Londres: Troca de guarda no Palácio de Buckingham

0

Uma das atrações turísticas mais tradicionais em Londres é a cerimônia de troca da guarda no Palácio de Buckingham. Neste post, não só damos informações úteis sobre os dias e horários da troca de guarda, mas também contamos um pouquinho sobre quem são as pessoas que fazem parte da guarda real, qual é o papel deles e outras informações interessantes sobre a cerimônia. Vem com a gente?

A CERIMÔNIA DE TROCA DE GUARDA

Desde 1660, a cerimônia da troca de guarda é realizada por soldados da guarda real que estão em atividade. Eles sempre estão com seus uniformes famosos por um comprido chapéu preto e túnicas vermelhas (no inverno costumam usar um casacão cinza). O chapéu, que chama muita atenção, é conhecido como bearskin e é feito de pele de urso, mede quase meio metro de altura e pesa em torno de 680 gramas. Acompanhados por uma banda militar que toca uma seleção de músicas que vão desde marchas tradicionais até mesmo canções popularmente conhecidas (já chegamos a ouvir Uptown Funk cantada por Bruno Mars, para dar um exemplo), a cerimônia é uma tradição militar colorida e também um lembrete importante da estreita relação entre as forças armadas e o monarca, no caso atual a Rainha Elizabeth II.

Cerimônia de Troca de Guarda é assistida por milhões de pessoas anualmente
Cerimônia de Troca de Guarda é assistida por milhões de pessoas anualmente

Assistida por mais de 8 milhões de pessoas todos os anos, a cerimônia de troca de guarda marca o momento em que os soldados atualmente no cumprimento do dever, a “Velha Guarda” (Old Guards), trocam de lugar com a “Nova Guarda” (New Guards), que está chegando para assumir o posto. O privilégio de guardar o soberano pertence tradicionalmente às tropas domésticas, mas por razões operacionais, este privilégio é periodicamente alargado a outros regimentos do exército britânico. Os Guardas composto por cinco regimentos de infantaria e dois regimentos de cavalaria. Além dos soldados marchando, membros da cavalaria também participam da cerimônia oficial de Troca de Guarda.

Cavalaria também participa da cerimônia
Cavalaria também participa da cerimônia

Não se confunda: existe mais de 1 cerimônia de troca de guarda!

Embora seja a mais famosa, a cerimônia de troca de guarda do Palácio de Buckingham não é a única. Como assim? Os guardas têm como objetivo proteger os palácios reais e Buckingham, embora seja o mais importante, não é o único. Além da famosa cerimônia da troca de guarda em frente ao Palácio de Buckingham, é possível assistir a mais duas: uma em entre ao Horse Guards Parade (Endereço: The Household Division, Horse Guards, Whitehall, London, SW1A 2AX / Horário: 11h da manhã nos dias de semana; 10h aos finais de semana / No local também há um museu), uma cerimônia de guarda montada (sobre cavalos), e a cerimônia no Castelo de Windsor.

COMO FUNCIONA A CERIMÔNIA DE TROCA DE GUARDA NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM

Os soldados que ficam em frente ao Palácio de St. James marcham pelo The Mall (a rua comprida em frente ao Palácio de Buckingham) acompanhados por uma banda. Enquanto isso, os guardas que estão em serviço no Palácio de Buckingham se enfileiram no pátio e esperam a chegada dos companheiros. Ambos os grupos são chamados de Old Guards.

The Mall, avenida que leva ao Palácio de Buckingham
The Mall, avenida que leva ao Palácio de Buckingham

Enquanto isso, os membros da New Guard, a guarda nova que irá substituir a guarda antiga são inspecionados no Wellington Barracks (quartéis localizados a 300 metros do Palácio de Buckingham), uma área próxima do palácio. A banda militar anuncia a chegada dos New Guards que chegam marchando pela rua (do lado esquerdo de quem olha o palácio de frente) e entram pelos portões do palácio até chegar ao pátio.

Chegando ao Palácio de Buckingham
Chegando ao Palácio de Buckingham

Lá dentro, eles se apresentam aos guardas que serão substituídos, os Old Guards. Eles apresentam as armas, e a chave do palácio é passada para os New Guards. A cerimônia se passa praticamente toda dentro dos portões e o enfileiramento dos guardas é todo coreografado.

Guardas dentro do pátio do palácio
Guardas dentro do pátio do palácio
Cavalaria passando em frente ao palácio
Cavalaria passando em frente ao palácio

Ao final da cerimônia, a guarda antiga sai e marcha, passando pela rua do lado direito de quem olha do palácio de frente.

troca-guarda-buckingham9
Soldados se retirando do Palácio de Buckingham
Banda que toca durante a troca de guarda saindo do palácio
Banda que toca durante a troca de guarda saindo do palácio

Confira neste video (do site oficial da monarquia britânica) mais informações sobre a Troca de Guarda:

QUANDO ACONTECE A CERIMÔNIA

A cerimônia acontece às 11h30 da manhã, diariamente entre os meses de abril e julho e nos dias alternados no resto do ano conforme comunicado previamente (Dica para consultar o site: even days = dias pares / odd days = dias ímpares). Pode haver alterações em função de datas comemorativas. Vale a pena confirmar se haverá cerimônia através do site oficial. A cerimônia tem a duração de 30 minutos. Mas não deixe para chegar em cima da hora caso queira assistir. Em alta temporada (verão europeu) chegue com uma hora e meia de antecedência para poder encontrar um lugar próximo aos portões do Palácio de Buckingham e poder assistir o que acontece dentro dos portões.

Olha só a quantidade de pessoas aguardando o início da cerimônia
Olha só a quantidade de pessoas aguardando o início da cerimônia no Victoria Monument
Os portões do palácio ficam completamente lotados de turistas
Os portões do palácio ficam completamente lotados de turistas

ONDE SE POSICIONAR PARA VER A TROCA

Para assistir a toda cerimônia que acontece dentro do pátio do Palácio, é preciso ficar o mais perto possível dos portões. Caso você não consiga ficar, um bom lugar é o Victoria Memorial, o alto monumento que forma uma rotatória em frente ao palácio. Lá é possível ver a movimentação das tropas, saindo e entrando do palácio, mas você não verá a cerimônia dentro dos portões. Agora, caso você chegue atrasado, pode se posicionar em um dos lugares que destacamos no mapa abaixo com uma imagem de câmara amarela. Nestes pontos é possível ver a movimentação da guarda. O lugar a ser evitado é próximo ao Green Park, pois a visão é muito prejudicada.

COMO CHEGAR

Andar de metrô por Londres é quase sempre a melhor alternativa. Destacamos as linhas / estações mais próximas do Palácio de Buckingham:

  • District Line (verde): estações Victoria e St. James’s Park
  • Circle Line (amarela): estações Victoria e St. James’s Park
  • Victoria Line (azul clara): estações Victoria, Green Park
  • Piccadilly Line (marinho): estações Green Park
  • Jubilee Line (cinza): estação Green Park

VALE A PENA ASSISTIR À TROCA DE GUARDA?

Aqui vai a nossa humilde opinião sobre a cerimônia de troca de guarda: se você tiver pouco tempo em Londres, priorize outras atrações. As cerimônias de troca de guarda costumam ser lotadas de turistas se acotovelando para tirar uma foto. Os guardas entram pela “The Mall” e toda a cerimônia é realizada dentro do pátio do Palácio, atrás dos portões. Ou seja, se você não estiver encostados nos portões, provavelmente, não verá muita coisa.

Tirar uma foto decente da guarda não é tarefa fácil
Tirar uma foto decente da guarda não é tarefa fácil

A passagem pela rua acontece, porém é bem rápida. Enquanto a cerimônia acontece no pátio do Palácio, o trânsito é aberto para veículos nas ruas que circundam a área. Ou seja, nem dá para escutar direito o que está acontecendo lá dentro se você não estiver super perto dos portões. Se vale a pena, fica ao critério de cada um. Você precisa avaliar se acha que vale a pena chegar com bastante antecedência para ficar em pé e ver parcialmente a cerimônia.

Vista de quem está do lado do Green Park
Vista de quem está do lado do Green Park – muito longe e carros ficam passando pela rua

Dica: Assista à troca de guarda no Castelo de Windsor. O local é menos cheio e é possível assistir à troca toda com boa visibilidade.

Troca de guarda no Castelo de Windsor
Troca de guarda no Castelo de Windsor

Leia mais sobre o Reino Unido:

Deixe seu comentário