, Mainly abrigava uma unidade do Sea Life, o Manly Sea Life Sanctuary, um aquário com tubarões, arraias gigantes, tartarugas marinhas, pequenos pinguins e outra vida marinha. No entanto, o aquário foi fechado permanentemente devido à inviabilidade de manutenção do edifício. O aquário mais próximo aberto ao público fica localizado no centro de Sydney. Uma curiosidade é que a área de Mainly abriga o Manly International Jazz Festival, o maior festival de jazz de uma comunidade na Austrália. O evento é realizado durante o feriado prolongado de outubro, com apresentações públicas gratuitas e contínuas desde o meio-dia até ao início da noite.

COMO CHEGAR A MANLY BEACH

Para chegar a Manly Beach partindo do centro de Sydney, a forma mais rápida e prática é através de ferry ( F1 ). Essas balsas de passageiros partem de Circular Quay e levam cerca de 30 minutos para completar o trajeto.

Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
A Ópera de Sydney vista a partir do ferry rumo a Manly
Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
Solzinho iluminando as águas visto de dentro do ferry

O ferry aceita o Opal Card, o cartão de transporte da cidade. Veja informações sobre horários e tarifas neste link. Há também dois serviços de ferry privados, chamados “fast ferries” que levam cerca de 18 minutos entre Sydney e Manly. Aproveite para apreciar as vistas que são lindas! O ferry desembarca no Manly Wharf que fica a uma curta caminhada da praia.

O QUE FAZER EM MANLY BEACH & ARREDORES

Para facilitar a organização do seu roteiro por Manly Beach, colocamos as principais atrações e dicas de restaurantes no mapa interativo abaixo. Nós estivemos em Manly em um final de tarde de maio. Estava ventando um pouco e não conseguimos aproveitar a praia, mas foi uma delícia ficarmos sentados observando aquele mar azul e o sol que deixava tudo em tons dourados. Mesmo que você não tenha muito tempo, assim como nós, vale super a pena deixar pelo menos umas 2, 3 horinhas para conhecer a região, uma das mais simpáticas dos arredores de Sydney.

1. THE CORSO

The Corso é a principal rua de Manly, que vai desde o porto em Manly Wharf até pertinho do oceano em Manly Beach. Ela é a mais famosa rua comercial da região, e é fechada para carros, abrigando um amplo calçadão de pedestres. The Corso conta com a presença de diversos estabelecimentos comerciais como lojas, restaurantes, bares e hotéis. A área comercial se estende por ruas circundantes com mais cafés e restaurantes concentrados ao longo do oceano e margens do porto.

2. STENEY

Steney é a avenida beira-mar, que fica logo em frente à praia de Manly. Há um calçadão gostoso para caminhar e degraus em que se pode se sentar e ficar admirando o mar e o movimento na praia. Esta área é cercada por altos pinheiros, os quais proporcionam um ambiente ainda mais acolhedor aos visitantes. Ao longo esta rua, há uma série de lojinhas voltadas para surfistas, que vendem pranchas, bermudas, biquínis e vários artigos relacionados.

3. A PRAIA DE MANLY

Manly Beach é uma praia super simpática de 1,5 km de extensão e uma vasta faixa de areia. A geografia da praia acaba formando uma piscina oceânica linda e deliciosa para mergulho. Ao norte de Manly fica a região de Queenscliff, uma porção da praia que é famosa entre os surfistas, pois é excelente para pegar uma onda. Aliás, Manly Beach é um dos locais favoritos dos surfistas australianos e muitos deles começaram a sua carreira justamente treinando nesta praia. Ao sul de Manly Beach, há uma trilha (Marine Parade) que leva até a simpática praia de Shelley Beach, que é bastante utilizada para caminhadas, corridas a pé e de bike.

Este slideshow necessita de JavaScript.

4. MALY MUSEUM & ART GALLERY

Fundada em 1930, a Galeria de Arte e Museu de Manly (MAGAM), foi a primeira galeria regional baseada em metrópoles no estado New South Wales e possui uma extensa coleção de cerâmicas australianas e 130 obras do artista italiano Antonio Dattilo Rubbo. A coleção inclui mais de mil aquarelas, gravuras, gravuras, desenhos e pinturas. Mais de 1.300 itens de moda praia são mantidos na coleção representando mudanças na tecnologia de tecidos, moda e atitudes sociais. Ao todo, o acervo permanente contém mais de 6 mil objetos, incluindo pinturas, trabalhos em papel, objetos de cerâmica, além de documentos e fotografias.

  • Endereço: 1 West Esplanade & Commonwealth Parade, Manly NSW 2095, Austrália
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
Manly Museum & Art Gallery. Foto:divulgação 

5. SHELLY BEACH

Como citamos anteriormente, Shelly Beach é uma praia anexa a Manly Beach, mas muito menor em extensão, com apenas 100 metros de comprimento. Ela é protegida das ondas do oceano pelo recife que fica do lado direito da praia. Além disso, Shelly Beach é uma reserva marinha protegida, uma vez que faz parte da Cabbage Tree Bay, uma reserva aquática que visa proteger a vida marinha e conta com mais de 160 espécies de peixes. As atividades recreativas na área incluem natação, mergulho com snorkel, mergulho com cilindro, fotografia subaquática e passeios de barco. Pescar ou coletar qualquer vida marinha não é permitido. As instalações incluem 2 churrasqueiras elétricas gratuitas, chuveiros, toaletes e um quiosque que vende refeições, bebidas e café. Há um restaurante na praia chamado The Boathouse.

Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
Shelly Beach. Foto: divulgação

MAIS DISTANTE: NORTH HEAD SANCTUARY

Para quem tiver mais tempo, um pouco mais distante de Mainly Beach fica o North Head Sanctuary, um promontório de arenito localizado a sudeste do subúrbio de Manly que faz parte do Sydney Harbour National Park. Lá fica localizada uma antiga estação de quarentena, utilizada entre 1800 até a década de 1980, com o objetivo de minimizar a disseminação de doenças transmissíveis, como cólera, varíola e coqueluche, entre outras. É possível fazer uma visita guiada ao North Fort, uma base militar importante da Segunda Guerra Mundial, além de admirar as lindas vistas do local fazendo uma gostosa caminhada. Veja todas as informações sobre tours neste link.

TOURS E EXCURSÕES EM MANLY E ARREDORES

Para quem está interessado em passeios gostosos em Manly em região, há uma série de sugestões interessantes oferecidas, incluindo passeios de bicicleta, de barco, de ônibus, para curtir o melhor de Sydney e de suas praias. Confira algumas das opções.

ONDE COMER EM MANLY BEACH

Para a hora da fome, separamos algumas dicas saborosas para aproveitar a gastronomia de Manly Beach. Há opções interessantes para todos os gostos e bolsos.

ONDE SE HOSPEDAR EM MANLY BEACH

Caso você pretenda se hospedar na região de Manly Beach porque quer aproveitar o clima descontraído de praia da área, confira algumas dicas de hospedagens interessantes e bem localizadas.

Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney
Novotel Sydney Manly Pacific. Foto: divulgação

Guarde estas dicas no Pinterest!

Manly Beach: uma das melhores praias de Sydney - Viajonários


Leia mais sobre a Austrália:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui