Inglaterra: O que fazer em Manchester – Roteiro de 1, 2 ou 3 dias

18
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias

Que tal conhecer Manchester, uma das cidades inglesas mais famosas? Para quem acha que seu passado industrial deixou Manchester sem graça para o turismo, está muito enganado. Estive duas vezes em Manchester e confesso que ainda tenho muito o que conhecer na cidade. Neste post, você vai encontrar um roteiro básico até 3 dias na cidade, dependendo da sua disposição e tempo.

ÍNDICE: CONFIRA O QUE ENCONTRAR NESTE POST

MANCHESTER: A 1ª CIDADE INDUSTRIALIZADA

Com quase 550 mil habitantes, Manchester é uma daquelas cidades que vale a pena incluir no roteiro pela Inglaterra. A zona metropolitana de Manchester é a segunda maior do Reino Unido (mais de 2,55 milhões de habitantes). Além disso, ela é a terceira cidade mais visitada do país, atrás de Londres e Edimburgo. A cidade teve início como um assentamento romano em 79 d.C. com o nome em latim de  Mancunium. No entanto,  Manchester começou a se expandir de maneira surpreendente somente na virada do século XIX. Foi somente em 1853 que ganhou o status de cidade. O crescimento não organizado ocorreu devido à implantação de inúmeras fábricas de produtos têxteis durante a Revolução Industrial. É por este motivo que Manchester é considera a primeira cidade industrializada do mundo.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Ruela no centro de Manchester
DESINDUSTRIALIZAÇÃO

No entanto, a cidade sofreu com as consequências do final da Segunda Guerra Mundial com uma desindustrialização generalizada. O processamento e comércio do algodão caíram drasticamente e a Bolsa de Valores da cidade fechou em 1968. Em 1982, o porto de Manchester, que chegou a ser o terceiro do Reino Unido, fechou devido ao declínio do comércio. A indústria pesada sofreu uma desaceleração da década de 1960 e foi bastante reduzida por conta de políticas econômicas seguidas pelo governo de Margaret Thatcher depois de 1979.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Antigo edifício da Corn Exchange
ATAQUES E REGENERAÇÃO

Somado a isso, Manchester ainda teve que lidar com um histórico de ataques atribuídos aos republicanos irlandeses. Em 1996, o Exército Republicano Irlandês (IRA) detonou uma grande bomba ao lado de uma loja de departamentos no centro da cidade, que feriu mais de 200 pessoas. Após este episódio, o centro de Manchester passou por um intenso processo de regeneração e grandes edifícios antigos foram reformados e reabriram como centros de compras e entretenimento para a população. As antigas fábricas foram convertidas em apartamentos modernos e novos edifícios residenciais foram construídos.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
A mistura do antigo e do novo no centro da cidade

MANCHESTER E O FUTEBOL 

O futebol foi inventado na Inglaterra e é inegável que a cidade de Manchester “respira” o esporte. Ela abriga dois clubes da Premier League, a principal liga do futebol inglês: Manchester United e Manchester City. Entre as competições organizadas na cidade estão a Copa do Mundo da FIFA (1966), o Campeonato Europeu de Futebol (1996), partidas nos Jogos Olímpicos (2012), a final da UEFA Champions League (2003), a final da Taça UEFA (2008), quatro finais da FA Cup (1893, 1911, 1915, 1970) e três finais da League Cup (1977, 1978, 1984). Além disso, em Manchester está instalado o Museu Nacional do Futebol.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Placa de Pelé, na entrada do Museu Nacional do Futebol

O QUE FAZER EM MANCHESTER

No mapa interativo abaixo, estão algumas das sugestões de lugares para conhecer na cidade. Separei as atrações em 3 dias de acordo com a proximidade entre elas. Claro que tudo depende do seu perfil de viajante, se gosta mais ou menos de museus, se quer priorizar os lugares ligados à esporte ou não se importa com isso, etc. O roteiro é somente uma sugestão para que você possa se organizar para criar o seu cronograma na cidade. Além de atrações, há também dicas de lugares para comer/beber em Manchester.


DIA 1: CENTRO DE MANCHESTER

1. MEMORIAL ALAN TURING

Para quem chega a Manchester de trem (veja todas as instruções no final do post), a primeira parada do tour pela cidade é o Memorial Alan Turing, localizado dentro da praça Sackville. Alan Turing é considerado o “pai da Ciência da Computação”, já que durante a Segunda Guerra Mundial, ele construiu um mecanismo para quebrar os códigos secretos nazistas, mudando o rumo da guerra (Leia mais em: Inglaterra: Decifrando códigos da 2ª Guerra em Bletchley Park).

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Memorial Alan Turing

O memorial, em que Turing está sentado segurando uma maçã, foi instalado em 2001. Feito de bronze fundido, no memorial consta a seguinte mensagem: “Alan Mathison Turing 1912-1954”, junto à frase “Fundador da Ciência da Computação”, como apareceria se fosse codificado pela máquina “Enigma”, a mesma que ele “quebrou” o código durante a guerra. Aos pés da estátua, uma placa informa: “Pai da informática, matemático, lógico, decifrador de código de guerra, vítima de preconceito”. Turing cometeu suicídio após ter sido condenado à prisão por indecência, pelo fato de ser homossexual. A história do matemático é contada no premiado filme “O Jogo da Imitação” (2014).

  • Endereço: Sackville Park, Fairfield St, Manchester M1 3HB, Inglaterra

2. CHINATOWN DE MANCHESTER

A Chinatown de Manchester é a segunda maior Chinatown do Reino Unido e a terceira maior da Europa. Um dos grandes destaques é o arco decorado que foi concluído em 1987 (localização: 46 Faulkner St). Até os anos 1950, havia poucos habitantes de origem asiática na cidade. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, houve uma grave escassez de mão-de-obra e, em resposta, o governo aprovou o National National Act de 1948, que permitiu um acesso mais fácil ao país.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Arco decorado em Chinatown

Por conta disso, muitos restaurantes chineses surgiram logo após o boom da imigração. Na década de 1970, outras empresas chinesas começaram a surgir, como lojas de medicamentos, supermercados chineses, bem como serviços financeiros e jurídicos, todos servindo os funcionários do crescente número de restaurantes chineses na área. Atualmente, a área contém muitos restaurantes, lojas, padarias e supermercados chineses, tailandeses, japoneses, nepaleses, vietnamitas, malaios.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Gracioso jardim em Chinatown

3. MANCHESTER ART GALLERY

As instalações iniciais da Galeria de Arte de Manchester foram construídas em 1823. Atualmente, a coleção ocupa três edifícios conectados que foram amplamente reformados em 2002. A decoração do átrio central é belíssima! A galeria abriga muitos trabalhos de importância local e internacional e tem uma coleção de mais de 25 mil objetos, entre eles: mais de 2 mil pinturas a óleo, 3 mil aquarelas e desenhos, 250 esculturas, 90 miniaturas de mais de 1 mil impressões, e cerca de 13 mil objetos decorativos incluindo cerâmica, vidro, talheres, móveis, trabalhos em metal, armaduras, papéis de parede e casas de bonecas. O objeto mais antigo é um jarro egípcio  de 1100 a.C.. Além disso, todos os anos a galeria abriga exposições periódicas de temas variados.

  • Endereço: Mosley Street, Manchester M2 3JL, Inglaterra
  • Horários: de sexta a quarta de 10h às 17h / quinta de 10h às 21h
  • Entrada: gratuita

4. PREFEITURA DE MANCHESTER

A prefeitura de Manchester fica localizada na Albert Square, uma ampla praça no centro da cidade. Inaugurado em 1877, o edifício que abriga a prefeitura é uma verdadeira joia arquitetônica nos estilos vitoriano e neogótico. O prédio contém escritórios e grandes salas cerimoniais, como o Grande Salão, que está decorado com os impressionantes murais de Ford Madox Brown, que ilustram a história da cidade. A entrada e o Salão de Escultura contêm bustos e estátuas de figuras influentes, incluindo Dalton, Joule e Barbirolli. O exterior é dominado pela torre do relógio que possui 85 metros de altura e abriga o Great Abel, o sino do relógio. Semanalmente, é possível fazer tours guiados pela prefeitura.

  • Endereço: Albert Square, Manchester M60 2LA, Inglaterra
  • Tours:
    • Horários: somente aos domingos às 9h30, 11h, 13h, 14h30 – veja mais informações neste link
    • Preço: £3.25
    • Observação: é preciso comprar os ingressos antecipadamente porque eles se esgotam com muita rapidez, semanas antes – veja mais informações neste link
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
A fachada imponente da prefeitura de Manchester

5. JOHN RYLANDS LIBRARY

A biblioteca John Rylands fica localizada em um belo edifício de estilo neogótico tardio, que foi construído entre 1890 e 1899. A biblioteca abriu ao público em 1900, e foi fundada por Enriqueta Augustina Rylands em memória de seu marido, John Rylands. Em 1972, ela se fundiu com a e a biblioteca da Universidade de Manchester. A biblioteca abriga uma das coleções mais ricas e únicas do mundo, contando com livros, mapas, obras de arte e objetos.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Biblioteca John Rylands. Foto: site oficial

O acervo inclui manuscritos iluminados medievais e exemplos de impressão européia precoce, incluindo uma Bíblia de Gutenberg, a segunda maior coleção de impressão de William Caxton e a extensa coleção das edições da Aldine Press de Veneza. O papiro P52 talvez seja o primeiro texto existente no Novo Testamento. Entre outras joias da biblioteca estão papéis pessoais e cartas de figuras notáveis. Entre os destaques do edifício estão: a histórica sala de leitura; a Crawford Room (com 6 mil livros escritos à mão); a Spencer Room (com livros comprados dos Spencer, a família da princesa Diana); e a Rylands Gallery (com uma coleção de 1,4 milhão de itens).

  • Endereço: 150 Deansgate, Manchester M3 3EH, Inglaterra
  • Horários: domingo e segunda de 12h às 17h / de terça a sábado de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Incrível acervo da Biblioteca John Rylands. Foto: site oficial

6. PEOPLE’S HISTORY MUSEUM

O Museu da História do Povo (anteriormente chamado de Museu Nacional de História do Trabalho) é o centro nacional para a coleta, conservação, interpretação e estudo de material relacionado à história dos trabalhadores do país. Ele está localizado em uma estação de bombeamento hidráulico. O museu conta a história da democracia na Grã-Bretanha e a vida das pessoas em casa, no trabalho e durante suas horas lazer nos últimos 200 anos. A coleção contém material impresso, objetos físicos e fotografias. Alguns dos tópicos abordados incluem o radicalismo popular, o massacre de Peterloo, o sindicalismo do século XIX, o movimento de sufrágio das mulheres, os trabalhadores portuários, o movimento cooperativo, as eleições gerais de 1945 e, claro, episódios envolvendo o futebol.

  • Endereço: Left Bank, Spinningfields, Manchester M3 3ER, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h (na 2ª quinta-feira de cada mês de 10h às 20h)
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada do People’s History Museum. Foto: divulgação

7. SHAMBLES SQUARE

Criada em 1999, essa praça é um dos lugares mais charmosos de Manchester. No passado, um dos destaques era o The Old Wellington, um edifício construído em 1552, ao lado da Praça do Mercado. Em 1554, o prédio foi comprado pela família Byrom e tornou-se residência e loja da família. O escritor John Byrom nasceu lá em 1692. No entanto, uma grande área comercial da praça acabou sendo demolida para abrigar a construção do imenso Arndale Shopping Center. Em 1998, consegui-se um grande financiamento para reconstruir a praça a 300 metros do local original. Inclusive o Old Wellington Inn foi reconstruído e, atualmente, abriga um pub/restaurante.

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
A graciosa Shambles Square

8. CATEDRAL DE MANCHESTER

Construída em estilo gótico entre 1421 e 1882, a Catedral de Manchester é formalmente conhecia como Igreja de Santa Maria, São Dênis e São Jorge. Acredita-se que no local, originalmente, havia uma igreja saxão datada de 700 d.C. e que foi destruída por invasores dinamarqueses no ano 923. A atual catedral é construída de dois tipos de pedra e possui uma torre de mais de 40 metros de altura. Além disso, ela possui 30 misericórdias (pequena estante de madeira na parte de baixo do assento do coro) esculpidas em madeira, que consideradas uma das mais belas da Europa. Os vitrais originais foram destruídos em 1940, durante um bombardeio na Segunda Guerra Mundial e novos foram sendo instalados nas décadas seguintes. Os 10 sinos da torre da catedral datam de 1925 e o maior deles pesa cerca de 1,3 tonelada.

  • Endereço: Victoria St, Manchester M3 1SX, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 9h às 17h
  • Entrada: gratuita

9. MUSEU NACIONAL DO FUTEBOL

O Museu Nacional do Futebol em Manchester tem como objetivo expor e preservar importantes coleções de artigos relacionados ao futebol. A coleção conta com mais de 2,5 mil itens, incluindo chuteiras, bolas, pinturas, cartões postais e cerâmicas (incluindo a prestigiosa coleção da FIFA). Exposições temporárias que se renovam com frequência também fazem parte da visita ao museu.

  • Endereço: Urbis Building, Cathedral Gardens, Todd St, Manchester M4 3BG
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita / tours £3.50
  • Tours: tours guiados de segunda a sexta às 10h30, 11h30, 12h30, 1h30, 2h30 e 3h30 / sábados e domingos às 11h e 15h

Leia mais: Inglaterra: Museu Nacional do Futebol em Manchester

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Entrada do Museu Nacional do Futebol em Manchester

DIA 2: MANCHESTER UNITED E CASTLEFIELD

10. TOUR GUIADO E MUSEU DO MANCHESTER UNITED

Comece o dia aprendendo um pouco mais sobre o Manchester United, um dos times mais tradicionais da Inglaterra. Felizmente, o clube disponibiliza tours guiados pelo estádio para conhecer vários pontos das arquibancadas, sala de imprensa, vestiários e outras dependências. Além disso, o ticket inclui uma visita ao museu oficial do clube, que conta com muitos troféus, camisas históricas e homenagens às grandes conquistas.

  • Endereço: Sir Matt Busby Way, Stretford, Manchester M16 0RA
  • Tours: diariamente entre 9h40 e 16h30 (15h30 aos domingos) – confira os horários neste link / £18 (inclui tour guiado e visita ao museu) / compre tickets online neste link
  • Museu: aberto diariamente de segunda a sábado de 9h30 às 17h e de 10h às 16h no domingo

Leia mais: Futebol: Museu e Tour no estádio do Manchester United

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Estádio do Manchester United, o Old Trafford

11. IMPERIAL WAR MUSEUM NORTH

Aproveite sua ida à região de Old Trafford para conhecer um incrível museu com temática de guerra. O Imperial War Museum North (IWM North) é um dos 5 museus que faz parte de um complexo de museus de guerra e incluem o Imperial War Museum, o Churchill War Rooms, o navio HMS Belfast, todos localizados em Londres, e o IWM Duxford, na cidade de Duxford. Instalado desde 2002 em um belíssimo e moderno edifício, o IWM North explora o impacto dos conflitos modernos sobre a sociedade. O local em ele está foi um centro industrial importante durante a Segunda Guerra Mundial, que foi bombardeado fortantemente em 1940. O museu apresenta uma exposição permanente de displays cronológicos e temáticos, apoiados por apresentações audiovisuais horárias que são projetadas em todo o espaço da galeria. O museu também possui um programa de exposições temporárias em uma galeria separada.

  • Endereço: The Quays, Trafford Wharf Road, Manchester M17 1TZ, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 16h30
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
A arquitetura belíssima do IWM North. Foto: divulgação

12. CASTLEFIELD

Desde 1980, Castlefield é uma grande área de conservação, onde estão as ruínas dos primórdios de Manchester, quando ela era chamada pelos romanos de Mancunium. Ela é delimitada pelo Rio Irwell, a Quay Street, Deansgate e Chester Road. Por volta de 79 d.C., por questões estratégicas, esta área foi escolhida para a construção de um forte romano. O forte original de madeira foi reconstruído e ampliado, e mais tarde, reconstruído em pedra. Uma aldeia (chamada “Vicus”) cresceu na área próxima ao forte, com o objetivo de abastecer as necessidades dos soldados. No entanto, depois depois que os romanos partiram (por volta do ano 410 d.C.) a área entrou em declínio e foi abandonada. Há diversos pontos em que é possível observar ruínas e aprender mais sobre a história do lugar através de painéis informativos.

13. MUSEU DA CIÊNCIA E INDÚSTRIA

O Museum of Science and Industry é um museu dedicado ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e indústria, com ênfase nas conquistas da cidade nestas áreas. Ele ocupa diversos galpões e conta com grandes exibições sobre os seguintes temas: Transporte automóveis, aeronaves, locomotivas ferroviárias e material circulante); Energia (água, eletricidade, vapor e motores a gás), Esgoto e Saneamento de Manchester, Têxteis, Comunicações e Computação. Eu, particularmente, amei a exposição dos têxteis, com maquinários antigos originais. Cheguei bem na hora em que uma exibição de funcionamento das máquinas começava e adorei! O funcionário do museu explicou todo o processo de produção de tecidos, desde a colheita do algodão e todas as etapas do processamento e confecção, além de dilemas enfrentados por uma sociedade industrial que não tinha leis trabalhistas. As máquinas são barulhentas e antigas, mas ainda funcionam muito bem!

  • Endereço: Liverpool Rd, Manchester M3 4FP, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita

DIA 3: MANCHESTER CITY E MUSEUS

14. TOUR NO ESTÁDIO DO MANCHESTER CITY

Para quem gosta de futebol, comece o dia visitando o estádio do Manchester City. Fundado em 1880, o Manchester City é um dos times mais importantes do futebol inglês na atualidade. Seu estádio, o Etihad Stadium, tem capacidade para 55 mil assentos e é o quarto maior estádio de futebol entre os times da Premier League. Para os fãs do Manchester City, não dá para deixar de fora do roteiro uma visita ao local. O clube disponibiliza diversos tipos de tours, sendo o mais comum, à visita ao estádio e à academia de futebol.

  • Endereço: Ashton New Rd, Manchester M11 3FF, Inglaterra
  • Horários: entre 10h e 16h, saídas a cada meia hora
  • Entrada: £17.50 – compre online neste link
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Gramado do estádio do Manchester City

15. MUSEU DE MANCHESTER

Fundado em 1867 e localizado em um prédio com arquitetura neo-gótica, o Museu de Manchester faz parte da Universidade de Machester. Ele possui coleções variadas sobre arqueologia, antropologia e história natural. O acervo é riquíssimo e conta com cerca de 4,5 milhões de itens de todos os continentes do planeta, sendo o maior museu de uma universidade do Reino Unido. Em 1997, o museu passou por uma grande reforma e reabriu somente em 2003. Após essa reforma, foram agregadas as interessantes Galeria dos Fósseis e as Galerias das Culturas Vivas. Com certeza, é uma atração que agrada a todas as idades.

  • Endereço: The University Of Manchester, Oxford Rd, Manchester M13 9PL, Inglaterra
  • Horários: diariamente de 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Corredores do Manchester Museum. Foto: divulgação

16. THE PANKHURST CENTRE

Neste endereço ficava a casa de Emmeline Pankhurst. Em 1903, foi nesta residência que ocorreu a primeira reunião das Suffragettes (organização de mulheres no Reino Unido que defendiam a ampliação do direito de votar nas eleições públicas para as mulheres). Em 1908, a sede da organização foi transferida para Londres para estar no centro da crescente campanha. Em 1979, esta casa estava em ruínas e havia o projeto de sua demolição. No entanto, o protesto de diversos grupos de mulheres fez com que a casa fosse preservada. Em 1984, teve início um grande trabalho de restauração. O Centro Pankhurst foi aberto em 11 de outubro de 1987, dia do aniversário da primeira reunião das Sufragastes em 1903. O Centro Pankhurst procura mostrar a permanente da luta das mulheres para se tornar cidadãs completas e com direitos iguais em memória das muitas mulheres que participaram da luta.

  • Endereço: 60-62 Nelson St, Manchester M13 9WP, Inglaterra
  • Horários: quinta de 10h às 16h e 2º e 4º domingo de cada mês de 13h às 16h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada do Pankhurst Centre. Foto: divulgação

17. WHITWORTH ART GALLERY

Fundada em 1889, a Whitworth Art Gallery é uma galeria de arte localizada na Universidade de Manchester. Ela possui uma coleção de cerca de 55 mil itens. Em 2015, a galeria reabriu depois de uma ampla reforma em que dobrou o espaço para suas exibições.  A Whitworth possui coleções notáveis de aquarelas, esculturas, papéis de parede e têxteis. A galeria se concentra em artistas modernos e as coleções de arte incluem obras de Henry Moore, Barbara Hepworth, Ford Madox Brown, Eduardo Paolozzi, Francis Bacon, William Blake, David Hockney, LS Lowry, Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Pablo Picasso e uma bela coleção de obras da JMW Turner. Uma de suas obras mais famosas é a escultura de mármore Gênesis (1929-31) de Sir Jacob Epstein.

  • Endereço: University of Manchester, Oxford Rd, Manchester M15 6ER, Inglaterra
  • Horários: de sexta a quarta de 10h às 17h / quinta de 10h às 21h
  • Entrada: gratuita
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Whitworth Art Gallery. Foto: divulgação

18. VICTORIA BATHS

Aberto em 1906, Victoria Baths é um antigo espaço para banhos públicos que era descrito como o “palácio da água. Durante 86 anos, o empreendimento forneceu instalações para banhos de piscina, banho turco e sauna. Durante o inverno, a piscina principal era fechada para realizar bailes. A fachada tem tijolos multicoloridos e decoração em terracota e os espaços públicos interiores são revestidos de azulejos do chão ao teto e a maioria das janelas possui vitrais decorativos. O complexo foi fechado em 1993 e o prédio ficou abandonado. Em 2007, um grande projeto de dois anos  de restauração foi iniciado. Depois da reforma, os Baths foram usados para diversos fins: local de filmagem, concertos, e centro de exposições. É possível visitar o local através de tours guiados e visitas abertas em dias específicos.

  • Endereço: Hathersage Rd, Manchester M13 0FE, Inglaterra
  • Horários: confirme as datas neste link
    • Tours: quartas-feiras entre abril e outubro às 14h; tours em grupos podem ser solicitados para qualquer dia da semana (segunda a sexta) entre abril e outubro
    • Visitas abertas: 2º domingo de cada mês entre abril e novembro
  • Entrada: £4 (visitas abertas aos domingos) / £6 (tours guiados às quartas-feiras)

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Visão da piscina central do Victoria Baths. Foto: divulgação

TEM MAIS TEMPO? TRAFFORD CENTRE

Uma dica para quem tem mais tempo na cidade, está de carro e quer curtir outras atrações, é conhecer o The Trafford Centre. Além de ser um grande complexo de compras, entretenimento e gastronomia, o local conta com algumas atrações interessantes, principalmente para crianças:

  • Endereço: The Trafford Centre, Trafford Blvd, Stretford, Manchester M17 8AA, UK
  • Horários: de segunda a sexta de 10h às 22h / sábado de 10h às 21h / domingo de 12h às 18h

TOURS E EXCURSÕES BACANAS EM MANCHESTER

GASTRONOMIA
FUTEBOL
FORA DE MANCHESTER

ONDE COMER/BEBER EM MANCHESTER

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Fachada do The Printworks

REDES DE RESTAURANTES


EXPERIÊNCIAS

ONDE COMPRAR EM MANCHESTER

  • Manchester Arndale: este é o maior centro de compras do centro de uma cidade no Reino Unido, possuindo diversas lojas de roupas, eletrônicos, artigos para casa e, claro, praça de alimentação
  • Afflecks: complexo de lojas de departamento, moda de rua, moda vintage e diversas lojas de novos estilistas
  • Barton Arcade: complexo de lojas e restaurantes em um edifício de arquitetura belíssima
Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Manchester Arndale Shopping Centre

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Barton Arcade

ONDE SE HOSPEDAR EM MANCHESTER

Para aproveitar melhor Manchester, a melhor a opção é se hospedar na cidade. Confira essa seleção de hotéis super bem localizados no centro da cidade:

5 ESTRELAS

RESERVE AGORA seu hotel e economize até 50%. Leitores do Viajonários estão com um SUPER DESCONTO! E o melhor, com CANCELAMENTO GRÁTIS*!



Booking.com

*confira os hotéis com cancelamento grátis no site

4 ESTRELAS

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias
Um dos quartos do Crowne Plaza Manchester City Centre. Foto: divulgação


3 ESTRELAS

COMO CHEGAR A MANCHESTER

Quem está em Londres e quer aproveitar para conhecer Manchester, nada melhor do que o trem! A companhia Virgin Trains disponibiliza trens rapidíssimos e confortáveis! Os trens saem da estação London Euston e vão até a Manchester Piccadily, completando o trajeto de mais de 320 km de distância em apenas 2 horas! Minha super dica é: compre com bastante antecedência porque os preços são bem salgados se as passagens são compradas na mesma semana da viagem. Para comprar bilhete do trem,  recomendo o site TrainLine. Veja todas as informações sobre como utilizar trens na Inglaterra no post: Dicas para viajar de trem pela Inglaterra.

Guarde estas dicas no Pinterest!

Inglaterra: O que fazer em Manchester - Roteiro de 2 ou 3 dias - Viajonários


Confira outros roteiros de cidades importantes na Inglaterra:

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> TRANSFER DE TÁXI DE/PARA AEROPORTOS: Faça sua reserva com antecedência pelo Taxi2Airport e não fique esperando quando chegar em diversos aeroportos pelo mundo!

=> TREM NA EUROPA: Os melhores preços estão no site da Trainline, uma empresa que reúne tickets de várias companhias de trem do mundo!

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

18 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui