O que fazer em Londres – Guia completo de 5 dias ou mais

0
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais

Escrever um post sobre Londres foi bem mais difícil do que imaginávamos. Isso porque moramos na cidade por quase 1 ano e meio e temos tantas dicas bacanas do que fazer em Londres, arredores e cidades próximas que estava difícil organizar todas as ideias. O post está completíssimo e tem dicas para quem tem apenas poucos dias na cidade ou pretende ficar mais tempo na capital do Reino Unido. Confira tudo o que você precisa saber para ter uma viagem incrível nessa cidade inesgotável, que amamos do fundo do coração!

ÍNDICE: O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE POST

Como o post está recheado de dicas, nada melhor do que um índice para guiar você para os seus pontos de interesse. Você pode clicar e ir direto para o item desejado.

> TEM MAIS TEMPO? OPÇÕES NÃO FALTAM!

A CIDADE DE LONDRES

Londres é a capital e a cidade mais populosa do Reino Unido. Localizada às margens do Rio Tâmisa, Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no ano 43 d.C.. A parte original de Londres é conhecida como “City of London” e, altamente, é a zona financeira da cidade, com altos prédios envidraçados e modernos. Londres é uma das principais cidades mundiais nas artes, comércio, educação, entretenimento, moda, finanças, saúde, mídia, serviços profissionais, pesquisa e desenvolvimento, turismo e transporte. A cidade é o maior centro financeiro do mundo e o principal destino de investimentos do planeta. Suas universidades são centros de excelência e formam a maior concentração de institutos de ensino superior da Europa.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Prédios modernos da City of London, o centro financeiro da cidade

Uma das coisas que mais gostamos na cidade é em relação à sua diversidade. Londres abriga uma variedade imensa de pessoas e culturas, sendo que mais de 300 idiomas são falados no local. São quase 9 milhões de pessoas (considerando a região metropolitana), fazendo com que seja a cidade mais populosa da União Europeia. A importância de Londres localmente e internacionalmente é imensa!

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Parlamento Britânico às margens do Tâmisa, visto da London Eye, a roda-gigante de Londres

 Ela é a sede oficial do governo do Reino Unido, residência oficial da família real inglesa, abriga 4 patrimônios mundiais da UNESCO, define o horário mundial através do Meridiano de Greenwich, e conta com uma rica e vasta história. Londres abriga inúmeros museus, galerias, bibliotecas, eventos esportivos e outras instituições culturais. Depois de termos morado em Londres, a consideramos a cidade mais incrível e mais completa do planeta!

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Tower Bridge, a ponte mais linda de Londres e, ao fundo, a Torre de Londres, uma histórica fortaleza medieval

CURIOSIDADES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Reunimos uma série de dicas, curiosidades e informações importantes para você conhecer um pouco mais da cidade de Londres antes de visitá-la. Temos certeza de que essas informações podem deixar a sua experiência muito mais rica e poupar seu tempo para curtir muito o que a cidade tem a oferecer.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
London Eye, a famosa roda-gigante de Londres, é uma das atrações imperdíveis da cidade

A belíssima St Paul’s Cathedral

COMO CHEGAR A LONDRES

  • A forma mais comuns de chegar a Londres é através de avião, por meio de um dos seus 6 principais aeroportos. A partir deles, há muitas maneiras que de chegar ao centro, como metrô, trem e ônibus. Veja detalhes de como se locomover dos aeroportos ao centro da cidade no post “Como ir dos 6 aeroportos de Londres ao centro“.
  • Uma outra maneira bastante conhecida é partindo do continente de trem através do serviço prestado pela Eurostar. Os trens atravessam a Canal da Mancha por baixo d’água e partem das cidades de Paris e Lille na França, Bruxelas, na Bélgica e Amsterdam na Holanda.
  • Há também serviços de ônibus entre Londres e Paris, Bruxelas, e outras cidades européias. No entanto, vale lembrar que ir de ônibus é bem mais demorado e cansativo. Veja mais informações sobre linhas, horários e preços aqui e aqui.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais

 

COMO SE LOCOMOVER EM LONDRES

Londres possui um dos melhores sistemas de transporte público do planeta. Não se preocupe em alugar carro porque você, definitivamente, não vai precisar. Caso visite lugares mais distantes, pode usar tranqüilamente os serviços dos táxis pretos ou Uber que funcionam muito bem. Para usar o transporte público, você precisará adquirir um Oyster Card, o cartão de transporte da cidade. Há bilhetes avulsos, mas, financeiramente, não compensam. O Oyster Card permite que você carregue valores no cartão e os use em metrô, trem, ônibus e alguns serviços públicos de balsa. É preciso ter um cartão para cada pessoa, mesmo que você tenha crédito sobrando no cartão, pois seu sistema não permite dupla utilização simultânea. Veja onde adquirir e carregar o Oyster Card neste link.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Oyster Card, o cartão de transporte de Londres. Foto: Londonist.com

O sistema de metrô de Londres, mais conhecido como “tube”, é o mais antigo do mundo (1863) e o segundo maior do planeta.  Veja aqui informações sobre o Night Tube (horário especial do metrô à noite aos fins de semana) e, abaixo, o mapa das linhas.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Mapa do Metrô de Londres. Figura: site oficial TfL

Embora o metrô tenha uma malha incrível, os vagões ficam extremamente cheios em horários de pico e podem ser muito abafados no verão. Por isso, é super recomendado o uso do ônibus. Os ônibus londrinos são um ícone na cidade, por serem vermelhos e terem dois andares. Nós adoramos andar de ônibus por Londres porque além de você se deslocar admirando a beleza da cidade, os ônibus são modernos, confortáveis, repletos de câmeras de monitoramento e cada parada é anunciada por voz e em um painel luminoso para que ninguém erre onde descer!

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
O ônibus vermelhos de dois andares são um dos ícones de Londres

DICAS DE ECONOMIA: CARTÕES DE ATIVIDADES

Para quem pretende fazer muitas coisas e visitar muitos lugares pagos em Londres, a sugestão é adquirir um dos cartões que dão direto a acessar atrações e andar de ônibus turístico economizando muito! Confira as principais vantagens de cada um deles.

  • THE LONDON PASS: Este é o cartão mais utilizado por quem visita a cidade. O cartão pode ser adquirido em versões de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias. Ele á direito a entrar em mais de 60 das principais atrações de Londres e 1 dia de passeio no ônibus turístico hop-on hop-off. Em algumas atrações, é possível evitar filas.  Visite a Torre de Londres, a Abadia de Westminster, o Castelo  de Windsor e muito mais! Além disso, o cartão oferece mais de 20 ofertas especiais exclusivas em algumas das lojas e restaurantes da cidade. Veja a lista completa de atrações inclusas neste link. Preço: a partir de £69
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
The London Pass. Foto: divulgação
  • LONDON CITY PASS: Com este cartão é possível conhecer pontos turísticos da cidade com entrada gratuita ou prioritária. Entre eles estão a Catedral de São Paulo, o Museu de Cera Madame Tussauds, a Torre de Londres, a London Eye e até mesmo um cruzeiro pelo rio Tâmisa. O London City Pass é válido por 7 dias e está disponível em 3 versões diferentes: London City Pass STARTER, London City Pass CLASSIC, London City Pass BEST. É possível também incluir um Oyster Card, cartão de transporte da cidade, no momento da compra. Conheça mais detalhes neste link. Preço: a partir de £87,90
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
London City Pass. Foto: divulgação
  • iVENTURE CARD: Este cartão oferece total acesso a atrações, restaurantes e entretenimento de Londres. Com ele, é possível economizar até 40% na entrada para atrações, excursões, shows, teatros e restaurantes, além de evitar longas filas em diversas atividades. Você tem 28 dias para escolher entre 3, 5, 7 ou 10 atividades. até 40% na entrada para atrações, excursões, shows e restaurantes, e evite longas filas nas atividades. Veja mais informações neste link. Preço: a partir de de £69

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
iVenture Card. Foto: divulgação

O QUE FAZER EM LONDRES

Aqui você vai encontrar uma sugestão de passeios reunidos em 5 dias intensos em Londres. Nós somos apaixonados pela cidade e a conhecemos bem pelo fato de termos sido moradores. O roteiro conta com atrações bem conhecidas, e outras tantas sugestões que você pode incluir dependendo dos seus interesses e perfil da sua viagem. Depois desse roteiro de 5 dias, ainda vamos dar ideias para conhecer outros bairros menos tradicionais, mas muito interessantes, além de sugestões de passeios nos arredores de Londres e algumas cidades que você pode visitar de trem ou ônibus partindo do centro da capital da inglesa. Abaixo, está um mapa interativo com tudinho o que falaremos neste post. Tudo está organizado por cores para facilitar o seu planejamento.


DIA 1: WESTMINSTER & ARREDORES

A verdade é que 10 entre 10 turistas querem começar a conhecer Londres pela região de Westminster. E não é à toa pois é aqui que ficam algumas das principais atrações da cidade como o Parlamento Britânico e o Big Ben, a Abadia de Westminster (local de coroação dos monarcas britânicos), o Palácio de Buckingham. Mas, há também outras como os incríveis bunkers da Segunda Guerra, Churchill War Rooms, a Clarence House (casa do príncipe Charles), os agradáveis St James’s Park e Green Park, a Spencer House (casa da família da princesa Diana) e muito mais! Fizemos um roteiro completíssimo para explorar o bairro com 13 atrações que você vai adorar! Cruzando o rio, inclua também uma visita a London Eye, a roda-gigante de Londres que proporciona vistas incríveis da cidade!

Leia mais: Westminster: Atrações na área da realeza britânica em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Vista do Palácio de Westminster a partir da London Eye

Importante: O Big Ben está passando por um processo de reforma e está todo escondido com tapumes. As obras começaram em 21 de agosto de 2017 e durarão cerca de 4 anos.

DIA 2: COVENT GARDEN & ARREDORES DE WEST END

O segundo dia do nosso roteiro é recheado de atrações! Acorde cedinho e muito disposto a caminhar bastante. Essa área tem muita coisa bacana para conhecer e, provavelmente, você terá que selecionar algumas coisas que mais interessam ao seu perfil como viajante. Há museus bem bacanas e muitas áreas lindas para conhecer nas ruas da cidade. Confira os principais destaques!

1. COVENT GARDEN MARKET E ARREDORES

O coração do Covent Garden é o Covent Garden Market, um complexo de restaurantes, lojas e muita animação que fica em uma praça em que a circulação de carros é proibida. Isso é bem bacana porque o local forma um grande calçadão onde artistas de rua estão sempre presentes, fazendo apresentações musicais, artísticas, circenses e brincadeiras com quem estiver passando por lá. Além das lojas e restaurantes, há também muitas barraquinhas, stands que vendem um pouquinho de tudo.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Vista da área principal do Covent Garden Market

Entre as principais atrações estão: o London Transport Museum, museu incrível que conta a história dos transportes (Leia mais: London Transport Museum: história dos transportes em Londres); London Film Museum, museu com uma exposição super bacana com artigos originais dos filmes de James Bond (Leia mais: London Film Museum: Exposição de veículos originais do James Bond) e a bela Royal Opera House, uma casa de shows belíssima, que também oferece tours guiados.

Leia mais: Covent Garden: compras, comida e cultura em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Veículos no London Transporte Museum, que conta a história do transporte público de Londres

Aproveite o passeio por Covent Garden para incluir 3 lugares super charmosos nos arredores: o Neal’s Yard, parece um pátio escondidinho, cercado por prédios de tijolos que abrigam restaurantes gostosos, em um ambiente super gostoso;  o St Martin’s Courtyard, na Slingsby Place, um lugar gracinha, com o chão de tijolinhos coloridos e com muitas lojinhas e alguns restaurantes; e, finalmente, a rotatória de Seven Dials, com um obelisco central, que é o encontro de várias ruazinhas da região.

 

2. MUSEU BRITÂNICO

Fundado em 1753, o British Museum é um museu dedicado à história, arte e cultura. Sua coleção permanente está estimada em mais de 8 milhões de objetos provenientes de todos os cantos do planeta, os quais ilustram e documentam a história da humanidade desde os primórdios (mais de 2 mil anos atrás) até os dias atuais. Este é o museu mais visitado do país e o quinto mais visitado do mundo. O acervo do museu inclui exposições sobre: África; Américas (América do Norte e México); Antigo Egito; Grécia e Roma Antiga; Ásia; Europa; Oriente Médio; e outras exposições temáticas.

Leia mais: Londres: O incrível e gratuito British Museum

Londres: O incrível e gratuito British Museum

3. TRAFALGAR SQUARE

Trafalgar Square é a principal praça de Londres. Ela está sempre repleta de artistas de rua e é lindamente decorada com fotos e estátuas de leões. É nela também onde ocorrem as principais manifestações em Londres. O nome a praça se deve a uma homenagem à Batalha de Trafalgar em 1805, que tem uma importância histórica tremenda para o país. Esta batalha representou uma guinada nas chamadas Guerras Napoleônicas com a vitória da marinha britânica sobre os franceses. No meio da praça, encontra-se uma enorme coluna de 52 metros de altura, chamada de Coluna Nelson. No topo está o Almirante Horatio Nelson, um dos mais importantes nomes da historia do país, que liderou a marinha real britânica durante a Batalha de Trafalgar, na qual acabou falecendo após ser atingido por um atirador francês.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Uma das duas grandes fontes da praça

Na praça ficam localizadas duas das mais importantes galerias de arte do país: a imperdível The National Gallery, com coleções de pintores consagrados como Caravaggio, Rembrandt, Leonardo da Vinci, Botticelli, Monet, Picasso e Van Gogh. Atrás da galeria fica localizada a National Portrait Gallery, uma galeria de arte que tem como foco uma coleção de retratos de personalidades historicamente importantes do povo britânico. A entrada para ambas é gratuita.

Leia mais:

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
National Gallery, um dos melhores museus de Londres, tem entrada gratuita

4. LEICESTER SQUARE

A Leicester Square é uma praça no centro de Londres localizada em uma região muito turística e comercial. No centro dela, fica uma estátua de William Shakespeare e uma fonte. Várias estreias de filmes em Londres acontecem justamente neste local, já que a praça abriga importantes redes de cinema. O local também sedia eventos do Ano Novo Chinês (a Chinatown londrina fica ali ao lado) e um mercado de Natal no final de ano. Outros destaque da Leicester Square são as suas lojas comerciais, sobretudo duas delas: a “World of M&Ms”, a maior loja de doces do mundo; e a Lego Store, a maior loja da Lego do planeta!

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
M&Ms imitando os Beatles, na maior loja de doces do mundo

5. PICCADILLY CIRCUS

Piccadilly Circus é uma tradicional praça de Londres famosa por seus painéis publicitários, telões, letreiros luminosos. Ela foi construída em 1819 com o objetivo de ligar as ruas Regent St e Picadilly St. E desde sua inauguração, a área é bem movimentada, uma vez que se situa no centro da área de teatros de Londres. Um dos destaques da Piccally Circus é o Memorial Fountain Shaftesbury. O memorial é uma coluna alta que abriga uma estátua na ponta. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que se trata da estátua de Eros, o deus grego do amor, da união e da afinidade. E esse equívoco é explicado devido à semelhança física com o seu irmão, Anteros, o deus retratado na estátua que está na Piccadilly Circus. 

Leia mais: Piccadilly Circus: a praça mais iluminada de Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Panorâmica da região da Piccadilly Circus

6. ÁREA DAS COMPRAS

Para quem quer aproveitar a viagem a Londres para comprar, uma das principais regiões comerciais de Londres se encontra justamente nesta área. É preciso disposição para caminhar pelas ruas e lojas lotadas de turistas que invadem a região. Para os interessados em compras, não deixe de visitar a Regent Street e a Oxford Street. Entre as lojas mais tradicionais estão a Liberty London, a Selfridges, a Hamleys (loja de brinquedos mais antiga do mundo). Outro lugar que vale a visita é a Carnaby St. O local conta com um trecho fechado para pedestres e está sempre decorada e iluminada. Aproveite também para dar uma passadinha no Saint Christopher’s Place, um local super simpático para almoçar ou tomar um café entre uma compra e outra e dê uma relaxada no Brown Hart Gardens, um jardim suspenso super charmoso. Veja mais informações detalhadas no item “DICAS DE ONDE COMPRAR EM LONDRES“.

 

7. OUTROS MUSEUS E GALERIAS DE ARTE

Para quem curte arte, opções não faltam em Londres. Separamos algumas sugestões bacanas para você visitar nos arredores caso tenha tempo. Há também atrações um pouco mais distantes, mas mais divertidas como Museu de Cera e a casa do detetive Sherlock Holmes.

  • The Courtauld Gallery na Somerset House: A Courtauld Gallery fica localizada na Somerset House um edifício em estilo neoclássico que foi originalmente construído para ser um palácio dos Tudor. A coleção da galeria foi formada, em grande parte, por meio de doações e legados e inclui pinturas, desenhos, esculturas e outras obras da época medieval até os tempos modernos. Atualmente, a coleção contém, aproximadamente, 530 pinturas e 26 mil desenhos. Um dos destaques da coleção fica por conta das pinturas impressionistas e pós-impressionistas, entreeles a obra-prima de van Gogh, “Self-Portrait with Bandaged Ear”. Leia mais: Londres: Acervo incrível de pinturas na Courtauld Gallery
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
O belíssimo quadro de van Gogh na galeria
  • Royal Academy of ArtsA Academia Real de Artes fica sediada na Burlington House e é uma instituição independente, financiada pelo setor privado, liderada por artistas e arquitetos eminentes. Seu objetivo é promover a criação, o prazer e a valorização das artes visuais por meio de exposições, educação e debate. Uma de suas principais fontes de receita é sediar um programa de exposições de empréstimos temporários. A Academia também organiza uma exposição anual temática durante os meses de verão que é muito procurada pelos amantes das artes.
  • The Wallace Collection: Confesso que este é um dos meus lugares favoritos em Londres. Já fui mais de uma dezena de vezes e sempre que tenho a oportunidade dou uma passadinha mesmo que rápida pelo local. Wallace Collection é um museu e galeria que abriga uma coleção de arte fantástica, abrangendo uma série mundialmente famosa de artes plásticas e decorativas dos séculos XV ao XIX, com grande acervo de pinturas francesas do século XVIII.  Além das pinturas, o museu, que está organizado em 25 galerias, abriga móveis, porcelanas, armas e armaduras antigas. A melhor parte: a entrada é gratuita! Leia mais: Wallace Collection: um dos melhores museus de Londres
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
European Armoury II, sala incrível repleta de armaduras na Wallace Collection
  • Madame Tussauds LondonPara quem curte visitar museus de cera, o Madame Tussauds de Londres é uma bela pedida, já que a unidade principal do museu está justamente na cidade. Na exposição, não faltam membros da realeza britânica como a rainha Elizabeth II, os príncipes William e Harry e suas respectivas esposas, artistas, atores e atrizes famosos, robôs do elenco de Star Wars e muitos outros! A diversão é garantida para todas as idades! No entanto, dependendo da época do ano, as filas costumam ser imensas! Por isso, recomenda-se comprar o ingresso antecipadamente.
  • The Sherlock Holmes Museum: Sherlock Holmes é um detetive particular fictício criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é famoso por uma proficiência com a observação; a ciência forense e raciocínio lógico, que ele emprega na investigação de casos para uma ampla variedade de clientes, incluindo a Scotland Yard, polícia inglesa. Em várias histórias há informação do seu endereço em que Sherlock Holmes vivia com seu fiel escudeiro Watson: 221B Baker Street, em Londres. Embora quando as histórias do detetive foram escritas esse endereço não existia, atualmente, é exatamente neste local que funciona o museu. O local procura retratar como teria sido o local onde Holmes morava exibindo objetos relacionados à sua vida e aos mais famosos casos resolvidos pelo detetive. Leia mais: Museu Sherlock Holmes em Londres 

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Visitando o Museu Sherlock Holmes

DIA 3: CITY OF LONDON + SOUTHBANK

Deixe o terceiro dia reservado para fazer um passeio pela área onde Londres teve início, emendando com um gostoso passeio pela margem sul do Rio Tâmisa. Confira as principais atrações do dia.

1. CITY OF LONDON

A City of London é o distrito que foi onde a cidade teve origem, quando os romanos fundaram a cidade de Londinium por volta de 50 d.C. Ainda na área há vestígios e ruínas das antigas muralhas que cercavam a idade. Atualmente, esta região abriga um grande centro financeiro com muitos edifícios altos de arquitetura singular. Entre as atrações imperdíveis desta área estão: a Torre de Londres, uma fortaleza medieval onde estão guardadas as joias da Coroa; a Tower Bridge, a ponte pênsil/basculante mais bonita da cidade; o Leadenhall Market, belíssimo mercado que serviu de cenário para os filmes da saga “Harry Potter””; o mirante gratuito Sky Garden (precisa de reservas antecipadas); a Catedral de St. Paul; e a linda ponte de pedestres Millennium Bridge. Outro lugar interessante é a Charterhouse, um local com quase de 700 anos de história. Não deixe de conferir nosso roteiro completo na região da City of London com 15 atrações incríveis!

Leia mais: City of London: O centro histórico e financeiro de Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Centro financeiro de Londres

2. SOUTHBANK 

Atravesse para o lado sul do rio Tâmisa pela Tower Bridge ou Millennium Bridge para curtir as atrações esta área da cidade. Esta região é super gostosa para caminhar já que conta com um calçadão (The Queen’s Walk) e vistas lindas da margem norte de Londres. Aqui você vai encontrar o prédio moderno da prefeitura de Londres (que lembra um grande capacete). Ancorado no rio está o HMS Belfast, um navio histórico de guerra. Siga para o The Shard, o prédio mais alto de Londres e um dos mais altos do mundo. No topo fica um observatório incrível que proporciona vistas panorâmicas de Londres, mas preço é um pouco salgado. Aproveite para almoçar na Hay’s Galleria ou no Borough Market, o mercado mais antigo e famoso de Londres. Você ainda pode visitar o histórico teatro Shakespeare’s Globe antes de seguir para o Tate Modern, um museu de arte moderna imperdível que é gratuito.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Millennium Bridge liga a St Paul’s Cathedral na City of London ao Tate Modern, em Southbank

Outro museu gratuito imperdível é o Imperial War Museum, que fica na região de Lambeth. Trata-se de um museu de guerra focado nas 1ª e 2ª Guerras Mundiais. A exposição especial sobre o holocausto é, simplesmente emocionante! Ali pertinho ainda ficam o Garden Museum, Newport Street Gallery e o Lambeth Palace, residência oficial do bispo de Canterbury (líder da Igreja Anglicana) em Londres.

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Imperial War Museum é o principal museu do complexo dos museus de guerra em Londres

DIA 4: KENSINGTON NOTTING HILL

O quarto dia do roteiro será dedicado à região centro-oeste de Londres, onde fica o bairro de Kensington e arredores. Use roupas e calçados confortáveis e prepare-se para caminhar bastante!

1. NOTTING HILL

Comece o dia visitando o bairro de Notting Hill, um bairro super charmoso de Londres que ficou extremamente popular depois do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999). Sua rua central a Portobello Road é o ponto de encontro em Notting Hill, com uma grande concentração de restaurantes, cafés e lojas de antiguidades. Diariamente, acontece lá o Portobello Market, um mercado de rua onde você pode comprar um pouco de tudo (roupas, frutas, verduras, itens de segunda mão, discos de vinil, utensílios para casa, moda, mobília, e acessórios em geral). O local fica ainda mais animado aos sábados, quando a feira ganha uma outra proporção, deixando o bairro cheio de turistas animados se esbaldando nas comidinhas de rua! Veja mais dicas do que fazer e conhecer em Notting Hill, incluindo locais utilizados nas filmagens do filme estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant no nosso post especial dedicado ao bairro.

Leia mais: O que fazer no animado bairro londrino de Notting Hill

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Lojas de antiguidades estão por toda a extensão da Portobello Road

2. HOLLAND PARK & ARREDORES

Holland Park é um parque público localizado no bairro de Kensington & Chelsea, uma área elegante a oeste de Londres, famosa por abrigar belas casas vitorianas, lojas requintadas e diversos restaurantes. O parque abriga jardins floridos, parquinhos infantis, espaços esportivos, grandes áreas verdes, além de um centro de ecologia e da casa de espetáculos Opera Holland Park, construída com parte do que sobrou da antiga mansão destruída na Segunda Guerra.

Leia mais: Holland Park e Kyoto Garden, lindo jardim japonês em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Kyoto Garden, o jardim japonês localizado dentro do Holland Park

Dica: Para quem gosta de casarões antigos, arte e design, a dica é visitar outros 3 lugares pertinho do parque: 18 Stafford TerraceLeighton House Museum e o novo Design Museum (leia mais em: Explorando o novo Design Museum de Londres).

3. PALÁCIO DE KENSINGTON

O Palácio de Kensington é um edifício real do século XVII ainda em uso. Em uma parte dele fica apartamentos de Estado, abertos a visitação pública durante o ano todo. De outro, ficam apartamentos de membros da família real. Diversos monarcas, príncipes e membros da realeza já passaram por lá. Atualmente, ele é o lar do Princípe William e de Kate Middleton a duquesa de Cambridge. Além de apartamentos históricos, há também exibições temporárias com objetos que pertenceram a membros da realeza como documentos, vestuário e mobiliário.

  • Endereço: Kensington Gardens, London W8 4PX
  • Horários:
    • de 1º de março a 31 de outubro: de 10h às 18h
    • de 1º de novembro a 28 de fevereiro: de 10h às 16h
  • Entrada: *preços sem doação para manutenção do palácio
    • de 1º de março a 31 de outubro: £16.30 (online: £15.30)
    • de 1º de novembro a 28 de fevereiro: £15 (online: £14)
    • Tickets online: acesse este link para comprar

Leia mais: Londres: Tour no Palácio de Kensington, lar de William e Kate

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Portão Dourado em frente ao Palácio – a entrada de visitante é feita pelo outro lado

4. HYDE PARK & KENSINGTON GARDENS

Kensington Gardens é um parque que fica coladinho ao famoso Hyde Park. Juntos, eles formam um imenso “pulmão verde” no centro de Londres. Na verdade, Kensington Gardens fazia, originalmente, parte do Hyde Park e tinha sido criado pelo Rei Henrique VIII em 1536 para usar como um terreno de caça. Em 1728, Kensington Gardens foi separado do restante do Hyde Park a pedido da Rainha Caroline, com o objetivo de ser um jardim de paisagismo, com características elegantes como uma lagoa redonda (Round Pond), avenidas formas e jardins floridos bem cuidados. No Hyde Park, não deixe de visitar o Marble Arch, um lindo arco de mármore que fica na sua extremidade nordeste e a linda Princess Diana Memorial Fountain, já na divisa com Kensington Gardens. Particularmente, eu acho o Kensington Gardens muito mais bonito e interessante. Lá, não deixe de visitar as gratuitas galerias de arte moderna Serpetine Gallery e Serpetine Sackler Gallery, o The Albert Memorial, um belo memorial construído em homenagem ao Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria e os imperdíveis Italian Gardens.

Leia mais: Londres: Guia para explorar o parque Kensington Gardens

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Os incríveis Italian Gardens que ficam dentro de Kensington Gardens

5. ROYAL ALBERT HALL

Construída no final do século XIX, e inaugurada pela Rainha Victoria, a Royal Albert Hall é um belíssima casa de espetáculos e concertos com capacidade para mais de 5 mil assentos. Ela sedia alguns dos eventos mais notáveis realizado em Londres todos os anos, acolhendo centenas de espetáculos no auditório principal, incluindo concertos clássicos, rock e pop, balé, ópera, projeções de filmes com orquestra ao vivo, esportes, cerimônias de premiação, eventos escolares, eventos comunitários, apresentações de caridade e banquetes. Além disso, há diversos tipos de tours guiados para conhecer seus bastidores.

  • Endereço: Kensington Gore, Kensington, London SW7 2AP
  • Tours: Grand Tour
    • Horários: praticamente todos os dias às 10h, 11h30, 12h30, 13h, 14h30, 15h e 16h
    • Ticket: £13.75

Leia mais: Tour na Royal Albert Hall: linda sala de espetáculos em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Belíssimo edifício do Royal Albert Hall

6. MUSEUS

Um dos pontos altos de quem visita a região é conhecer 3 museus incríveis e gratuitos. Conheça um pouco mais sobre cada um deles e leia mais detalhes nos posts dedicados sobre nossa experiência durante a visita.

  • Museu de História Natural: Inaugurado em 1881, o Museu de História Natural de Londres exibe uma vasta gama de espécimes de vários segmentos da história natural. O acervo do museu é surpreendente, contando com mais 80 milhões de itens divididos em 5 categorias principais: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia. Entre alguns destaques do museu estão: pesquisa especializada em taxonomia, identificação e conservação; um centro dedicado ao grande cientista Charles Darwin, com muitas das coleções de grande valor histórico, bem como científico; uma exposição de esqueletos de dinossauros e arquitetura ornamentada.

Leia mais: Museu de História Natural de Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Fachada do Museu de História Natural de Londres
  • Victoria and Albert Museum: Fundado em 1852, o Victoria and Albert Museum é o maior museu de artes decorativas e design de Londres, com uma coleção permanente de mais de 4,5 milhões de objetos. Sua coleção abrange 5 mil anos da história da arte, desde os tempos antigos até os dias de hoje, com obras da Europa, América do Norte, Ásia e Norte da África. O acervo conta com artigos em cerâmica, vidro, têxteis, vestuário, prata, ferragens, joias, móveis, objetos medievais, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias. Além da imensa coleção permanente, o museu abriga várias exposições temporárias de temas variados.

Leia mais: V&A – Victoria and Albert Museum em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
A bela sala 50 do Renascimento no Victoria & Albert Museum
  • Museu da Ciência: Fundado em 1857, suas coleções foram crescendo ao longo dos anos e, atualmente, o museu possui um acervo de mais de 300 mil itens, entre eles: o primeiro motor a jato; uma reconstrução modelo da estrutura do DNA de Francis Crick e James Watson; algumas das primeiras máquinas a vapor; documentos da primeira máquina de escrever; uma grande coleção de equipamentos médicos; entre outros objetos interessantes que mostram informações importantes sobre o universo, ciência, tecnologia e como nós humanos interagimos com todos eles.

Leia mais: Science Museum: O divertido Museu da Ciência em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Acervo do Museu da Ciência

DIA 5: GREENWICH & ARREDORES

O último dia do nosso roteiro em Londres é dedicado ao bairro de Greenwich. O local abriga um complexo considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, formado pelo Greenwich Park, Old Royal Naval College, e quatro museus (Observatório do Meridiano de GreenwichMuseu MarítimoQueen’s House e o navio Cutty Sark). No Greenwich Park também fica localizada a Ranger’s House, uma mansão do século XVIII que abriga conta com uma notável coleção de obras de arte acumulada pelo magnata Sir Julius Wernher. Ao norte de Greenwich fica o O2, um complexo para shows e entretenimento. Para facilitar a organização do seu dia em Greenwich, fizemos um roteiro no capricho com informações de onde chegar, 10 atrações para conhecer e muitas outras dicas.

Leia mais: Londres: O que fazer no bairro de Greenwich

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Vista a partir do Observatório Greenwich: Greenwich Park, Museu Marítimo, Queen’s House e, ao fundo, Royal Naval College

Caso tenha tempo, nossa sugestão é incluir um passeio rápido pelo bairro de Canary Wharf que fica ali pertinho, mas do outro lado do rio Tâmisa. Trata-se de uma antiga área portuária que foi inteiramente remodelada e está super moderna. O local se tornou o novo centro financeiro de Londres, com muitos prédios altíssimos de bancos e financeiras.

Leia mais: Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Prédios espelhados se misturam com as docas e canais

DICAS DE ONDE COMER EM LONDRES

Londres é uma cidade recheada de possibilidades deliciosas! Existem restaurantes para todos os gostos e bolsos e culinárias do mundo inteiro! Nós já escrevemos posts anteriores com diversas dicas gastronômicas e deixamos aqui nossas sugestões para quem estiver procurando lugares gostosos para comer na cidade:

Inglaterra: O que fazer em Londres - Roteiro de 5 ou mais dias
Torta de peixe com champagne no almoço do restaurante Balthazar em Covent Garden

DICAS DE ONDE COMPRAR EM LONDRES

Londres é uma das cidades europeias mais divertidas para comprar. Há muitas opções de lojas no centro da cidade e shoppings centers em bairro mais afastados. Confira onde fazer compras:

  • Regent Street e Oxford Street: duas ruas que reúnem diversas lojas de marcas variadas ao longo de sua extensão
  • Carnaby London: rua para pedestres descolada e divertida localizada no coração de Soho com muitas lojas e restaurantes
  • Covent Garden & arredores: composto por uma área incrível que conta com o Covent Garden Market, um complexo de restaurantes, lojas e muita animação que fica em uma praça em que a circulação de carros é proibida, além de outros locais como o St Martin’s Courtyard, na Slingsby Place e o Neal’s Yard, parece um pátio escondidinho, cercado por prédios de tijolos que abrigam restaurantes gostosos, em um ambiente super gostoso – leia mais!
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
O gracioso Neal’s Yard fica escondidinho, mas é um encanto
  • Harrods: uma das mais famosas lojas de departamento do mundo e a maior loja de Londres, oferecendo artigos variados de marcas famosas e itens sofisticados (87-135 Brompton Rd, Knightsbridge, Londres SW1X 7XL, Inglaterra)
  • Selfridges London: Imensa loja de departamentos localizada na Oxford Street, sendo a segundo maior loja de Londres (400 Oxford St, Marylebone, Londres W1A 1AB, Inglaterra)
  • Liberty London: loja de departamento que vende artigos de luxo, incluindo vestuário, cosméticos, perfumes, joias, acessórios, móveis, papelaria e presentes (Regent St, Carnaby, Londres W1B 5AH, Inglaterra)
  • Hamleys: enorme loja de brinquedos, que é considerada a mais antiga do mundo (188-196 Regent St, Soho, Londres W1B 5BT, Inglaterra)
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Rainha Elizabeth II feita em Lego na Hamley’s, a loja de brinquedos mais antiga do mundo!
  • Hay’s Galleria: antigo depósito portuário reformado que abriga restaurantes, cafés e lojas em Southbank (1 Battle Bridge Ln, Londres SE1 2HD, Inglaterra)
  • Westfield: grandes shoppings centers localizados nos bairros de Stratford e White City (Ariel Way, White City, Londres W12 7GF, Inglaterra & Olympic Park, Montfichet Rd, Londres E20 1EJ, Inglaterra)
  • The Brunswick Centre: pequeno, porém simpático, centro de compras próximo a Russell Square (1 Byng Pl, Bloomsbury, Londres WC1N 1AW, Inglaterra)
  • M&M’s World: maior loja de doces do mundo (Leicester Square, 1 Swiss Ct, Londres W1D 6AP, Inglaterra) – leia mais!
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
M&M vestido de guarda real
  • Lego Store: maior loja dos blocos plásticos de montar do mundo (3 Swiss Ct, Londres W1D 6AP, Inglaterra) – leia mais!
  • One New Change: shopping center localizado na City of London que conta com um mirante na cobertura que proporciona lindas vistas da St Paul’s Cathedral (1 New Change, Londres EC4M 9AF, Inglaterra)
  • Twinings: para quem ama chás, a dica é conhecer a loja-museu da Twinings, a marca de chá mais tradicional de Londres! (216 Strand, Londres WC2R 1AP, Inglaterra) – leia mais!
  • Daunt BooksLinda livraria que conta com uma coleção enorme de guias e livros com a temática de viagem. (84 Marylebone High St, Marylebone, Londres W1U 4QW, Inglaterra)

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Loja da Twinings, o chá mais tradicional de Londres

DICAS DE ONDE SE HOSPEDAR EM LONDRES 

Londres é uma cidade gigante e não existe somente um lugar perfeito para se hospedar. Há bairros incrível, repleto de opções de entretenimento, restaurantes gostosos, locais para compras e muita diversão! Foi pensando nisso que fizemos um post dedicado ao assunto com diversas opções de hospedagem na cidade, para todos os bolsos e gostos! O post está dividido em 10 regiões e todas foram colocadas em um mapa interativo para você decidir qual é a sua localização preferida!

Leia mais: Dicas de hospedagem em Londres: sugestões de bairros e hotéis

Dica de Hotel em Londres: Hilton London Angel Islington
Quarto semelhante ao que nos hospedamos no Hotel Hilton Angel Islington. Foto: divulgação

> TEM MAIS TEMPO? OPÇÕES NÃO FALTAM!

No mapa abaixo estão uma série de atrações super bacanas para quem tem mais tempo em Londres ou quer substituir alguma atração citada anteriormente. Em roxo, estão lugares para conhecer em áreas mais distantes do centro de Londres. Em cinza, cidades ou outras atrações bacanas para conhecer fora de Londres.


1. OUTROS BAIRROS E ATRAÇÕES EM LONDRES

Londres é muito mais do que a área mais turística. A cidade tem muita coisa bacana para conhecer um pouco mais distante do centro. Confira algumas dicas que separamos para você, caso consiga incluir outras atrações no roteiro.

  • KING’S CROSS, ST PANCRAS: Essa região é super movimentada e foi revitalizada. Muita coisa bacana está surgindo nos últimos anos. Na estação de trem de King’s Cross fica a plataforma 9 3/4 de Harry Potter. Aproveite para passear pela área e conhecer a incrível Biblioteca Britânica, a Pancras Square (onde fica o Google UK), a animada Granary Square às margens do Regent Canal e o novíssimo Gasholder Park. Entre os museus, os destaques são Charles Dickens Museum, The Foundling Museum e London Canal Museum e o Petrie Museum of Egyptian Archaeology.
Gasholder Park: de antigo gasômetro a parque em Londres
Gasholder Park
  • CAMDEN: Bairro localizado ao norte de Londres que se tornou um distrito residencial no final do século XVIII. Com o decorrer dos anos, tornou-se uma importante área industrial e comercial. Atualmente, abriga várias feiras de rua e mercados e eventos musicais. O ambiente descontraído, despojado e informal fez com que ganhasse uma fama internacional de ser um bairro alternativo. O local vende um pouco de tudo e reúne pessoas com perfil hippie e punk. Um lugar eclético e muito democrático para todos os gostos. Leia mais: Londres: o alternativo bairro de Camden
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Camden Lock
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Calçada ao lado do Islington Green, o principal parque
  • REGENT’S PARK & ARREDORES: Regent’s Park é um dos principais parques de Londres. Ele abriga os Jardins da Rainha Maria que são compostos por mais de 12 mil rosas de 400 variedades diferentes. Com excelentes instalações desportivas abrangendo quase 100 hectares, inclui a maior área de esportes ao ar livre no centro de Londres. O parque também abriga um teatro do céu aberto, o jardim zoológico de Londres, a colina Primrose e mais 100 espécies de pássaros selvagens. Para quem é fã dos Beatles, a famosa faixa de pedestres da Abbey Road fica a uma curta caminhada do parque.  Leia mais: Londres: Regent’s Park e a vista panorâmica de Primrose Hill
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Vista de Londres a partir da Primrose Hill
  • HAMPSTEAD & ARREDORES: Hampstead é um bairro localizado ao norte de Londres pouquíssimo explorado pelos turistas que visitam a cidade. O bairro conta com diversas mansões e reúne a maior quantidade de milionários no Reino Unido! Entre as principais atrações de Hampstead estão o Museu Freud, última casa do pai da psicanálise; a bela Fenton House; a Keats House, antiga casa do poeta John Keats; a belíssima Kenwood House (onde também foram gravadas cenas do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”) e suas amplas áreas verdes; e o enorme parque Hampstead Heath. Leia mais: Londres: Conheça o pouco explorado bairro de Hampstead
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Decorada biblioteca da imperdível Kenwood House
  • SHOREDITCH & WHITECHAPEL: Shoreditch é um distrito localizado na área leste de Londres que desde o final da década de 1990 foi se tornando cada vez mais um point cultural, descontraído e despojado, reunindo estudantes de moda, artes e muitos artistas de rua que grafitam muros e paredes da área. A presença maciça de opções variadas de barraquinhas e mercados de comida de rua é outra característica presente em Shoreditch. Ali pertinho fica o bairro de Whitechapel, onde morava Jack, o Estripador. Há inclusive um museu no bairro dedicado às tenebrosas histórias. Outro destaque de White Chapel é a sua galeria de arte moderna. Leia mais: Londres: Street Art e muito mais na área descolada de Shoreditch
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Street Art por todos os cantos de Shoreditch
  • CHELSEA & FULHAM: Esta é uma região residencial de Londres super agradável que abriga uma das maiores comunidades de americanos que moram fora dos Estados Unidos. Na região fica o estádio do time de futebol Chelsea F.C., o National Army Museum, a Saatchi Gallery. Pertinho do Rio Tâmisa fica o lindo Bishop Park e o Fulham Palace, um antigo palácio histórico e, ao seu lado, o estádio Craven Cottage, do time de futebol Fulham F.C.
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Estádio do Chelsea F.C.
  • STRATFORD: Este é um bairro a leste de Londres que foi totalmente revitalizado no início dos anos 2000 para abrigar o parque olímpico das Olimpíadas de 2002. O local está incrível e seus centros foram abertos para uso da população e para abrigar muitos eventos esportivos nacionais e mundiais, como o Mundial de Atletismo, por exemplo. Veja mais informações sobre o que encontrar no Parque Olímpico Rainha Elizabeth II e como fazer um tour no Estádio Olímpico.

Londres: Conheça o Parque Olímpico Rainha Elizabeth

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Entrada da Osterley House
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
A famosa quadra central, palco das finais de Wimbledon
  • CANARY WHARF: Canary Wharf é um importante distrito comercial localizado ao leste de Londres. É um dos dois principais centros financeiros do Reino Unido, juntamente com a tradicional City de Londres. No passado, era uma região portuária importante, chamada Docklands, cheia de galpões de armazenamento. Uma grande mudança começou a ser feita na região a partir do final da década de 1980, quando muitos empreendimentos começaram a ser construídos por lá. Leia mais: Canary Wharf: de área portuária a distrito financeiro em Londres
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Alguns dos imensos prédios presentes em Canary Wharf

2. DICAS ESPECIAIS POR CATEGORIA

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Imperial War Museum é o principal museu do complexo dos museus de guerra em Londres
  • CASARÕES HISTÓRICOS: Uma das coisas bacanas em Londres é sair do centro turístico para descobrir verdadeiras belezas arquitetônicas e históricas nos seus arredores. Leia mais: 20 casarões históricos em Londres
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
A incrível Ante Sala da Syon House
  • MUSEUS IMPERDÍVEIS: Londres é uma cidade muito rica culturalmente e há alguns museus e galerias de arte na cidade que super valem a visita. Separamos uma lista com alguns dos nossos favoritos. Leia mais: 10 museus em Londres que você precisa conhecer
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
West Room, no Wallace Collection

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Os incríveis Jardins Botânicos Reais são um show de cores e diversidade e Patrimônio da Humanidade

3. MERCADOS DE LONDRES

Uma das grandes atrações em Londres são seus deliciosos mercados. Eles são recheados de barraquinhas de comidas saborosas, vegetais variados, queijos e embutidos e, alguns deles, ainda contam com lojinhas de artesanato, antiguidades, roupas, e souvenirs. Alguns funcionam diariamente, outros abrem somente parcialmente nos dias de semana e outros são grandes atrações nos fins de semana. Confira a programação antes de visitá-los. Entre os principais mercados de Londres estão:

https://www.facebook.com/groups/706833059675292/
Frutas e legumes fresquinhos no Borough Market

4. ESTÁDIOS DE FUTEBOL EM LONDRES

Curte futebol? Então, não deixe de fazer um tour bacana em um dos estádios localizados na cidade e/ou assistir a uma partida do seu time favorito! Londres abriga diversos clubes famosos que jogam campeonatos importantes como a Champions League e a Premier League (Série A do campeonato inglês). Confira algumas experiências disponíveis.

Leia mais: Guia prático dos times e estádios de futebol em Londres

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais

5. PEÇAS DE TEATRO E MUSICAIS EM LONDRES

Assim como Nova York possui a Broadway, Londres também abriga uma série de peças de teatro e musicais mundialmente famosos. A Shaftesbury Avenue e arredores da região de West End contam com a presença de diversos teatros que exibem shows e musicais imperdíveis e perfeitos para deixar a sua programação noturna ainda mais bacana. Aqui estão os shows e musicais mais famosos que estão em exibição:

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Teatro Cambridge, na região de Seven Dials durante o final de ano

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Palace Theatre, onde é exibida a peça de Harry Potter

6. FIM DE ANO EM LONDRES

Fim de ano em Londres é uma delícia! As ruas do centro comercial todas decoradas com luzes, árvores de Natal em alguns dos principais pontos da cidade, decoração natalina em vários lugares. Tudo isso proporcionando um clima gostoso e acolhedor! O melhor Ano Novo que passamos na vida foi em Londres, vendo os fogos de artifício às margens do Tâmisa, ao lado do Big Ben e em frente à London Eye. Confira aqui algumas dicas e sugestões para aproveitar essa incrível época do ano na cidade.

Ano Novo em Londres: queima de fogos na London Eye7. ATRAÇÕES NOS ARREDORES DE LONDRES

Para quem tem mais tempo na cidade e pretende incluir no roteiro lugares incríveis e repletos de história, aqui está uma lista caprichada de atrações super bacanas nos arredores de Londres:

  • Castelo de WindsorO incrível castelo foi construído originalmente no século XI, depois da invasão normanda por William, o Conquistador para proteger e supervisionar esta região. Desde o reinado de Henrique I (de 1106 a 1135), o castelo passou a ser utilizado por todos os monarcas britânicos, tornando-se o castelo mais antigo ocupado na Europa.
Inglaterra: O que fazer em Londres - Roteiro de 5 ou mais dias
Castelo de Windsor
  • Hampton Court PalaceLocalizado na região de Richmond upon Thames a pouco mais de 20 km do centro de Londres, o Hampton Court Palace foi o palácio real oficial do monarca Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana
  • Harry Potter Studio TourO tour incrível pelos estúdios do Harry Potter permite ver em detalhes os cenários, figurinos e uma ampla quantidade de artigos usados durante as filmes da série

  • StonehengeMonumento pré-histórico, construído entre 2 mil a.C. e 3 mil a.C., localizado no interior da Inglaterra a 13 km ao norte da cidade de Salisbury, cuja construção que respeita o movimento do astros, principalmente do sol, e indica os dias do ciclo anual
Inglaterra: O que fazer em Londres - Roteiro de 5 ou mais dias
Stonehenge
  • Althorp HouseMansão da família da princesa Diana onde fica o memorial e local onde está sepultada.
  • Blenheim Palace: Mansão belíssima e requintada onde nasceu o ex-primeiro ministro Winston Churchill, primo distante da princesa Diana
Inglaterra: O que fazer em Londres - Roteiro de 5 ou mais dias
O belo Blenheim Palace
  • Bletchley ParkLocal oficial dos “code breakers” (quebradores de código) durante a Segunda Guerra Mundial, uma equipe formada por matemáticos, estatísticos e engenheiros que participava de missões da área de Inteligência Britânica e ficou popularizada com o filme “O Jogo da Imitação” (2014)
  • Hatfield House: Aqui ficava o palácio onde filhos de Henrique VIII (o futuro rei Eduardo VI e a futura rainha Elizabeth I) passaram a juventude; o local serviu como uma das locações do filme “Mulher Maravilha” (2017)
  • Highclere Castle: Mansão histórica que ficou ainda mais famosa por servir de cenário para a renomada série de TV Downton Abbey

  • Down House (Casa de Charles Darwin): Casa do famoso cientista Charles Darwin e local onde ele escreveu o seu famoso livro “A Origem das Espécies”
  • Jane Austen’s HouseCasa-museu da famosa escritora inglesa Jane Austen, conhecida por obras como “Orgulho e Preconceito”
  • Campo de Lavanda Mayfield LavenderLocalizada a de 15 km do centro de Londres, Mayfield Lavender Fields é uma fazenda com 25 acres de campos, tornando-se a maior fazenda de lavanda orgânica do Reino Unido
Inglaterra: O que fazer em Londres - Roteiro de 5 ou mais dias
Campos de lavanda
  • Knole HousePalácio que já pertenceu ao rei Henrique VIII e, no final do século XIX, foi moradia da escritora, poetisa e jornalista Vita Sackville-West, inspiração para o protagonista do livro “Orlando: A Biografia”, de sua amiga e amante, Virginia Woolf
  • Hever CastleCastelo da família Ana Bolena, segunda esposa do Rei Henrique VIII, motivo pelo qual ele fundou a Igreja Anglicana
  • Leeds CastleLindo castelo do século XII que, no século XVI, o famoso rei Henrique VIII, fundador da Igreja Anglicana, morou com sua primeira esposa, Catarina de Aragão.

  • Campo de Lavanda Mayfield LavenderLocalizada a de 15 km do centro de Londres, Mayfield Lavender Fields é uma fazenda com 25 acres de campos, tornando-se a maior fazenda de lavanda orgânica do Reino Unido
  • Woolsthorpe Manor (Casa de Isaac Newton): Casa onde o gênio Isaac Newton cresceu, fez diversas de suas experiências e onde está localizada a famosa macieira que deu origem a uma de suas mais famosas teorias

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
A Casa de Isaac Newton, onde fica a famosa macieira

8. TOURS E EXCURSÕES A PARTIR DE LONDRES

Para quem tem pouco tempo, mas muita disposição para conhecer lugares bacanas nos arredores, aqui estão algumas dicas interessantes de passeios em castelos e cidades históricas. Tudo é organizado de maneira a você aproveitar o máximo possível o tempo disponível nos locais e ter um dia repleto de emoções! Confira algumas das dezenas de opções de tours e excursões disponíveis:

9. ALGUMAS CIDADES A PARTIR DE LONDRES

Durante o tempo em que moramos em Londres, aproveitei para viajar para mais de 50 cidades no Reino Unido (algumas mais de uma vez). Todas elas são acessíveis facilmente de trem a partir de uma das diversas estações no centro da cidade. Confira algumas das cidades mais bacanas para visitar em um bate-volta de Londres.

  1. BATH: Cidade das termas romanas
  2. BIRMINGHAM: 2ª maior cidade do país
  3. BRIGHTON: Famosa cidade litorânea
  4. CAMBRIDGE: Cidade universitária
  5. CANTERBURY: Início do cristianismo no país
  6. CARDIFF: Capital do País de Gales
  7. COTSWOLDS: Vilarejos no interior
  8. COVENTRY: Cidade automobilística e de Lady Godiva
  9. DOVER: Famosa por seu castelo no Canal da Mancha e suas falésias brancas
  10. EASTBOURNE: Cidade Litorânea com lindas falésias
  11. HASTINGS & BATTLE: Local da conquista normanda da Inglaterra
  12. LANCASTER: Histórica cidade no norte
  13. LEEDS: Uma das maiores cidades do país
  14. LEICESTER: Cidade histórica e da última batalha da Guerra das Rosas
  15. LIVERPOOL: Cidade dos Beatles
  16. MANCHESTER: Início da Revolução Industrial e capital do futebol
  17. NEWCASTLE: Cidade histórica perto da Escócia e a maior do norte da Inglaterra
  18. NOTTINGHAM: Cidade de Robin Hood, o príncipe dos ladrões
  19. OXFORD: Cidade universitária
  20. SALISBURY: Abriga a Magna Carta e é ponto de partida para Stonehenge
  21. SANDRINGHAM: Local onde a família real celebra o Natal
  22. SHEFFIELD: Cidade do primeiro time de futebol do mundo e regras do jogo
  23. STRATFORD-UPON-AVON: Cidade do dramaturgo William Shakespeare
  24. WINCHESTER: Capital da Inglaterra antes de Londres
  25. YORK: Cidade histórica no norte da Inglaterra
Veja mais dicas de cidades e atrações neste link
O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais
Cambridge, uma das mais belas cidades do interior da Inglaterra

Guarde estas dicas no Pinterest!

O que fazer em Londres - Guia completo de 5 dias ou mais - Viajonários | http://www.viajonarios.com.br/londres/ | #viajonarios #londres #london #inglaterra #england #roteiro #roteirolondres #bigben #familiareal #buckingham

VAI VIAJAR? PROGRAME AQUI SUA VIAGEM!

=> RESERVA DE HOTEL: Há anos utilizamos o Booking.com para escolhermos nossa hospedagem!

=> ALUGUEL DE CARRO: Nossa dica é fazer uma cotação pela RentalCars e consultar o preço nas principais locadoras do mundo!

=> ENVIO DE BAGAGEM: Para quem está de mudança para outro país ou precisa viajar com muitas malas, confira as opções oferecidas pelo Send My Bag, um serviço incrível de envio de bagagens.

=> INGRESSOS: Não perca seu precioso tempo na fila para comprar tickets. Compre online ingressos para as principais atrações no mundo com Get Your Guide!

=> TOURS E EXCURSÕES PELO MUNDO: Para tours, excursões e passeios variados, a melhor opção é a Viator, uma empresa do grupo do TripAdvisor. Há várias opções bacanas para quem quer dispensar o carro!

=> TICKETS DAS MELHORES ATRAÇÕES DO MUNDO: Com Tiqets você pode adquirir entradas para as melhores atrações das principais cidades do mundo.

=> SEGURO VIAGEM: Não deixe de contratar um seguro viagem antes de viajar!  Na Europa, o seguro viagem é obrigatório! Com Seguros Promo você pode fazer cotações para diversos planos e destinos.

=> CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR: Não dá para imaginar ficar sem celular e plano de dados! Com a TravelMobile, você terá o chip funcionando e seu novo número antes de viajar!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por gentileza, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui