Los Angeles: O imperdível Museu Getty Center

O Getty Center é um complexo cultural localizado em Los Angeles com uma beleza indescritível. Além de ter lindas exposições de arte em suas galerias, o Getty Center por si só é uma obra de arte, com uma arquitetura impressionante e jardins de tirar o fôlego. É um lugar imperdível que precisa estar no seu roteiro de viagem para Los Angeles!

MUSEUS GETTY: GETTY CENTER & GETTY VILLA

O Museu J. Paul Getty, comumente referido como The Getty, é um museu de arte na Califórnia alojado em dois campi: o Getty Center e Getty Villa. O Getty Center fica no bairro de Brentwood de Los Angeles e é o museu principal. A coleção apresenta arte ocidental desde a Idade Média até os dias de hoje. O Getty Center recebe anualmente cerca de 1,3 milhão de visitantes, sendo um dos museus mais visitados nos Estados Unidos. O segundo museu, o Getty Villa, fica no bairro de Pacific Palisades, quase no litoral e bem pertinho de Malibu, e exibe exposições de arte da Grécia antiga, Roma e Etruria.

Leia sobre nossa visita ao Getty Villa no post: Litoral da Califórnia: Museu Getty Villa.

O incrível espelho d’água nos jardins do Getty Villa

O GETTY CENTER

O Getty Center é um museu de arte fundado em 1954 por J. Paul Getty, um industrial americano, sendo expandido nos anos 1970. Apenas em 1997 ele foi transferido para o espaçoso local que se encontra hoje, em cima de uma colina de 270 metros de altura, na região das Montanhas de Santa Monica, que proporciona uma linda vista da cidade de Los Angeles e até mesmo do Oceano Pacífico. Somente o terreno, de 45 hectares, custou US$ 25 milhões. Estima-se que a construção do complexo custou algo em torno de US$ 1.3 bilhão!

E como fazer para chegar ao alto de uma montanha de 270 metros de altura? O Getty Center possui um estacionamento embaixo da colina e é preciso pegar um tram, um trenzinho de superfície para chegar até o topo. O embarque no tram é feito após uma rápida revista pela equipe de segurança do museu. A viagem até o topo dura cerca de 5 minutos, nos quais é possível apreciar uma bela paisagem.

Tram que nos levou até o museu
Tram que nos levou até o museu

MAPA DO GETTY CENTER

Para entender melhor o tamanho deste complexo, vale a pena conferir o mapa do local.

Mapa do Complexo. Figura: reprodução folheto do Getty Center
Mapa do Complexo. Figura: reprodução folheto do Getty Center

O tram desembarca na Arrival Plaza. À direita estão os prédios de funcionários do Getty (Trust Administration e Foundation and Conservation). À esquerda fica o Restaurante e o Café. Seguindo em frente na Arrival Plaza, sobe-se uma escadaria e chega-se ao museu propriamente dito.

A escadaria que leva ao incrível Museu Getty Center
A escadaria que leva ao incrível Museu Getty Center
Em frente à entrada do Museu Getty
Em frente à entrada do Museu Getty

Há um edifício principal que é a entrada do museu. Ele é envidraçado e é lá que você pode retirar o folheto explicativo, tirar dúvidas no Desk Information, etc. Os pavilhões que possuem galerias com exposição de obras de arte estão nomeados da seguinte forma: N (North Pavilion), S (South Pavilion), E (East Pavilion) e W (West Pavilion), representando os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste em inglês). Há mais um pavilhão que tem exposições temporárias especiais no piso superior que é chamado de Exhibitons Pavilion (em vermelho no mapa).

VISITANDO O GETTY CENTER

A luz natural é um dos mais importantes elementos arquitetônicos do Centro Getty. As muitas paredes exteriores de vidro permitem que a luz do sol para iluminar os interiores. Um sistema assistido por computador de persianas e tons ajusta a luz dentro de casa. As pinturas galerias em nível superior do Museu estão todos com iluminação natural, com filtros especiais para evitar danos às obras de arte.

thumb_DSC00573_1024
Museum Entrance Hall, o prédio principal do complexo
thumb_DSC00572_1024
Luz natural entrando no prédio

O Museu disponibiliza um material multimídia interativo chamado GettyGuide. Nas estações GettyGuide no Museu, os visitantes podem obter informações sobre exposições, interagir com uma linha do tempo, assistir a vídeos sobre técnicas de fabricação de arte e muito mais. Além disso, o leitor multimédia GettyGuide apresenta comentários de curadores e conservadores em muitas obras de arte.

Hall principal e o balcão do GettyGuide ao fundo
Hall principal e o balcão do GettyGuide ao fundo
Arquitetura do prédio principal
Arquitetura do prédio principal
Como está segmentada a exposição do Getty Center:
  • Pavilhão N: Antes de 1700 (pinturas, esculturas, artes decorativas e manuscritos)
  • Pavilhão E: Anos 1600-1800 (pinturas, esculturas e artes decorativas)
  • Pavilhão S: Anos 1600-1800 (pinturas e artes decorativas)
  • Pavilhão W: Depois de 1800 (pinturas, esculturas, desenhos, fotografia)
thumb_DSC00597_1024
Quadros e esculturas estão em exposição no Museu Getty Center
thumb_DSC00610_1024
Arte decorativa como prataria também está em exposição
thumb_DSC00613_1024
Ambientes recriados finamente decorados
Peças decorativas
Peças decorativas

Dica: Não são em todas as salas das galerias que é permitido tirar fotos. Por exemplo, na sala do Pavilhão W em que ficam pinturas de artistas como Manet, Van Gogh e Cézanne, não é permitido. Na dúvida, é melhor perguntar para um dos muitos seguranças que estão vigiando o local.

A arquitetura dos prédios é incrível e só por elas já vale uma visita. Há também obras de arte espalhadas na parte externa do complexo.

thumb_DSC00626_1024
Prédios vistos da área externa
FullSizeRender-1
Obra de arte na área externa do Museu

JARDINS DO GETTY CENTER

O Getty Center possui vários jardins e fontes com um paisagismo incrível, incluindo um Jardim de Cactus muito interessante ao sul da propriedade.

thumb_DSC00599_1024
Vista do Jardim de Cactus (área redonda) a partir do segundo andar de um dos edifícios
thumb_DSC00601_1024
Detalhe dos cactus

O Jardim Central do Getty consegue unificar de maneira espetacular natureza e obras de arte. São mais de 500 variedades de plantas que fazem um lindo desenho e são acompanhados de uma cachoeira ao centro.

Visão aérea do Jardim Central. Foto: site do Getty Center
Visão aérea do Jardim Central. Foto: site do Getty Center
thumb_DSC00647_1024
Detalhes do Jardim Central
thumb_DSC00648_1024
Árvores e plantas do Jardim Central
thumb_DSC00682_1024
Detalhe das plantas do Jardim Central

BIBLIOTECA E CENTROS DE PESQUISA

O complexo é composto por 5 pavilhões circundados por jardins. Um edifício circular, a oeste do Jardim Central abriga o Instituto Getty Research (GRI). A biblioteca possui com pilhas de livros e áreas de leitura em torno de um pátio central. Uma clarabóia puxa a luz através da sala de leitura subterrânea. Ao nível da praça, uma galeria de exposições exibe objetos na coleção do GRI para os visitantes. Há ainda dois edifícios próximos da área de embarque/desembarque do tram em que se localizam o Getty Foundation, o Getty Conservation Institute e os escritórios administrativos do J. Paul Getty Trust.

TOURS NO GETTY CENTER

Para visitar o Getty Center não é preciso ter acompanhamento de um guia, mas caso você queira saber mais sobre o local e as obras, é possível participar dos tours disponíveis sem nenhum custo. Confira as opções disponíveis:

1. Architecture Tours
  • Descrição: Tours para conhecer no detalhe a arquitetura do Getty Center
  • Duração: 45 minutos
  • Horários: de terça a domingo às 10h15; 11h; 13h; 14h; 15h e 16h
2. Garden Tours
  • Descrição: Tours para conhecer no detalhe os jardins do Getty Center
  • Duração: 45 minutos
  • Horários: de terça a domingo às 11h30; 12h30; 14h30; 15h
3. Collection Highlights Tours
  • Descrição: Tours para ter uma visão geral das obras principais do Museu
  • Duração: 1 hora
  • Horários: de terça a sexta e domingo às 11h; 11h30 e 13h; sábado às 11h
4. Exhibition Tour: Degas and the Art of Pastel Tour
  • Descrição: Explorar uma coleção selecionada de arte da exposição permanente. Ponto de encontro é o Information Desk.
  • Duração: 20 minutos
  • Horários: de terça adomingo às 14h
5. Exhibition Tour: Power and Pathos: Bronze Sculpture of the Hellenistic World
  • Descrição: Este tour tem como foco explorar as esculturas de bronze da Grécia Antiga. Ponto de encontro é o Information Desk.
  • Duração: 1 hora
  • Horários: de terça a sexta e domingo às 10h30; 11h30; 13h30; sábado às 13h30
6.Focus Tour: Fit for a King
  • Descrição: Explore a coleção de arte dos séculos XVII e XVIII com foco nas artes decorativas, pinturas e esculturas francesas, produzidas nos reinados dos reis Luís XIV e Luís XV. Ponto de encontro é no Information Desk.
  • Duração: 1 hora
  • Horários: de terça a domingo às 12h30
7. Spotlight-of-the-Week Talks
  • Descrição: Uma palestra sobre uma obra de arte.
  • Duração: 15 minutos
  • Horários: de terça a domingo às 12h

Há outros eventos e tours disponíveis que são oferecidos esporadicamente. Consulte as opções neste link.

RESTAURANTE E CAFÉS DO GETTY CENTER

O museu tem um restaurante enorme todo envidraçado com várias ilhas em que os visitantes podem escolher os alimentos, pagar e sentar. Há mesas tanto dentro do salão, quanto ao ar livre, acompanhado de uma linda vista das Montanhas de Santa Monica. São servidas refeições (pizza, sanduíches e alguns pratos da culinária americana), snacks e café, cookies e bolos. Há ainda quiosques de café entre os prédios do Getty e um café charmoso localizado no terraço do Jardim. Para consultar horários e menus dos restaurantes e cafés, acesse este link.

Área externa do restaurante, com mesas ao ar livre
Área externa do restaurante, com mesas ao ar livre
thumb_DSC00579_1024
Café no terraço do jardim

LOJAS DE PRESENTES

O museu também conta com uma loja de presentes em que podem ser adquiridos livros, lembrancinhas, miniaturas que mostram a arte do Getty, entre outros. Há também pequenos quiosques no andar térreo dos pavilhões e uma loja com artigos para crianças. Veja mais informações neste link.

  • Horários: de terça a sexta e domingo de 10h às 18h; sábado de 10h às 21h
Quiosque localizado no Pavilhão W ao lado há uma loja com artigos para crianças
Quiosque localizado no Pavilhão W ao lado há uma loja com artigos para crianças

VIDEO

Confira este video informativo que está disponível no site oficial do The Getty.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

The Getty Center Museum

  • Endereço: 1200 Getty Center Dr, Los Angeles, CA 90049
  • Horários: de terça a domingo de 10h às 17h30 (sábado até 21h); fechado segunda-feira
  • Entrada: gratuita, mas o estacionamento é pago (US$ 15; depois de 16h é US$ 10)
  • Dica: o local tem wifi gratuito através da rede “GettyLink”

Procurando hospedagem em LA? Veja nossas sugestões:

Confira mais opções de hotéis em Los Angeles neste link.

Leia mais sobre Los Angeles e arredores: