Inglaterra: Tour incrível pelos estúdios do Harry Potter

0

A saga do bruxinho mais famoso do mundo pode ter chegado ao fim. Mas, para manter viva a lembrança de um dos maiores sucesso do cinema, é possível fazer um tour incrível pelos estúdios do Harry Potter, em Londres. Venha conhecer e se encantar!

A SAGA HARRY POTTER

A história do bruxinho em um universo mágico criado pela escritora J. K. Rowling fascinou o mundo. Em 10 anos (de 1997 a 2007) a autora publicou 7 livros que contam em detalhes toda a história envolvente de um menino órfão que vai estudar em na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os livros se tornaram 8 filmes de sucesso absoluto de bilheteria e crítica, lançados entre os anos de 2001 a 2011. São eles: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”; “Harry Potter e a Câmara Secreta”; “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”; “Harry Potter e o Cálice de Fogo”; “Harry Potter e a Ordem da Fênix”; “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”; “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (Partes I e II).

PROCEDIMENTOS INICIAIS PARA A VISITA

É obrigatório comprar o ticket pela internet antes de ir, pois não há locais de venda (veja todas as informações no final do post). Além disso, inclua a compra dos tickets com antecedência no seu planejamento de viagem. Mais de 6 mil pessoas passam por lá diariamente e os ingressos têm horário de entrada. Chegando ao local, retire seus tickets nas máquinas que ficam do lado de fora. Antes de entrar, será preciso passar pela segurança (detector de metais). Você pode fazer o passeio no seu ritmo, mas, em média, as pessoas demoram entre 3 horas e 3 horas e meia. Você vai andar muito, por isso, use calçados confortáveis.

Entrada para o tour nos estúdios
Entrada para o tour nos estúdios

TOUR INCRÍVEL PELOS ESTÚDIOS DO HARRY POTTER

O tour incrível pelos estúdios do Harry Potter permite ver em detalhes os cenários, figurinos e uma ampla quantidade de artigos usados durante as filmes da série. Os estúdios da Warner Bros, onde acontecem os tours, são um complexo de 80 hectares localizados em Leavesden, um pouco mais de 30 km ao norte de Londres. O primeiro passo é entrar em uma fila para verificação dos ingressos.

Fila para iniciar a visita
Fila para iniciar a visita

Aproveite para ver fotos dos personagens que ficam espalhadas pelo salão, com destaque para o carro voador azul. Ao lado da fila fica o “quarto” embaixo da escada onde Harry Potter dormia quando ficava na casa dos tios.

O carro voador é um dos destaques do hall de entrada
O carro voador é um dos destaques do hall de entrada
O "quarto" de Harry Potter embaixo da escada
O “quarto” de Harry Potter embaixo da escada

MAPA DO TOUR PELOS ESTÚDIOS

Para ajudar a explicar como a visita é dividida, veja o mapa abaixo, que detalhe toda a ordem do passeio. Vamos falar mais sobre cada área em seguida.

Mapa do estúdio
Mapa do estúdio

Basicamente, o passeio está dividido nas seguintes partes: (1) Cinema, (2) Grande Salão (Grand Hall), (3) Estúdios Internos (com uma área interativa), (4) Plataforma 9 3/4, (5) Blacklot Café, (6) Estúdios Externos, (7) Departamento de Criação de Efeitos Visuais, (8) Beco Diagonal e (9) Sala da Maquete, terminado na (10) Loja de Presentes.

1. CINEMA

Assim que chegar a sua vez na fila, você será encaminhado para uma sala que, em pé, verá pequenos videos dos produtores dos filmes da série comentando como tudo começou. Este é apenas o preparativo para entrar em um cinema em que você assistirá os três principais atores da série – Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint – comentando sobre o tour. É probido tirar fotos ou filmar o video.

2. GRANDE SALÃO

Depois do video, de forma surpreendente, você logo estará em frente à entrada do grande salão de Hogwarts, onde diversas cenas foram gravadas. O local arranca um “UAU” fácil! Esse é o único lugar que os funcionários pedem agilidade na visita porque uma nova turma de visitantes vai entrar logo em seguida.

harry-potter-grande-salao
O grande salão de Hogwarts onde os alunos faziam suas refeições
harry-potter-grifinoria
Uniformes usados pelos membros da Casa Grifinória
harry-potter-professores
Figurinos dos professores

3. ESTÚDIOS INTERNOS

Saindo do Grand Hall, o tour dá prosseguimento por uma série de corredores dos estúdios internos. Há tanta coisa surpreendente! Técnicas de maquiagem e perucas, figurinos, escritório do Dumbledor, dormitório dos meninos, sala utilizada por alunos da Grifinória (uma das 4 casas da escola de magia) em que os três amigos se encontravam, a fantástica sala das aulas de poções mágicas, video sobre como foram produzidos os efeitos especiais dos jogos de quadribol e muito mais! Há também uma área interativa em que é possível tirar fotos, como por exemplo, andando sobre uma vassoura, para serem compradas. Nesta parte, você vai passar em torno de 1 hora e meia. Seguem algumas fotos para dar um gostinho do que encontrar por lá!

harry-potter-interno1
Castelo de gelo e figurinos
harry-potter-interno2
Roupas utilizadas pelos personagens
harry-potter-interno3
Sala em que Hermione, Harry e Ron se reuniam
harry-potter-interno4
Escritório de Dumbledore
harry-potter-interno5
Sala das aulas de poções com direito a colheres se mexendo sozinhas nos caldeirões
harry-potter-interno6
Cabana do Hagrid
harry-potter-interno7
Quadros pintados um a um para o filme
harry-potter-interno8
Cenário e figurino de Dolores Umbridge
harry-potter-interno9
Figurino e vassouras do jogo de quadribol

4. PLATAFORMA 9 3/4

Em seguida, o passeio continua no local onde foram filmadas cenas da estação de trem que leva até Hogwarts, principalmente da famosa Plataforma 9 3/4. O trem que está lá é o original das filmagens. É possível entrar e passear pelos vagões. No entanto, como o espaço é bastante limitado, os cenários foram reproduzidos para que os atores conseguissem ser filmados. É possível sentar-se nesses vagões falsos e se sentir dentro do filme. Nesta área, há lojinhas de presente repletas de artigos da saga.

harry-potter-plataforma
Rumo à plataforma 9 3/4
harry-potter-trem
O trem para Hogwarts. É possível entrar nele e ver cada uma das cabines

Saindo do passeio da área do trem, chega-se a um local com os figurinos da última cena da série, em que os personagens levam seus filhos para pegar o trem rumo a Hogwarts. Há também um corredor, antes de chegar ao Backlot Café (que falaremos mais adiante) com artigos utilizados nos filmes. É incrível o cuidado da produção de direção de arte que criou os jornais, panfletos, cadernos e todos os itens que transformaram os filmes em algo tão real! Até a carta de aceitação de Harry Potter na escola de magia está lá!

harry-potter-jornais
O impressionante trabalho da equipe de direção de arte que pensou em cada detalhe
harry-potter-carta
Carta de aceitação de Harry Potter

5. BACKLOT: PROVE A CERVEJA AMENTEIGADA!

dois lugares em que você poderá comer durante o passeio. O primeiro é o Studio Café que fica na entrada do estúdio. Você poderá comprar água, fazer um lanche rápido antes de começar o passeio ou depois de ter terminado. A parte mais legal, no entanto, fica por conta da alimentação durante o passeio, bem no meio do estúdio. Existe um restaurante chamado The Backlot com opções de sanduíches, pizza, pratos quentes, saladas.

Cardápio do Backlot Café
Cardápio do Backlot Café
Hambúrguer do Backlot Cafe
Hambúrguer do Backlot Cafe

Basta entrar na fila, fazer o pedido, pagar e retirar a sua bandeja. Lá é possível provar a famosa “cerveja amanteigada” (butterbeer, em inglês) tão falada nos livros da série. Ela não tem álcool, é doce, tem cor de guaraná e tipo um chantilly por cima. Você pode escolher pegar em um copo de plástico descartável ou em uma caneca especial para levar como souvenir para casa. Olha que nossa expectativa quanto a ela estava bem baixa, mas até que é gostosinha sim. A Ana, que não toma refrigerante há 15 anos, provou e aprovou. De sobremesa, você pode saborear até mesmo um sorvete amanteigado!

harry-potter-cafe2
Canecas para levar como souvenir
harry-potter-cafe3
A famosa cerveja amanteigada

6. ESTÚDIOS EXTERNOS

Aqui são mostrados alguns cenários de tomadas externas como o ônibus, fachada da casa dos tios de Harry Potter e da casa dos pais de Harry Potter.

harry-potter-casa-tios
Fachada da casa dos tios de Harry
harry-potter-trem
Ônibus de 3 andares

7. DEPARTAMENTO DE CRIAÇÃO DE EFEITOS VISUAIS

Esta é outra área fantástica que merece que você veja com cuidado. Já vimos os efeitos especiais (criados em computador) durante o passeio na área de Estúdios Internos. Esta é uma área dos efeitos visuais, ou seja, tudo aquilo que foi criado de verdade, seja com máscaras, maquiagem ou animais que são robôs! Recomendamos muito que você assista aos videos que são mostrados lá para perceber a quantidade de coisas que tiveram que ser construídas para dar vida ao filme. Com certeza, você vai se surpreender!

Área de efeitos visuais
Área de efeitos visuais
Surpreenda-se na área de efeitos visuais
Surpreenda-se na área de efeitos visuais

8. BECO DIAGONAL

Uma dos cenários mais bacanas dos filmes é o Beco Diagonal, repleto de lojinhas. O local é realmente impressionante e a quantidade de pequenos detalhes é absurda. O pessoal da produção do filme, realmente, pensou em tudo! Veja com calma cada detalhe dos prédios, as lojinhas de olivaras, vassouras, doces, roupas…tudo parece ser de verdade mesmo!

harry-potter-beco-diagonal1
Vista geral do Beco Diagonal
harry-potter-beco-diagonal3
O detalhe de objetos em cada lojinha é impressionante
Vitrines decoradas dão um aspecto muito real ao Beco Diagonal
Vitrines decoradas dão um aspecto muito real ao Beco Diagonal
harry-potter-beco-diagonal2
Arquitetura e detalhes fantásticos

9. SALA DA MAQUETE

O último trecho do tour é de cair o queixo. Chega-se a uma sala de uma maquete impressionante de Hogwarts que foi construído por 86 profissionais durante mais de 6 meses de trabalho. A maquete, construída na escala 1:24, é riquíssima em detalhes e auxiliou para a construção de Hogwarts no computador. Estima-se que o tempo de trabalho somado de todos os profissionais envolvidos ao longo desses meses é equivalente a 74 anos! Há vários totens explicando o trabalho de construção e explicações através de trechos dos filmes. Não deixe de ver!

harry-potter-maquete1
A fantástica maquete construída para os 8 filmes
harry-potter-maquete2
A riqueza de detalhes é fantástica
harry-potter-maquete3
É possível ver Hogwarts por vários ângulos diferentes

10. LOJA COM PRODUTOS DA SAGA

Quem é realmente fã, vai ficar alucinado com a quantidade absurda de produtos da saga. Camisetas, canecas são só um detalhe. Há uniformes completos da escola de magia, varinhas utilizadas por cada personagem, vassouras, miniaturas…É uma verdadeira loucura. Mas, prepare o bolso porque os artigos não são baratos. Você pode visitar a lojinha antes de começar o passeio (fica à direita de quem entra no local) ou no final, já que o tour termina justamente ali. Há também uma loja online com os produtos.

harry-potter-livros
Livros e miniaturas
harry-potter-uniforme
Uniformes da escola de magia
harry-potter-varinhas
Varinhas de cada personagem estão à venda

VALE A PENA IR?

Mesmo que você não seja um super fã da série e não consiga lembrar de todas as referências durante o passeio, ainda sim, vale pena. A riqueza de detalhes, a direção de arte dos filmes, efeitos especiais, maquiagem e produção como um todo são fantásticas e surpreendentes. É MUITO bacana como um roteiro tão complexo virou realidade. O passeio não é dos mais baratos: entre ingresso, transporte e alimentação dentro dos estúdios, você acaba gastando cerca de £60 por pessoa. Isso sem contar que você querer comprar alguma lembrancinha na loja de presentes. Por isso, reserve um espaço no orçamento e se divirta muito com o passeio.

COMO CHEGAR

Confira as opções de transporte público, excursões e carro para chegar até os estúdios do Harry Potter.

1. TRANSPORTE PÚBLICO

Para não haver problemas com horário, a administração pede que você chegue ao local 45 minutos antes do horário agendado. Por isso, vale a pena começar todo o processo de deslocamento com 2 horas de antecedência, ok? Para chegar lá a partir do centro de Londres, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Vá até a estação de trem London Euston pegar um trem até Watford Junction. Você pode chegar a Euston, através de metrô pela Northern Line (linha preta). A viagem entre London Euston até Watford Junction dura menos de 20 minutos. Os preços variam, mas nós pagamos ida e volta £11.10 por pessoa.
  • Para pegar o trem, você pode comprar o seu ticket nas máquinas na própria estação, ou online. Nós gostamos de comprar pelo site da Southwest Trains, mas fica a critério de cada um. O bilhete é comprado para dia e você pode usar em qualquer horário tanto ida como volta.
  • Ao chegar em Watford Junction, Desembarque e saia para a rua. À sua esquerda estarão vários pontos de ônibus. O ponto número 1 todo decorado com adesivos do Harry Potter é do local do ônibus o que você precisa pegar. O ônibus também estará todo decorado com imagens do bruxinho. Pague ao motorista, em dinheiro, o valor da passagem de £2,50 por pessoa (vale para ida e volta, é só mostrar o recibo na hora de voltar). O ônibus deixará você na porta do estúdio do Harry Potter. Basta ir até uma máquina retirar seus ingressos, já comprados previamente pela internet, com o código da compra.
Não dá para não reconhecer o ônibus que leva até o estúdio
Não dá para não reconhecer o ônibus que leva até o estúdio

2. EXCURSÕES

Para quem não quer se preocupar em ter comprar passagem e com toda a logística de deslocamento, uma alternativa é fazer um tour organizado por empresas especializadas com tudo incluso ou, então, pagar por um ônibus ou carro que levará você do centro de Londres até os estúdios. Confira algumas opções:

3. CARRO

Quem quer alugar um carro e ir até os estúdios dirigindo na mão inglesa, pode também ter essa opção. Em frente à entrada do estúdio fica um estacionamento sem custo nenhum. Caso você considere essa opção, pode fazer uma cotação sem compromisso com o nosso parceiro RentalCars através deste link. Nós receberemos uma comissão baseada na sua reserva e você não pagará nada a mais por isso. A viagem dura menos de 1 hora e pode ser feita pela rodovia M1.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Warner Bros. Studio Tour London – The Making of Harry Potter

  • Endereço: Studio Tour Dr, Leavesden WD25 7LR
  • Horários: diariamente de 9h às 22h
  • Entrada: £35 / há pacotes especiais (Gift Tickets) que acompanham lembranças a preços especiais
  • Audio guide:  £4.95
  • Compra de tickets: É obrigatório comprar tickets com (bastante) antecedência através do site oficial e reservar o horário da visita.
  • Wifi: os estúdios disponibilizam wifi gratuito por todo o passeio


Leia mais sobre passeios a partir de Londres:

Deixe seu comentário