Londres: Visita à Clarence House, casa do príncipe Charles

0
Foto: royalcollection.org.uk

Durante pouquíssimos dias por ano, é aberta à visitação pública a Clarence House, residência oficial do príncipe Charles e de sua esposa, Camila Parker Bowles, a duquesa de Cornualha. Neste post, compartilho o que esperar da visita à casa do primeiro na linha de sucessão da Rainha Elizabeth II.

A CLARENCE HOUSE

A Clarence House é uma residência real que fica anexa ao Palácio de St. James, compartilhando o mesmo jardim. A casa foi construída entre 1825 e 1827 devido a um projeto encomendado pelo Duque de Clarence que, em 1830, tornou-se Rei William IV. Ele deu preferência à residência em detrimento ao Palácio de St. James, que achou muito apertado. De William IV, a casa passou para sua irmã, a princesa Augusta Sophia, e após sua morte, em 1840, para a mãe da Rainha Victoria, a princesa Victoria de Saxe-Coburg-Saalfeld. Em 1866, tornou-se a casa do quarto filho da Rainha Victoria, Alfred, duque de Saxe-Coburgo-Gotha, até sua morte em 1900. O irmão mais novo de Alfred, príncipe Arthur, duque de Connaught e Strathearn, usou a casa de 1900 até seu falecimento em 1942. Neste período, a casa sofreu diversos danos devido a bombardeios decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Até o fim da Guerra, a casa acabou sendo usada como uma estação para a Cruz Vermelha. A casa de 4 andares sofreu uma extensa remodelação e reconstrução ao longo dos anos, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, de tal forma que relativamente pouco resta da estrutura original.

Jardins e fachada da Clarence House. Foto: Murray Sanders no dailymail.co.uk
Jardins e fachada da Clarence House. Foto: Murray Sanders no dailymail.co.uk

Com o fim da Guerra, a residência foi dada de presente para a, então, princesa Elizabeth (que se tornou a Rainha Elizabeth II) e seu marido, o príncipe Phillip, Duque de Edimburgo, que viveram na casa entre 1949 e 1952. Com a morte do Rei George VI, pai de Elizabeth II, a casa passou a ser residência oficial de Elizabeth, a Rainha-Mãe (mãe da Rainha Elizabeth II e esposa do falecido Rei George VI). A Rainha-Mãe morou em Clarence House por 49 anos entre 1953 a 2002, ano de sua morte. Desde 2003, ela se tornou a residência oficial do Príncipe de Gales e da duquesa de Cornualha, Camila Parker Bowles, que se casou com Charles, depois de sua separação (e posterior falecimento) da Princesa Diana. O princípe William morou na residência com seu pai até seu casamento com Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, em 2011 e o Princípe Harry viveu no local até 2012.

LONDRES: VISITA À CLARENCE HOUSE, CASA DO PRÍNCIPE CHARLES

Para garantir o seu ingresso, vale a pena comprar antecipadamente, para reservar o dia e horário de sua visita (informações no final do post). Eu acabei indo na cara e na coragem e consegui um horário para meia hora depois da minha chegada. É preciso passar pelo detector de metais e raio-x antes de entrar na casa. As visitas são todas guiadas por um profissional que dá informações relevantes sobre quem morou na residência e alguns detalhes sobre as mudanças arquitetônicas ao longo das décadas. O primeiro aviso dado antes mesmo de começar o passeio é que fotos são proibidas tanto dentro da casa, quanto no jardim da propriedade. Para ilustrar o post, foram selecionadas fotos diversas que estão com suas respectivas fontes.

Corredor na entrada da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk
Corredor na entrada da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk

O tour tem início ainda no jardim, com a guia dando uma visão geral sobre a propriedade. Em seguida, fomos dirigidos até a entrada principal da residência. Dentro da casa, as seguintes salas são visitadas: The Lancaster Room, The Morning Room, The Library, The Dining Room e The Garden Room, nesta ordem. Há várias obras de arte, quadros, muitas fotos de família, esculturas, lindas tapeçarias e mobiliário.

Lancaster Room. Foto: royalcollection.org.uk
The Lancaster Room. Foto: royalcollection.org.uk

O tour passa pela Biblioteca da casa, local onde Rainha-Mãe costumava tomar o seu chá das 5h e que hoje é o local onde, no final do ano, é montada uma grande árvore de Natal. Em uma outra sala, a “The Garden Room”, repleta de porta-retratos da família real (inclusive da rainha e do príncipe George), está um piano, que segundo a nossa guia foi tocado até mesmo por Elton John em uma de suas visitas à residência.

The Garden Room, Sala do Jardim. Foto: Christopher Simon Sykes
The Garden Room, Sala do Jardim. Foto: Christopher Simon Sykes

Na “The Dining Room” há uma mesa de jantar que se expande para acomodar até 22 pessoas. Nesta sala, a Duquesa de Cornualha costuma recepcionar eventos de caridade. Segundo a guia, o Príncipe Charles colabora com mais de 400 instituições de caridade por todo o Reino Unido. Todo o tour é feito somente no piso térreo da residência, as salas de uso comum da Clarence House.

The Dining Room, a sala de jantar. Foto: Clarence House
The Dining Room, a sala de jantar. Foto: Clarence House

Como é uma residência privada em uso, há várias pessoas “de guarda” na casa durante o passeio para garantir que nenhum visitante “se perca” durante a visita. Foi interessante reconhecer que algumas das fotos oficiais da família real divulgadas para a imprensa, foram tiradas naquele ambiente.

Foto tirada na "The Morning Room" no dia do batizado do Príncipe George
Foto tirada na “The Morning Room” no dia do batizado do Príncipe George. Foto: divulgação

Ao final do tour, a guia encaminha todos os visitantes até o jardim e mostra a entrada da pequena loja de presentes, em que é possível adquirir lembrancinhas da família real, pelúcias, canetas, cerâmicas em homenagem ao Jubileu de Diamante da Rainha e outros itens.

Loja de presentes da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk
Loja de presentes da Clarence House. Foto: royalcollection.org.uk

COMO CHEGAR

Chegar de metrô até o local é bem tranquilo, através das estações:

  • Green Park: Victoria Line (azul claro), Piccadilly Line (marinho); Jubilee Line (cinza)
  • St. James’s Park: Circle Line (amarela), District Line (verde)

DICA: PASSE DE 1 ANO

No final dos passeios, você pode pedir para que um funcionário carimbe seu ticket para que possa utilizá-lo, sem pagar nada, no período de 1 ano. Basta escrever seu nome e assinar atrás do ticket para que o funcionário valide. Existem algumas regras para a utilização do 1-Year Pass e vale a pena ler o conteúdo deste link para saber como utilizá-lo.

RECOMENDAÇÕES

  • Use calçados confortáveis para caminhar pela casa.
  • Leve pouca coisa com você porque é preciso passar no detector de metais / raio-x.
  • Não leve objetos cortantes ou que possam gerar questionamento em relação à segurança.
  • Não há banheiros durante o tour. Use banheiros de restaurantes ou das estações de metrô mais próximas
  • Não é permitido consumir comidas ou bebidas durante o tour.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Clarence House

  • Endereço: A entrada de visitantes é feita pela The Mall, a avenida que leva ao Palácio de Buckingham, entre as Ruas Stables Yard e Marlborough Road
  • Horários: somente durante o mês de agosto de segunda a sexta de 10h às 18h30; sábado e domingo de 10h às 17h30
    • tours guiados partem a cada 15 minutos e duram 45 minutos
    • último tour sai 1 hora antes do horário informado
    • os tours comportam até 14 pessoas / para tours a partir de 15 pessoas, consulte o site oficial
    • os tours são oferecidos em inglês
  • Entrada: £10 (há tours exclusivos por £35) / compre ingressos online neste site


Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário