Mais curiosidades sobre o estado da Califórnia

0

O primeiro post que escrevemos sobre Curiosidades sobre o estado da Califórnia fez tanto sucesso que se tornou um dos posts mais lidos do blog. Por este motivo, achamos que seria bacana dar continuidade ao tema, já que o estado da Califórnia é tão recheado de coisas interessantes, e decidimos escrever este post com mais curiosidades sobre o estado da Califórnia. Temos certeza de que você irá se surpreender com algumas coisas que listamos aqui!

MAIS CURIOSIDADES SOBRE O ESTADO DA CALIFÓRNIA

1. Sabe o que a calça jeans tem a ver com a Califórnia? Ela foi patenteada pelo alemão-americano Levi Strauss em 1873, criando a empresa Levi’s cuja sede é na cidade de San Francisco. Inicialmente, as calças eram utilizadas por mineradores por ser fabricadas com um tecido bastante resiste, mas acabaram se tornando mundialmente famosas.

2. Você sabia que o biscoito da sorte chinês não foi inventado na China, mas sim na Califórnia? Existem controvérsias sobre se o primeiro local a produzi-lo foi Los Angeles ou San Francisco e neste post demos a dica de visitar uma fábrica do biscoito em San Francisco.

No bairro de Chinatown, local em que fica a fábrica de biscoitos da sorte, em San Francisco
No bairro de Chinatown, local em que fica a fábrica de biscoitos da sorte, em San Francisco

3. A mundialmente famosa rede de fast food McDonalds foi fundada em 1940, em San Bernardino, cidade próxima a Los Angeles.

4. Com a finalidade de auxiliar os viajantes a descansarem durante a travessia do país, em 1925, foi criado o primeiro motel da história na cidade de San Luis Obispo, na costa da Califórnia. Na época, o carro estava se popularizando e o oeste americano estava sendo cada vez mais povoado. A palavra motel vem da junção de MOTOR + HOTEL = MOTEL, que nada mais são do que hotéis de beira de estrada, que só eram acessados pelas estradas através de veículos motorizados, com finalidade completamente diferente do que conhecemos no Brasil.

5. A Califórnia é o estado americano com mais times esportivos em ligas profissionais. São 19 times, sendo: 5 de basquete, 5 de baseball, 3 de hóquei no gelo, 3 de futebol americano e 3 de futebol.

Assistindo a uma partida da NBA dos Los Angeles Lakers, em Los Angeles
Assistindo a uma partida da NBA dos Los Angeles Lakers, em Los Angeles

6. A região em que hoje se localiza a cidade de San Diego, ao sul do estado, foi descoberta em 1542 por um navegador português. Mas não foi Pedro Álvares Cabral, mas Juan Rodríguez Cabrillo, que foi financiado pela Coroa Espanhola.

7. Sabe quais são as línguas mais faladas no estado da Califórnia? 57,4% das pessoas falam inglês, 28,5% espanhol, 2,8% chinês, 2,2% filipino e 1,4% se comunicam em vietnamita.

8. O ator austríaco Arnold Schwarzenegger, famoso por filmes como o Exterminador do Futuro, foi governador do estado da Califórnia entre os anos 2003 e 2011.

9. Se você acha que Schwarzenegger foi o único ator a se tornar político no estado, não conhece a história do consagrado ator, diretor e produtor Clint Eastwood que foi prefeito da cidade de Carmel-by-the-Sea (tem post sobre a cidade aqui), no litoral da Califórnia, durante os anos de 1986 a 1988.

Belíssima praia em Carmel, cidade cujo prefeito foi Clint Eastwood
Belíssima praia em Carmel, cidade cujo prefeito foi Clint Eastwood

10. O Lake Tahoe, localizado na fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada, é considerado o maior lago alpino da América do Norte, com uma área de 582,4 km².

Lake Tahoe, o maior lago alpino da América do Norte
Lake Tahoe, o maior lago alpino da América do Norte

11. A Rota 66, uma das estradas mais icônicas dos Estados Unidos, termina no píer de Santa Monica, pertinho de Los Angeles (tem post sobre o local aqui).

Placa indicando o fim da Rota 66, no píer de Santa Monica
Placa indicando o fim da Rota 66, no píer de Santa Monica

12. Desde 1979, um presidente dos EUA em exercício não visitava uma universidade americana. E, no início de 2015, Obama visitou a Universidade de Stanford para discutir cybersecurity e proteção ao consumidor.

Foto da Universidade de Stanford, nosso lar durante o primeiro ano morando nos EUA
Universidade de Stanford, nosso lar durante o primeiro ano morando nos EUA

13. Dá para acreditar que em 2013 houve uma iniciativa para dividir a Califórnia em 6 estados diferentes?! Como a proposta não recebeu um número suficiente de assinaturas para se fazer um plebiscito em 2016, ela acabou sendo engavetada. Os 6 estados se chamariam: Jefferson, North California, Silicon Valley, Central California, West California, e South California.

six-californias

14. A ilha de Alcatraz, que antigamente era um presídio de segurança máxima e abrigou presos como o famoso mafioso Al Capone, pertence a cidade de San Francisco e atualmente é um local aberto para visitação. Temos todas as informações de como visitar o local neste post.

10155643_889733667707157_1287007726_n
Ilha de Alcatraz, na cidade de San Francisco

15. Lembram do tetracampeonato brasileiro de futebol em 1994? A final da Copa contra a seleção da Itália nos pênaltis foi realizada no estádio Rose Bowl, em Pasadena, pertinho de Los Angeles. O jogo Brasil x Estados Unidos pelas quartas-de-final foi disputado na estádio localizado dentro da Universidade de Stanford.

Estádio na Universidade de Stanford
Estádio na Universidade de Stanford

16. E tem curiosidade sobre o estado da Califórnia que não é tão legal assim: Los Angeles, a maior cidade do estado, tem a pior qualidade do ar dos Estados Unidos.

17. Um dos discursos mais famosos da atualidade foi de Steve Jobs na formatura da Universidade de Stanford em 2005. O discurso contém muitas informações interessantes da vida deste gênio da informática, além de muitas mensagens emocionantes. Para quem não viu, ou gostaria de rever, segue o link legendado.

18. O primeiro museu de surf do mundo está localizado na cidade de Santa Cruz e abriu suas portas no ano de 1986. Para quem tiver curiosidade sobre o assunto, pode ver mais informações neste post.

Em frente ao Primeiro Museu do Surf do Mundo, em Santa Cruz
Em frente ao Primeiro Museu do Surf do Mundo, em Santa Cruz

19. A Califórnia faz divisa com o Oceano Pacífico a oeste e tem uma costa com 1.352 km de comprimento.

20. Embora seja um estado famoso pelas presença das maiores empresas de tecnologia do mundo e da indústria do cinema, a Califórnia também é o estado líder na produção de produtos agropecuários.

21. A Califórnia é um dos estados mais liberais dos Estados Unidos.

22. É o estado mais caro dos EUA para se alugar um apartamento. Das 10 cidades mais caras do país no setor imobiliário, 5 estão na Califórnia (San Francisco, Los Angeles, San Jose, Oakland e San Diego). A cidade de San Francisco é a mais cara dos EUA, ultrapassando inclusive Nova York.

Painted Ladies, as famosas casinhas em estilo vitoriano na cidade de San Francisco, a cidade mais cara para se alugar um apartamento nos EUA
Painted Ladies, as famosas casinhas em estilo vitoriano na cidade de San Francisco, a cidade mais cara para se alugar um apartamento nos EUA

23. Uma outra curiosidade sobre o estado da Califórnia é que a melhor universidade pública dos Estados Unidos fica na Califórnia, e é a Universidade da Califórnia em Berkeley, pertinho de San Francisco. O segundo lugar também pertence ao estado, é a Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Deixe seu comentário